Quais são as principais diferenças entre o microscópio óptico e eletrônico?

Ernest Ruska e seus pesquisadores apresentaram seu primeiro microscópio eletrônico em 1931. Esse aparelho apresentou tamanha inovação que o físico recebeu o Prêmio Nobel de física. Mas o que vem a ser o microscópio eletrônico e o que diferencia do microscópio ótico?
O microscópio é um tipo de equipamento de laboratório que permite visualizar as estruturas que não conseguimos ver a olho nu, no microscópio eletrônico o limite de resolução é muito maior que no microscópio óptico. Essa diferença se deve ao comprimento de onda da luz ou da energia.
O microscópio eletrônico é utilizado na área médica, mas também na engenharia, química, física e eletrônica.
Existem duas técnicas de microscopia eletrônica: de transmissão e de varredura.
A diferença entre ambos é que o de transmissão serve para estudar as estruturas finas, e o de varredura analisam o corpo das células e das moléculas. Equipe do IPT utilizou o microscópio eletrônico de varredura para a caracterização de nanopartículas.  Um dos pesquisadores do IPT citou: “Tivemos dificuldades em um primeiro momento para medir o tamanho das partículas por técnicas indiretas de espalhamento de luz ou difração a laser; o Microscópio Eletrônico de Varredura foi fundamental para confirmar a produção de partículas pelo nanospray dryer em escala nanométrica”
No microscópio eletrônico não existem as lâminas para microscopia, os microscópios eletrônicos usam lentes eletro magnéticas. A maior vantagem da microscopia eletrônica é aumentos maiores sem perca de resolução.

Partindo do princípio que o microscópio óptico deve ser escolhido conforme a aplicação e o tipo de experiência que se pretende obter,  o microscópio binocular tem maior utilização nas escolas, universidades e laboratórios de pequeno porte.

Dicas de como utilizar corretamente um microscópio óptico?

*primeiramente leia o manual de instruções;
*sempre mantenha o microscópio livre de poeira;
*limpe frequentemente as ocular e com papel absorvente macio;
*transporte e manuseio adequado são fundamentais;
*a superfície do microscópio deve ser limpa com um pano macio levemente umedecido;
*não utilizar óleo de imersão em quantidades abusivas;

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])

    • 277

    Grátis

    1 pág.

    • Denunciar

    Pré-visualização | Página 1 de 1

    AS DIFERENÇAS ENTRE O MICROSCÓPIO ÓPTICO E ELETRÔNICO O microscópico é o aparelho fundamental para o estudo das células. · Microscópio Óptico (de luz) · São os mais comuns · Aumento de até 1500x · Maioria das células é necessário o uso de corantes. Possui uma lente ocular e outra lente objetiva, por isso é chamado de microscópico composto, mais de uma lente é composto. As oculares geralmente vêm com aumento de 10x. As lentes objetivas possuem tamanhos variados, podendo ser de 10x, 20x, 100x, etc, dependendo do microscópio. Para saber qual será a melhor lente para utilizar é preciso girar o revólver para trocar as lentes; a lente ocular não muda, somente as objetivas. A platina é o suporte onde será colocada a lâmina. A platina pode ser levantada ou baixada para regular o foco, utilizando-se os parafusos macro e micrométrico. Dependendo do material a ser analisado pode ser necessário o uso de corantes, existem corantes especiais para ver núcleo, outros para ver a mitocôndria, cada um vai fixar/corar determinadas estruturas. Por ser um microscópio de Luz possui uma fonte de luz e um condensador que concentra os raios luminosos que incidem sobre a lâmina. · Microscópio Eletrônico · São mais caros · Conseguem captar maiores detalhes · Usam feixes de elétrons · Mais de 1 milhão de vezes mais potente que o olho humano. O microscópio eletrônico de transmissão (MET) é utilizado para examinar células e estruturas celulares, em um aumento e resolução muito elevados. O poder de resolução de um MET é significativamente maior que aquele do microscópio óptico, permitindo até a visualização de estruturas em nível molecular. Já o microscópio eletrônico de varredura (MEV) faz imagens tridimensionais. Nesse caso os elétrons não atravessam o material a ser enxergado, eles contornam a estrutura dando uma visão tridimensional das imagens. Posteriormente pode ser corado pelo computador.

    Quais as principais diferenças entre o microscópio ótico e eletrônico?

    A diferença básica entre o microscópio óptico e o eletrônico é que o eletrônico não utiliza a luz, mas sim feixes de elétrons. No microscópio eletrônico não há lentes de cristal e sim bobinas, chamadas de lentes eletromagnéticas.

    Qual a diferença entre os microscópios?

    A principal diferença entre microscópio binocular e trinocular é a quantidade de lentes que formam a estrutura do objeto: enquanto o modelo binocular possui duas lentes, o microscópio trinocular possui três — duas das lentes permitem a visualização por ambos os olhos, enquanto a terceira permite conectar uma câmera.

    Qual a diferença entre o MO e o microscópio eletrônico Me )? Qual a vantagem do uso do Mo sobre o ME?

    No MO a luz visível, que possui o comprimento de onda de 0.55m, é utilizada para forma a imagem, enquanto que, no ME o comprimento de onda do feixe de elétrons é de 0.005nm. Este menor comprimento de onda do feixe de elétrons permitiu aumentar em 1000x mais o LR do ME em relação ao MO.

    Quais são os diferentes tipos de microscópios eletrônicos?

    Saiba quais são os tipos de microscópios eletrônicos e suas aplicações.
    (MET) Microscópio Eletrônico de Transmissão: ... .
    (MEV) Microscópio Eletrônico de Varredura: ... .
    (MER) Microscópio Eletrônico de Reflexão: ... .
    (METV) Microscópio Eletrônico de Transmissão e Varredura:.

    Toplist

    Última postagem

    Tag