Quais são as estruturas que compõe o sistema reprodutor masculino?

Índice

Introdução

O Sistema Reprodutor Masculino tem como função principal a produção das células sexuais masculinas - gametas -, responsáveis pela reprodução. Essas células são chamadas de espermatozoides

Além disso, o pênis, órgão do Sistema Reprodutor Masculino, também é responsável pela deposição do esperma (ou sêmen) no interior da vagina da mulher, permitindo o encontro do espermatozoide com o ovócito.

O esperma é um fluido formado pelo líquido nutritivo produzido pelas glândulas sexuais acessórias juntamente com os espermatozoides.

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚  

Órgãos e estrutura

O Sistema Reprodutor Masculino é formado pelos testículos, ductos genitais, glândulas sexuais acessórias e pênis.

Testículos

São duas glândulas sexuais de forma oval. São protegidos externamente por uma bolsa de pele chamada escroto. Dentro de cada testículo, encontram-se numerosos tubos chamados túbulos seminíferos.

A partir da puberdade, esses túbulos produzem os espermatozoides. Cada espermatozoide tem uma cauda que garante sua mobilidade. Nos testículos, além da produção de espermatozoides, há a produção do hormônio sexual masculino, a testosterona

Ductos genitais

São tubos que têm a função de conduzir os espermatozoides até o exterior do Sistema Reprodutor Masculino. São ductos genitais o epidídimo, o ducto deferente e a uretra.

  • Epidídimo: localiza-se sobre cada testículo. É nele que os espermatozoides ficam armazenados e completam o seu desenvolvimento.
  • Ducto deferente: é um tubo com parede muscular que conduz os espermatozoides do epidídimo à uretra.
  • Uretra: conduz os espermatozoides até o meio externo. Ela tem início na bexiga urinária, liga-se aos ductos deferentes, percorre todo o pênis e se abre para o meio externo. É um tubo comum a dois sistemas: o Sistema Reprodutor Masculino e o Sistema Urinário. Entretanto, a expulsão dos espermatozoides e da urina nunca ocorre simultaneamente. 

Glândulas sexuais acessórias

São as glândulas seminais e a próstata. As glândulas seminais produzem um líquido viscoso. Esse líquido nutre os espermatozoides e facilita sua mobilidade. A próstata produz um líquido leitoso que tem a função de neutralizar a acidez da urina residual acumulada na uretra e das secreções vaginais, protegendo os espermatozoides.

Nas glândulas acessórias são produzidos o líquido seminal e o líquido prostático, que fazem parte do sêmen

Pênis

É um órgão de forma cilíndrica. Sua extremidade apresenta uma dilatação. Essa região é chamada de glande e é, geralmente, recoberta por uma pele, o prepúcio.

Durante a excitação sexual, o pênis aumenta de tamanho. Isso acontece pela entrada de grande quantidade de sangue no interior do órgão, que se torna rígido e ereto. A ereção possibilita ao pênis penetrar na vagina.

Durante o ato sexual, ou com o aumento de estímulos no pênis, o esperma é expelido do corpo. Esse processo recebe o nome de ejaculação. Em cada ejaculação são expelidos cerca de 3 ml de esperma.

Cada mililitro de esperma contém aproximadamente 100 milhões de espermatozoides, dos quais aproximadamente um terço deles pode morrer ao entrar em contato com a vagina e, normalmente, apenas um irá fecundar o óvulo.

A regulação hormonal

A produção dos gametas masculinos e do hormônio testosterona ocorre nos testículos, que se localizam dentro da bolsa escrotal.

espermatogênese tem início na puberdade, por volta dos 13 anos de idade, sob estímulo dos hormônios FSH e LH, e segue por toda a vida em situações normais.

A presença do cromossomo sexual masculino Y relaciona-se com a síntese de testosterona durante a vida embrionária e fetal. Esse hormônio é responsável pela diferenciação das estruturas do Sistema Reprodutor Masculino durante a gestação.

Nos últimos meses antes do nascimento, a testosterona estimula a “descida” dos testículos para a bolsa escrotal ou escroto. No interior dessa bolsa, a temperatura é ligeiramente menor do que a temperatura corporal, fato importante para a sobrevivência dos espermatozoides.

Quais estruturas compõem o sistema reprodutor masculino e suas funções?

Reconhecemos como órgãos internos pertencentes ao sistema reprodutor masculino: o testículo, o epidídimo, o ducto deferente, ducto ejaculatório e a uretra, além das glândulas acessórias. Essas glândulas são responsáveis por produzir secreções que, junto com os espermatozoides, formam o sêmen.

Qual é a estrutura que compõe o sistema reprodutor?

Ele é formado por órgãos externos e internos. O pênis e o saco escrotal são os chamados órgãos reprodutivos externos do homem, enquanto os testículos, os epidídimos, os ductos deferentes, os ductos ejaculatórios, a uretra, as vesículas seminais, a próstata e as glândulas bulbouretrais são órgãos reprodutivos internos.

Quais estruturas compõem o sistema reprodutor masculino e o feminino?

III- Os testículos ficam no interior do saco escrotal. IV- A próstata faz parte do sistema reprodutor masculino e é responsável pela produção de espermatozoides. V- Os espermatozoides completam sua maturação no epidídimo. VI- O ovário, as tubas uterinas, o útero e a uretra são órgãos do sistema reprodutor feminino.

Qual é a função do sistema reprodutor masculino?

O seu papel é possibilitar a produção dos gametas masculinos e promover a sua deposição no interior do sistema reprodutor feminino, onde ocorre a fecundação e o desenvolvimento do novo ser.