Quais são as referências para orientação sobre a superfície terrestre?

Quais são as referências para orientação sobre a superfície terrestre?

Quais as 4 formas de orientação?

Os meios de orientação são vários: o Sol, a constelação do Cruzeiro do Sul (no hemisfério sul), a bússola. Entretanto, para utilizar qualquer um deles, é preciso conhecer os pontos cardeais, que são à base desses meios de orientação. Os pontos cardeais são quatro: norte, sul, leste e oeste.

Para que serve instrumentos como a bússola e o GPS?

Apesar da importância da bússola, existem aparelhos de orientação mais eficientes, como por exemplo, o GPS. Eles conseguem receber informações de qualquer ponto da Terra, tais como altitude, distâncias, localização, entre outras.

O que é indispensável para se localizar no espaço geográfico?

Através das coordenadas geográficas (latitude e longitude), é possível localizar qualquer ponto da superfície terrestre. ... Desde os primórdios da história, a localização e orientação do espaço geográfico, sempre foi uma necessidade do homem.

Quais foram as referências naturais utilizadas antes dos instrumentos de orientação?

Uma das maneiras mais primitivas de orientação era realizada através da observação de astros e estrelas, no decorrer de muito tempo os viajantes usaram com frequência esse artifício, as principais referências eram o Sol, a Lua e as estrelas.

Como surgiram os instrumentos de localização?

A bússola foi inventada pelos chineses, por volta do século 11. As primeiras versões eram formadas por um tipo de colher sobre um prato, mais tarde substituída pela agulha. Como a agulha da bússola é de metal, ela se movimenta pela força de atração dos polos, acompanhando o campo magnético do planeta.

Qual é o segmento do utilizador do GPS?

  • Por fim, o segmento do utilizador é o receptor GPS, responsável pela captação dos sinais fornecidos pelos satélites. Esse sistema de navegação permite, através de satélites artificiais, a obtenção de informações sobre a localização geográfica em qualquer lugar da superfície terrestre e em qualquer hora do dia.

Como funciona o GPS nos automóveis?

  • Além de ser muito utilizado nos automóveis, o GPS evoluiu e hoje oferece algumas outras funções que não concernem apenas à localização. Atualmente existem dois sistemas que permitem a navegação por satélite: O GPS americano e o GLONASS russo.

Por que o GPS é indispensável para o motorista?

  • Desde que surgiu, podemos dizer que o GPS é uma ferramenta indispensável para os motoristas, pois além de identificar sua localização e orientar as rotas a serem seguidas, ele ajuda a controlar o trânsito, melhorar a segurança e a fluidez do tráfego em geral.

Qual o sistema de navegação GPS?

  • O aparelho de GPS é um sistema de navegação que permite encontrar localizações geográficas. O GPS (Sistema de Posicionamento Global) é formado por três segmentos: o espacial, de controle e utilizador. O espacial é composto por 24 satélites distribuídos em seis planos orbitais.

Os pontos cardeais são pontos de referência estabelecidos para a orientação na superfície terrestre. Eles são quatro:

  • norte (N)
  • sul (S)
  • leste (L)
  • oeste (O) 

Existem também direções intermediárias a eles que são conhecidas como pontos colaterais e subcolaterais. A sua representação gráfica é chamada de rosa dos ventos.

É possível fazer a identificação dos pontos cardeais de diversas formas, desde a mais antiga, que é pela observação direta dos astros, como o Sol, até a utilização de instrumentos técnicos, como a bússola e o GPS.

Leia também: Tipos e significados da simbologia dos mapas

Tópicos deste artigo

  • 1 - Quais são os pontos cardeais?
  • 2 - Rosa dos ventos
  • 3 - Para que servem os pontos cardeais?
  • 4 - Como identificar os pontos cardeais?
  • 5 - Pontos colaterais
  • 6 - Pontos subcolaterais
  • 7 - Exercícios resolvidos

Quais são os pontos cardeais?

Como forma de auxiliar-nos na orientação sobre o espaço terrestre, foram estabelecidos quatro pontos cardeais:

  • Norte, representado pela letra N. Chamado também de setentrional ou boreal.
  • Sul, representado pela letra S. Chamado também de meridional ou austral.
  • Leste, representado pela letra L. Por vezes pode aparecer como “este”, sendo chamado também de oriente.
  • Oeste, representado pela letra O. Pode ser chamado também de ocidente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Rosa dos ventos

A rosa dos ventos, ou rosa-náutica, é a representação gráfica de todos os pontos de referência utilizados para a orientação no espaço. Nela estão contidos os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais. Não é incomum, entretanto, encontrarmos figuras que representem apenas os pontos cardeais (quatro pontos) ou que contêm somente os pontos cardeais e colaterais (oito pontos).

Quais são as referências para orientação sobre a superfície terrestre?
Exemplo de rosa dos ventos composta pelos pontos cardeais e colaterais.

A criação da rosa dos ventos remonta à Grécia Antiga, quando determinava a direção dos ventos, ação que originou o seu nome. Séculos mais tarde, navegadores faziam uso dessa técnica com o mesmo propósito no mar Mediterrâneo. Sua composição foi sendo aperfeiçoada gradativamente, e, no período das grandes navegações, houve registros de rosas dos ventos com até 32 pontos de referência.

Incorporada à bússola, a rosa dos ventos constitui um dos mais importantes instrumentos utilizados nos deslocamentos e na localização.

Para que servem os pontos cardeais?

Os pontos cardeais são utilizados para a nossa orientação na superfície terrestre e, da mesma forma, para a localização de objetos, pessoas e lugares, que podem variar desde uma rua, um bairro, uma cidade até países e continentes.

