Quais são as fontes de energia mais utilizadas nas usinas termelétricas no Brasil Cite um fator negativo associado a esse tipo de geração de energia?

jan 10

Prós e contras da energia termoelétrica

  • 10 de janeiro de 2014
  • 21294
  • Categoria: Meio Ambiente

A energia termoelétrica é a energia gerada em usinas termoelétricas ou termelétricas, energia essa que é obtida através da queima de combustíveis fósseis, tais como o carvão mineral, o gás natural e o diesel.

 Algumas vantagens da energia termoelétrica:

  • Se comparadas com as usinas hidrelétricas, as usinas termoelétricas são mais acessíveis, uma vez que são muito mais rápidas para se construir.
  • Ainda em comparação com as usinas hidrelétricas, as termoelétricas tem a capacidade de suprir carências de energia de uma forma bem mais rápida.
  • Outra vantagem se encontra em sua acessibilidade de instalação, uma vez que podem ser instaladas em locais próximos às regiões de consumo, o que reduz os custos com construção de linhas de transmissão, torres etc.
  • A obtenção de energia termoelétrica é uma ótima alternativa para países e localidades que não dispõe de outros tipos de fontes energéticas.
  • Grande liberação de poluentes, uma vez que são usados combustíveis fósseis tanto para queima como para a geração da energia.
  • Os poluentes gerados são responsáveis pelo aumento do aquecimento global.
  • Outro fator negativo é o aumento do efeito estufa em virtude dos poluentes gerados e emitidos na atmosfera.
  • Via de regra, o custo final da energia termoelétrica tende a ser mais elevado do que a gerada em hidrelétricas, muito disso em função do elevado preço dos combustíveis fósseis utilizados no processo de produção.

Em nosso país existem hoje em torno de 50 usinas termoelétricas, usinas estas capazes de gerar cerca de 15 mil Mega Watts de energia, o que corresponde a 7,5% de participação em nosso sistema elétrico brasileiro.

O Brasil, em decorrência de seu grande potencial hídrico, faz utilização da energia termoelétrica somente de maneira estratégica, ou seja, somente quando há episódios de carência de chuva e consequente diminuição do nível de água nas represas que abastecem as hidrelétricas.

©2018 - Dinâmica Ambiental | Todos os direitos reservados.

Bioenergia é o nome dado à energia proveniente da biomassa, ou seja, da matéria orgânica de origem vegetal e animal. Esse tipo de energia pode ser utilizado para produzir combustíveis, eletricidade e calor, sendo considerado uma alternativa às fontes de energia convencionais, que vigoram na matriz energética mundial.

Saiba mais: Quais são as fontes alternativas de energia?

Tópicos deste artigo

  • 1 - Principais fontes para produção de bioenergia
  • 2 - Biomassa e bioenergia
  • 3 - Importância da bioenergia
  • 4 - Combustíveis produzidos por meio da bioenergia
    • → Bioetanol
    • → Biodiesel
    • → Biogás
    • → Biometano
  • 5 - Vantagens e desvantagens
    • Vantagens
    • Desvantagens
  • 6 - Bioenergia no Brasil
  • 7 - Desafios

Principais fontes para produção de bioenergia

A bioenergia pode ser produzida por meio de fontes provenientes de matéria-prima renovável, como:

  • Madeira;

  • Produtos agrícolas (milho, cereais);

  • Bagaço de cana-de-açúcar;

  • Dejetos orgânicos (serragem, lixo orgânico);

  • Vegetais e frutas.

Essas fontes são classificadas em quatro categorias:

1. Culturas: produtos agrícolas cultivados para produção de energia, como milho e cereais.

2. Resíduos agrícolas e florestais: resíduos produzidos durante a colheita e o corte de árvores, como palha e resíduos de madeira.

3. Subprodutos orgânicos: resíduos orgânicos, efluentes da agropecuária e resíduos provenientes do processamento da madeira.

