Quais são os metais e os Ametais na tabela periódica?

Ouça este artigo:

Os elementos químicos conhecidos atualmente são subdivididos em grupos, classificados de acordo com a semelhança entre as propriedades dos mesmos. Os elementos químicos são dispostos nos seguintes grupos: os metais, os ametais (não metais), semimetais (em desuso), gases nobres e hidrogênio. Neste texto, abordaremos especificamente os elementos não metálicos, ou seja, os ametais.

O grupo dos ametais é composto por 11 elementos químicos, são eles: Carbono (C), Nitrogênio (N), Fósforo (P), Oxigênio (O), Enxofre (S), Selênio (Se), Flúor (F), Cloro (Cl), Bromo (Br), Iodo (I) e Astato (At).

Em algumas literaturas, considera-se os semimetais pertencentes ao grupo dos ametais, incluindo assim os elementos Boro (B), Silício (Si), Germânio (Ge), Arsênio (As), Antimônio (Sb), Telúrio (Te) e Polônio (Po). O Hidrogênio (H), também é considerado pertencente à família dos ametais em determinadas literaturas, dessa forma, os elementos químicos podem ser subdivididos e dispostos também da seguinte maneira: metais, ametais e gases nobres.

Os ametais possuem presença abundante na natureza se comparados aos metais, e suas principais características são: não possuir brilho, não são condutores de calor e nem de eletricidade, podendo atuar como isolantes, possuem baixo ponto de fusão (com exceção do Carbono – PF: ~ 3500°C) e baixo ponto de ebulição, fragmentam-se facilmente, e são extremamente eletronegativos.

Os seres vivos são compostos basicamente por elementos não metálicos, considerando principalmente que toda matéria orgânica possui Carbono em sua composição.

Os elementos pertencentes aos ametais estão distribuídos na tabela periódica em sua parte superior, entre as famílias 4A e 7A, porém, como já mencionado anteriormente, algumas literaturas consideram o Hidrogênio pertencente ao grupo, e este por sua vez está localizado na família 1A. Há diversas classificações periódicas disponíveis, e algumas delas nomeiam os elementos da família 7A como ametais ou halogênios.

Estes elementos formam ligações iônicas com os elementos do grupo dos metais, ganhando elétrons e também podem formar ligações covalentes com outros elementos não metálicos. São encontrados na natureza nos três estados físicos da matéria: sólido (Iodo, Carbono, Fósforo, etc.), líquido (Bromo) e gasoso (Oxigênio, Nitrogênio, Cloro, etc.).

O Iodo possui uma característica particular no que se refere ao estado físico: ele é volátil, por esse motivo, sublima, passando do estado sólido para o gasoso, sem passar pelo estado líquido.

Alguns ametais possuem características particulares, por exemplo, o Iodo possui brilho (característica dos metais) e o Carbono na forma de grafite (conduz calor e eletricidade).

Os elementos pertencentes a família 7A ou halogênios são os elementos mais eletronegativos da tabela periódica, tratando-se de serem substâncias com moléculas diatômicas e extremamente reativas, por esse motivo, são encontrados na natureza sempre combinados com outros elementos. Dentre os elementos da família dos halogênios, os mais reativos são: Flúor, Cloro, Bromo e Iodo, respectivamente, e os mais abundantes na natureza são Flúor e Cloro.

Curiosidade: Características do Carbono

O Carbono é um elemento químico que está presente nos compostos orgânicos, e estabelece ligações químicas covalentes que formam anéis ou cadeias de diversos tamanhos e tipos. Possui grande afinidade para ligar-se facilmente à átomos de Hidrogênio, e os compostos formados apenas por carbono e hidrogênio são chamados Hidrocarbonetos. O Carbono possui facilidade em ligar-se com outros átomos de carbono, ou com outros elementos como oxigênio e nitrogênio através de ligações simples, duplas ou triplas. Por essas características, podemos entender o motivo da diversidade de compostos orgânicos existentes.

Referências:

FONSECA, M.R.M. da. Química 1. 1. ed. São Paulo: Ática, 2013.

BIANCHI, J. C. de A. Universo da Química: Ensino Médio: Volume único. 1. Ed. São Paulo: FTD, 2005.

SANTOS, W. L. P.dos.; MOL, G. de S. Química Cidadã: Volume 1: Ensino Médio. 2. ed. São Paulo: AJS, 2013.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/quimica/ametais/

PERÍODOS

São as linhas horizontais da tabela, sendo ao todo sete períodos. Estão relacionados diretamente com o número de camadas (ou níveis de energia) de um átomo. Assim como as camadas, os períodos recebem uma numeração de 1 a 7.

Nº DO PERÍODO = Nº DE CAMADAS

GRUPOS OU FAMÍLIAS

São as dezoito colunas verticais que aparecem na tabela. Algumas famílias têm nome especial, a saber:

Família 1A (ou 1): metais alcalinos – Li, Na, K, Rb, Cs, Fr. 

Família 2A (ou 2): metais alcalinos terrosos – Be, Mg, Ca, Sr, Ba, Ra.

