Qual a diferença entre capital proprio e de terceiros

O Que é Custo de Capital?

Para abrir um negócio ou mesmo expandir uma empresa já existente, é necessário que o empreendedor tenha a compreensão sobre o que é custo de capital de terceiros e capital próprio.  Por isso, explicamos neste artigo o conceito e as vantagens e desvantagens dessas duas vertentes de financiamento, confira a seguir!

O que é custo de capital de terceiros?

O custo de capital de terceiros é formado por recursos externos à empresa — como empréstimos ou financiamentos bancários. Contudo, nesta modalidade, a empresa consegue atingir um crescimento mais acelerado, além do que conseguiria apenas por meio de recursos próprios.

É importante ter em mente que ao optar pelo capital de terceiros, além do retorno próprio esperado, deve-se cumprir com as obrigações deste capital, os juros, e no caso de ter escolhido captar recursos com um investidor, há redução de autonomia. Além disso, recomenda-se não utilizar itens essenciais à operação como garantia.

Como se pode notar, é uma modalidade que exige um perfil empreendedor mais arrojado, ou seja, disposto a correr mais riscos.

Essa forma de financiamento é formada pelos recursos originados do fundador, sócio ou investidores que tenham participação na empresa. Apesar do controle total dos investimentos que o empreendedor possui, este fica limitado à quantidade do seu próprio capital. Caso queira crescer, deve reinvestir todo ou parte dos lucros obtidos.

Além disso, se optar por um sócio, ambas as participações e responsabilidades devem ser bem definidas dentro da sociedade. Esta é uma opção para perfis mais conservadores e tradicionais.

Afinal, qual tipo de capital devo utilizar?

Após entender o que é capital de terceiros e capital próprio, você deve estar se perguntando qual tipo de capital deve utilizar para o seu negócio, certo? Os principais aspectos a serem considerados são:

  • a quantia necessária;
  • as condições de financiamento;
  • o custo de oportunidade.

Tenha um bom plano de negócios,onde estejam detalhados todos os gastos. Através dele que você conseguirá escolher qual a melhor opção de financiamento, além de ser um instrumento que auxiliará a conquistar a confiança dos investidores!

Todavia, no processo de decisão, atente-se à aceitação ao risco, à versatilidade e ao relacionamento com sócios ou empresas financiadoras. Definidas as questões, saberá analisar qual deverá ser a origem dos recursos para seu negócio.

Gostou de saber mais sobre o que é custo de capital de terceiros e capital próprio? Confira mais matérias como essa no E-Diário Oficial! 

Qual a diferença entre capital proprio e de terceiros

Nem tudo pode ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e do Estado (DOE) e o Leonardo entende bem disso. Com todo o seu conhecimento na área jurídica, ele sabe exatamente que tipo de conteúdo será aceito ou não na etapa de aprovação da matéria pela a Imprensa.

Qual a diferença entre capital proprio e de terceiros

O que é capital de terceiros?

Capital de terceiros, ou capital alheio, inclui os recursos externos que empresas buscam para financiar suas atividades, a partir de entidades terceiras.

Na contabilidade o capital de terceiros é formado por todo o Passivo Exigível. Estes valores constituem as obrigações adquiridas por meio de contratos a crédito e que são reembolsadas aos credores depois de um tempo.

Alguns exemplos de passivos que formam o capital de terceiros, além dos empréstimos, são os financiamentos e as dívidas a fornecedores.

Diferenças entre Capital de Terceiros e Capital Próprio

Qual a diferença entre capital proprio e de terceiros

As entradas de capital de uma empresa revelam a sua estrutura conforme são combinados capitais próprios e de terceiros.

O capital que a empresa se financia por meio de terceiros é diferente do Capital Próprio. Neste último as entradas de capitais são feitas pelos donos da empresa, como os sócios ou acionistas.

Ao iniciar o empreendimento, o primeiro investimento feito pelos sócios é conhecido como Capital Social e é este que constitui o Patrimônio Líquido inicial. A partir disto, conforme aparecem mais investimentos por parte dos sócios ou acionistas, existem aumentos via Capital Próprio.

