Quais são as regiões mais populosas do país?

Quais são as regiões mais populosas do país?
São Paulo, a cidade mais populosa do Brasil

O Brasil é o quinto maior país do mundo em extensão territorial, sua área é de 8.514.876 Km2. A divisão territorial brasileira foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estabelecendo 26 Estados e um Distrito Federal. Atualmente existem 5.565 municípios brasileiros, sendo que muitos apresentam grande importância histórica, cultural, econômica, ambiental e populacional. Até 2010, 15 cidades brasileiras apresentavam população superior a 1 milhão de habitantes, 5 localizadas na Região Sudeste, 2 na Região Sul, 4 na Região Nordeste, 2 na Região Norte e 2 na Região Centro-Oeste.

Região Sudeste:

São Paulo: Capital do estado de São Paulo, sua extensão territorial é de 1.523 Km2. Sua concentração populacional é de 11.253.503* habitantes, caracterizando-se como a cidade mais populosa do Brasil.

Campinas: Cidade localizada no estado de São Paulo, sua extensão territorial é de 796 Km2. Apresenta 1.080.113* habitantes.

Guarulhos: Cidade do estado de São Paulo, sua extensão territorial é de 318 Km2. Apresenta 1.221.979* habitantes.

Rio de Janeiro: É a capital do estado do Rio de Janeiro, possui 1.182 Km2. Sua população total é de 6.320.446* habitantes.

Belo Horizonte: Capital do estado de Minas Gerais, sua extensão territorial é de 331 Km2. Apresenta população de 2.375.151* habitantes.

Região Sul:

Curitiba: Capital do estado do Paraná, sua extensão territorial é de 435 Km2. Seu contingente populacional é de 1.751.907* habitantes.

Porto Alegre: Capital do estado do Rio Grande do Sul, sua extensão territorial é de 497 Km2. A população é composta por 1.409.351* habitantes.

Região Nordeste:

Salvador: Capital da Bahia, sua extensão territorial é de 707 Km2. Possui a terceira maior concentração populacional entre os municípios do Brasil, sua população é de 2.675.656* habitantes.

Fortaleza: Capital do estado do Ceará, sua extensão territorial é de 313 Km2. Sua população é composta por 2.452.185* habitantes.

Recife: Capital do estado do Pernambuco, sua extensão territorial é de 217 Km2. Apresenta 1.537.704* habitantes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

São Luís: Capital do estado do Maranhão, sua extensão territorial é de 835 Km2. A população total é de 1.014.837* habitantes.

Região Norte:

Manaus: Capital do estado do Amazonas, sua extensão territorial é de 11.401 Km2. A população é composta por 1.802.014* habitantes.

Belém: Capital do estado do Pará, sua extensão territorial é de 1.065 Km2. Possui 1.393.399* habitantes.

Região Centro-Oeste:

Brasília: É a capital do Brasil, localizada na região Centro-Oeste, Brasília possui extensão territorial de 5.802 Km2. Sua população total é de 2.570.160* habitantes.

Goiânia: Capital do estado de Goiás, sua extensão territorial é de 739 Km2. A população é composta por 1.302.001* habitantes.

*A população de cada município segue dados do Censo Demográfico, realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por: Wagner de Cerqueria e Francisco

Artigos relacionados

Quais são as regiões mais populosas do país?

A composição étnica do povo brasileiro

A composição étnica do povo brasileiro, Povo, Grupos étnicos, Brancos, Negros, Miscigenação, Indígenas, Contingente, Mistura entre raças, Mulato, caboclo, cafuzo.

Quais são as regiões mais populosas do país?

A regionalização do Brasil

A regionalização do Brasil, Quando o Brasil foi regionalizado, Quem elaborou o processo de regionalização brasileira, Os critérios usados para a regionalização do Brasil, A região Centro-Oeste, A região Nordeste, A região Norte, A região sudeste, A região Sul.

Quais são as regiões mais populosas do país?

Brasil

Características do maior país da América Latina.

Quais são as regiões mais populosas do país?

Capitais do Brasil

Veja tabelas das capitais do Brasil. Descubra quais são as maiores e as mais ricas capitais brasileiras. Saiba quais cidades já foram as capitais brasileiras.

Quais são as regiões mais populosas do país?

Quais são as regiões mais populosas do país?

Divisão Regional no Brasil

Divisão regional do Brasil, O que é a Divisão regional do Brasil, Os aspectos da Divisão regional do Brasil, Como ocorreu a Divisão regional do Brasil, Qual órgão realizou a Divisão regional do Brasil, A utilização do termo região.

Quais são as regiões mais populosas do país?

Estrutura fundiária do Brasil

Estrutura fundiária no Brasil, O que é Estrutura fundiária, Os problemas decorrentes da concentração de terras, Os fatores que conduziram à concentração fundiária no Brasil.

Quais são as regiões mais populosas do país?

Etnia Brasileira

Etnia Brasileira, o que é etnia, classificação étnica, mulatos, caboclos, cafuzo, indígenas, brancos, negros, curiosidades nas etnias.

Quais são as regiões mais populosas do país?

Modernização e crescimento do Brasil

Crescimento e modernização do Brasil, O que é o Crescimento e modernização do Brasil, Como ocorreu o Crescimento e a modernização do Brasil, Quando ocorreu o Crescimento e modernização do Brasil, Quais foram os aspectos do Crescimento e modernização do Brasil.

Quais são as regiões mais populosas do país?

Quais são as regiões mais populosas do país?

Quais são as regiões mais populosas do país?

Quais são as regiões mais populosas do Brasil?

As regiões mais populosas do Brasil são o Sudeste e o Nordeste. O Centro-Oeste é a região com o menor contingente populacional do país. O estado de São Paulo concentra quase 22% de toda a população brasileira.

Quais regiões mais populosas?

A região metropolitana de São Paulo continua como a mais populosa do país, com 22,04 milhões de habitantes, seguida pelas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro (13,19 milhões) e Belo Horizonte (6,04 milhões), além da Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) do Distrito Federal e Entorno (4,75 milhões).

Qual é a região mais populosa do país?

A região metropolitana de São Paulo continua sendo a mais populosa do País, com 21,9 milhões de habitantes, seguida pelas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro (13,1 milhões) e Belo Horizonte (6,0 milhões), além da Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) do Distrito Federal e Entorno (4,7 milhões).

Quais são as maiores regiões do país?

As regiões brasileiras correspondem ao agrupamento de estados com características semelhantes..
A Região Norte é a maior região em extensão territorial..
A Região Nordeste é a região com o maior número de estados..
A Região Centro-Oeste é a região que faz limitação com todas as outras regiões..