Quais são as características dos exercícios aeróbicos e anaeróbicos?

Exercícios aeróbicos e anaeróbicos são modalidades importantes para o alcance da qualidade de vida. Quando combinadas, podem trazer resultados-surpresa que impactam positivamente o manejo das tarefas do cotidiano. É importante lembrar que todo corpo é plenamente capaz de movimento, salvo condições específicas. Porém, no seu próprio contexto, é possível encontrar uma maneira de colocar os músculos em movimento.

Infelizmente, a indústria da estética e muitas produções da mídia, associadas à saúde e exercícios físicos, construíram, historicamente, uma imagem única do corpo extremamente tonificado e capaz de forças gigantescas. O resultado é a ideia de que apenas “deuses gregos” são autorizados a entrarem e permanecerem no olimpo da prática do exercício físico.

Felizmente, o cenário tem mudado. Com o aparecimento de movimentos, na publicidade e nas produções fílmicas, em geral, de valorização da diversidade dos corpos. Dessa forma, sabemos que é preciso romper a vergonha ou a ideia de que “não é para mim”. Uma das estratégias para isso talvez seja entender mais profundamente como os exercícios agem no nosso corpo.

Após a leitura deste artigo, você entenderá a função das modalidades aeróbica e anaeróbica, a diferença entre elas e quais os benefícios. Além disso, saberá os principais exercícios e como praticá-los. Por fim, também poderá conferir como o seguro de vida WinSocial pode facilitar uma vida ativa de exercícios.

O que são exercícios aeróbicos? 

Para qualquer ação acontecer é necessária uma fonte de energia. No caso dos exercícios aeróbicos, como o prefixo (aero) já adianta, o combustível resulta do uso do oxigênio (ar). De modo comparativo, é ele quem será a madeira para fazer o fogo ser intenso o suficiente como região de calor. Esses tipos de exercícios são combinados, em um treino de musculação, por exemplo, com exercícios anaeróbicos.

Mas, afinal, todo exercício não necessitaria do oxigênio? Calma! Não é como se as outras modalidades fossem executadas prendendo a respiração ou sob uma piscina, mar ou rio. O que ocorre é que as outras atividades utilizam o ar como fonte secundária de energia, diferente do aeróbico. Falar de classificações é entender que elas podem não ser obrigatoriamente exatas, separadas no preto e no branco. Há zonas híbridas.

Por isso, é comum a associação de mais de uma fonte de energia durante a execução de movimentos. De modo similar, em vários exercícios são trabalhados partes múltiplas da nossa musculatura. Outra questão importante nos exercícios aeróbicos é que eles geralmente demandam um tempo maior do que os exercícios anaeróbicos e são de baixa a média intensidade. Consequentemente, os sistemas cardiorrespiratório e vascular são estimulados.

O fortalecimento do metabolismo acontece já nas primeiras semanas de prática. Pular corda, correr, dançar, subir escadas, remar, zumba e capoeira são exemplos de modalidades que utilizam o ar. Como você deve ter percebido, a perda de peso é facilitada durante o desempenho desses exercícios. Além disso, escolher umadieta low carb ou qualquer outra adequada a sua realidade, pode amplificar os ganhos.

O que são exercícios anaeróbicos? 

Sabe aquele momento em que você já está na última série de algum exercício que aumentou recentemente o peso e parece que os segundos faltantes se tornam anos em função da dor? Bem, se você não sabe, temos dois avisos: não se assuste quando souber que há algum prazer no processo de exercícios de alta intensidade e curta duração. Esses, chamados de anaeróbicos, usam hidratos de carbono para a produção de energia.

O que significa essa expressão química? São partes presentes no nosso corpo resultado da digestão de alimentos como fibras, vitaminas, minerais, gorduras e proteínas. Dessa forma, após a transformação em glicose, que é absorvida pelo sangue, fornecem energia para o nosso organismo.

Exercícios anaeróbicos atuam no ganho de massa magra eemagrecimento. Esse crescimento acontece, basicamente, pela lógica da poda de uma planta como a flor-do-deserto, por exemplo. Ao cortar um galho, é comum o nascimento de vários outros, estimulando a formação de botões de flores. De modo semelhante, as microlesões resultantes dos exercícios incentivam o desenvolvimento de novas fibras musculares, aumentando o tamanho dos músculos.

Ou seja, cortou, cresceu. Dessa forma, ao fazer atividades que utilizam peso, você facilita, além das mudanças de resistência física, modificações estéticas também. Logo, aumentando braços, peitos, pernas e ombros, a depender dos tipos de exercícios trabalhados. E é bom deixar claro que os anaeróbios plurais, e, portanto,exercícios para pessoas com diabetes, hipertensão ou qualquer outra condição.

