Quais são os personagens secundários do livro quando meu pai perdeu o emprego

Quais são os personagens secundários do livro quando meu pai perdeu o emprego

Por Bel Farias (Twitter @Bel_Larie)

Hoje eu vou compartilhar com vocês um livro muito fofo e gostosinho de ler. A princípio pode parecer bobo e infantil, mas não é, garanto. A proposta da literatura é linda e serve de lição para muita gente.
Quando meu pai perdeu o emprego foi sugestão da escola quando eu era da 3º série do ensino fundamental. Ou seja, faz um certo tempo! Rs. Mas até hoje eu tenho esse livro guardado com muito carinho e empresto para as minhas amigas.
O livro fala sobre uma família de classe média alta que, em um momento de altos e baixos da vida, acaba perdendo tudo em função do desemprego do pai. Eles precisam abandonar os luxos, os caprichos, as birras e as diferenças e, juntos, encontrar uma saída para reverter a situação.
E é aí que o livro toca em uma ferida vivida por muitas famílias. Muitas vezes nos isolamos sem querer e temos a falsa impressão que não precisamos do outro – mesmo esse sendo nosso laço sanguíneo. As vezes consideramos nossos amigos mais irmãos que os verdadeiros. Muitas vezes, somente após uma crise ou em um episódio de doença ou morte, conseguimos perceber a importância de nos mantermos unidos com nossos pais, avós, primos etc.

É difícil ir contra os desgastes do dia a dia, da individualidade, respeitar os limites e a individualidade de cada um, e é essa a peça chave mais encantadora dessa história linda. Tem livros, minha gente, que parecem feito para crianças, mas se eu puder dar um conselho, aqui vai; não deixem passar. Comprem para os irmãos, primos e amigos mais novos, mas não deixem de ler. Sempre tem uma lição sensacional que você vai levar para a vida inteira.
Além disso, esse livro é divertido, típico para ler em um ou dois dias, no máximo. É fácil se encantar por tudo aqui e por todos os personagens. E, se alguém tiver passando pelo mesmo aperto… Juntar a família e por em prática as ideias. Principalmente as de carinho, cumplicidade, amor e atenção em casa.

Beijos!! 😉

Pepê e seus três irmãos levam uma vida mais do que confortável, cheia de mordomias. Porém, quando o pai perde o emprego, tudo muda drasticamente; agora eles têm que dividir um minúsculo apartamento e tirar seu sustento vendendo pastel em uma barraca. Felizmente, o avô, autodenominado Capitão Esperança, aparece para apoiá-los e, chamando a família de Nave Azul, infunde-lhes confiança e paciência para enfrentar os maus ventos. Apenas Betão, o irmão mais velho, não consegue lidar com a vergonha e o desgosto pela nova situação e acaba expulso da nave. Pepê, ao contrário, desdobra-se para colaborar; arruma um emprego de boy, ajuda na barraca de pastel e fica feliz quando o irmão, arrependido e transformado, volta para casa. Depois de muitos revezes, o pai consegue um bom emprego, a situação melhora e todos reconhecem na crise uma oportunidade de amadurecimento.

Autor: Wagner Costa
Editora: Moderna
Número de paginas: 80

521 palavras 3 páginas

COSTA, Wagner. Quando meu pai perdeu o emprego. 23.ed. São Paulo: Moderna, 1993

WAGNER COSTA é jornalista, autor de contos, de peças de teatro como Cena Aberta, De amor e verdade, De verdade e amor e do livro QUANDO MEU PAI PERDEU O EMPREGO. Costa diz que escreve porque acredita naquilo que acontece quando a palavra chega e se aninha no coração e na consciência das pessoas.

Obra destinada a um público jovem, o livro aborda o tema desemprego, um grave problema social que aflige tantas famílias no país.

A gíria é a linguagem utilizada pelo narrador-personagem, Pepê, o que aproxima texto e leitor e faz tudo parecer mais real. Ficção e realidade se confundem, já que a história narrada é bem parecida com a vida de muitos adolescentes que, como Pepê, têm que dividir o tempo entre o trabalho e o estudo, para ajudarem na renda familiar.

