Quais são as principais características da economia da América do Sul?

A América do Sul é um subcontinente que envolve a parcela meridional da América (continente americano).

Com extensão de 17 819 100 km2, possui pouco menos de 12% da superfície terrestre e 6% da população mundial.

Quatro quintos do continente ficam abaixo da Linha do Equador, sendo que a América do Sul é banhada pelo mar do Caribe, oceano Atlântico e oceano Pacífico.

A oeste, temos a vasta cadeia montanhosa dos Andes, que chega até 6700 m de altitude em alguns pontos. Ele localiza-se desde a Venezuela, percorrendo toda a banda ocidental da América do Sul, em direção ao seu extremo-meridional.

No norte, predomina a densa e úmida Floresta Amazônica, enquanto na área central temos os terrenos alagados que abarcam o Pantanal brasileiro e Chaco boliviano.

Ao sul, planícies e cerrados, enquanto na costa leste, a velha floresta litorânea desapareceu quase por completo para favorecer a ocupação industrial e agrícola.

A composição étnica da população sul-americana é basicamente de índios, brancos e negros, os quais se miscigenaram em maior ou menor grau em cada território.

Os países como a Argentina, o Uruguai, o Chile, e o Brasil possui forte ascendência europeia.

Países da América do Sul

A América do Sul é composta por 12 países, a saber:

Quais são as principais características da economia da América do Sul?
Mapa Político da América do Sul
  1. Brasil
  2. Argentina
  3. Uruguai
  4. Paraguai
  5. Bolívia
  6. Peru
  7. Chile
  8. Colômbia
  9. Equador
  10. Venezuela
  11. Guiana
  12. Suriname

Saiba mais em Países da América do Sul e conheças as Fronteiras do Brasil.

Colonização e História da América do Sul

Antes da chegada dos espanhóis e portugueses, varias nações indígenas viviam na América do Sul, com destaque para os incas, no território espanhol, e as várias culturas tupis na porção portuguesa.

Posteriormente, com a expansão ultramarina e o Tratado de Tordesilhas, divide-se o território entre os dois reinos ibéricos. Na América do Sul a colonização concentrou-se nas áreas litorâneas (ocidental-pacífica para Castela e a oriental-atlântica para Portugal).

Assim, enquanto os espanhóis investiram no Prata, no Caribe e nos Andes, os portugueses se instalaram principalmente no litoral atlântico. Eles praticaram o extrativismo de pau-brasil e, posteriormente, na plantação de cana-de-açúcar.

Por outro lado, a colonização ibérica também trouxe o proselitismo religioso, com a fundação de missões católicas (especialmente jesuítas) para conversão dos nativos.

A partir de 1580, com a União das Coroas Ibéricas, extingue na prática as fronteiras das zonas de colonização na América do Sul e os portugueses irão penetrar ainda mais no território espanhol.

Economia da América do Sul

1. Indústria

A indústria está focada basicamente na produção de bens de consumo, com destaque para a indústria automobilística, bem como no beneficiamento de produtos agrícolas voltados para exportação.

A indústria brasileira e argentina encontram-se mais avançadas tecnologicamente e possui uma produção mais variada, envolvendo setores como extração, refino de petróleo e siderurgia.

2. Agricultura

Devido à concentração populacional litorânea, o uso intensivo da terra dá-se na faixa costeira. Entretanto, menos de 5% das terras da região são agricultadas, 19% destinam-se a pastarias e 47% são ocupadas por florestas.

A extensão de terra cultivada varia desde 12% no Uruguai até 1% no Paraguai e a 0,03% na Guiana Francesa.

As lavouras fundamentais são precisamente as de exportação, como a soja e o trigo. Já a produção de mantimentos básicos como as hortaliças, o milho ou o feijão, apesar de intensa, é voltada para o mercado interno.

Por outro lado, nas regiões tropicais, os cultivos mais respeitáveis são: café, cacau, bananas, laranjas, tabaco, algodão, arroz e açúcar.

3. Pecuária

Os países andinos não se sobressaem por seus rebanhos, visto que existe, por norma, somente a criação de animais de pequeno porte (suínos, caprinos e ovinos).

Já no Brasil, Argentina e Uruguai, a atividade pecuária são atividades importantes e contam com rebanhos bovinos, ovinos, suínos e equinos.