Família 6A (ou 16): calcogênios – O, S, Se, Te, Po.

Família 7A (ou 17): halogênios – F, Cl, Br, I, At.

Família 8A (ou zero, ou 18): gases nobres – He, Ne, Ar, Kr, Xe, Rn.

OBSERVAÇÃO

O hidrogênio (H), embora esteja na coluna 1A, não é um metal alcalino. Pelo contrário, o hidrogênio é tão diferente dos demais elementos químicos que algumas classificações preferem colocá-lo fora da tabela.

Como estudar para o ENEM 2023?

Curso Preparatório completo ENEM VIP 2023

Em até 12x sem juros de

R$ 22,90

  • Aulas ao vivo toda semana
  • 4 créditos de redação mensais
  • 10 créditos extras
  • +15 mil exercícios com vídeo
  • Correção de redações nota 1000
  • Intensivo de redação
  • Simulados no modelo ENEM
Eu quero Saiba mais

Quando a família não tem nome especial, é costume chamá-la pelo nome do primeiro elemento que nela aparece.

Atualmente, as famílias são numeradas de 1 a 18, de acordo com a ordem das colunas verticais, sem distinguir grupos A e B.

Exemplo: 5A – Família do Nitrogênio.

METAIS, AMETAIS E GASES NOBRES

A tabela é dividida em:

Quais são os metais e os Ametais na tabela periódica?

METAIS

têm densidade, ponto de ebulição (P. E.) e ponto de fusão (P. F.) elevados;

são bons condutores de calor e eletricidade;

são maleáveis (formam lâminas) e dúcteis (formam fios);

possuem grande tendência a ceder elétrons e, portanto, formar cátions;

são sólidos (exceto o mercúrio que é líquido em temperatura ambiente);

possuem brilho característico.

AMETAIS (OU NÃO METAIS)

possuem grande tendência a atrair elétrons e portanto a formar ânions;

não são bons condutores de calor e eletricidade;

não possuem brilho.

GASES NOBRES

Sua principal característica é a inércia química, ou seja, não possuem nenhuma tendência a fazer ligações químicas.

OBSERVAÇÃO

Atualmente, os semimetais não aparecem na tabela, sendo divididos entre os metais (Ge, Sb, Po) e os ametais (B, Si, As, To).

ESTADOS FÍSICOS

Gasosos: H, N, O, F, Cl e gases nobres;

Líquidos: Br e Hg;

Sólidos: demais.

ESTRUTURA ELETRÔNICA BASEADA NA TABELA PERIÓDICA

A partir da localização de um determinado elemento na tabela periódica, podemos chegar a sua distribuição eletrônica e ao seu subnível mais energético. Assim, dividimos os elementos em três grandes grupos:

ELEMENTOS REPRESENTATIVOS

São aqueles que possuem seu elétron mais energético no subnível s ou p.

São as famílias do grande grupo A e se dividem da seguinte forma:

Família

Nº de elétrons na última camada

Subnível mais energético

1A

1

s1

2A

2

s2

3A

3

p1

4A

4

p2

5A

5

p3

6A

6

p4

7A

7

p5

8A

8

p6

ELEMENTOS DE TRANSIÇÃO EXTERNA

São aqueles que possuem seu elétron mais energético no subnível d.

É formado pelas famílias do grande grupo B (com exceção dos Lantanídeos e Actinídeos).

ELEMENTOS DE TRANSIÇÃO INTERNA

São aqueles que possuem seu elétron mais energético num subnível f.

Localizam-se no 6º e 7º períodos do grupo 3B, (sendo chamados de Lantanídeos e Actinídeos, respectivamente.)

Quais são os metais e Ametais da Tabela Periódica?

Os metais são a grande maioria dos elementos, conforme é possível visualizar no texto Metais. Os ametais ou não metais são os onze elementos químicos mostrados acima, isto é, carbono, nitrogênio, fósforo, oxigênio, enxofre, selênio, flúor, cloro, bromo, iodo e astato.

Quais na Tabela Periódica são metais?

Metais na Tabela Periódica Metais alcalinos (grupo 1): lítio (Li), sódio (Na), potássio (K), rubídio (Rb), césio (Cs) e frâncio (Fr). Metais alcalinoterrosos (grupo 2): berílio (Be), magnésio (Mg), cálcio (Ca), estrôncio (Sr), bário (Ba) e rádio (Ra).

Quais são os metais?

Metais: Os metais constituem a maior parte dos elementos da Tabela Periódica, representando dois terços deles, o que resulta em um total de 87. Alguns exemplos são a prata, ouro, cobre, zinco, ferro, alumínio, platina, sódio, potássio, entre outros.

Quantos são os Ametais?

Ametais ou Não metais: são os 11 elementos indicados na Tabela acima pela cor rosa: Carbono (C), Nitrogênio (N), Fósforo (P), Oxigênio (O), Enxofre (S), Selênio (Se), Flúor (F), Cloro (Cl), Bromo (Br), Iodo (I) e Astato (At).