Quais são os principais minerais encontrados no Estado de São Paulo

O Brasil é rico em recursos minerais e um grande produtor destes, principalmente do ferro, mas ainda nos falta muito para alcançar eficiência total na exploração mineral devido a falta de tecnologia adequada em grande parte das minas. Isso nos leva a ter que exportar além os que temos necessidade mas não possuímos reservas no país, alguns recursos que podem ser encontrados aqui.

Você sabia que o Brasil é tido como um país privilegiado quando o assunto é a disponibilidade, a quantidade e a qualidade de alguns recursos minerais?

Pois bem, devido a nossa grande extensão territorial, a nossa formação geológica e a nossa localização geográfica, o país apresenta uma ampla oferta de diversos tipos de minérios e minerais.

Além disso, das três estruturas geológicas no mundo, o Brasil apresenta duas:

• Os escudos cristalinos (ou maciços antigos) e;

• As bacias sedimentares.

Vale ressaltar que nas áreas dos escudos cristalinos são encontrados os minerais metálicos e nas bacias sedimentares, os semi-metálicos.

Mas vem cá, você sabe a diferença entre minérios e minerais?

NÃO SABE?! Então, a partir de agora, você saberá e não esquecerá nunca mais.

A diferença entre mineral e minério

O mineral é uma matéria homogênea, de composição inorgânica e quimicamente definida, com corpo natural sólido e cristalino, que foi formado pela interação de processos físico-químicos em ambientes geológicos, além disso, ele se manifesta naturalmente na crosta terrestre. Os principais minerais são: quartzo, pirita, hematita, etc.

Quais são os principais minerais encontrados no Estado de São Paulo
Rutilo

Já os minérios, são os agregados de minerais ricos em um determinado mineral ou elemento químico, que depois que é analisado e estudado, percebe-se que é economicamente e tecnologicamente viável para extração (mineração) e beneficiamento, sua exploração pode ser a céu-aberto ou subterrânea.

Temos como exemplos de minérios: o ouro, a platina, o cobre, etc.

Quais são os principais minerais encontrados no Estado de São Paulo
Ouro

O Brasil consegue ter um aproveitamento de 100% dos recursos minerais extraídos?

Como já sabemos, o Brasil possui uma vasta diversidade e quantidade de recursos minerais, porém o aproveitamento destes sofre prejuízo (em algumas regiões), o motivo é a falta de uma tecnologia adequada para a exploração desses minerais.

Além disso, em alguns locais ainda existem os garimpos irregulares. Veja como legalizar aqui.

Entretanto, somado com a falta de uma tecnologia de ponta, temos também a existência de empresas estrangeiras que atuam aqui no Brasil. Sendo assim, esses recursos são vendidos para o mercado internacional com valores baixíssimos. Temos como um exemplo de empresa estrangeira, a Yamana Gold.

Estados brasileiros que mais produzem minérios

Os estados brasileiros que mais produzem minérios (em toneladas) são:

1° – Minas Gerais

2° – Pará

3° – Goiás

4° – São Paulo

5° – Bahia

6° – Mato Grosso

7° – Sergipe

Conheça os minérios que são explorados no Brasil

A seguir você conhecerá alguns dos principais minérios que são explorados aqui no Brasil e em que cidades eles são explorados:

• Petróleo: como já sabemos, o Brasil se destaca no cenário mundial em relação as reservas e exploração de combustíveis fósseis como o petróleo. A principal área produtora é a Bacia de Campos, na plataforma continental do Rio de Janeiro, seguida dos campos de extração no litoral do Espírito Santo, entre outros;

Ferro: o principal recurso mineral encontrado no Brasil, ele é extraído principalmente da hematita, magnetita, limonita e siderita. A jazida de minério de ferro mais variada e maior, está localizada na Serra dos Carajás, próxima da cidade de Marabá e do rio Tocantins, no Estado do Pará. O Estado do Pará é o segundo produtor nacional.

Além disso, é interessante lembrar que a reserva brasileira representa a sexta maior do mundo e tem muita qualidade.

Quais são os principais minerais encontrados no Estado de São Paulo
Minério de ferro

• Nióbio: esse mineral é muito usado nas indústrias navais, espaciais, automobilísticas e aeronáuticas, são utilizadas justamente por oferecer muita resistência e leveza. Os estados que mais produzem o nióbio, são: Minas Gerais, Amazonas e Goiás.

Quais são os principais minerais encontrados no Estado de São Paulo
Nióbio

Manganês: o Brasil possui apenas 1% das reservas mundiais. O manganês é um produto que tem crescido na pauta de exportação nacional, ele é extraído principalmente da pirolusita. Ele é muito usado nas siderúrgicas para produção de aço, misturado ao ferro.

