Quais são as principais causas das mudanças climáticas no planeta?

O impacto no clima e nas temperaturas da Terra da queima de combustíveis fósseis, do abate das florestas e da criação de gado é cada vez maior.

As enormes quantidades de gases com efeito de estufa provenientes destas atividades acrescem às quantidades naturalmente presentes na atmosfera, reforçando o efeito de estufa e o aquecimento do planeta.

Aquecimento do planeta

A década de 2011 a 2020 foi a mais quente alguma vez registada, tendo a temperatura média mundial atingido, em 2019, 1,1 °C acima dos níveis pré-industriais. O aquecimento do planeta induzido pelo homem aumenta atualmente à taxa de 0,2 °C por década.

Um aumento de 2 °C em relação às temperaturas da época pré-industrial tem um impacto negativo considerável no ambiente natural e na saúde e bem-estar humanos, incluindo um risco muito mais elevado de ocorrerem alterações ambientais perigosas – e, eventualmente, catastróficas – a nível mundial.

Por este motivo, a comunidade internacional reconheceu a necessidade de manter o aquecimento global abaixo dos 2 °C e de prosseguir os esforços para o limitar a 1,5 °C.

Gases com efeito de estufa

A principal causa das alterações climáticas é o efeito de estufa. Alguns gases presentes na atmosfera terrestre funcionam como as paredes de vidro de uma estufa, retendo o calor do sol e impedindo-o de escapar para o espaço, o que contribui para o aquecimento do planeta.

Muitos destes gases estão naturalmente presentes na atmosfera, mas as atividades humanas estão a causar um aumento das concentrações de alguns gases, nomeadamente dos seguintes:

  • dióxido de carbono (CO2)
  • metano
  • óxido nitroso
  • gases fluorados

O CO2 resultante das atividades humanas é o principal responsável pelo aquecimento planetário. Em 2020, a sua concentração na atmosfera tinha aumentado para 48% acima do seu nível pré-industrial (anterior a 1750).

As atividades humanas produzem outros gases com efeito de estufa, embora em menores quantidades. O metano é um gás com efeito de estufa mais potente do que o CO2, mas o seu ciclo de vida na atmosfera é mais curto. O óxido nitroso é, tal como o CO2, um gás com efeito de estufa de ciclo de vida longo, que se acumula na atmosfera durante décadas ou mesmo séculos. Além dos gases com efeito de estufa, existem outros poluentes (aerossóis como a fuligem) que têm efeitos de aquecimento e de arrefecimento diferentes e que estão associados também a outras questões, como a má qualidade do ar.

Estima-se que as causas naturais – como as alterações da irradiação solar ou da atividade vulcânica – tenham contribuído com menos de 0,1 °C para o aquecimento total registado entre 1890 e 2010.

Causas do aumento das emissões

  • Queima de carvão, petróleo ou gás - produz dióxido de carbono e óxido nitroso.
  • Abate de florestas (desflorestação) - as árvores ajudam a regular o clima absorvendo o CO2 presente na atmosfera. Quando são abatidas, esse efeito benéfico desaparece e o carbono armazenado nas árvores é libertado para a atmosfera, reforçando o efeito de estufa.
  • Aumento da atividade pecuária - a digestão dos alimentos ingeridos pelo gado bovino e caprino produz grandes quantidades de metano.
  • Fertilizantes que contêm azoto - produzem emissões de óxido nitroso.
  • Gases fluorados - são emitidos pelo equipamento e produtos que os utilizam. Têm um efeito de aquecimento muito acentuado, que chega a ser 23 000 vezes superior ao do CO2.

Combater as alterações climáticas

Uma vez que cada tonelada de CO2 emitida contribui para o aquecimento do planeta, qualquer redução das emissões contribui para o seu abrandamento. Para travar completamente o aquecimento do planeta, é necessário alcançar um nível nulo de emissões líquidas de CO2 em todo o mundo. Além disso, a redução das emissões de outros gases com efeito de estufa, como o metano, pode também ter um efeito significativo no abrandamento do aquecimento do planeta, especialmente a curto prazo.

