Qual a alternativa que melhor apresenta a diferença entre língua e linguagem?

Linguagem, língua e fala são três conceitos indissociáveis no processo comunicativo, porém individualmente diferenciáveis entre si.

A linguagem é um sistema de signos ou símbolos usados na transmissão de uma mensagem. É a capacidade de comunicação de ideias, pensamentos, opiniões, sentimentos, experiências, desejos, informações,…

Existem dois tipos de linguagem: linguagem verbal, recorrendo a palavras como forma de comunicação, e linguagem não verbal, utilizando outros meios comunicativos, como gestos, sons, imagens,…

Linguagem verbal:

  • Palavras escritas;
  • Palavras faladas.

Linguagem não verbal:

  • gestos; 
  • sinais;
  • sons;
  • cores;
  • imagens;
  • desenhos;
  • expressões faciais;

Veja também: Tipos de linguagem: linguagem verbal e não-verbal.

Língua

A língua é um conjunto de palavras organizadas por regras gramaticais específicas. É uma convenção que permite que a mensagem transmitida seja sempre compreensível para os indivíduos de um determinado grupo. Assim, tem um caráter social e cultural, sendo usada por uma comunidade específica:

  • Língua portuguesa;
  • Língua inglesa;
  • Língua francesa;
  • Língua alemã;
  • Língua chinesa;

Nota: A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é uma língua com estrutura gramatical própria e não uma linguagem, sendo reconhecida, também, como língua oficial de sinais do Brasil desde 2002.

Fala

A fala é a forma pessoal de expressão de cada indivíduo, que possui uma organização própria de pensamentos, ideias, opiniões,… A fala segue as regras gramaticais da língua, mas deixa margem para a criatividade e diferenciação na comunicação em função de quem fala.

É influenciada pelo contexto, vivências, personalidade e conhecimentos linguísticos do falante, apresentando diversos níveis, desde o mais informal ou coloquial, até o mais formal ou culto.

Níveis da fala:

  • Nível formal ou culto;
  • Nível informal, coloquial ou popular;
  • Nível regional;
  • Nível vulgar;
  • Nível técnico ou profissional;
  • Nível literário ou artístico.

Veja também: Níveis de linguagem e as suas características.

Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também

Qual a diferença entre fala, língua e linguagem?

A fala se refere a forma como as pessoas se comunicam oralmente. Para que a fala seja compreendida, é necessário que o receptor (a pessoa que escuta) compreenda a língua em que a mensagem foi transmitida.

Por sua vez, a linguagem refere-se a toda a forma de comunicação, seja através da fala (verbal) ou mesmo gestos, sons, imagens, etc. (não-verbal).

O que é linguagem?

O conceito de linguagem refere-se ao processo de interação entre as pessoas, onde usamos mecanismos para transmitir nossas ideias, sentimentos e informações.

Qualquer conjunto de sinais ou signos é considerado linguagem, sejam códigos linguísticos, placas de rua, gestos corporais, entre outros. Através dela, é possível que pessoas de diferentes regiões ou culturas se comuniquem.

O que é língua?

O conceito de língua, por outro lado, se trata especificamente de um código verbal - um conjunto de palavras que detém significado para determinado grupo. Podemos dizer que a língua é um tipo de linguagem.

São exemplos a Língua Portuguesa, a Língua Inglesa e a Língua Brasileira de Sinais, utilizada pelas comunidades surdas, dentre outras.

O que é a fala?

Já a fala é a forma como o indivíduo se comunica oralmente. Ela está diretamente relacionada com a língua. Entretanto, ela é considerada individual e comumente é afetada por vícios de linguagem, costumes locais e sotaques.

Gramática e Linguística

Para que ocorra uma melhor comunicação, é necessária uma estruturação da Língua. Por isso, cada língua possui um conjunto de regras e normas de combinação específicas, conhecida como Gramática.

Já a ciência que estuda a Linguagem e suas características é conhecida como Linguística.

Tipos de Linguagem

Como qualquer forma de comunicação entre pessoas é chamada de linguagem, esta possui uma variedade de tipos:

Linguagem verbal

A comunicação oral é um tipo de linguagem verbal

A linguagem verbal é composta essencialmente por palavras, seja de forma oral ou escrita. Nela, são utilizados códigos para facilitar a comunicação entre as pessoas.

A língua é um tipo de linguagem verbal, e para que haja comunicação entre emissor e receptor, ambos devem compreender o mesmo código.

Linguagem não-verbal

O semáforo e as placas de trânsito são exemplos de linguagem não-verbal

A linguagem não-verbal é toda comunicação que ocorre por outros mecanismos que não sejam palavras. Podem ser gestos, expressões corporais ou pelo uso de símbolos ou sinais.

Linguagem mista

Tirinhas são um tipo de linguagem mista, pois usam palavras e imagens

A Linguagem mista é aquela que une a linguagem verbal e não-verbal, como o cinema, o teatro ou as revistas.

Veja também a diferença entre linguagem verbal e não verbal.

Linguagem formal e informal

Dependendo da ocasião, os indivíduos poderão usar a linguagem formal ou informal.

Cada um desses tipos de linguagem requer determinada escolha de palavras e expressões. Enquanto a linguagem formal está ligada ao uso de normas gramaticais, a linguagem informal não requer o uso da norma culta, sendo usada de forma mais livre no cotidiano.

Por exemplo, o uso da linguagem informal é mais comum entre uma conversa de amigos. Por outro lado, uma reunião de trabalho costuma requerer uma linguagem formal.

Veja também a diferença entre:

  • Fonema e Letra
  • Fonética e Fonologia
  • Tipos textuais
  • Gêneros e tipos textuais
  • Charge e cartum
  • Frase, oração e período
  • Ditongo, tritongo e hiato: encontros vocálicos
  • Oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas
  • Hipônimo e hiperônimo

Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.

Qual é a diferença entre língua e linguagem?

A linguagem é a capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações, como a pintura, a música e a dança. Já a língua é um conjunto organizado de elementos (sons e gestos) que possibilitam a comunicação.

Qual alternativa que melhor apresenta a diferença entre língua e linguagem?

A diferença entre língua e linguagem é que a língua consiste em uma das formas existentes de linguagem. A língua é falada ou escrita, e utilizada por uma comunidade. Enquanto isso, a linguagem é uma forma mais abrangente de comunicação, porque, além da língua, inclui movimentos, imagens, sons.

Qual a diferença entre língua é linguagem em libras?

Conclusão: Libras é uma língua A Libras possui estrutura gramatical própria, portanto, é uma língua. Inclusive é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão do Brasil desde 2002, através da Lei nº 10.436, de 24 de Abril de 2002. O ato de se comunicar através da Libras é fazer o uso da linguagem.

O que é o conceito de linguagem?

A linguagem é o mecanismo que utilizamos para transmitir nossos conceitos, ideias e sentimentos. Trata-se de um processo de interação. Qualquer conjunto de signos ou sinais é considerado uma forma de linguagem.

Toplist

Última postagem

Tag