4. Resíduos orgânicos: resíduos domésticos, efluentes domésticos e industriais e resíduos da produção alimentar.

Biomassa e bioenergia

A biomassa, matéria orgânica usada para produção de energia, pode ser de origem vegetal ou animal. Essa matéria orgânica produz a bioenergia, uma energia renovável, limpa, com baixo custo e que não emite gases poluentes à atmosfera.

Apesar de liberar gás carbônico, a queima da biomassa para a produção bioenergética não altera a atmosfera, visto que esse gás é utilizado pelos vegetais no processo de fotossíntese.

Há três classes de biomassa:

1. Biomassa sólida: produtos e resíduos agrícolas, florestais e resíduos biodegradáveis das indústrias e da área urbana.

2. Biomassa líquida: proveniente das "culturas energéticas", resulta em biocombustíveis líquidos, como etanol e biodiesel.

3. Biomassa gasosa: pode ser encontrada nos efluentes agropecuários advindos da indústria e da zona urbana.

O uso da biomassa passou a ser mais presente nas matrizes energéticas em decorrência da exaustão de algumas fontes de energia não renováveis, tornando-se uma alternativa à matriz energética mundial.

Além disso, a produção de bioenergia representa uma resposta ao apelo da comunidade científica em relação aos impactos negativos provocados ao meio ambiente.

Os combustíveis como etanol e biodiesel são um dos principais produtos provenientes da biomassa. Esses biocombustíveis, além de mais econômicos, são sustentáveis, já que sua produção não emite gases poluentes à atmosfera.

Contudo, é válido ressaltar que o uso da biomassa para produção de energia está associado a alguns problemas ambientais, como a intensificação do desmatamento para viabilizar a produção agrícola. Essa retirada da cobertura vegetal provoca vários problemas, como desequilíbrio ecológico, perda de habitat dos animais e alterações climáticas.

Importância da bioenergia

A bioenergia é uma fonte de energia limpa e renovável. Logo, representa uma alternativa à matriz energética mundial, que é dependente das fontes não renováveis de energia, especialmente dos combustíveis fósseis.

Além de emitir menos poluentes, a energia gerada pela biomassa permite o reaproveitamento de resíduos que são, normalmente, descartados.

De acordo com o diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Carlos Henrique, a bioenergia poderá ser uma solução para os danos provocados ao meio ambiente.

Leia também: Biodiesel no Brasil

Combustíveis produzidos por meio da bioenergia

Quais são as fontes de energia mais utilizadas nas usinas termelétricas no Brasil Cite um fator negativo associado a esse tipo de geração de energia?

Os biocombustíveis podem ser produzidos por meio de produtos agrícolas, como milho, madeira e cana-de-açúcar.

→ Bioetanol

O etanol é produzido a partir de resíduos agroindustriais, como milho e cana-de-açúcar. No Brasil, sua produção intensificou-se no ano de 1975 com o Programa Nacional do Álcool. Em 1994, passou a representar cerca de 50% do consumo nacional de combustíveis do país.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ Biodiesel

O biodiesel é produzido a partir de óleos vegetais. Representa uma alternativa ao uso do óleo diesel, contudo não é um combustível totalmente limpo, visto que sua produção gera emissão de gases poluentes.

→ Biogás

O biogás é um combustível de alto poder calorífico, gasoso e constituído, principalmente, por metano. Esse combustível pode ser usado para substituir o uso de gás natural, resultado de fontes de energia não renováveis.

→ Biometano

O biometano é produzido por meio da limpeza e da purificação do biogás e é constituído, principalmente, por metano. Pode ser obtido em estações de tratamento de águas residuais, aterros sanitários, ou resíduos pecuários. O Brasil produz cerca de 30 milhões de m3 de biometano por dia.

