Quais são os sensores para o controle da pressão sanguínea a curto prazo?

Autores

  • Anderson Martelli Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo - Mogi Guaçu

Palavras-chave:

Barorreceptores, hipertensão arterial, sistema autônomo

Resumo

A hipertensão arterial é considerada um dos principais fatores de risco para a morbidade e mortalidade cardiovascular. Os reflexos originados nos barorreceptores arteriais e nos receptores de estiramento da região cardiopulmonar são os principais mecanismos de controle efetivo da pressão arterial a curto prazo. O reflexo dos barorreceptores é considerado um sistema de controle de alto ganho, que mantém a pressão arterial dentro de limites normais em períodos de segundos a minutos. Dessa forma, esta revisão busca abordar os mecanismos desenvolvidos pelos barorreceptores na homeostase da pressão arterial. No presente artigo foram relatadas as alterações dos reflexos cardiovasculares na hipertensão arterial, focando a distribuição dos barorreceptores e seu funcionamento no restabelecimento da pressão arterial. Para realização desta pesquisa foi realizada uma revisão de artigos científicos utilizando as bases de dados Medline, Scielo e Lilacs. Adicionalmente foram consultados livros de fisiologia humana para complementação das informações sobre a fisiologia do barorreflexo na homeostase da pressão arterial. Estudos clínicos têm mostrado que uma reduzida sensibilidade do barorreflexo está associada com a morte súbita que se segue ao infarto agudo do miocárdio. O entendimento dos reflexos dos barorreceptores e a manutenção da hipertensão arterial em curto prazo são de grande importância para o entendimento da fisiopatogenia envolvidas no desenvolvimento e/ou evolução de determinadas alterações patológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Martelli, Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo - Mogi Guaçu

Docênte  do Curso de Graduação em Educação Física da FMG - Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo - Município de Mogi Guaçu – SP, Brasil

Como Citar

1.

Martelli A. Reflexo dos barorreceptores e homeostase da pressão arterial. Clin Biomed Res [Internet]. 5º de dezembro de 2013 [citado 16º de setembro de 2022];33(3/4). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/36848

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Licença

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

Quais são os sensores para o controle da pressão sanguínea a curto prazo?

Como nosso organismo atua para o controle da pressão arterial a curto e longo prazo?

O reflexo barorreceptor é considerado um sistema de controle de alto que mantém a pressão arterial dentro dos limites normais em períodos de segundos a minutos. A rapidez desse processo regulatório é obtida através dos mecanismos de retroalimentação pelo sistema nervoso autônomo.

Como ocorre o controle fisiológico da pressão arterial?

O mecanismo de trocas líquidas no nível de capilares sanguíneos ajusta a PA pelo controle do volume de sangue. O mecanismo renal regula a PA pela variação do volume sanguíneo, e o mecanismo hormonal ajusta a PA no volume sanguíneo e no grau de constrição arteriolar, principalmente pelo sistema renina-angiotensina.

Onde ocorre a regulação da pressão arterial?

Os barorreceptores são sensores de pressão, localizados nas paredes do seio carotídeo e do arco aórtico. Eles transmitem informações sobre a pressão arterial aos centros vasomotores cardiovasculares no tronco encefálico.

Quais são os mecanismos de controle da pressão arterial?

Os principais mecanismos reflexos que atuam na regulação da pressão arterial são o barorreflexo, os reflexos cardiopulmonares, o quimiorreflexo e o reflexo renorrenal. O controle hormonal envolve, principalmente, o sistema renina-angiotensina.

Quais mecanismos atuam no controle da pressão arterial?

  • Destacamos abaixo 3 mecanismos importantes que atuam no controle de nossa pressão arterial: Como o próprio nome diz, envolve a importante participação do Sistema Nervoso. Não é o mecanismo mais importante, porém é o mais rápido em sua ação.

Quando há redução da pressão arterial na posição superior do corpo?

  • Quando há redução da pressão arterial na posição superior do corpo, logo depois de assumir a posição ereta, o nível pressórico reduzido inibe a ação barorreceptora reduzindo o efeito inibitório dos neurônios do Bulbo Ventrolateral Caudal (CVLM) sobre os neurônios do Bulbo Ventrolateral Rostral (RVLM).

Como controlar a pressão arterial?

  • Para que a pressão arterial em nosso corpo não seja nem elevada demais nem baixa demais, possuimos alguns sistemas que visam controlar nossa pressão arterial. Destacamos abaixo 3 mecanismos importantes que atuam no controle de nossa pressão arterial: Como o próprio nome diz, envolve a importante participação do Sistema Nervoso.

Qual a pressão arterial para a entrada de sangue no sistema arterial?

  • Exemplo: Efluxo = 100mmHg/ 20mmHg/L/minuto = 5 L/minuto (Efluxo = Débito Cardíaco) A pressão arterial garante que a entrada de sangue no sistema arterial

Quais os mecanismos de controle da pressão arterial de curto prazo?

Os reflexos originados nos barorreceptores arteriais e nos receptores de estiramento da região cardiopulmonar são os principais mecanismos de controle efetivo da pressão arterial a curto prazo.

Quem faz o controle a curto e a longo prazo da pressão arterial?

Sistema Renal e sua Influência no Controle em Longo Prazo da Pressão Arterial.

Quais são os mecanismos de controle rápido da pressão arterial?

Os principais mecanismos reflexos que atuam na regulação da pressão arterial são o barorreflexo, os reflexos cardiopulmonares, o quimiorreflexo e o reflexo renorrenal. O controle hormonal envolve, principalmente, o sistema renina-angiotensina.

Como o sistema nervoso controla a pressão arterial a curto prazo de uma pessoa com aumento brusco da mesma?

O aumento da pressão arterial causa aumento do estiramento dos barorreceptores e aumento da frequência de disparo dos nervos aferentes. O contrário ocorre com a redução da pressão arterial. Importante salientar que os barorreceptores são muito sensíveis às variações de pressão e a velocidade de variação da pressão.