Qual a diferença entre esterilização e desinfecção

Qual a diferença entre esterilização e desinfecção

No cenário desafiador que o mundo vive com a pandemia de coronavírus, é indispensável tomar os devidos cuidados no intuito de evitar que o vírus da COVID-19 e outros microrganismos andem livremente e prejudiquem a nossa saúde. Falamos anteriormente sobre a diferença entre higienização e limpeza. Hoje, vamos falar qual a diferença entre desinfecção e esterilização e como encontrar os produtos ideais para cada finalidade na Hiperlimp

Qual a diferença entre desinfecção e esterilização

A nossa geração nunca viu uma situação como a que vivemos em 2020. O surgimento do coronavírus mudou a forma como nos relacionamos com a higiene básica e diária em todos os lugares e situações. Sabemos que o vírus é transmitido pelas seguintes formas:

  • Contato direto com as pessoas pelas gotículas de saliva infectadas. Por causa disso, usamos a máscara;
  • Contato a partir das mãos na boca e no nariz.

O vírus consegue entrar em nossas vias respiratórias no momento em que colocamos a nossa mão no nariz sem parar e sem proteção. E ele pode estar em diversos lugares. Seja em objetos metálicos, de vidro, ferro, em roupas, nos aparelhos elétricos, eletrônicos, no celular, em praticamente tudo a COVID-19 pode se alastrar e permanecer.

Estudos afirmam que o vírus consegue ficar horas e até dias em superfícies. O risco é maior em locais de uso coletivo onde a incidência de pessoas colocando a mão no local é constante.

Exemplo são as maçanetas de portas, interruptores de luz, canetas, lápis, entre outros objetos. Não à toa que ouvimos que devemos limpar constantemente esses locais para matar o vírus e outros microrganismos.

Vimos que a diferença entre higienização e limpeza está no uso de produtos específicos para cada finalidade e na ordem dos fatores: em primeiro lugar a limpeza, a lavagem do local e depois a higienização, que limpa com mais profundidade.

O ato de desinfectar e esterilizar é parte final de todo o processo de limpeza. Então, qual a diferença entre desinfecção e esterilização?

O detalhe está no percentual de eliminação dos microrganismos e vírus. A desinfecção elimina 99% das bactérias usando produtos específicos e que não se usam na higienização. Halls de entrada, escritórios, hospitais e restaurantes realizam este processo de limpeza.

A esterilização é o processo mais profundo e chega aos 100% de eliminação das bactérias. Centros cirúrgicos e todo o ambiente hospitalar passa por esse processo e garante a segurança de médicos e pacientes.

Em resumo, é um processo complexo e uma cadeia onde nada pode ser desprezado. Assim, a higienização e a segurança de todos são garantidas. Na Hiperlimp, você encontra todos os produtos de limpeza para cada passo do processo com os melhores preços de São Paulo.

Produtos de limpeza é na Hiperlimp

Entendemos que todo o processo de limpeza de um local envolve várias etapas e que um processo depende do outro para dar tranquilidade aos usuários. Por isso, os produtos devem ser específicos para cada situação.

Isso é mais importante do que tentar saber a diferença entre higienização ou limpeza ou a diferença entre desinfecção e esterilização.

A Hiperlimp tem mais de 1500 produtos à sua disposição e entrega rápida em toda a região de São Paulo. Acesse nossa loja e faça suas compras com toda a comodidade e segurança.

Os termos "Desinfecção", "Descontaminação" e "Esterilização" referem-se aos resultados de diferentes operações: Consoante o objectivo, são utilizados os seguintes termos Máquinas de limpeza e/ou Máquinas de Desinfecção para realizar estas importantes operações, tais como Airbio ou Jetbio.                            Comprar JETBIO2020 online

Descontaminação O processo de eliminação ou redução do número de microrganismos (COVID19 é um deles) sobre tecidos vivos e objectos inertes.

A níveis considerados seguros, de modo a satisfazer as normas de higiene e saúde pública.

Pré-desinfecção (termo legalmente apropriado) vulgarmente chamado DECOMTAMINAÇÃO:

Uma operação com resultados imediatos que elimina, mata ou inibe microrganismos indesejáveis, dependendo dos objectivos estabelecidos. A pré-desinfecção ou (Descontaminação) é o primeiro tratamento a ser realizado em equipamentos, superfícies e objectos sujos. O objectivo da pré-desinfecção é reduzir a população de microrganismos e facilitar a posterior limpeza e desinfecção final.

Exemplo de entendimento simples: Colocar gel hidroalcoólico em mãos sujas é igual a descontaminação.

