Quais são as principais características da colonização dos povos do continente africano?

Quais são as principais características da colonização dos povos do continente africano?
Violência promovida pelos colonizadores europeus

O continente africano é o mais pobre economicamente do planeta, além de apresentar vários problemas de ordem social (conflitos étnicos, fome, doenças, etc.). Um dos principais motivos desse cenário foi o processo de colonização e independência dos países africanos, em que apenas os interesses das potências imperialistas foram levados em conta.

Ao abordar os problemas sociais da África é de fundamental importância esclarecer sobre as raízes históricas desse fenômeno, despertando o senso crítico dos alunos. Explique que a divisão territorial do continente teve como critério apenas os interesses dos colonizadores europeus, desprezando as diferenças étnicas e culturais da população local. Esse processo foi marcado por muita violência e intensa exploração das riquezas dos países africanos que, após conquistarem a independência, ficaram instáveis politicamente e economicamente, visto que os colonizadores simplesmente abandonaram a região em meio a diversos conflitos étnicos e separatistas.

Em seguida, solicite a leitura e análise do poema “Reza, Maria”, cuja autoria é de um escritor de Moçambique, denominado José Craveirinha.

Reza, Maria

“Suam no trabalho as curvadas bestas
e não são bestas
são homens, Maria!

Corre-se a pontapés os cães na fome dos ossos
e não são cães
são seres humanos, Maria!

Feras matam velhos, mulheres e crianças
e não são feras, são homens
e os velhos, as mulheres e as crianças
são os nossos pais
nossas irmãs e nossos filhos, Maria!

Crias morrem à míngua de pão
vermes na rua estendem a mão à caridade
e nem crias nem vermes são
mas aleijados meninos sem casa, Maria!

Do ódio e da guerra dos homens
das mães e das filhas violadas
das crianças mortas de anemia
e de todos que apodrecem nos calabouços
cresce no mundo o girassol da esperança.

Ah! Maria,
põe as mãos e reza.
Pelos homens todos
e negros de toda a parte
põe as mãos
e reza, Maria!”

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Através da análise do poema é possível trabalhar a forma de exploração dos colonizadores, a violência imposta, os massacres à população local, o descaso das organizações internacionais com a África, a degradação do ser humano com tal situação, entre outros aspectos.

Destaque que Moçambique (país do escritor do referido poema) foi colônia portuguesa, e que a população nativa do Brasil (índios) também sofreu com a violência dos colonizadores. Outro elemento importante a ser destacado no poema se refere à Maria (mães de Jesus): o autor traça uma espécie de desabafo e pede para que Maria reze em proteção dos negros africanos. Por fim, proponha a realização de uma redação abordando as consequências da colonização na África e o poema analisado.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

África é um dos seis continentes do mundo e o 3º maior em extensão territorial. Possui uma das maiores diversidades culturais e religiosas.

Você, provavelmente, já deve ter pensado que África trata-se de uma país, não é? Isso é um erro que muitas pessoas cometem. Assim, diferente de muitos pensamentos, África é um dos seis continentes do mundo, sendo o terceiro maior quando o assunto é a extensão territorial. Além disso, o continente é extremamente rico em termos culturais, religiosos, políticos e geográficos.

Em síntese, o continente é riquíssimo em diversidade cultural, possui pluralidade étnica e conta, por meio de histórias milenares, diversos acontecimentos da humanidade. Porém, apesar da diversidade cultural, étnica e social encontrada no continente, muitos países sofrem com os baixos índices de desenvolvimento.

Além disso, o continente africano enfrenta diariamente problemas com a miséria da população, a baixa qualidade de vida e, infelizmente, a subnutrição e o analfabetismo. Entretanto, o continente abarca importantes nomes que se destacaram na literatura e nas artes como a autora Chimamanda Ngozi Adichie.

