Quais são os personagens centrais do filme O Ano em que Meus Pais Saíram de férias?

2632 palavras 11 páginas

ANÁLISE CRÍTICA FUNDAMENTADA DO FILME “O ANO EM QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FERIAS”

Introdução

O filme exibido “O ano em que meus pais saíram de férias”, trata sobre a vida de um garoto que é abandonado pelos pais na porta da casa de seu avô paterno, e parte para o exilo, dizendo que voltaria no período da Copa do Mundo. A história perpassa durante o ano de 1970, ano em que a seleção brasileira é campeã mundial de futebol. Coincidentemente mesmo período da Ditadura Militar, no qual foram cassados de maneiras arbitrárias e autoritárias, os direitos e garantias individuais dos cidadãos. No decorrer do trabalho, explanaremos a transdisciplinaridade, interdisciplinaridade e multidisciplinaridade nas matérias envolvidas: Filosofia Jurídica, Introdução ao Estudo do Direito II, Sociologia Jurídica e Teoria Geral do Estado.

1 Filosofia Jurídica
Percebemos no filme um choque de valores entre a cultura do menino Mauro e a que seu avô cultivava no judaísmo. O drama que Mauro inicia quando os seus pais o abandonam na residência de seu avô, rompendo os valores tradicionais concernente ao âmbito familiar, alegando misteriosamente que estaria saindo de férias, argumento utilizado para mascarar a fuga da repressão pela ditadura militar. O relacionamento entre Mauro e Shlomo não é nada fácil, tendo em vista o choque de valores que cada um possui oriundo de suas culturas e religiões. A resistência inicial é tratada de maneira verdadeira, pois passa longe de estereótipos. Mauro se revolta com as atitudes estranha de Shlomo, que muitas vezes se manifestava ranzinza e intolerante, e seu egoísmo reluta em dividir o seu espaço com Mauro, que era chamado pela comunidade judaica de “gói”, que significa não judeu, intruso. No âmbito da cultura, extraímos do filme e fazemos uma contextualização com os textos estudados na disciplina, percebemos claramente que os valores que se manifestam na cultura do judaísmo é fruto de uma experiência vivida pelo homem, criando raiz e fazendo


Relacionados

  • O ano em que meus pais saíram de férias

    285 palavras | 2 páginas

    década de 70, época do regime militar, mas precisamente no ano da copa do Brasil. O protagonista se chama Mauro, um garoto mineiro de 12 anos que gosta bastante de jogar futebol de botão. Os pais de Mauro estavam sendo perseguidos, especialmente seu pai Daniel Stein, pela ditadura por conta das suas posições políticas, o que os fez "saírem de férias" na visão de Mauro, enquanto que na verdade eles estavam fugindo. Devido a essa situação seus pais o deixam na casa de seu avô, num bairro judeu. No dia em….

  • o ano que meus pais sairam de ferias

    1132 palavras | 5 páginas

    O ano em que meus pais saíram de férias O filme se passa no ano de 1970. Mauro é um garoto mineiro de 12 anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele. Na verdade, os pais de Mauro foram obrigados a fugir por formarem um casal militante de esquerda e serem perseguidos pela ditadura militar no Brasil, tendo que deixá-lo com o avô paterno (Paulo Autran). Porém, o avô enfrenta problemas….

  • O ano que meus país saíram de férias

    360 palavras | 2 páginas

    Direção: Cao Hamburger. Elenco: Michel Joelsas, Germano Haiut, Daniela Piepszyk, Simone Spoladare, Eduardo Moreira, Caio Blat, Paulo Autran. O filme o ano que meus pais saíram de férias, se passa na década de 70, época do regime militar, no ano da copa do mundo em que o Brasil é campeão. O protagonista se chama Mauro, um garoto que gosta bastante de jogar futebol de botão, parece a princípio ser mais um filme brasileiro que retrata nossos problemaspolíticos, cotidiano histórico e social, só que….

  • o ano em que meus pais saíram de férias

    593 palavras | 3 páginas

    O ano em que meus pais saíram de férias (2006) não teria esse título se não fosse um humor de mercado. Convenceram o diretor Cao Hamburger (Castelo Rá-Tim-Bum - O Filme) de que Vida de Goleiro, o nome original, afastaria o público feminino. A mudança faz sentido, mas o anterior era melhor. Mesmo porque a metáfora futebolística aqui é preciosa. Com doze anos de idade, Mauro (Michel Joelsas) já sabe que a profissão de arqueiro é a mais solitária dentro de campo. A responsabilidade é tremenda. Transcorre….