Como você deve ter notado, a principal diferença entre o exercício aeróbico e anaeróbico é a fonte de energia. Como vimos, enquanto o primeiro utiliza o oxigênio, o segundo usa os hidratos de carbono (ou carboidratos). Ainda, há diferenças na intensidade do exercício. Os aeróbicos são mais longos e menos intensos que os anaeróbios.

Também é importante destacar que um mesmo exercício pode ser trabalhado de ambas as formas. Tudo depende da intensidade com que o movimento é feito. Por exemplo, a dança pode adquirir formas anaeróbicas se, durante o processo, for requerido flexões e outros movimentos que trabalhem a força e resistência muscular.

Quais benefícios esses tipos de exercícios proporcionam? 

Toda atividade física pode facilitar ganhos incríveis, principalmente a longo prazo. Porém, talvez a pergunta que as pessoas não procuram, mas que é a mais adequada, seja: qual atividade física eu gosto? Afinal, a grande questão sobre a prática da atividade física é a sua continuidade em uma rotina de longo prazo.

Sabendo disso, fica mais fácil entender os benefícios que exercícios aeróbicos ou anaeróbicos proporcionam. Além das questões estéticas, o fato de ter um metabolismo mais fortalecido, ajuda na estabilidade do sistema imunológico. E, sabemos, atualmente, ter a saúde em dia é um privilégio importante.

Outro benefício, comum às duas modalidades, é a melhora na concentração, seguido de perda de peso e aumento de um sono reparador. Por isso, comece a repensar seus planos de vida, para encaixar nas suas atividades diárias mais saúde e movimento.

Exemplos de exercícios 

Confira alguns exemplos de exercícios para iniciar uma vida saudável. Embora saibamos que é importante ter disciplina e seguir com os treinos e quantidade de séries previamente passadas pelo professor, para um início, foque na constância. Então, caso tenha preguiça de fazer aquele último movimento, nada de se culpar. Observe a situação apenas pelo contexto positivo, afinal, os primeiros passos devem ser aplaudidos com atenção.

Uma questão que pode surgir durante a execução dos exercícios é sobre os limites da condição individual de cada pessoa. Por isso, consultar o médico é uma boa atitude. Afinal, há váriosbenefícios do exercício físico para a diabetes, por exemplo. Basta adaptar.

Aeróbicos

Há muitas opções de exercícios aeróbicos. A dança, subida e descida de escadas, além de caminhadas, corridas ou pular corda, são ótimos exemplos. Cada um trabalha de uma maneira específica os grupos musculares. O importante é analisar com qual você se identifica emocionalmente.

Ou seja, em muitos casos, a memória do nosso corpo pode ser ativada com algum tipo de repetição. Isso é um modo poderoso de se vincular a uma atividade física. Por exemplo, na infância, as idas à praia com os pais ou alguém que você nutriu afeto, pode estar associada com as longas caminhadas ou mergulhos no mar. Logo, atividades que ativam esses movimentos podem acender sua paixão pelo exercício.

Anaeróbicos

De modo geral, exercícios anaeróbicos podem ser feitos em casa, no parque ou na academia. Basta adequar e perceber o que se tem disponível para uso. Caso você não tenha pesos ou algum equipamento, é possível utilizar apenas a força do próprio corpo. Nesse caso, são chamados de exercícios de calistenia, modalidade que trabalha a definição e força muscular.

Agachamento é ótimo para trabalhar o grupo muscular dos membros inferiores. Enquanto prancha ajuda a fortalecer todo o conjunto do tronco, especificamente o abdômen. Você ainda pode fazer flexões e suas variações para sensibilizar o peitoral. Uma ótima dica também é pesquisar alguns dostipos de ioga que trabalham o fortalecimento muscular e a concentração.

Como praticar exercícios aeróbicos e anaeróbicos? 

Colocar em um cronograma de exercícios, com a ajuda de um profissional, pode ser um ótimo começo para botar em movimento os músculos. Comece separando três dias da semana. Por exemplo, segunda, quarta e sexta. Uma dica importante é entender qual o horário seu corpo está mais propenso a se movimentar. Munido dessa informação, será o momento de entender quais os seus compromissos diários.

Dessa maneira, você poderá adequar para o melhor horário. Para muitas pessoas, a noite é o único horário disponível para a prática da atividade física. Porém, algumas dessas pessoas podem preferir proceder com os treinos durante o período matutino. Como solucionar? Uma opção é acordar mais cedo, e reorganizar a rotina para haver tempo suficiente de descanso.

Há também a opção de pesquisar canais no YouTube que indicam a maneira correta de proceder com cada série de atividades. Se você estiver em dúvida sobre como fazer uma flexão para trabalhar o peitoral de modo eficiente, pesquise vários vídeos que ensinam o exercício e destaque aquilo que é comum a todos. Dessa maneira, você poderá ter mais certeza na execução.