Vantagens e desvantagens

Apesar de a bioenergia representar uma fonte de energia alternativa ao modelo energético atual, seu uso e produção apresentam algumas desvantagens. Veja abaixo algumas dessas vantagens e desvantagens:

Vantagens

- É uma fonte de energia renovável;

- Gera poucos poluentes quando comparada à utilização de fontes não renováveis de energia;

- Possui baixo custo e alta capacidade de reaproveitamento de resíduos;

- Apresenta menor risco ambiental;

- Não colabora para a intensificação do efeito estufa.

Desvantagens

- Provoca desmatamento de extensas áreas, resultando em perda de habitat, desequilíbrio ecológico e alterações climáticas;

- Apresenta menor poder calorífico quando comparado a outros combustíveis;

- Possui maior dificuldade no transporte e armazenamento da biomassa sólida;

- Apresenta eficiência reduzida;

- Biocombustíveis líquidos podem provocar aumento das chuvas ácidas.

Bioenergia no Brasil

A produção de bioenergia no Brasil está relacionada ao uso de fontes primárias, como bagaço da cana-de-açúcar e madeira. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, o Brasil ocupa a segunda posição na produção de bioetanol no mundo.

A biomassa é também bastante utilizada pra produzir eletricidade no Brasil, estando atrás apenas da hidreletricidade. Cerca de 43% da energia produzida no país provém de fontes renováveis. Hoje, a cana-de-açúcar corresponde a, aproximadamente, 17% da matriz energética brasileira.

Quais são as fontes de energia mais utilizadas nas usinas termelétricas no Brasil Cite um fator negativo associado a esse tipo de geração de energia?

Uma das principais fontes utilizadas para produção de biocombustíveis no Brasil é o bagaço da cana-de-açúcar.

No ano de 2016, o Ministério de Minas e Energia divulgou que a biomassa é a segunda fonte mais importante para geração de energia do Brasil. Dados divulgados pela Resenha Energética Brasileira no mesmo ano indicaram que a bioenergia corresponde a 29,9% da matriz energética do país.

O maior potencial de produção de energia por meio da biomassa é na região Sudeste, especialmente no estado de São Paulo.

Desafios

A bioenergia apresenta dois problemas para o meio ambiente: retirada da cobertura vegetal de grandes áreas para produção agrícola e utilização de grande quantidade de água.

Outra preocupação refere-se à demanda de alimentos, que pode ser prejudicada pela produção agrícola destinada à obtenção de energia.

Assim, cabe à sociedade e aos governos encontrar uma maneira de aumentar o uso de bioenergia sem causar grandes impactos negativos ao meio ambiente e sem afetar a produção de alimentos.


Por Rafaela Sousa
Graduada em Geografia

Quais as vantagens e desvantagens de uma usina termoelétrica?

O custo da energia elétrica gerada nas usinas termoelétricas é, geralmente, mais baixo do que a gerada nas hidrelétricas ou nas usinas nucleares. Porém, com queimam combustíveis fósseis para funcionar, possuem a desvantagem de poluir mais o ar do que os outros sistemas de geração de energia.

Quais são as fontes de energia utilizadas nas usinas termelétricas?

Energia termoelétrica, que pode ser chamada também de termelétrica, é a eletricidade gerada por meio da obtenção de calor de uma determinada fonte. Esse calor em geral é proveniente da queima de combustíveis fósseis, como carvão mineral, gás natural ou derivados do petróleo.

Quais são as vantagens e desvantagens das usinas termelétricas Brainly?

Construção de usina termelétrica é mais rápida em comparação com hidrelétricas..
Gases poluentes são liberados na atmosfera à medida que os combustíveis fósseis são queimados para gerar energia..
Alto custo de geração de energia, é superior ao gerado em usinas hidrelétricas..
Depende de recursos finitos..

Quais são as principais usinas termelétricas no Brasil?

Termelétricas.
Termoceará CE..
Termobahia. BA..
Vale do Açu. RN..
Ibirité MG..
Juiz de Fora. MG..
Três Lagoas. MS..
Termomacaé RJ..
Termorio. RJ..