Quais são os exemplos de ecossistema?

Tipos de ecossistemas

Artigo escrito pelo site: ostiposde | Categoria do Artigo: Educação. | Nenhum Comentário


Os ecossistemas são um grupo de seres vivos (ou biocenose), que habitam um lugar físico comum em que estão relacionados, o que é conhecido como um biótipo e as relações estabelecidas entre eles.

Ou seja, podemos considerar um ecossistema como a soma dos animais que habitam uma certa área geográfica mais a área geográfica em questão.

Existem três tipos de ecossistemas principais, ecossistema terrestre, aéreos e aquáticos.

Classificação dos ecossistemas

Ecossistema terrestre

É o ecossistema que se desenvolve na superfície da Terra conhecida como biosfera, ou seja, o ecossistema que se desenvolve no solo ou no subsolo. Além disso, eles dependem de vários fatores, tais como:

  • Umidade;
  • Temperatura;
  • Altitude;
  • Latitude.

Ou seja, quanto mais umidade e temperatura e menos latitude e altitude, os ecossistemas se desenvolvem de forma mais variada, heterogêneos e com estruturas mais exuberantes do que um tipo de ecossistema que possui baixa umidade e temperatura e estão em alta altitude.

Em geral, os ecossistemas terrestres e, em grande parte, os seres vivos que os compõem são mais variados e possuem uma maior riqueza biológica do que os ecossistemas aquáticos devido ao maior calor proveniente do sol, maior facilidade para encontrar alimentos e uma maior quantidade de luz recebida se comparado com os ambientes aquáticos.

Tipos de ecossistemas terrestres

Confira os tipos de ecossistemas terrestres mais comuns:

Florestas: as florestas são o principal ecossistema da biosfera e, por sua vez, existem muitos tipos de ecossistemas constituídos por florestas, como floresta seca, estacional, pluviais tropicais e coníferas ou taiga, como é mais conhecida.

Matagal ou arbustal: são todos os ecossistemas que são formados por arbustos de tamanho pequeno ou matagal. Possui um formação vegetal que costuma ser composta principalmente de arbustos, com também pode ter a presença de algumas árvores esparsas. Possui um tipo de vegetação mais  fechada do que a da savana.

Savana: A savana é uma espécie de vegetação que ocorre em latitudes médias e, habitualmente, em regiões de clima tropical com estiagem de período prolongado. A savana Africana é um grande exemplo de ecossistema desse tipo.

Pastagens: são formados por ervas e geralmente são encontrados em clima semiárido , um tipo de clima caracterizado pela baixa umidade e pouco volume pluviométrico. Alguns exemplos de pastagens podem ser os prados ou, mesmo, outras forrageiras herbáceas.

Ecossistemas artificiais: os ecossistemas artificiais são todos criados sem intervenção da natureza ou com intervenção humana. Os exemplos mais comuns de ecossistemas artificiais podem ser cidades ou campos destinados a agricultura e cultivo.

Deserto: são biomas onde quase não há chuvas e geralmente são encontrados em climas tropicais. As maiores regiões desérticas do mundo podem ser encontradas na África, no deserto do Saara e na Ásia, no deserto de Gobi.

Tundra: localizado no hemisfério norte do planeta, tundra forma uma pequena vegetação como liquens e musgos e, é caracterizada porque sua superfície ou subsolo está congelada. Existem três tipos de tundra: tundra ártica, alpina e tundra antártica.

Montanhoso: o ecossistema montanhoso é o mais disperso e diversificado em termos dos habitats que ele fornece. Um grande número de animais e plantas são encontrados no ecossistema montanhoso. No entanto, condições altas de altitudes podem ser nocivas, permitindo apenas a sobrevivência da vegetação alpina sem árvores. Outra característica sobre esses ecossistemas é que os animais que vivem aqui têm peles e pelos espessos para se protegerem do frio e geralmente passam por longos períodos de hibernação durante o inverno. As encostas em altitudes mais baixas geralmente são cobertas com florestas de coníferas.

Principais ecossistemas terrestres brasileiros:

  • Mata Atlântica
  • Cerrado
  • Mata de Araucária
  • Pantanal
  • Caatinga
  • Amazônia

Exemplos de principais ecossistemas terrestres no mundo:

  • Savanas
  • Tundra
  • Pradarias
  • Bosques de Coníferas

Ecossistemas aquáticos

Os ecossistemas aquáticos são aqueles formados pelos oceanos, rios, pântanos, lagos e, também, pelas águas continentais, aquelas presentes na superfície da Terra, sejam doces ou salgadas e os animais que as habitam. Os animais que residem nos ecossistemas aquáticos são adaptados para sobreviver na água e, como consequência principal, compartilham características bastante comuns como a respiração branquial e que se destacam por sua grande diversidade de espécies.

O ecossistema aquático é o mais comum na terra, uma vez que é o planeta terra e constituído por 75 por cento de água, quer seja salgada ou doce.

No ecossistema aquático podemos encontrar o seguinte:

Bentônica: ambiente marinho situada próxima do fundo oceânico, localizados na parte inferior dos ecossistemas aquáticos. Aqueles que não são muito profundos, os principais habitantes são algas. No mais profundo, caracteriza-se por organismos que rastejam, se prendem ou vivem enterrados na areia ou no lodo, o bentos.