Conhecendo a África

Resumindo, todo o território do continente africano é responsável por ocupar cerca de 20% da área continental da Terra. Logo, são mais de um bilhão de habitantes espalhados pelos 53 países e os 7 territórios independentes. Assim, a África é o segundo continente mais populoso do mundo.

Quais são as principais características da colonização dos povos do continente africano?
Cultura africana. Fonte: Terra Mundi

Desta forma, pela população grandiosa e devido à colonização ter sido feita por espanhóis, portugueses e franceses, o país possuí diversas línguas oficiais. Assim, em todo o continente são faladas mais de mil línguas africanas, além de idiomas como o Árabe, Inglês, Francês, Português, Espanhol, Africanêr, entre outros.

Em resumo, os países africanos se dividem em dois grupos principais: o Norte da África e a África subsaariana. A divisão foi definida com o intuito de analisar e observar de maneira mais abrangente toda a biodiversidade do continente, além das diversidades. Ainda, os dois grupos principais de dividem em sub-regiões, denominadas de :

  • África Central
  • Meridional
  • Setentrional
  • Ocidental
  • Oriental

África Central

É caracterizada por ter como limite o Oceano Atlântico, localizado a oeste e a leste, as regiões montanhosas. Além disso, é banhada por diversos rios, possuí temperaturas altas, a umidade do ar é elevada, o clima tropical é predominante da região e há presença das savanas. Dessa forma, os países República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Angola, Chade, Camarões e República do Congo fazem parte do território central.

África Meridional

É caracterizada pela presença de planaltos, o clima que prevalece é o tropical, o desértico e o mediterrâneo. Além disso, possuí vegetação de savanas, estepes e florestas. Dessa forma, o território pode ser dividido em duas partes, sendo uma muita rica em mineração com a presença de ouro, cobre e crômio.

Quais são as principais características da colonização dos povos do continente africano?
Montanhas na Namíbia. Fonte: Venturas

Já por outro lado, a segunda parte é caracterizada pela agricultura, com atividades de plantações de cana-de-açúcar, café e fumo. Assim, os países que fazem parte dessa área são: África do Sul, Botsuana, Comores, Lesoto, Ilhas de Madagascar, Malawi, Moçambique, Namíbia, Eswatini, Zâmbia e Zimbábue.

África Setentrional

É a maior região quando o assunto é área territorial. A divisão da população se caracteriza por ser heterogênea e por concentrar-se nos lugares com maior umidade. Desta forma, a atividade mais desenvolvida na região é a mineração sendo voltada para a exportação. Assim, por condições climáticas, a agropecuária não é tão desenvolvida nesta parte do continente.

Quais são as principais características da colonização dos povos do continente africano?
Comércio em Marraquexe, Marracos. Fonte: Venturas

Porém, apenas na região do Vale do Rio Nilo é que a agricultura encontra formas de se desenvolver contanto com a presença do solo fértil. Assim, os países que fazem parte dessa região do continente africano são: Argélia, Egito, Líbia, Marrocos. Além de, Sudão e Tunísia.

África Ocidental

É a região localizada entre o conhecido deserto do Saara e o golfo do Guiné. Assim, o clima predominante é o equatorial, possuí vegetação de savanas e florestas. A maior parte da população se concentra ao sul da região, pois o as condições oferecidas pelo deserto do Saara não são favoráveis.

A atividade econômica é baseada na agricultura com destaque para a produção de de cana-de-açúcar, cacau e banana. Logo, os países que fazem parte desta parte do continente africano são: Benin, Burkina, Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gabão, Gâmbia, Gana. Além disso, Guiné, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Libéria, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa, São Tomé e Príncipe, e Togo.

África Oriental

É a região localizada entre a bacia hidrográfica do Congo e o Oceano Índico. Assim, é caracterizada pela presença de montanhas, vulcões e lagos. Além disso, o clima que predomina é o tropical, tenho a vegetação equatorial, savana e de estepes as mais comuns. Logo, apresenta áreas desérticas.