O termo "descontaminação" é indevidamente utilizado em França e deve ser reservado para operações destinadas a reduzir o risco de contaminação radioactiva ou química, razão pela qual se fala de pré-desinfecção.

Desinfecção: Operação com um resultado instantâneo e permanente que permite a eliminação ou morte de microrganismos e/ou a inactivação de vírus indesejáveis (por exemplo COVID19) transportados por meios inertes contaminados.

A operação de Desinfecção consiste em 2 passos obrigatórios.

A primeira operação é lavar e esfregar as superfícies com um simples detergente (não um detergente desinfectante) para remover e quebrar os Biofilmes.

A segunda operação é para Nebulizar ou Nebulizar com um dispositivo de desinfecção por via aérea, como o ( JETBIO 2020) uma fina névoa de desinfectante que será depositada em todas as superfícies em contacto com o ar. O produto disperso desta forma actuará e destruirá todos os microrganismos presentes nas superfícies ou objectos que tenha previamente lavado.

Exemplo de entendimento simples: Colocar gel hidroalcoólico nas mãos previamente lavado com sabão é igual a desinfecção.

Recomendamos o nosso desinfectante 100% orgânico: APABIO

Esterilização: A esterilização é uma operação para eliminar ou matar microrganismos transportados por meios inertes contaminados.

O resultado desta operação, não limitado à duração da aplicação, é o estado de esterilidade, ou seja, a destruição e eliminação total de todos os microrganismos.

O processo em diagrama:

PERÍODO COVID19 - INFORMAÇÃO IMPORTANTE PARA OS NOSSOS CLIENTES

A FACTURAÇÃO DE UM SERVIÇO DE DESINFECÇÃO OBRIGA-O A ALCANÇAR RESULTADOS

Perante a multiplicidade de propostas de Produtos conhecidos como "Milagre" provenientes de Empresas Comerciais não especializadas em Produtos de Desinfecção, e A fim de o preservar dos riscos relacionados com a utilização de Produtos "BIOCIDE" não conformes com as directivas francesas e europeias, recomendamos vivamente que o faça:

DAR AOS SEUS CLIENTES NÃO INSTITUCIONAIS :

1/ Um ficheiro contendo a ficha técnica e o rótulo do produto desinfectante utilizado (especificando a norma EN14476 e o seu número europeu de MA)

2/ A Certificado de Boa Execução de um serviço de PRÉ-DESINFECÇÃO ou DECONTAMINAÇÃO ou um serviço de LIMPEZA e DESINFECÇÃO em conformidade com as Normas Europeias de Desinfecção Biocida em Vigor - 2020

PARA OS SEUS CLIENTES INSTITUCIONAIS

(CÂMARA MUNICIPAL - AUTORIDADES LOCAIS - ESCOLAS - INFANTÁRIOS - BOMBEIROS - CIRURGIAS MÉDICAS - VETERINÁRIOS - DENTISTAS - EXÉRCITO - POLÍCIA - ETC.) 

1/ Um ficheiro contendo (a FDS (Ficha de Dados de Segurança) do produto com o seu número de aprovação europeia + o seu número MA + o seu número de lote (presente no rótulo da lata),

2/ O rótulo do produto estipulando a norma EN14476 (cópia fornecida com os nossos produtos)

3/ A Certificado de Boa Execução de um serviço de PRÉ-DESINFECÇÃO ou DECONTAMINAÇÃO ou um serviço de LIMPEZA e DESINFECÇÃO em conformidade com as Normas Europeias de Desinfecção Biocida em Vigor - 2020

AGRADECEMO-VOS POR SEREM VERDADEIROS PROFISSIONAIS.

Qual a diferença entre esterilização e desinfecção?

Afinal, qual a diferença entre limpeza, desinfecção e esterilização? O processo da limpeza reduz em até 80% da carga de micro-organismos. Já a desinfecção chega a eliminar até 99%, enquanto a esterilização elimina 100%.

O que e uma desinfecção?

É o processo de eliminação de formas vegetativas, existentes em superfícies inanimadas, mediante a aplicação de agentes químicos e/ou físicos.

Qual a diferença entre esterilização e desinfecção de materiais de laboratório?

Esterilização é a eliminação ou destruição completa de todas as formas de vida microbiana, sendo executada no próprio hospital através de processos físicos ou químicos. Desinfecção é o processo que elimina todos os microorganismos ou objetos inanimados patológicos, com exceção dos endosporos bacterianos.

Qual a diferença entre desinfecção e esterilização de um material Assinale a alternativa correta?

Desinfecção consiste na eliminação de vírus, fungos e bactérias. Esterilização consiste na eliminação total de qualquer tipo de vida microbiológica. Ambos consistem no mesmo processo e por isso não são diferentes.