4. Mineração

Os recursos explorados desde os tempos coloniais são o ouro, o cobre e a prata. Mais recentemente, temos minérios como mercúrio, diamante, chumbo, zinco, manganês, estanho, bauxita, ferro, petróleo e o gás natural (O subsolo sul-americano é rico em petróleo e pobre em carvão).

Só a Venezuela conta com a maior reserva de 17 bilhões de barris, a qual pode ser ultrapassada pela extração do pré-sal no Brasil.

Por fim, vale citar que esta região é rica em minério de ferro, especialmente no planalto das Guianas e no escudo Brasileiro.

Fauna, flora e clima da América do Sul

A fauna das florestas tropicais caracteriza-se pela abundância de macacos, antas, roedores, onças e répteis.

Os mais peculiares membros da fauna amazônica são o peixe-boi e a piranha; enquanto nos Andes e na Patagônia são o guanaco, lhama, a alpaca e a vicunha.

As principais florestas da América do Sul compreendem a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica e as Florestas Tropicais Úmidas.

Uma zona semicircular de selvas temperadas de araucária estende-se pelo Planalto Meridional Brasileiro, enquanto a floresta fria vai sobre os Andes do centro-meridionais chilenos, e as florestas tropicais descontínuas envolvem a região do Chaco. Permanecem amplas áreas de campos e savanas.

Há também a caatinga no Nordeste brasileiro e os cerrados do Brasil central, ambos sob um clima semiárido. Já no do Equador e no Peru setentrional, encontramos os páramos, vegetação estépica de altitude, a qual reveste os planaltos inter andinos.

Da mesma forma, os pampas no sul do sub-continente apresentam a mesma vegetação. Por último, a vegetação desértica das punas no Peru centro-meridional, norte do Chile e nordeste da Argentina, todos do lado do Oceano Pacífico.

Por fim, há diversas espécies de plantas, especialmente palmeiras, bambus, ébano e seringueiras. Quanto a distribuição das temperaturas médias na região, é notável a regularidade constante da temperatura, gravitando em torno de 30 °C.

Na região mais próxima à linha equatorial predomina o clima tropical úmido. Ao sul do Trópico de Capricórnio, o clima temperado. As terras mais frias do continente são o extremo sul e nas altas regiões dos Andes.

Curiosidades sobre a América do Sul

  • As principais cidades da América do Sul são o Rio de Janeiro (Brasil), São Paulo (Brasil), Buenos Aires (Argentina), Quito (Equador), Caracas (Venezuela) e Montevidéu (Uruguai).
  • A população na América Latina é cerca de 370 milhões de habitantes.
  • As línguas mais faladas são o espanhol e português.
  • O maior país da América do Sul é o Brasil, enquanto o menor país é o Suriname.
  • O vale do Amazonas é a maior bacia hidrográfica do mundo e a região de maior biodiversidade (floresta amazônica).
  • O Brasil é o maior produtor industrial da América do Sul, com cerca de três quintos da produção.
  • A América do Sul possui mais áreas de planícies tropicais do Mundo.

Quais as principais características da economia da América do Sul?

O setor primário, extrativismo e agropecuária, é o setor que mais contribui para a economia da América do Sul. A agricultura é praticada em dois modelos, o de subsistência e o de monocultivo.

Quais são as principais características da economia sul?

Região possui economia forte na agricultura e pecuária Dentro da agropecuária, tem-se uma forte presença da produção de soja, do trigo, do tabaco, do algodão, da cana de açúcar, da laranja, da uva, do café e da erva mate na economia da Região Sul.

Qual é a maior economia da América do Sul?

O Brasil é o líder industrial da América do Sul. Na indústria de alimentos, o Brasil foi o segundo maior exportador mundial de alimentos processados ​​em 2019. Em 2016, o país foi o 2º produtor de celulose no mundo e o 8º produtor de papel.

Qual a principal economia das Américas?

Além do milho, as culturas tropicais mais cultivadas são de café, banana, amendoim, frutas tropicais, cana-de-açúcar, algodão e cacau. Nessa porção da América há, como na maioria dos países latinos, concentração fundiária, isto é, uma minoria da população detém grande parte das terras em suas mãos.