Quais são os principais minerais encontrados no Estado de São Paulo
Manganês

O estado que mais produz manganês é o Amapá, localizado na Serra do Navio. Existem outros estados que produzem também, como o Mato Grosso do Sul, o Pará, e Minas Gerais (no Quadrilátero Ferrífero e vizinhanças).

• Alumínio: ele é extraído da bauxita pelo processo de eletrólise. O Brasil tem umas das maiores reservas de bauxitas no mundo. Além disso, a importância do minério tem se ampliado no mercado, por ser muito leve e anticorrosivo.  As maiores reservas de bauxita estão localizadas no Estado do Pará (80% das reservas nacionais), também nas reservas de Poços de Caldas e Ouro Preto, em Minas Gerais.

Quais são os principais minerais encontrados no Estado de São Paulo
Alumínio

Estanho: é extraído da cassiterita. Os estados do Amazonas e de Rondônia são os maiores produtores nacionais, com quase a totalidade da representatividade brasileira.

Quais são os principais minerais encontrados no Estado de São Paulo
Estanho

• Cobre: é extraído principalmente da calcopirita, um mineral bastante utilizado no setor elétrico, por ter uma alta condutibilidade e maleabilidade. As maiores reservas estão localizadas na Província de Carajás, no Pará, com quase 80% das jazidas, e em Caraíbas na Bahia, etc. No entanto, a produção não é suficiente para atender as necessidades nacionais, sendo assim necessário a importação.

Quais são os principais minerais encontrados no Estado de São Paulo
Cobre

Carvão Mineral: O carvão brasileiro engloba algumas impurezas (enxofre e cinzas), o que acarreta na desvalorização do seu valor no mercado. Os estados que mais produzem o carvão mineral, estão localizados na Região Sul do país, o estado de Santa Catarina, tem o carvão de melhor qualidade, sendo o maior produtor nacional (61%); e o Rio Grande do Sul é o 2° produtor (36%);

Quartzo: é um minério muito utilizado na indústria da eletroeletrônica e da informática. O Brasil possui quase a totalidade mundial de produção/extração de quartzo em estado natural.

Quais são os principais minerais encontrados no Estado de São Paulo
Quartzo

Quais recursos minerais o Brasil importa ?

Mesmo sendo um país com uma vasta quantidade de minérios, existem alguns que apresentamos uma carência. Alguns dos fatores que causam essa deficiências é a de aproveitamento adequado, devido à ausência de tecnologia para sua exploração e beneficiamento.

Outrossim,  ainda podemos destacar o tamanho das jazidas (consumimos mais do que conseguimos produzir), sendo assim, importamos alguns minerais, como:

Carvão metalúrgico;

Chumbo;

Enxofre;

Fosfato;

Fluorita;

Potássio;

Prata;

Tungstênio.

O Brasil possui cerca de aproximadamente 9% das reservas minerais do mundo.

A maior parte do lucro das extrações não fica em nosso território.

O Brasil possui a maior reserva de nióbio do mundo, representando assim cerca de 90% do planeta, também é do Brasil cerca de 50% das reservas de barita e grafita natural.

O Brasil é o segundo maior produtor mundial de minério de ferro, superado apenas pela a China, e divide com a Austrália a liderança das exportações de minério de ferro.

Qual é o minério mais explorado no Estado de São Paulo?

Na cidade, a substância mais explorada é a areia. Segundo a secretaria, a areia é um importante mineral com vasta utilização na construção civil, indústria de vidro e metalurgia. O setor movimentou R$ 68,2 milhões em 2016, o que gerou uma arrecadação de R$ 1,2 milhões em compensação estadual.

Quais minérios são explorados economicamente no Estado de São Paulo?

Dez produtos minerados no Estado correspondem por quase toda arrecadação: areia, água mineral, granito, calcário dolomítico, fosfato, basalto, argila, diabásio, gnaisse e caulim.

Quais são os principais minerais?

VivaBem ouviu especialistas e selecionou alguns dos principais minerais que precisamos para manter a saúde em dia..
Ferro. Por que é importante: o ferro é essencial para funções vitais do organismo. ... .
Selênio. ... .
Magnésio. ... .
Potássio. ... .
Fósforo. ... .
Cálcio. ... .
Cobre. ... .
Sódio..

Quais os tipos de minerais encontrado na Região Sudeste?

Na região Sudeste sobressaem os minérios de ferro, ouro, manganês e bauxita, no Quadrilátero Ferrífero; nióbio e fosfato em Araxá; gemas, em Governador Valadares; e grafita, em Salto da Divisa, todos no estado de Minas Gerais; além de agregados, em São Paulo e Rio de Janeiro, e rochas ornamentais, no Espírito Santo. o ...