  • O ano em que meus pais saíram de férias

    26938 palavras | 108 páginas

    O ano capa.indd 1 18/7/2008 14:54:40 O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias O Ano miolo.indd 1 3/7/2008 18:14:00 O Ano miolo.indd 2 3/7/2008 18:14:00 O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias Cláudio Galperin, Bráulio Mantovani, Anna Muylaert e Cao Hamburger São Paulo, 2008 O Ano miolo.indd 3 3/7/2008 18:14:00 Governador José Serra Imprensa Oficial do Estado de São Paulo Diretor-presidente Hubert Alquéres Coleção Aplauso Coordenador Geral….

  • o ano em que meus pais sairam de ferias

    270 palavras | 2 páginas

    ADMINISTRAÇAO O ANO QUE MEUS PAIS SAIRAM DE FÈRIAS O ano que meus pais saíram de ferias No ano de 1970 um casal que morava em belo horizonte precisou viajar as pressas para são Paulo levando seu filho pois precisava abrigar num lugar seguro, deixando na casa de seu pai, o que eles não imaginava e que momentos depois de ter falando com seu pai ele veio a falecer. O menino ficou amparado por judeus e italianos, dias a pós dias o menino na espera de seus pais acreditando que voltariam….

  • ano em que meus pais sairam de férias

    762 palavras | 4 páginas

    Resenha do filme: “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias” O filme em sua maior parte em São Paulo, com algumas cenas em Belo Horizonte no começo. O ano é de 1970, "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias" é mais um filme que retrata a mudança ocorrida na sociedade brasileira durante o regime militar. Dividido em três temas principais: a espera de Mauro pelos seus pais, a Copa do Mundo e a repressão em consequentemente da ação política. O filme não aborda nenhum dos temas a fundo, fazendo críticas….

  • O ano em que meus pais saíram de férias

    912 palavras | 4 páginas

    Helena Kolody é lembrada por amigos e familiares como uma pessoa generosa e excelente conselheira Lucas Rufino Considerada a grande dama da poesia paranaense, Helena Kolody não foi poeta por vocação: a poesia a procurava. Olga Kolody, 97 anos, lembra como eram esses momentos em que a poesia visitava a irmã. “A inspiração assaltava ela. Não tinha hora nem local, ela sempre carregava ou deixava espalhados bloquinhos e canetas pela casa, fosse na sala, no quarto ou na biblioteca. Várias vezes….

  • O ano em q meus pais sairam de ferias

    1108 palavras | 5 páginas

    TÍTULO ORIGINAL O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias • LANÇAMENTO 02/11/2006 • DIREÇÃO Cao Hamburger • COPRODUÇÃO Globo Filmes, Lereby Produções, Gullane Filmes, Caos Produções, Miravista • DISTRIBUIÇÃO Buena Vista International • ELENCO[pic] |Michel Joelsas |. . |Mauro | | |. |….

  • Crítica – o ano em que meus pais saíram de férias

    289 palavras | 2 páginas

    Crítica – O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias O Ano Em Que Meus Pais Saíram De Férias (2006) mostra a vida de Mauro (Michel Joelsas) e sua família durante a ditadura militar. Seus pais precisam sair rapidamente de Belo Horizonte e e deixá-lo em São Paulo com seu avô paterno. Na verdade, Bia (Simone Spoladore) e Daniel (Eduardo Moreira) precisam fugir dos militares.Entretanto, seu avô, Mótel (Paulo Autran), inesperadamente vem a falecer antes de sua chegada.Sem alternativas, acaba ficando com….

Outros Trabalhos Populares

Quais são os personagens centrais do filme O Ano Que Meus Pais Saíram de férias?

Elenco.
Michel Joelsas como Mauro Gadelha..
Germano Haiut como Shlomo..
Daniela Piepszyk como Hanna..
Caio Blat como Ítalo..
Liliana Castro como Irene..
Paulo Autran como Mótel Gadelha..
Simone Spoladore como Beatriz Gadelha (Bia).
Eduardo Moreira como Daniel Gadelha..

Quem é o protagonista do filme Como é possível Identificá

O protagonista é o personagem com o maior objetivo/conflito/obstáculo no seu roteiro. A sua história, a sua jornada e o seu processo de transformação (ou não) são a estrutura principal de toda a trama. O protagonista comumente trás consigo o ponto de vista da história.

Quais são as características desse personagem Mauro?

Mauro é um garoto mineiro de 12 anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele.

Onde e quando se passa a cena O ano em que meus pais saíram de férias?

O enredo se passa no bairro do Bom Retiro1, em São Paulo, em 1970, marcado pela disputa da Copa do Mundo de Futebol, no México e, pela repressão política oriunda do governo civil-militar instalado no país2.