Quais são os elementos naturais presentes na pintura de Tarsila do Amaral?

05 PROVA DE GEOGRAFIA

541 palavras 3 páginas

Exibir mais

Valo 5.0 Ame a vida! Nota:______
PROVA DE GEOGRAFIA IIIº UNIDADE
Leia Atentamente:
A paisagem construída pela sociedade Quando você abre a janela e observa a rua, ou o que houver ao redor de sua casa, você está diante de uma paisagem. Esteja no campo, ou na cidade, você observará elementos que podem ser naturais ou construídos pelos seres humanos. Os elementos naturais numa paisagem são, por exemplo: as árvores (e outros tipos de plantas que não foram cultivadas pelas pessoas), os rios, o solo, os morros, o mar. Há paisagens nas quais existem muitos elementos naturais, como as que podemos observar em florestas (a Amazônica, por exemplo, que vem sofrendo com o desmatamento acelerado nos últimos anos). Já os elementos culturais da paisagem são os que foram construídos pelos seres humanos, pelas mulheres e homens, podendo ser chamados de humanizados, culturais ou mesmo artificiais. São as casas, os edifícios, as ruas, os viadutos, as plantações (cultivos), as pastagens formadas pelas pessoas. Esses elementos são um resultado da ação humana, do trabalho de mulheres e homens.
1. O que é paisagem? (Valor 0,5)
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. A paisagem pode ser constituída por uma grande variedade de elementos. Observe a pintura Paisagem com touro de Tarsila do Amaral: (Valor 1,0)

a) Que elementos você observa na pintura?
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
b) Quais os elementos naturais presentes na pintura?

Na pintura intitulada “O pescador” de 1925, mostra um vilarejo as margens de um rio, com casas baixas em meio a vegetação e o homem que vive da pesca. Os tons claros e a predominância do verde mostram um país tropical caipira, sossegado e que vive em harmonia com a natureza.

Onde está a obra O pescador?

“O PESCADOR (1925)”

Exposto em Moscou em 1931, acabou sendo comprado pelo governo russo, e hoje faz parte da coleção permanente do Hermitage Museum, de São Petersburgo.

Quais os elementos naturais presentes no quadro o pescador?

O pescador — única figura humana presente na composição — está sentado sobre uma pedra lilás, já tendo pescado seu peixe. À frente dele está um pé de caraguatá e, logo atrás, uma pequena moita verde. O lago é calmo e suas águas são bem azuis. Trata-se de uma paisagem genuinamente brasileira.

Qual movimento artístico está expresso na pintura de Tarsila do Amaral o pescador?

Descrição: Tarsila do Amaral (1886-1973) foi uma das mais importantes artistas do Brasil. Após passar dois anos em Paris, retorna a São Paulo em 1922 para integrar o “Grupo dos Cinco ”, que defende as ideias da Semana de Arte Moderna e toma a frente do Movimento Modernista do país.

Qual é o significado de Abaporu?

Essa tela foi batizada de Abaporu por Oswald de Andrade em uma junção dos vocábulos tupis aba (homem), pora (gente) e ú (comer). Sendo assim, seu significado é “homem que come gente” ou “homem antropófago”.

A seguir, confira dez importantes obras modernistas de Tarsila que apresentamos por ordem cronológica.
A Negra, 1923. A Negra (1923) A Cuca, 1924. A Cuca (1924) São Paulo (Gazo), 1924. São Paulo – Gazo (1924) Morro da Favela, 1924. Morro da Favela (1924) Abaporu, 1928. Urutu (O ovo), 1928. A Lua, 1928. Antropofagia, 1929.

O que é fazer uma releitura?

Significado de Releitura

Ação de interpretar novamente alguma coisa, acrescentando algo novo e original: o professor fez uma releitura do comunismo. Ação ou efeito de reler, de ler novamente.

Quais são os tipos de elementos naturais?

Os elementos naturais numa paisagem são, por exemplo: as árvores (e outros tipos de plantas que não foram cultivadas pelas pessoas), os rios, o solo, os morros, o mar.

Quais são os elementos natural?

Elementos naturais são aqueles que não são resultados da ação humana, como os rios e montanhas. Já os elementos culturais são aqueles produzidos pela sociedade, como escolas, prédios e ruas.

Como são chamados os elementos naturais?

Elementos naturais: São os elementos químicos encontrados na natureza. Elementos sintéticos: São os elementos químicos cujos átomos são produzidos artificialmente, é a chamada síntese em laboratório.

Como eram as características das cores das obras de Tarsila?

Obras e características da arte de Tarsila

Fase Pau Brasil: marcada pelo uso de cores fortes e temas nacionais (brasilidade); Fase Antropofágica: inspirada nas vanguardas europeias, surrealismo e cubismo, e sobretudo, ao conceito de antropofagia; Fase da Pintura Social: focada nos temas cotidianos e sociais do país.

Em que ano foi pintada a tela pescadores?

Tarsila do Amaral (1886-1973) foi uma das mais importantes artistas do Brasil.

Qual é o significado?

Significado de De. preposição Preposição que estabelece uma relação de subordinação, de dependência, entre palavras com as quais se relaciona: programa de brasileiros; universidade de médicos; dormiu de cansaço.

Qual é a língua Abaporu?

Significado de Abaporu

Abaporu é um vocábulo substantivo masculino formado pela junção de três palavras da língua tupi-guarani: aba, que significa homem, pora, que significa gente e ú, que significa comer. Assim sendo, o significado de Abaporu é “homem que come gente”, um sinônimo de antropófago.

Quais elementos naturais estão presentes na pintura de Tarsila do Amaral?

Na tela de Tarsila do Amaral (1886-1973) percebemos os seguintes elementos da natureza: - Plantas de grande e médio porte, plantas rasteiras e, utilizando as palavras da própria artista, "um bicho esquisito, no meio do mato, com um sapo, um tatu e outro bicho inventado".

Quais são os elementos culturais presentes na pintura?

Na arte ocidental, eles geralmente são: cor, tom, linha, forma, espaço e textura. Os elementos são os componentes básicos da construção de uma pintura. Na arte ocidental, eles geralmente são: cor, tom, linha, forma, espaço e textura. Em geral, tendemos a concordar que existem sete elementos formais da arte.

Quais são os elementos naturais que?

Elementos naturais são aqueles que não são resultados da ação humana, como os rios e montanhas. Já os elementos culturais são aqueles produzidos pela sociedade, como escolas, prédios e ruas.

Que elementos você observa na pintura paisagem com touro?

Resposta: a) uma casa ao fundo, algumas arvores, um boi, e moitas.