Quais são os principais objetivos da arte?

A arte ambiental abrange uma perspectiva histórica da natureza junto a outra mais moderna ligada à ética e ao ativismo ecologista. Esse novo enfoque artístico surgiu no final dos anos 60 e, ao contrário dos clássicos, não se limita à representação de uma paisagem ou em incluir o meio ambiente em suas criações, pois vai além disso: converte o meio ambiente na própria obra visando conscientizar sobre os danos que o homem causa ao planeta e chamar para a ação.

A poluição de ar e dos oceanos, o aquecimento global, o desmatamento ou as consequências do consumo massivo para o meio ambiente são algumas das ameaças que a arte ambiental contemporânea denuncia através da fotografia, da pintura, do teatro, da dança e da escultura, entre outras vertentes. A ecoarte utiliza materiais naturais sustentáveis, tais como terra, pedra, folhas ou ramos para suas criações.

O ensino de Arte permite ao aluno desenvolver aspectos como a sensibilidade, a percepção, a expressividade, a espontaneidade, a consciência de si, do outro e das diversas culturas.

Qual objetivo de uma arte?

As artes buscam mostrar algum tipo de beleza, porém, o que é considerado bonito para um artista pode não ser para outro. O que o faz imaginar sua obra é o jeito como percebe aquilo que o cerca, aquilo que o aflige, aquilo que gosta: é o que chamam “a percepção do artista”.

Nesse sentido, o ensino de Arte deverá organizar-se de modo que, ao final do ensino fundamental, os alunos sejam capazes de:

  •  expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas;
  •  interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais;
  •  edificar uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas, no percurso de criação que abriga uma multiplicidade de procedimentos e soluções;
  •  compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos;
  •  observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, indagando, argumentando e apreciando arte de modo sensível;
  •  compreender e saber identificar aspectos da função e dos resultados do trabalho do artista, reconhecendo, em sua própria experiência de aprendiz, aspectos do processo percorrido pelo artista;
  •  buscar e saber organizar informações sobre a arte em contato com artistas, documentos, acervos nos espaços da escola e fora dela (livros, revistas, jornais, ilustrações, diapositivos, vídeos, discos, cartazes) e acervos públicos (museus, galerias, centros de cultura, bibliotecas, fonotecas, videotecas, cinematecas), reconhecendo e compreendendo a variedade dos produtos artísticos e concepções estéticas presentes na história das diferentes culturas e etnias.

O ser humano precisa da arte e a escola não pode deixar de suprir essa necessidade. Arte como expressão, como conhecimento, como forma de ver e expressar-se no mundo.

A arte está presente no nosso cotidiano, nas músicas que ouvimos ou cantamos, nas imagens que vemos para ir trabalhar, nos momentos em que mudamos nossa voz para brincar com nossos filhos, nos bailes de formatura…

Teatro, música, dança e artes visuais fazem parte da nossa vida e são importantes instrumentos de compreensão da realidade, conquista de cidadania, sensibilização e ampliação cultural. A concepção de arte com a qual trabalhamos nos cursos se fundamenta, inicialmente, na necessidade estética dos indivíduos, que precisam expressar e dar significado aos objetos que produzem.

Essa concepção leva em consideração que o homem produz objetos, entre os quais aqueles que denomina artísticos. Estes objetos artísticos satisfazem uma necessidade que é essencialmente humana e que transcende a função meramente utilitária – a necessidade estética. (…) O homem é um ser criador que se expressa, conhece e transforma a realidade através da arte. Para isso precisa que seus sentidos sejam formados, isto é, que suas percepções sejam desenvolvidas para que ele possa consumir, fruir e produzir artisticamente. (TAVARES; TROJAN, 1998, p. 9-10).

Dessa maneira, os seres humanos precisam, para compreender as manifestações artísticas e se expressar por meio delas, reconhecer os objetos artísticos para, a partir desse “reconhecimento”, compreender sua função, a maneira como foram feitos, os princípios que organizaram sua criação, e, consequentemente compreender melhor o mundo que os cerca.

Inicialmente, devemos conceituar, mesmo que de forma resumida, o que são só objetos artísticos. Podemos considerá-los como aqueles que não têm uma função prático-utilitária imediata. Para que serve uma peça de teatro? Partindo de uma visão simplista, uma peça de teatro não tem uma utilidade imediata, a não ser a satisfação da necessidade humana da Arte.

A arte lida com significações sui generis, irredutíveis a outros tipos de significações. As obras de arte são antes de mais objetos estéticos, e perdem a sua relevância própria quando as consideramos como se fossem apenas objetos vulgares. (…) devemos debruçar-nos sobre a compreensão das obras de arte enquanto objectos estéticos, uma forma de compreensão forçosamente diferente da compreensão de outros tipos de objectos (PARSONS, 1992, p.13).

Os objetos artísticos são formas de expressão, representação e conhecimento da realidade humana, que mostram visões de mundo e maneiras de pensar e interpretar a realidade. Portanto, o fundamental nessa proposta é entender a função da arte como forma de representação das visões de mundo, das maneiras de interpretar a realidade por meio das linguagens artísticas: teatro, música, dança e artes visuais.