As consequências das alterações climáticas são extremamente graves e afetam muitos aspetos da nossa vida. Tanto o combate às alterações climáticas como a adaptação a um mundo cada vez mais quente são prioridades da UE. Precisamos de tomar medidas já. Saiba o que a UE está a fazer para combater a crise climática.

As mudanças climáticas são alterações no estado do clima da Terra que persistem por um longo período de tempo. Esse fenômeno, que foi observado em toda a história da Terra, pode ter origem natural ou antrópica. Atualmente essas mudanças têm ocorrido de forma intensa em razão da ação do homem.

As mudanças climáticas são uma grande ameça à biodiversidade e são um dos principais problemas ambientais do século XXI. Aqui discutiremos sobre as principais causas das mudanças climáticas, as suas consequências e as ações para tentar mitigar esse problema.

Veja também: Problemas ambientais brasileiros: causas e exemplos

Quais são as principais causas das mudanças climáticas no planeta?
As mudanças climáticas podem causar alterações em habitat, causando a extinção de várias espécies.

Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês), as mudanças climáticas, também chamadas de alterações climáticas,

“referem-se a uma alteração no estado do clima que pode ser identificada (ex.: por meio de testes estatísticos) através de alterações na média e/ou na variabilidade das suas propriedades e que persiste durante um longo período de tempo, tipicamente décadas ou mais”.

As mudanças climáticas sempre ocorreram durante toda a história da Terra. Elas podem ocorrer de forma natural, em virtude, por exemplo, de grandes períodos de atividade vulcânica, mudanças na inclinação do eixo Terra, entre outros. No entanto, nos últimos tempos, as ações antrópicas agravaram as alterações climáticas, principalmente após a Revolução Industrial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mudanças climáticas e o aquecimento global

Uma das principais causas das mudanças climáticas é o aumento dos gases de efeito estufa na atmosfera. A superfície da Terra recebe constantemente radiação solar. Essa radiação é refletida de volta ao espaço pela superfície da Terra e outros componentes da atmosfera.

Os gases de efeito estufa absorvem parte dessa radiação que seria irradiada de volta ao espaço, mantendo, assim, o planeta aquecido. Esse efeito é conhecido como efeito estufa e é um processo natural. São gases de efeito estufa: vapor d´água, dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), entre outros.

Quais são as principais causas das mudanças climáticas no planeta?
O aumento da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, por meio das atividades industriais, por exemplo, é responsável pelo aquecimento global.

O efeito estufa é um processo natural, no entanto, o aumento de gases de efeito estufa na atmosfera, por causa da ação antrópica, tem acentuado esse fenômeno e causado o aumento da temperatura média do planeta, o que chamamos de aquecimento global. Embora muitos gases estejam relacionados ao aquecimento global, o CO2 tem um papel de destaque, em virtude da grande quantidade de emissão desse gás pelas ações antrópicas.

A quantidade de CO2 na atmosfera aumentou mais de 32% desde a Revolução Industrial. Esse aumento de CO2 na atmosfera está relacionado, principalmente, com a queima de combustíveis fósseis, além das queimadas de florestas e atividades industriais.

A Terra passa por variações climáticas naturais. Nos últimos 400 mil anos, por exemplo, ela passou por quatro ciclos distintos, glaciais e interglaciais. A última glaciação ocorreu há cerca de 20 mil anos, e a Terra demorou cerca de 10 mil anos para se aquecer novamente e entrar na fase interglacial.

No entanto, tem-se observado nas últimas décadas que o aumento na temperatura média do planeta tem ocorrido cerca de 50 vezes mais rápido do que no ciclo natural. De acordo com modelos do IPCC, em 2100, o planeta deverá ter um aumento na sua temperatura entre 2º C e 4,2º C acima da temperatura do período pré-industrial.

Acesse também: Poluição atmosférica: conheça as causas e consequências dessa ação

O impacto das mudanças climáticas

Quais são as principais causas das mudanças climáticas no planeta?
As mudanças climáticas podem causar alterações no regime de chuvas, podendo causar secas extremas em diversos locais.

