Quais são as principais características do Taylorismo cite no mínimo três?

Qual a diferença entre taylorismo, fordismo e toyotismo?

O Taylorismo, Fordismo e o Toyotismo são três modos de organização da produção industrial utilizadas pelas indústrias durante a Segunda Revolução Industrial.

Apesar do objetivo ser o mesmo - fabricar ao menor custo - eles têm diferenças quanto ao processo de produção, ritmo de trabalho, papel do funcionário, objetivos, entre outros.

O Taylorismo e o Fordismo enfatizaram basicamente os princípios de fabricação. O primeiro iniciou o estudo da mão de obra na produção industrial, organizando o trabalho de modo a obter grande produtividade com menor custo.

Por sua parte, o Fordismo manteve o mecanismo de produção e organização semelhante ao taylorismo, porém adicionou a esteira rolante, ditando um novo ritmo de trabalho.

O Toyotismo, por sua vez, se concentrou no aspecto da cultura organizacional e de sua importância para a competitividade de uma empresa.

TaylorismoFordismoToyotismo
ProduçãoEm massa, de bens homogêneos. Em massa, de bens homogêneos. Pequenos lotes, produção diversificada.
Ritmo de trabalhoBaseado no rendimento individual. Baseado no ritmo das máquinas e da esteira. Baseada na demanda dos clientes e no trabalho em grupo.
EconomiaDe escala. De escala. De escopo.
EstoqueManutenção de grandes estoques. Manutenção de grandes estoques. Não fazem estoque.
Objetivo de produçãoVoltada para recursos. Voltada para recursos. Voltada para a demanda.
Controle de qualidadeSão feitos no final da linha de montagem. São feitos no final da linha de montagem. São feitos ao longo do processo.
TarefasO trabalhador realiza uma única tarefa. O trabalhador realiza uma única tarefa. O trabalhador realiza múltiplas tarefas.
Autonomia de trabalhoAlta subordinação aos gerentes. Subordinação levemente atenuada. Exercida de forma estrutural.
Espaço de trabalhoDivisão espacial. Divisão espacial. Integração espacial.
IdeiasEstado de bem-estar social. Estado de bem-estar social. Estado Neoliberal.
DemandasColetivas. Coletivas. Individuais.
PoderEstado e sindicatos detém o poder. Estado e sindicatos detém o poder. Poder financeiro e individual.

O que é taylorismo?

O Taylorismo é uma teoria administrativa criada pelo americano Frederick Winslow Taylor e cujo objetivo principal é racionalizar o trabalho e assim aumentar a produtividade.

O Taylorismo visava alcançar a fragmentação máxima do trabalho, de forma a minimizar os movimentos e tarefas supérfluas, bem como o tempo de aprendizado.

Taylor dividiu a execução do trabalho em movimentos individuais, analisou-os para determinar quais eram essenciais e cronometrava os funcionários realizando suas funções. No Taylorismo, a remuneração era estabelecida segundo a produtividade de cada indivíduo.

Segundo Taylor, a tarefa da gerência era determinar a melhor maneira do funcionário fazer seu trabalho, fornecer ferramentas e treinamento adequados, além de incentivos para um bom desempenho.

As consequências desse princípio foram um aumento da produtividade, dos lucros e do salário. Contudo, a frustração dos operários cresceu, pois estes ficavam restritos em apenas uma função.

Características do Taylorismo

  1. Divisão do trabalho em tarefas específicas;
  2. Aumento da produtividade;
  3. Grande nível de subordinação.

O que é o Fordismo?

Quais são as principais características do Taylorismo cite no mínimo três?
Aspecto de uma linha de montagem fordista

O Fordismo é um princípio organizador do trabalho desenvolvido por Henry Ford em 1908, sendo um desdobramento do Taylorismo.

No Fordismo, manteve-se o mecanismo de produção e a organização da gerência utilizada do sistema anterior, porém foi adicionada a esteira rolante, estabelecendo um ritmo de trabalho mais dinâmico.

Essa filosofia de fabricação também se baseava na produção industrial em massa e visava alcançar maior produtividade através da padronização da fabricação. Este objetivo era alcançado através da divisão do trabalho em tarefas menores, onde cada funcionário é responsável por uma etapa.

A minimização de custos e aumento da produtividade fazem com que os preços dos produtos caiam, porém, esse método acaba por desqualificar os funcionários.

Henry Ford foi o primeiro a entender que seus operários eram também consumidores dos seus produtos e, por isso, limitou o expediente a 8h diárias e aumentou o salário de seus funcionários.

Características de produção

  1. Padronização dos produtos;
  2. Produção em grande escala;
  3. Uso de linhas de montagem;
  4. Divisão do trabalho em pequenas tarefas.

O que é toyotismo?

O toyotismo é uma forma de organização do trabalho desenvolvido pelo japonês Taiichi Ohno, em 1962, na montadora japonesa Toyota. Esta filosofia define-se por dois princípios:

  • Princípio just in time (JIT): consiste em minimizar estoques produzindo de acordo com a demanda;
  • Princípio dos cinco zeros: zero de atraso, zero defeitos, zero de estoque, zero panes e zero papéis.

No toyotismo, o trabalho em equipe é um fator importante, com grupos que se organizam e controlam seu próprio trabalho, de forma a obter um aperfeiçoamento contínuo. Surgiu assim uma organização de trabalho horizontal, com objetivo de conseguir produtos de ótima qualidade.

O toyotismo aparece como um modelo ideal em termos de produtividade, no entanto, sua implementação é difícil e muitas empresas que tentaram aplicá-lo, falharam.

Características de produção

  1. Produção diversificada;
  2. Eliminação de desperdício;
  3. Autonomia;
  4. Trabalhadores com múltiplas tarefas.

Veja agora a diferença entre:

  • Fases da Revolução Industrial
  • Capitalismo e Socialismo
  • Consumo e consumismo

Quais as três características do Taylorismo?

Inovações do Taylorismo supervisão contínua do trabalho; execução disciplinada das tarefas, de modo a evitar desperdícios; fracionamento do trabalho na linha de montagem para singularizar as funções produtivas de cada trabalhador, diminuindo assim sua autonomia.

Quais as principais características do Taylorismo * sua resposta?

Resposta verificada por especialistas Temos como as principais características do Taylorismo a divisão das tarefas dentro da empresa, o uso apenas de métodos de produção que já foram testados e a especialização do trabalhador em uma visão mecanicista.

Quais os 4 princípios fundamentais do Taylorismo?

substituir os métodos empíricos e improvisados (rule-of-thumb method) por métodos científicos e testados (planejamento) selecionar os trabalhadores para suas melhores aptidões e treiná-los para cada cargo (seleção ou preparo) supervisionar se o trabalho está sendo executado como foi estabelecido (controle)

Quais são as principais características do Taylorismo Fordismo?

O taylorismo tem como característica o controle de qualidade ao longo das últimas etapas da produção. Já no fordismo, esse controle de qualidade é realizado no fim do processo produtivo, quando o produto já está acabado.