Esses pontos nos servem de referência para quando vamos nos deslocar de um local a outro e também para identificarmos a posição relativa de elementos que integram o espaço.

Como identificar os pontos cardeais?

Existem diversas formas de se fazer a identificação dos pontos cardeais. Uma das mais antigas e conhecidas é pela observação do Sol, feita da seguinte maneira: em primeiro lugar, deve-se apontar o braço direito para a direção em que o Sol nasce. Assim, encontraremos o leste, que pode também ser chamado de nascente por esse motivo. De forma automática, ao apontar o braço esquerdo na direção oposta, teremos o oeste, que é a posição em que o Sol se põe. À nossa frente estará o norte, e, nas costas, o sul.

A identificação com base no Sol é bastante simples, mas demanda cautela. A depender da época do ano (estações) e do local onde você for colocar em prática essa técnica, pode haver pequenas variações com relação às posições do nascer e do pôr do Sol.

O Sol não é o único astro que pode ser utilizado como referencial para identificar os pontos cardeais. O conhecimento da posição de determinadas estrelas ou constelações é um método difundido há séculos para esse propósito. São exemplos a constelação do Cruzeiro do Sul e a Estrela Polar, respectivamente nos hemisférios Sul e Norte.

Além da observação direta dos céus, a determinação dos pontos cardeais é feita com a utilização de instrumentos como a bússola e o GPS.

Quais são as referências para orientação sobre a superfície terrestre?
A observação dos astros deu origem aos pontos de referência que conhecemos atualmente. É o método mais antigo e conhecido de orientação espacial.

Pontos colaterais

Os pontos colaterais são pontos intermediários que ficam entre os pontos cardeais. São eles:

  • nordeste (NE), entre o norte e o leste;
  • sudeste (SE), entre o sul e o leste;
  • sudoeste (SO), entre o sul e o oeste;
  • noroeste (NO), entre o norte e o oeste.

Veja também: O que são coordenadas geográficas?

Pontos subcolaterais

Os pontos subcolaterais providenciam um posicionamento ainda mais acurado do que os pontos cardeais e colaterais. Eles se localizam entre os pontos colaterais e os cardeais, e são em número de oito:

  • norte-nordeste (NNE), entre o norte e o nordeste;
  • lés-nordeste (ENE), entre o nordeste e o leste;
  • lés-sudeste (ESE), entre o leste e o sudeste;
  • sul-sudeste (SSE), entre o sudeste e o sul;
  • sul-sudoeste (SSO), entre o sul e o sudoeste;
  • oés-sudoeste (OSO), entre o sudoeste e o oeste;
  • oés-noroeste (ONO), entre o oeste e o noroeste;
  • nor-noroeste (NNO), entre o noroeste e o norte.

Exercícios resolvidos

Questão 1 – Os pontos cardeais são importantes para os deslocamentos na superfície terrestre e para que possamos nos situar em relação aos objetos, pessoas e lugares que nela se localizam. Acumulamos, hoje, muitas técnicas de identificação desses pontos de referência, que vão desde a direta observação dos astros no céu até a consulta ao GPS.

A respeito dos pontos cardeais e das suas diversas maneiras de identificação, é correto afirmar:

A) A observação do Sol é o método mais simples e preciso para se identificar onde estão os pontos cardeais.
B) A bússola contém uma agulha magnética cuja extremidade superior aponta sempre para o polo norte geográfico da Terra.
C) Pontos intermediários de referência ampliam a precisão da localização. Ao todo, temos oito pontos além dos cardeais, chamados pontos subcolaterais.
D) A representação gráfica dos pontos cardeais é a rosa dos ventos, utilizada em instrumentos de localização, como a bússola e os mapas.
E) A Estrela Polar e a constelação do Cruzeiro do Sul são referências na orientação espacial em ambos os hemisférios.

Resolução

Alternativa D. A rosa dos ventos agrega os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais em uma figura que se assemelha a uma estrela. Ela foi incorporada às bússolas e aparece representada nos mapas.

Questão 2 – (UFF) Utilizando a rosa dos ventos, uma pessoa descobriu que a cidade X está localizada a NE da cidade Y. Isso significa que, em relação à cidade X, a cidade Y está localizada a:

A) norte
B) leste
C) sudoeste
D) noroeste
E) sudeste

Resolução

Alternativa C. Considerando a cidade X como referência, Y está posicionada a sudoeste.

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Quais são os meios de orientação na superfície terrestre?

Os meios de orientação são vários: o Sol, a constelação do Cruzeiro do Sul (no hemisfério sul), a bússola. Entretanto, para utilizar qualquer um deles, é preciso conhecer os pontos cardeais, que são à base desses meios de orientação. Os pontos cardeais são quatro: norte, sul, leste e oeste.

Quais são os principais pontos de orientação?

GEODEM Orientação.
Para orientar-se na Terra então, o homem criou esses pontos de referência e a Rosa-dos-ventos representa tais pontos de orientação: Cardeais, Colaterais e Subcolaterais..
• Os pontos cardeais são: Norte (N), Sul (S), Leste (L ou E), Oeste (O ou W)..

Como funciona a orientação através dos pontos de referência?

Os meios de orientação são vários: o Sol, a constelação do Cruzeiro do Sul (no hemisfério sul), a bússola. Entretanto, para utilizar qualquer um deles, é preciso conhecer os pontos cardeais, que são a base desses meios de orientação. Os pontos cardeais são quatro: norte, sul, leste e oeste.

O que e orientação e localização no espaço terrestre?

A localização e orientação no espaço geográfico são elementos que proporcionam ao aluno, entender o espaço em que vive e fazer relações com outros lugares. Através da cartografia como ferramenta, constroem-se conceitos utilizando-se da linguagem cartográfica em escalas de níveis diferentes: locais, regionais e globais.