As mudanças climáticas pelas quais o planeta vem passando, por causa das ações antrópicas, podem gerar diversos impactos, que deverão ser mais graves em países com menor capacidade para se adaptar às mudanças que ocorrerão. São consequências:

  • Aquecimento global;

  • Perda de cobertura de gelo nos polos;

  • Subida do nível médio das águas do mar;

  • Aumento da frequência de fenômenos climáticos extremos, como secas e chuvas;

  • Alterações na disponibilidade de recursos hídricos;

  • Desertificação;

  • Alterações nos ecossistemas e perda de biodiversidade;

  • Risco de insegurança alimentar e do colapso dos sistemas alimentares;

  • Impactos na saúde e bem-estar da população humana.

Saiba também: Animais ameaçados de extinção

Como atenuar mudanças climáticas?

As mudanças climáticas já vêm causando diversos impactos em todo o mundo, diante disso, é essencial que se busquem maneiras de atenuar essas mudanças. É importante que se limite o aumento da temperatura global para que ele se mantenha abaixo de 2 ºC em relação ao período pré-industrial, preferencialmente, abaixo de 1,5 ºC.

Em dezembro de 2015, foi assinado o Acordo de Paris, um documento no qual os países reconheciam as mudanças climáticas como uma ameaça urgente e irreversível para todas as populações e que políticas para a redução de emissão de gases de efeito estufa, como o CO2, deveriam ser implementadas, como por meio do investimento em energias limpas.

No entanto, alguns estudos mostram que as medidas tomadas até agora não são suficientes para alcançar essa meta. É essencial que o governo, as instituições privadas e a sociedade civil trabalhem juntos na busca por iniciativas para atenuar as mudanças climáticas.

Acesse também: 10 atitudes que podem salvar o planeta

O papel do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC)

O IPCC é um órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), criado em 1988, que realiza regularmente avaliações sobre as mudanças climáticas, indicando implicações e riscos, além de fornecer alternativas para o problema.

As avaliações são realizadas por intermédio da análise da produção do conhecimento sobre esse tema em todo o mundo, observando os pontos de consenso entre os cientistas e apontando os pontos nos quais ainda são necessárias mais pesquisas. Os relatórios produzidos pelos cientistas do IPCC são essenciais para as discussões e negociações sobre as ações para combater as mudanças climáticas.

Como dito anteriormente, o IPCC não produz a própria pesquisa. Os relatórios são produzidos pela análise dos trabalhos realizados por diversos cientistas espalhados pelo mundo. Grupos de cientistas têm trabalhado de forma a descrever como tem sido o comportamento do clima ao longo dos anos. Para isso, usam dados de indicadores climáticos, como as temperaturas próximas à superfície da Terra, umidade atmosférica, precipitação pluviométrica, nível do mar, gelo marinho do Ártico, intensidade e frequência de extremos climáticos, entre outros.

Por intermédio da análise de dados empíricos e da construção de modelos, pode-se projetar também como serão as condições climáticas no futuro e como eram no passado.

Por Helivania Sardinha dos Santos

Quais são as principais causas das mudanças climáticas resumo?

Entre as principais atividades humanas que causam o aquecimento global e consequentemente as mudanças climáticas, a queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo, carvão mineral e gás natural) para geração de energia, atividades industriais e transportes; conversão do uso do solo; agropecuária; descarte de ...

Quais são as principais causas das mudanças climáticas Brainly?

As principais causas do aquecimento global O aquecimento global pode se originar de inúmeras causas. Todas elas aumentam a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, principalmente devido a atividades humanas, como queima de combustíveis fósseis, desmatamento e agricultura.

Quais as causas e as consequências das mudanças climáticas?

As atividades humanas afetam cada vez mais o clima e a temperatura da Terra, queimando combustíveis fósseis e derrubando florestas tropicais. Dessa forma, enormes quantidades de gases de efeito estufa são somados àqueles presentes naturalmente na atmosfera, aumentando o efeito estufa e o aquecimento global.

O que são mudanças climáticas de exemplo?

O termo mudanças climáticas, alterações do clima ou mudança do clima refere-se ao conjunto de alterações no clima global que ocorrem como resultado de interferências que tanto podem ter origem natural, como alterações na radiação solar e dos movimentos orbitais da Terra, quanto de atividades humanas, com emissões ...