Qual a diferença entre cargo função e tarefa

Qual é a diferença entre cargo tarefa e função?

Qual a diferença entre cargo e função? ... Cargo é o nome que se dá a posição que uma pessoa ocupa dentro da empresa. Função é o conjunto de tarefas e responsabilidades relacionadas a esse cargo.

O que é conceito de cargo?

Conceituamos cargo como todas as atividades desempenhadas por uma pessoa que podem ser englobadas em um todo unificado e que ocupam uma posição na estrutura da organização. ... O cargo consiste em um conjunto de deveres e responsabilidades que o tornam separados e distintos dos demais cargos.

Qual o objetivo de fazer uma pesquisa salarial?

A Pesquisa Salarial é uma referência do mercado para a tomada de decisões e objetiva obter elementos de comparação entre a estrutura da empresa e os níveis de remuneração praticados pela esfera onde a organização se enquadra. É um instrumento essencial para a definição da política salarial da empresa.

O que é a estrutura salarial?

"Estrutura salarial refere-se aos valores salariais para cargos específicos e as relações entre estes valores" (Hil¬ debrand, 1963). O foco principal deste conceito está nas relações entre os valores salariais estabelecidos para cada um dos diversos cargos da organização, ou seja, uma escala salarial.

O que é salário médio do grau?

É o valor médio entre o salário máximo e mínimo de cada grau. Corresponde ao valor da curva de referência no grau, quando esta se encontra na média da faixa salarial, que é comumente aplicado. ... Corresponde à diferença monetária entre o salário máximo e o salário mínimo do grau.

Cargo e função têm significados diferentes e ambos são importantes para a organização. Entenda facilmente o conceito de cada um deles.

por Maíra Stanganelli / CMKT Leme | 9/10/2018


▶ Muito embora sejam conceitos distintos, o uso dos termos cargo e função ainda pode gerar algumas dúvidas. Por isso, vamos definir claramente o que é cargo e o que é função, qual a diferença entre cargo e função e qual a importância desta distinção para o Plano de Cargos e Salários, para a valiação 360 e para a Gestão por Competências de forma geral.

Antes de prosseguirmos, é importante notar que, para além das linhas gerais, podem haver detalhes ainda mais importantes para essa definição de cargo e de função, aplicáveis em cada subsistema de RH. Uma das formas mais claras de chegar à definição ampla dos conceitos está disponível no livro “Remuneração: Cargos e Salários ou Competências” (clique aqui para mais informações):


O que é CARGO?

Cargo: pense como se fosse o SOBRENOME de família, algo comum a um grupo de pessoas, amplo e genérico. Na organização, podemos entender que é, portanto, o agrupamento de atribuições e responsabilidades da mesma natureza, nível de complexidade e requisitos.
CARGO: ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
CARGO: OPERADOR DE MÁQUINA


O que é FUNÇÃO?

Função: é como se fosse o NOME da pessoa, isto é, singular e específico. No ambiente laboral, é a especificidade das atividades, tarefas, atribuições e responsabilidades que o profissional deve executar.
FUNÇÃO: ASSISTENTE ADMINISTRATIVO DE CONTAS A PAGAR
FUNÇÃO: OPERADOR DE MÁQUINA CNC

Você pode dizer que o sobrenome não vem antes do nome e está correta a afirmação. Mas, essa é apenas uma metáfora que ajuda a esclarecer e a conceituar, definitivamente, o que é cargo e função.


▼ BAIXE NOSSO MODELO DE DESCRIÇÃO DE FUNÇÃO ▼


CARGO E FUNÇÃO IMPACTAM NA TRANSPARÊNCIA DO PLANO DE CARREIRAS E SALÁRIOS

Usar a relação de cargo e função é importante na consecução do Plano de Carreiras e Salários, pois garante a transparência e a justiça dos valores pagos aos colaboradores. E isso acontece por meio de uma das etapas mais fundamentais deste projeto: a “Avaliação de Cargos ou Funções”.

