Qual a característica histológica do tecido de condução do coração?

< Voltar

Histologia do Sistema Circulatório
05/02/2013
Publicado por: Beatriz Perdigão

Tipos de capilares:

  • Contínuo ou somático: presentes em músculos, glândulas exócrinas, tecido conjuntivo.
  • Fenestrado ou visceral: presentes em intestino, rim, glândulas endócrinas.
  • Fenestrado desprovido de diafragma: presentes nos glomérulos renais.
  • Sinusóides: presentes na medula óssea.

Túnicas

  1. Íntima: camada de células endoteliais apoiadas em uma camada de tecido conjuntivo frouxo (camada subendotelial). Obs: em artérias, lâmina elástica interna (componente mais externo da íntima)
  2. Média: camadas concêntricas de células musculares lisas organizadas helicoidalmente. Obs: em artérias, a túnica média possui lâmina elástica externa, separando-a da adventícia.
  3. Adventícia: composta por colágeno tipo I e fibras elásticas.

    Obs: Vasa Vasorum (vasos dos vasos): arteríolas, capilares e vênulas que se ramificam profusamente na adventícia e na porção externa da média.

Vênulas pós capilares

As muito pequenas possuem uma camada de células endoteliais em volta das quais se situam células pericíticas contráteis que participam de processos inflamatórios e da troca de moléculas entre sangue e tecidos). A maioria das vênulas possui células musculares lisas na sua parede.

Veias

Íntima: camada subendotelial fina, composta por tecido conjuntivo que pode estar muitas vezes ausente. Média: células musculares lisas, fibras reticulares e elásticas. Adventícia: bem desenvolvida em relação à média e rica em colágeno.

Coração

  • Interna ou endocárdio: homóloga na íntima dos vasos sanguíneos. Endotélio que repousa sobre uma camada subendotelial de tecido conjuntivo frouxo. Conectando o miocárdio à camada subendotelial, existe uma camada de tecido conjuntivo, a camada subendocardial, que contém veias, nervos e ramos do sistema de condução do impulso do coração (células de Purkinje).
  • Miocárdio: é a mais espessa das túnicas do coração. Consiste em células musculares cardíacas.
  • Epicárdio: epitélio pavimentoso simples (mesotélio) apoiado em uma fina camada de tecido conjuntivo. O epicárdio é o folheto visceral do pericárdio (membrana serosa que envolve o coração).

- Camada subepicardial (tecido conjuntivo frouxo): contém veias, nervos e gânglios nervosos, acúmulo de tecido adiposo.

Esqueleto Cardíaco

Tecido conjuntivo denso.

- Septo membranoso

- Trígono Fibroso

- Ânulo fibroso

Válvulas Cardíacas

Tecido conjuntivo denso revestido (em ambos os lados) por endotélio. Suas bases são presas aos anéis fibrosos do esqueleto cardíaco.

Fonte: Histologia Básica - Junqueira & José Carneiro

Quais as três características fisiológicas das células de condução cardíaca?

Esta função do coração se deve a três propriedades principais das células cardíacas: a excitabilidade, condutibilidade e contractilidade.

Como é a estrutura histológica das túnicas do coração?

A túnica íntima consiste em um endotélio e uma fina camada subendotelial de tecido conjuntivo. A túnica média contém algumas poucas células musculares lisas em uma disposição concêntrica separadas por fibras colágenas. A túnica adventícia é formada por tecido conjuntivo frouxo com fibras colágenas e elásticas.

Quais são as características do músculo cardíaco?

O músculo estriado cardíaco é encontrado somente no coração, formando o miocárdio. Os músculos do coração têm contrações involuntárias e ritmadas e suas células são compostas apenas de um único núcleo, sendo por isso chamadas de células mononucleadas.

O que é o sistema de condução do coração?

O sistema de condução do coração é uma rede de células musculares cardíacas especializadas que iniciam e transmitem os impulsos elétricos responsáveis pelas contrações coordenadas em cada ciclo cardíaco.