Nectônicos: caracteriza-se por não apresentar nenhum substrato sólido. Estes animais se movem livremente e graças aos seus meios de locomoção pode se adaptar às correntes. Em biologia marinha, chama-se nécton ao conjunto dos animais aquáticos que podem se locomover livremente na coluna de água.

Plactónicos: estes seres vivos vivem flutuando na água salgada ou doce e são transportados por correntes de água e não são movidos por seus próprios movimentos. Portanto, são um conjunto de organismos microscópicos, que flutuam em águas e são mais abundantes até os 200 metros de profundidade.

Neustónicos: vivem na superfície da água, flutuando e são espécies que frequentemente se agregam junto à superfície de lagos e lagoas.

O ecossistema marinho é o maior de todos os tipos de ecossistemas porque cobre 71% da superfície terrestre e contém aproximadamente 97% da água total presente na Terra.

Classificação dos ecossistemas aquáticos

  • Ecossistemas marinhos: todos os ecossistemas que são formados por mares e oceanos e podem ser divididos em dois grandes tipos de grupo:

Ecossistemas marinhos da zona eufótica ou zona fótica: é chamado de profundidade eufótica ou nível eufótico na profundidade em que a intensidade da luz é reduzida para 1 por cento daquela que iniciou-se na superfície, limite abaixo do qual não há luz suficiente para fotossíntese. Alguma luz podem ser registradas até 700 ou mais metros de profundidade, mas o limite da zona eufótica, com luz suficiente para fotossíntese pode ser localizada apenas alguns decímetros da superficie em águas muito turvas de rios e pântanos, ou perto de 200 m, que é o valor típico nas regiões tropicais dos oceanos, de águas muito transparentes.

Ecossistemas marinhos afóticos: ao contrário do caso anterior, os ecossistemas marinhos afóticos, à camada profunda dos ecossistemas aquáticos são aqueles em que a luz solar não atinge o suficiente para que um organismo realize a fotossíntese.

  • Ecossistemas de água doce: os ecossistemas de água doce são todos formados por rios, lagos e, em geral, por qualquer massa de água doce e os animais que os habitam. Os ecossistemas de água doce são muito pequenos em magnitude, em comparação com os ecossistemas marinhos, cobrem apenas 0,8% da superfície terrestre.

Ecossistemas aéreos

Os ecossistemas aéreos podem ser considerados como um ecossistema temporário porque nenhum ser vivo pode viver permanentemente no ar. As aves são os principais seres vivos que habitam os ecossistemas aéreos, embora haja também um grande número de insetos que também pode ser incluídos nesse tipo de ecossistema.

No entanto, uma vez que todas as aves ou insetos devem descansar, reproduzir-se ou se alimentar ou seja, desempenhar as funções mais relevantes para a sua sobrevivência em terra, o ecossistema aéreo geralmente é considerado uma parte do ecossistema terrestre.

Poluição dos ecossistemas e sua prevenção

Aprendemos sobre os diferentes tipos de ecossistemas e como eles diferem uns dos outros. Esses ecossistemas são os habitats de todas as criaturas que residem no planeta, o que nos faz lembrar da importância de manter o planeta limpo e livre de contaminação. Se mantivermos os ecossistemas de forma adequada, os organismos também podem viver de forma saudável e continuar a se desenvolver e evoluir com o decorrer do tempo. No entanto, quase todos os ecossistemas são afetados pela poluição hoje em dia.

A poluição degrada os ecossistemas e afeta a saúde e o crescimento dos organismos que os habitam. É um problema que não podemos esquecer e precisamos um grande esforço para manter o planeta saudável e habitável.

Saiba mais sobre os ecossistemas

Biosfera ou ecosfera é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra, sendo o maior nível de organização ecológica. Ela inclui a biota, conjunto de todos seres vivos de um determinado ambiente e os compartimentos terrestres com os quais a biota interage, assim como as inter-relações e seus processos.

O ecossistema é a unidade principal de estudo da ecologia e pode ser definido como um sistema composto pelos seres vivos e o local onde eles vivem.

No planeta existem diferentes tipos de ecossistemas (aquáticos, naturais, terrestres, aéreos e marítimos), se unirmos todos e cada um dos ecossistemas existentes, todo o mundo passaria a se chamar de ecosfera.

  • biótipo
  • floresta
  • oceano

Quais são os exemplos de um ecossistema?

Dentre os ecossistemas terrestres, podemos citar as florestas, desertos, campos, savanas, entre outros. Como exemplos de ecossistemas aquáticos, podemos citar rios, mares, oceanos e lagos.

O que e ecossistema e dê exemplo?

Refere-se à camada da Terra habitada pelos seres vivos e onde os mesmos interagem. Os ecossistemas também podem ser mais simples. Por exemplo, uma poça de água é um ecossistema, pois nela existem diversos microrganismos vivos que interagem entre si e com fatores do ambiente.

Quais são os 5 ecossistemas?

A seguir, detalharemos cada um desses biomas..
Amazônia. A maior floresta tropical do mundo está presente em nosso País! ... .
Caatinga. A vegetação desse ecossistema é genuína e unicamente brasileira. ... .
Cerrado. ... .
Mata Atlântica. ... .
Pampas. ... .
Pantanal..

Quais os 3 tipos de ecossistema?

Ou seja, podemos considerar um ecossistema como a soma dos animais que habitam uma certa área geográfica mais a área geográfica em questão. Existem três tipos de ecossistemas principais, ecossistema terrestre, aéreos e aquáticos.

Toplist

Última postagem

Tag