Não se deve confundir a arte com o objeto decorativo, que deixa os ambientes mais bonitos, a escola mais alegre, o Dia das Mães mais agradável ou a espera no consultório médico menos estressante. A arte pode assumir essas características, mas não apenas essas e nem as tem como prioridade, pois o ser humano não tem apenas manifestações agradáveis ou suaves, e sim uma infinidade de manifestações que mostram realidades, ideias e contextos diversos.

Assim sendo, em sala de aula, o professor de Arte deve sempre buscar com seus alunos a função, o significado dos objetos estéticos ou artísticos. Identificar um objeto artístico não é difícil, eles estão à nossa volta, basta conhecer alguns princípios básicos que definem o que é ARTE para identificá-los.

Partindo da nossa reflexão, temos um primeiro aspecto a ser considerado: a necessidade estética do ser humano e a importância de sua satisfação, na vida e, consequentemente, na instituição educativa. A partir dessas reflexões é de vital importância que o educador propicie aos seus educandos um contato efetivo com o legado cultural da humanidade, oportunizando, além do acesso, o conhecimento dos aspectos mais significativos da cultura artística, em suas diversas manifestações.

Portanto, entendendo a arte como uma manifestação humana, isto é, como uma das maneiras do ser humano se expressar e mostrar sua visão do mundo, podemos dizer que os dois grandes objetivos do ensino da Arte na educação são:

  • produzir e apreciar arte para conhecer o seu significado, de forma crítica;
  • formar e ampliar os sentidos para, por meio do conhecimento artístico, perceber as diferentes formas de interpretar e expressar a realidade humana por meio da arte.

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

Partindo dos objetivos do Ensino da Arte, educar pela arte pressupõe uma proposta metodológica, isto é, um jeito de fazer que possibilite ao professor trabalhar com o aluno para que este aperfeiçoe seu modo de ver, ouvir, sentir, criticar e interpretar a realidade com o intuito de ampliar suas possibilidades de apreciação e expressão artística.

A formação dos sentidos, o conhecimento artístico e a atividade artística (produção e apreciação), constituem os três eixos do encaminhamento metodológico no ensino da Arte na instituição educativa. Esses três eixos são trabalhados simultaneamente no dia a dia, mas serão tratados separadamente nesse documento para facilitar a compreensão do professor.

As quatro linguagens (teatro, música, dança e artes visuais) podem e devem ser trabalhadas paralelamente, desde que o professor não perca de vista a importância de conhecer e planejar suas atividades considerando os conteúdos específicos de cada linguagem.

FORMAÇÃO DOS SENTIDOS:

Formar, sensibilizar, apurar os sentidos para que o aluno compreenda o significado da produção artística, mantendo contato com as linguagens por meio da exploração de objetos, brinquedos, imagens, sons, jogos, composições e outros subsídios que o possibilite a produzir e a apreciar a arte. É o trabalho com a cultura visual, sonora, cênica e da dança que propiciará à criança perceber o significado dos objetos e interpretar as diferentes linguagens artísticas.

CONHECIMENTO ARTÍSTICO:

O trabalho com o conhecimento artístico deve propiciar ao aluno oportunidades de conhecer os aspectos mais significativos da cultura artística e suas diversas manifestações, adquirindo o domínio dos conteúdos necessários à apreciação e produção artística, bem como o conhecimento da história da arte, seus elementos, técnicas e gêneros, através da exploração e questionamentos sobre os mesmos.

Alguns dos questionamentos sobre as diferentes linguagens artísticas podem ser: O que é isso? Como foi feito? Quem fez isso? Como? Onde? Quando? Você já viu alguma coisa parecida com essa? Vamos fazer a mesma pose desta imagem?

FONTE: Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental : saberes e práticas

DOWNLOAD: Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental : saberes e práticas / autores Catarina de Souza Moro [et al] / organizadores: Arleandra Cristina Talin do Amaral, Roseli Correia de Barros Casagrande,

Qual é a principal objetivo da arte?

As artes buscam mostrar algum tipo de beleza, porém, o que é considerado bonito para um artista pode não ser para outro. O que o faz imaginar sua obra é o jeito como percebe aquilo que o cerca, aquilo que o aflige, aquilo que gosta: é o que chamam “a percepção do artista”. Isso é muito pessoal.

O que é arte e qual o seu objetivo?

Arte é a expressão de um ideal estético através de uma atividade criadora. É um tipo de manifestação humana universal (existe em todas as culturas) que se comunica de forma simbólica e criativa com a sociedade. Uma obra de arte transmite ideias, sentimentos, crenças ou emoções.

Qual o principal objetivo de arte na escola?

A arte na educação escolar desperta a capacidade de criação e ajuda a externar sentimentos, também permite compreender os planos da expressão e interagir de forma a trabalhar a inserção social de forma ampla.

Quais as principais funções da arte?

Funções da arte Entre elas, podemos destacar a função de educar, informar e entreter. A arte estimula a percepção, a sensibilidade, a cognição, a expressão e a criatividade. Além disso, a arte tem sua função social, pois é capaz de reinserir pessoas na sociedade e de ampliar os horizontes de cidadãos marginalizados.