Quais são as principais características da colonização dos povos do continente africano?
Expressão cultural em Ruanda. Fonte: Venturas

Em síntese, voltado para o mercado de exportação, a economia é concentrada na agricultura. Assim, produção de café e algodão são frequentes. Além disso, é a região que apresenta índices de desenvolvimento baixos e variados problemas sociais. Os países que fazem parte dessa região do continente são: Burundi, Djinouti, Eritreia, Etiópia, Quênia. Além destes, Ruanda, Seychelles, Somália, Tanzânia e Uganda.

Um pouco da história da África

Resumindo, os indícios de que o continente africano seja o berço da humanidade são vários, pois acredita-se que o continente foi o primeiro a ser habitado por humanos.

Além disso, vários fósseis já foram encontrados na região e comprovam a teoria. Dessa forma, os fósseis são importantes fontes nos estudos da evolução humana. Dessa forma, estudiosos acreditam que a região norte do continente seja uma das mais antigas. Assim, foi onde os povos egípcios se estabeleceram.

Quais são as principais características da colonização dos povos do continente africano?
Continente africano divido pela diversidade cultural, religiosa e pela biodiversidade. Fonte: Twitter

Entretanto, o continente foi colonizado por portugueses, espanhóis e franceses. Assim, devido à colonização, grande parte dos povos africanos foram levados para outros países em navios, com o intuito de trabalharem como escravos em serviços forçados.

Dessa forma, por conta da colonização e do desrespeito em relação à cultura e identidade dos povos, várias tribos foram mescladas. Entretanto, somente durante a Segunda Guerra Mundial que as colônias africanas puderem seguir com o processo de independência. Entretanto, as divisões feitas pelos colonizadores ainda causam disputas. Logo, conflitos por territórios e guerras religiosas são frequentes.

Relevo, clima e a vegetação

Em resumo, o relevo do continente é caracterizado pela presença de planaltos. Assim, chegam a 750 metros de altitude. Além disso, são limitados por escarpas – caracterizada pela formação de um penhasco ou uma encosta íngreme. Dessa forma, o deserto do Saara é localizado na região do planalto setentrional. Além disso, no mesmo lugar percorre o Rio Nilo.

Quais são as principais características da colonização dos povos do continente africano?
Mais quente deserto do mundo, deserto do Saara. Fonte: Venturas

Em relação ao clima, o continente abrange grande diversidade. Assim, é possível encontrar o clima equatorial, tropical, desértico e mediterrâneo. Logo, O clima equatorial é registrado na região ocidental; o tropical, na região central e sul; o desértico, na região setentrional, assim como o clima mediterrâneo.

Já a vegetação, é caracterizada pela floresta equatorial, savanas – predominantes no continente – além da vegetação mediterrânea e estepes. Dessa forma, nas savanas é onde se encontram os leões, as girafas, os leopardos, hienas e diversos outros animais.

Economia

Em síntese, a economia africana junto aos índices de desenvolvimento humano faz do continente um dos mais problemáticos economicamente. Assim, a grande maioria dos países no continente são considerados como subdesenvolvidos.

Entretanto, as atividades econômicas dos países africanos são concentradas no setor primário, no extrativismo e na agropecuária. Além disso, o continente é rico em minerais como o ouro e diamante. Dessa forma, alguns países apresentam a presença de recursos como o petróleo e o gás natural. Um índice que agrava o desenvolvimento é a exploração feita por europeus e norte-americanos.

Quais são as principais características da colonização dos povos do continente africano?
Fonte: Guia do Estudante

Outro ponto que se destaque na economia é o extrativismo animal e o vegetal. Assim, a agricultura e a pecuária são realizadas em alguns países como forma de sustento, já em outros como forma de produção comercial.

Assim, os principais alimentos produzidos como forma de sobrevivência são: mandioca, milho, inhame e sorgo. Em contrapartida, a produção de  algodão, cacau, café e amendoim são voltados para o comércio. Além disso, destaca-se a criação de gado e ovelha em alguns países do sul.