Pepê, Betão, Ju e Caró, antes da tempestade do desemprego chegar, moravam numa boa casa, estudavam em escola particular, tinham tudo do bom e do melhor, gozavam, por assim dizer, de uma vida cheia de mordomias. O pai era liberal e dava de tudo o que os filhos queriam, sem exigir nada em troca, nem responsabilidade. Mas, de um dia para o outro, tudo mudou. O pai ficou desempregado e ainda perdeu toda a reserva de dinheiro num negócio que não dera certo. E agora? Como enfrentarão o problema?

As coisas na vida da família ficam complicadas, os pais não se entendem e passam a viver no maior


Relacionados

  • teatro

    2284 palavras | 10 páginas

    TEATRO – À FAMÍLIA EAC – Encontro de Adolescentes com Cristo PERSONAGENS PAI: Higor MÃE: Stefane FILHO MAL: Lucas FILHA MÁ: Alana FILHO BOM: Daniel FILHO CAIPIRA: Alysson EMPREGADA BOA: Mariana Caíres ___________________________________________#___________________________________________ (Os Filhos, Bom, Mal e Má entram conversando sobre a festa). F. MAL: E então? Vamos combinar um jeito para irmos à festa do Filegônio. F. MÁ: É só dizermos que é uma festinha do EAC, porque se falarmos….

  • Livro os restos mortais(resumo)

    1351 palavras | 6 páginas

    confirmar que meu entendimento sobre o livro em questão é que na cidade de Belo Horizonte capital do estado Minas Gerais no ano de 1963 o pai de Laerte preste a viajar a cidade do Rio de Janeiro com sua esposa uma ideia que já o deixa bastante agitado pois já fazia vinte anos que ele teria dado as caras pelo o Rio de Janeiro desta vez eles iriam com o propósito de ir ao batizado do sobrinho de sua esposa.Viagem esta que eles só retornavam quinze dias a pós. Laerte recebe então seu pai em seu consultório….

  • Dragão e Eu - Contos Africanos peça para teatro

    1090 palavras | 5 páginas

    (cachorro) - Pirolito (cachorro) - Pai - Mãe - Avó - Pinoti-Capador - Vulcão (cachorro) - Frank (dono de Vulcão) - D. Alda (professora) - Médico (namorado de D. Alda) - Jack (criado) - Olívia (prima) - Tia Adélia (abriga o menino) - Empregado superior dos correios (briga) - Pescador - Guida de Fonte-Lexo - Secretário da Fazenda Roteiro: (Apenas a voz): “Era ainda menino mas chegara a idade de ter um cão.” “A cachorra de nhá Felismina tinha parido, eu e meu primo saímos de abalada para….

  • Teatro contrata - se um pastor

    2371 palavras | 10 páginas

    O CANDIDATO PERFEITO UMA AGENCIA DE EMPREGOS, COM MESA CADEIRA E UMA RECEPCIONISTA. A vaga buscada é de pastor, veja os candidatos que apareceram... PERSONAGENS: PATRÃO – Geraldo RECEPCIONISTA – Ana Cláudia SOCIALYTE FAMOSA 1– Sabrina/Petinho SOCIALYTE FAMOSA 2– Amanda ROCKEIRA – Sabrina CONVENCIDO – Thiago Laureano EMPRESARIO GANANCIOSO – Denony HOMEM CAIPIRA – Petinho MULHER CAIPIRA – Mery FILHA CAIPIRA – Mônica BÊBADO - Benê DEUS – Ricardo (Recepcionista entra na sala, pega….

  • A casa caiu

    2121 palavras | 9 páginas

    inteira: Pai aposentado, filha que estuda no Ceará e mãe que administra a casa. Durante a visita surpresa, do pastor da cidade, máscaras cairão!….

  • Os Miseraveis - Esquetes

    3441 palavras | 14 páginas

    fica 19 anos na prisão. Pessoa 2: Quando ele sai, vai para a cidade de Digne procurando uma pensão, mas como é um ex-pesidiário ninguém o aceita. Pessoa 1 : Então ele bate na porta do bispo que o aceita, dá comida a ele e mostra os castiçais e os talheres de prata.Depois à noite Jean rouba os talheres e foge. Pessoa 2: A polícia o pega e o leva até o bispo, que mente dizendo que Jean não roubou, que ele ganhou os talheres e também os castiçais. Pessoa 1: Quando os policiais vão embora o bispo diz….