Nesta etapa ocorre a leitura da complexidade e das responsabilidades de cada um dos cargos ou funções (o uso de um ou de outro é uma definição feita no Planejamento do Projeto) e são feitas as comparações da importância relativa entre eles. A conclusão é uma escala de classificação, conhecida como ranking, em que se estabelece a distinção dos valores pagos graças a essa avaliação.

Quando bem estruturado e comunicado aos empregados, esse ranking reduz aquela famosa conversa de corredor, de que “fulano ganha mais e faz coisas menos importantes que sicrano”. A análise lógica dos cargos e funções permite chegar de forma objetiva ao critério da escala.

É importante ressaltar que existem metodologias para fazer a avaliação e o ranqueamento dos cargos e funções, justamente para que essa etapa seja justa, fundamental quanti e qualitativamente e não uma análise baseada em achismos. A Leme usa, em seus projetos de implantação de Cargos e Salários, uma metodologia e um software para executar com a máxima qualidade essa etapa.

DESCRIÇÃO DE FUNÇÃO NA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

No caso da Avaliação de Desempenho com Foco em Competências, o insumo básico para um projeto realmente efetivo é a Descrição de Função e não de cargo. O motivo é simples: quando apresentamos anteriormente os conceitos de cargo e função, ficou claro que o cargo é genérico (é o “sobrenome”, lembra-se?) e a função é específica.

A partir da Descrição de Função serão extraídas as informações que vão compor o instrumento da Avaliação de Desempenho com Foco em Competências, tais como: competências técnicas, responsabilidades e atribuições. Com as informações da Descrição de Função, é possível avaliar qual é a qualidade de entrega do empregado em cada item.

Por isso, é tão fundamental que a Descrição de Função seja muito bem elaborada! Muitas ações decorrem da formatação desse documento e seus impactos podem ser percebidos em diversos subsistemas, como no recrutamento e seleção, em uma pesquisa salarial, na organização das atividades de um ou de vários setores, em programas de integração e outros.

Nós já falamos sobre a importância da Descrição de Função em outro texto também.

Para fazer ou revisar as descrições de cargo e função de sua organização, conte com todas as soluções da Leme Consultoria: livros com todas as metodologias, treinamentos abertos, treinamentos in company e consultoria especializada. Você também pode entrar em contato diretamente pelo formulário abaixo. ◼




LINKS RELACIONADOS

A importância de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários

Avaliação de Desempenho com Foco em Competências: o guia para alcançar o Sucesso do seu Projeto

Planejamento de RH alinhado ao Planejamento Estratégico Organizacional

Qual a diferença entre cargo função e tarefa
Este material está licenciado pela Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Permitida a reprodução do artigo desde que citada a fonte e/ou link. Contate-nos para autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em lemeconsultoria.com.br/faleconosco/.

Acompanhe em primeira mão as novidades da Leme Consultoria e receba notícias, materiais especiais, descontos em treinamentos e muito mais. Clique aqui e faça o seu cadastro!
COMPARTILHE:

Qual é a função da tarefa?

Tarefa: é tudo aquilo que o empregado faz no seu dia a dia para que possa cumprir com suas responsabilidades, é o conjunto de atividades realizadas pelo funcionário.

Qual a diferença de cargo e função?

Uma função é um nome que define o trabalho ou posição de uma pessoa, enquanto Cargo descreve todo o setor de trabalho no qual existem muitos cargos idênticos. O cargo orienta o nível do trabalho, bem como as responsabilidades do trabalho; onde a função visa oferecer uma ideia geral sobre o trabalho.

O que é o cargo?

Significado de Cargo substantivo masculino Ofício; função que se exerce numa organização pública ou particular: ministro da fazenda renuncia ao cargo; o cargo de diretor não foi preenchido. [Por Extensão] Obrigação ou responsabilidade assumida ou imposta a alguém: a segurança está a cargo do governo.

O que é uma função no trabalho?

Função é o conjunto de direitos, deveres e atribuições que uma pessoa possui ao exercer uma atividade profissional específica. Uma função pode ser estabelecida pela convenção trabalhista da categoria, pelo contrato de trabalho, ou pelas limitações impostas por um determinado diploma de curso técnico ou ensino superior.