Já o Capital de Terceiros é outra forma que os administradores buscam capital para investir. Ao envolver recursos externos, sem envolver novos sócios, a empresa passa ter dívidas a serem pagas até um certo prazo.

Capital Total à Disposição da Empresa

Outro conceito é o do Capital Total à Disposição da Entidade, que representa todos os recursos em que a empresa se financiou.

Este capital pode ser obtido do balanço patrimonial fazendo a soma do Passivo e do Patrimônio Líquido, resultando em seu Ativo Total.

Uma entrada de capital de qualquer natureza acaba por ser investido em algum ativo, ou fica no caixa da empresa. No caso de um empréstimo quando contratado se torna um passivo a ser pago, enquanto é investido na compra de um maquinário (ativo), por exemplo.

É possível mensurar o custo de participação do capital de terceiros e o retorno que este proporciona à rentabilidade dos projetos da empresa.

Pela fórmula obtemos um percentual que indica o quanto a empresa tomou de capital de terceiros para cada R$ 100,00 de capital próprio investido:

  • (Passivo Circulante + Exigível a longo prazo) / Patrimônio líquido x 100

Caso o valor encontrado seja maior que 100%, a empresa tem mais capital de terceiros do que capital próprio. Essa fórmula também é conhecida como "debt-to-equity" e representa a alavancagem da empresa.

Custo do capital de terceiros

O custo de capital de terceiros relaciona os juros pagos sobre as dívidas, descontados da alíquota do Imposto de Renda, dividido pelo total deste capital.

  • Kt = Juros(1 - IR) / Capital de Terceiros x 100

O resultado revela, em porcentagem, o retorno exigido pelos credores das dívidas da empresa.

Vantagens e Desvantagens do Capital de Terceiros

Em operações a crédito, um dos maiores impasses é o de ter que pagar pelos juros das dívidas em causa. Isto principalmente a empresas de menor porte, em que instituições financeiras cobram juros maiores.

Ainda assim, para muitos negócios pode ser mais vantajoso do que dividir o capital da empresa com novos sócios ou acionistas.

Vantagens do Capital de Terceiros

  • Sendo formado por recursos externos, possui um comprometimento apenas até a quitação das dívidas;
  • É recomendado para projetos que tenham retorno em longo prazo, ou seja, após a extinção da dívida ainda geram lucros para a empresa;
  • A dívida a ser paga é conhecida desde o contrato, gerando uma maior previsibilidade ao administrador.

Desvantagens do Capital de Terceiros

  • Quanto maior, mais endividada estará a empresa e menor será o seu valor;
  • As dívidas contraídas pela empresa possuem juros;
  • Ao escolher este caminho ao invés de convidar outro sócio, a gerência deixa de ganhar um know-how adicional;
  • Se um ou mais projetos não obtêm a rentabilidade esperada poderá comprometer o capital da empresa, enquanto a dívida ainda se tem a obrigatoriedade do reembolso.

Saiba também o que são índices de liquidez e como são calculados

Índice de endividamento: o que é, como calcular e como interpretar

Qual a diferença entre capital proprio e de terceiros

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (2022), em Portugal

O que é o capital de terceiros?

De maneira objetiva, é o capital obtido na forma de crédito. O capital de terceiros não pertence à empresa. Ele pode ser um empréstimo, financiamento ou título de crédito, como as debêntures. Seja qual for seu formato, o valor correspondente deverá ser devolvido ao credor, acrescido de juros e outros encargos.

O que significa capital próprio?

O capital próprio é a diferença entre tudo que a empresa possui e o que ela deve, também é comumente conhecido como patrimônio líquido. Trata-se da soma do capital social e suas variações, lucros e outras reservas.

Quais fatores diferenciam o capital de terceiros do capital próprio?

O capital próprio é composto por sócios e acionistas da empresa além do próprio saldo positivo de suas operações, o capital de terceiros tem origem nos bancos e nos fornecedores, que emprestam dinheiro através de empréstimos, financiamentos e outras dívidas.

Quais são os capitais de terceiros?

O capital de terceiros é o dinheiro que as empresas adquirem de instituições financeiras, como bancos. O recurso não advém de sócios, acionistas ou do lucro das atividades, mas de dívidas adquiridas com agentes alheios à companhia.