Qual a diferença do cloro para agua sanitaria

Falando em limpeza e higienização, fica sempre uma dúvida, qual será o mais eficaz na limpeza, ou o mais forte no combate e eliminação eficaz  de bactérias, a “água sanitária”  ou o “cloro”?

Bem poucas pessoas que fazem uso desses produtos, sabem da diferença entre ambos.  Não saber a diferença, pode levar ao mau uso, que altera a qualidade da limpeza, tornando-a ineficaz.

Embora a água sanitária e o cloro tenham algumas semelhanças,  esses produtos são de naturezas distintas  e em muitas situações não devem ser substituídos um pelo outro, pois cada um corresponde a necessidades específicas, inclusive em sua composição de ativos.  Entenda o porquê:

 Água Sanitária

A água sanitária é bastante utilizada no branqueamento de roupas e equipamentos, na desinfecção e na limpeza.  Ela tem em sua composição cloro e água mas, em quantidade limitada de no máximo 25% de cloro ativo.

Mesmo sendo diluída, a água sanitária tem um poder germicida elevado, podendo ser usada na limpeza de superfícies e utensílios e também na lavagem de frutas e legumes. Nesse último caso, deve-se ficar atento para que a concentração e o tempo de exposição das frutas, legumes e vegetais, pois em altas proporções também podem envenenar.

A água sanitária é também uma grande aliada no combate a doenças transmitidas por mosquitos (dengue, febre amarela), já que 2 ml para cada litro de água são capazes de eliminar ovos e larvas.

 Cloro

O cloro é resultado do cloreto de sódio (sal) decomposto por eletricidade, ação chamada eletrólise, a qual implica em uma substância gasosa.  Após comprimida em baixa temperatura, transforma-se no líquido de cor âmbar esverdeada.

É bastante utilizado no tratamento de água para impedir a reprodução de bactérias e protozoários.  Sua presença na água faz com que compostos orgânicos fiquem inativos, ajudando a limpeza e desinfecção.  Entretanto, muito cuidado na adição de cloro na água para beber: em excesso, ele pode intoxicar ou envenenar.

Por esse motivo é muito utilizado no tratamento de piscinas e também é utilizado como matéria prima em outros segmentos, como branqueamento de celulose e na fabricação de PVC.

 Aplicação da Água Sanitária na Limpeza

A água sanitária, mesmo em diluição, apresenta alto poder germicida, o que faz com que ela seja ideal na limpeza em geral de banheiros, superfícies, higienizações de caixas d’água e lavagem de verduras, frutas e legumes.

A água sanitária também pode ser utilizada como alvejante, removendo manchas em roupas brancas.

 Aplicação do Cloro na Limpeza

O cloro possui ação desinfetante e oxidante, remove sujeiras resistentes de diversas superfícies, como manchas causadas por mofo e limo e também de gorduras acumuladas em azulejos de cozinha.

Use o cloro em pequenas quantidades, pois ele mesmo em pequenas quantidades é o suficiente para matar diversas bactérias e deixar o ambiente esterilizado.

Ao utilizar o cloro, cuide para não danificar superfícies e objetos.  Esse produto não deve ser aplicado sobre madeira, aço inox, papel de parede e em superfícies pintadas ou envernizadas.

O armazenamento tanto da água sanitária quanto do cloro, deve ser mantido distante de fontes de calor, ao abrigo do sol em local bastante arejado. Longe do alcance de crianças e de animais.

15/12/2016

Conheça a diferença entre cloro, hipoclorito e água sanitária


Compartilhe:

É comum as pessoas se confundirem ao falarem sobre cloro, hipoclorito de sódio e água sanitária. No entanto, há diferenças significativas entre os três produtos.

Conheça a definição de cada um segundo a Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor).

Cloro

É uma substância química encontrada em temperatura ambiente em estado gasoso e, em seu estado puro, não está disponível para compra no comércio. Como reage com rapidez com muitos elementos e compostos químicos, ele é encontrado na natureza apenas formando parte de cloretos e cloratos, sobretudo na forma de cloreto de sódio nas minas de sal gema e dissolvido na água do mar. É a partir dele que é feito o hipoclorito de sódio, o ‘cloro’ de piscina e a água sanitária

Hipoclorito de sódio

É um produto obtido da reação do cloro com uma solução diluída de soda cáustica, aquosa e alcalina, que contém entre 10% a 13% de cloro ativo. O produto, que só pode ser usado se for dissolvido em água, serve para desinfetar águas destinadas ao consumo humano, piscinas e em processos de limpezas domésticas e hospitalares. É usado, ainda, como matéria-prima para fabricação de águas sanitárias.

Água sanitária

Obtida a partir da diluição do hipoclorito de sódio em água, a água sanitária destina-se à limpeza, branqueamento e desinfecção em geral. Também é eficiente na desinfecção como hipoclorito de sódio, sendo menos perigosa e mais adequada ao uso diário.

Fonte: Notícias ao Minuto

Voltar

Quem é mais forte cloro ou água sanitária?

Já a água sanitária, mesmo tendo menor concentração de cloro, pode reagir com compostos de origem orgânica e ácidos, causando intoxicação proveniente do gás liberado. Sendo assim, tenha atenção ao tempo de exposição aos vegetais e utilize dosagem baixa.

Qual a diferença entre cloro e água sanitária?

A água sanitária é um produto de limpeza que tem altas concentrações desse hipoclorito de sódio. Além disso, podemos encontrar a água sanitária facilmente em mercados, dos menores aos maiores. Já o cloro em sua forma pura não é comercializado, pois ocupa outras funções, como o tratamento de água.

Tem cloro na água sanitária?

Vale esclarecer que a água sanitária é uma mistura correspondente a água e 2,5% de cloro. Ou seja, a água sanitária é um produto feito a partir do cloro. Por mais que ela seja diluída, essa solução continua altamente poderosa contra germes e bactérias.

Para que serve o cloro na limpeza?

Para que serve o cloro para limpeza O cloro para limpeza é indicado para desinfetar ralos, lixeiras, vasos sanitários, banheiros, pisos não tratados, mármores, louças, vidros, cerâmicas, azulejos em geral e também é um excelente alvejante de tecidos.

Quanto de cloro tem na água sanitária?

As medidas abaixo servem para água sanitária com concentração de cloro ativo entre 2% e 2,5%. Procurar na embalagem.

Para que serve a água sanitária?

A solução de hipoclorito de sódio (NaClO), popularmente conhecida como água sanitária, é comumente utilizada na higienização de ambientes, pois, quando diluída em água, forma o ácido hipocloroso (HClO), eficaz contra os microorganismo patogênicos.