  • Mensagem pai rico

    1196 palavras | 5 páginas

    FALTA DE CASTIDADE, DE UM TEMPERAMENTO EXPLOSIVO, VOCÊS TERIAM QUE IR TIRANDO AS PESSOAS DA SALA E CHEGARIA AO FIM SOMENTE VOCÊ. SE O SEU FILME MEU IRMÃO, ESTÁ DESTA FORMA, NÃO SE DESESPERE, PORQUE EU VENHO TRAZER UMA BOA NOTÍCIA PARA VOCÊS. NÃO IMPORTA O QUANTO DE CENAS HORRÍVEIS E DOLOROSAS SEU FILME TENHA, SABE POR QUÊ, PORQUE NÓS TEMOS UM PAI RICO EM….

  • Pontuação exercício

    2250 palavras | 10 páginas

    estava a observá-la, quando ela percebeu achou que ele era um cara simpático e bonitinho. Depois de ter comentado isso, ela pediu para Vanessa sua amiga para falar que ela queria ficar com ele. Vanessa chegou e marcou um encontro entre os dois, mas Marcos já estava a pensar para si mesmo; e agora o que eu vou fazer nunca beijei nenhuma garota, eu não sei beijar só falta eu passar um vexame. Já estava na hora e Beti já o estava esperando há algum tempo, até que quando ela estava indo embora….

  • dois irmãos análise literária

    11945 palavras | 48 páginas

    DOIS IRMÃOS, Milton Hatoum Dois Irmãos, romance de Milton Hatoum, narra história de ódio familiar. Escrito em estilo enxuto e ao mesmo tempo repleto de sutilezas, a obra vale-se das frases curtas, ligeiras, com pouca fantasia ou adjetivação, imprimindo clareza e sobriedade. O vocabulário é comum, condizendo com a literatura contemporânea. Isso garante inteira identidade entre o autor e o leitor. Nessa obra, Hatoum demonstra grande domínio da técnica da ficção, num estilo mais enxuto que o da….

  • Homenagem ao Papagaio Verde

    4363 palavras | 18 páginas

    HOMENAGEM AO PAPAGAIO VERDE J o R G e D e s e N A HOMENAGEM AO PAPAGAIO VERDE "LISBOA, 1928" L'SDOA EXPO'98° 1996. Nécla d e Sena e Parque EXPO 90, S. A. A publicação do conto lIomenasem ao Papagaio Verde, extraido do livro Os Gr.io·Capitães, editado pelas Edições 70, rol gentilmente autorizada por Nécla de Sena. Ilustração e Oesign Luis Filipe Cunha Tiragem 5000 exemplares COl11llosiçao Fotocompográrica Selecção….

Trabalhos Populares

Quem são os personagens do livro quando meu pai perdeu o emprego?

Pepê, Beto, Ju e Carol: quatro irmãos acostumados a morar em casa com piscina, frequentar colégios caros e ganhar presentes caríssimos. Então, o pai perde o emprego e a família tem de abrir mão de tudo: sítio, casa, carros.

Quando meu pai perdeu o emprego personagens secundários?

Personagens: Pepê, Beto, Ju e Carolina (os filhos), Dona Viviane (a mãe), o pai, Maria. Ju – Morena, baixa, cabelos castanhos, olhos escuros, tinha nove anos.

Onde se passa a história do livro quando meu pai perdeu o emprego?

Na Nave Azul Uma família de classe média perde quase tudo e precisa refazer suas prioridades; o filho mais velho super-revoltado com a situação, é o causador de muitos conflitos na narrativa. Eles passam por muitas intempéries, porém com muito companheirismo e força de vontade.

Quando meu pai perdeu o emprego resumo grande?

Sinopse. Quatro irmãos, acostumados com uma vida de alto padrão, se veem perdidos quando o pai perde o emprego e a família tem de renunciar a tudo. Uma história para lidar com expectativas frustradas, adaptar-se a um novo modo de vida e encontrar soluções para os próprios problemas.