Conheça os países da África e suas capitais

Em resumo, o continente é dividido em 54 países, sendo 48 continentais e 6 insulares. Logo, confira:

  • África do Sul – Cidade do Cabo
  • Angola – Luanda
  • Argélia – Argel
  • Benin – Porto Novo
  • Botsuana – Gaborone
  • Burquina Faso – Ouagadougou
  • Burundi – Gitega
  • Camarões – Yaoundé
  • Chade – N’djamena
  • Costa do Marfim – Abidjan
  • Djibouti – Djibouti
  • Egito – Cairo
  • Eritreia – Asmara
  • Etiópia – Addis Abeba
  • Gabão – Libreville
  • Gâmbia – Banjul
  • Gana – Acra
  • Guiné – Conacri
  • Guiné-Bissau – Bissau
  • Guiné Equatorial – Malabo
  • Ilhas de Madagascar – Antananarivo
  • Ilhas de Cabo Verde – Cidade de Praia
  • Ilha de Camores – Moroni
  • Ilhas São Tomé e Príncipe – São Tomé
  • Ilhas Seychelles – Victoria
  • Lesoto – Maseru
  • Libéria – Monróvia
  • Líbia – Trípoli
  • Malaui – Lilongwe
  • Mali – Bamako
  • Marrocos – Rabat
  • Mauritânia – Nouakchott
  • Moçambique – Maputo
  • Namíbia – Windhoek
  • Níger – Niamey
  • Nigéria – Abuja
  • Quênia – Nairobi
  • República do Centro-Africana – Bangui
  • Ruanda – Kigali
  • República do Congo – Brazzaville
  • Senegal – Dacar
  • República de Maurício – Port Louis
  • Serra Leoa – Freetown
  • República Democrática do Congo – Kinshasa
  • Somália – Mogadíscio
  • Eswatini – Lobamba
  • Sudão – Cartum
  • Sudão do Sul – Juba
  • Tanzânia – Dodoma
  • Togo – Lomé
  • Tunísia – Tunes
  • Uganda – Kampala
  • Zâmbia – Lusaka
  • Zimbábue – Harare

Curiosidades

  • O Rio Nilo é considerado o maior rio do mundo e pode ser visto do espaço;
  • Dos 30 países mais pobres do mundo, 21 são africanos;
  • Os maiores índices do produto interno bruto (PIB) do continente africano são da Angola e da África do Sul;
  • O deserto do Saara é o mais quente deserto do mundo;
  • A África é o único continente cortado por três paralelos: a Linha do Equador, os trópicos de Câncer e de Capricórnio.
  • Turistas procuram o continente africano para conhecerem os animais selvagens que vivem no safári.

O que achou dessa viagem por um dos continentes mais ricos em diversidade cultural, religiosa e étnica do mundo? Então, você não vai perder essas matérias sobre a Cultura africana – o que é, como se manifesta e qual sua influência?, além de entender sobre Dia da Consciência Negra – História, importância social e cultural afro-brasileira

Fontes: Brasil Escola, Info Escola, Toda Matéria

Fonte imagem destaque: Projeto Colabora

Quais as principais características do processo de colonização e exploração da África?

Os colonizadores rapidamente promoveram as plantations, com destaque para a produção de café, chá, cana-de-açúcar e cacau. Outra atividade desenvolvida foi o extrativismo mineral, com destaque para a extração de ouro, ferro, chumbo, diamante, entre outros.

Como foi a colonização da África?

No princípio do século XIX, com a expansão do capitalismo industrial, começa o neocolonialismo no continente africano. As potências europeias, como Inglaterra, França, Bélgica, Holanda e Alemanha, desenvolveram uma "corrida à África" massiva e ocuparam a maior parte do continente, criando muitas colônias.

Quais foram os tipos de colonização na África?

História da colonização da África.
A colonização fenícia..
A colonização grega..
A colonização romana..
A colonização árabe..