Um bom momento para ter mais concentração e energia no início de uma atividade física é fazer exercícios nas férias. Sabemos que o momento é de descanso, mas você pode aproveitar a oportunidade de estar mais livre e focar em atividades de curta duração, por exemplo.

Como os hábitos de vida saudáveis podem ser recompensados? 

Agora, um dado importante: seja inteligente e aproveite da lógica do trabalho e recompensa. Nosso cérebro está programado para associar incentivos positivos com a execução de deveres. Funciona quase como um adestramento. Logo, para o alcance de hábitos de vida saudáveis você pode ganhar recompensas. O segredo está em aprender a negociar consigo mesmo.

Para isso, elenque os benefícios que você receberá a cada meta cumprida. Além do conjunto natural de conquistas, ou seja, a melhora do metabolismo, fortalecimento do sistema imunológico, ganho de massa magra,prevenção da obesidade, estabeleça prêmios. Dessa forma, se você conseguiu ir durante 1 mês sem interrupções para a academia, por exemplo, mude a paisagem do exercício físico e vá à praia.

Não podemos dizer que há uma regra de recompensas, mas utilize do bom senso. Afinal, essas gratificações devem servir apenas como um pequeno empurrãozinho para continuar firme na construção de um hábito de vida saudável. Por isso, é fundamental que você foque nos benefícios intrínsecos dos exercícios aeróbicos e anaeróbicos.

Após um tempo de atividades, munido do sentimento de bem-estar proporcionado, talvez você entenda que as recompensas residem apenas no próprio exercício físico. Porém, sabemos que isso geralmente não é comum a todas as pessoas. Por isso, variar as modalidades, estando aberto à experimentação de novas formas de exercícios físicos, pode oportunizar que você encontre um treino que se encaixe melhor com suas perspectivas.

Como o seguro de vida WinSocial pode ajudar com isso?

Se você possui hábitos de vida saudáveis, o seguro WinSocial oferece recompensas por atitudes positivas para o seu corpo. Isso inclui também aquelas pessoas que possuem alguma condição crônica de saúde que não escolheram ter. Ou seja, caso você tenha diabetes, hipertensão, obesidade, câncer ou HIV, o benefício também é feito para você.

Levar uma vida saudável é algo acessível a todos, cada um, a seu modo e respeitando contextos individuais. Independente de alguma condição preexistente, você pode utilizar hábitos como a corrida, pedalada como descontos no valor final do seguro.

Dessa forma, você pode notar que o seguro de vida WinSocial é direcionado para todos que possuem esses hábitos, oferecendo condições especiais no momento da contratação. Afinal, sabemos que a proteção financeira é mais um fator que ajuda no momento de deitar a cabeça no travesseiro e ter um sono tranquilo.

Exercícios aeróbicos e anaeróbicos possuem muitos benefícios para a mente e o corpo, como descobrimos ao longo da leitura deste artigo. A diferença entre eles é a fonte de energia utilizada. Enquanto os aeróbicos utilizam oxigênio, os anaeróbicos utilizam carboidratos. Eles podem ser combinados para o ganho de massa muscular, a perda de peso, o fortalecimento do sistema imunológico e melhora no metabolismo.

Tem interesse em saber mais detalhes sobre o nosso seguro de vida? É fácil conseguir. Entre em contato conosco e amplie suas possibilidades para viver bem, com tranquilidade. Basta clicar no botão abaixo para fazer a sua simulação de forma GRATUITA.

Quais são as características dos exercícios aeróbicos e anaeróbicos?

Quais as principais características dos exercícios aeróbicos e anaeróbicos?

O exercício aeróbico utiliza oxigênio para produzir energia nos músculos. Exercícios anaeróbicos não utilizam oxigênio. Neste caso, a energia é produzida através da queima de carboidratos.

Qual as principais característica dos exercícios anaeróbicos?

Os exercícios anaeróbicos utilizam uma forma de energia que independe do uso do oxigênio. São exercícios de alta intensidade e curta duração que envolvem um esforço intenso realizado por um número limitado de músculos em que há produção de ácido lático.

O que é exercícios aeróbicos e anaeróbicos?

A diferença entre eles é a fonte de energia utilizada. Enquanto os aeróbicos utilizam oxigênio, os anaeróbicos utilizam carboidratos. Eles podem ser combinados para o ganho de massa muscular, a perda de peso, o fortalecimento do sistema imunológico e melhora no metabolismo.

Como se caracteriza os exercícios aeróbicos Cite exemplos?

Exemplos de atividades aeróbicas: subir e descer escadas; caminhadas e corridas; pular corda; pedalada; dança. – Controle das taxas de saúde. Os exercícios anaeróbicos utilizam uma forma de energia que independe do uso do oxigênio.