Qual a diferença entre gestão financeira é administração financeira

Estou em dúvida sobre qual faculdade fazer entre o tecnólogo em Gestão Financeira ou o bacharelado em Administração. Qual o melhor curso para me aprofundar em Administração Financeira? O mercado de trabalho para o gestor financeiro está em alta?
Enviado por Marcos

Qual a diferença entre gestão financeira é administração financeira

A Gestão Financeira é atividade fundamental para o sucesso de empreendimentos, estando presente em todos os setores da atividade humana, especialmente no contexto do modelo atual da economia mundial, o capitalismo financeiro. Esta área contempla profissionais de diversas formações como Administração, tecnologia em Gestão Financeira, Economia, Ciências Contábeis e mesmo Engenharia (especialmente de Produção).

O bacharelado em Administração possui duração maior e mais disciplinas de cunho teórico quando comparado ao curso tecnológicos de gestão financeira. Em geral os bacharelados permitem maior flexibilidade quanto a possibilidades de inserção profissional. Por exemplo: um administrador recebe formação que o habilita a atuar nas áreas financeira, de logística, de recursos humanos.

>> Teste: Bacharelado ou tecnológicas? Qual o seu perfil?

Já os cursos tecnológicos na área promovem uma determinada habilitação. Os cursos tecnológicos receberam forte expansão a partir da última década do século passado; tal fato se deveu à proposição por parte do governo federal de diminuição do tempo de formação e de oferta de profissionais capacitados que atendessem a demandas específicas das empresas, sem a necessidade de aprofundamento teórico mais abrangente.

Justamente por tal especificidade, encontram bons nichos de colocação profissional, desde que haja necessidade deste profissional em determinado momento econômico. A contrapartida está na limitação que o profissional pode encontrar se precisar ou desejar realizar o que se chama de “deslocamento horizontal”, isto é, migrar para outro setor de atuação na mesma profissão. Para ampliar suas chances neste caso, caberia buscar cursos de especialização e aprimoramento em setores específicos de atuação.

Como a atuação em Gestão Financeira sofre a disputa de diversos profissionais, o investimento na formação e no desenvolvimento da carreira é essencial. O primeiro passo é a realização de um bom estágio.

As opções de enriquecimento de sua formação são múltiplas: mestrado, especializações diversas (em função do setor de atuação), MBAs (sigla de Master in Business Administration, especialização própria à área administrativa voltada principalmente para a formação de quadros gerenciais / executivos).

Continua após a publicidade

  • administração
  • Consulte o orientador
  • Consulte: Administração, negócios e serviços
  • Curso Técnico
  • gestão financeira

Grátis

2 pág.

Qual a diferença entre gestão financeira é administração financeira

  • Qual a diferença entre gestão financeira é administração financeira
    Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 1

QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO FINANCEIRA?
Sabe qual é a diferença entre os cursos de Administração e Gestão Financeira? Muitas pessoas que têm afinidade com essa área não conhecem os pontos dos quais elas se diferem.
Mas apesar de serem um pouco parecidas, as duas profissões não são a mesma coisa. É preciso conhecê-las para saber qual é a melhor escolha para você. Apresentaremos semelhanças e diferenças entre elas para que você se decida e possa ter uma realização profissional plena.
Bônus: aprenda como escolher o curso de graduação certo para você!
Afinal, nada melhor do que se sentir feliz e satisfeito no trabalho, não é mesmo? Preste bem atenção e, com certeza, não restará mais nenhuma dúvida sobre essa escolha para a sua vida!
O que faz um bacharel em Administração?
Um administrador é aquele profissional que precisa estar por dentro de tudo o que acontece dentro da empresa, desde o setor de recursos humanos até o relacionamento com os clientes. Ele, inclusive, necessita saber sobre a área de finanças e contabilidade do lugar onde está trabalhando.
Tudo o que acontece passa pelos olhos e mãos desse bacharel. Portanto, um administrador de empresas não tem uma área específica na qual trabalhará.
Ele precisa conhecer um pouco de cada coisa e se dar bem com todas as áreas. Então, se você gosta do mundo empresarial e tudo o que acontece dentro dele, sem se especializar em algo, talvez essa seja a profissão ideal para você.
Qual é o trabalho de um tecnólogo em Gestão Financeira?
Diferente de um administrador, o gestor financeiro vai se especializar nas finanças e contabilidade da empresa. Ele analisará essas áreas, otimizando os investimentos e organizando todos os processos.
Ou seja, ele é um profissional qualificado em algo e, portanto, tem mais conhecimentos específicos. Na maioria das vezes, o tecnólogo em Gestão Financeira, logo depois da formação e assim que começa a trabalhar na área, procura uma pós-graduação ou MBA para poder melhorar a sua posição no mercado de trabalho e aumentar o salário. Quem tem paixão por finanças e contabilidade, normalmente acaba optando por esse curso.
O que é melhor: ser um bacharel ou tecnólogo?
Tudo depende das suas necessidades, vontades e escolhas para a sua vida. Quem opta pelo bacharelado, no caso do curso de Administração, precisa estudar em torno de 4 a 5 anos e fazer estágio obrigatório.
Ele também se aprofundará em áreas não específicas para ampliar os seus conhecimentos em todos os setores. Agora, se você não quer perder tempo, precisa se formar em menos tempo e/ou gosta do setor específico de finanças, o curso tecnológico, como o de Gestão Financeira, é o mais indicado. Ele dura de dois a três anos (varia de acordo com cada instituição de ensino) e, em alguns casos, não é preciso apresentar estágio para receber o diploma.
O que as empresas procuram?
Não podemos apontar qual é o profissional mais procurado pelo mercado de trabalho. Isso depende das necessidades de cada organização.
Muitas vezes, o administrador e o gestor financeiro dividem o ambiente de trabalho dentro de uma empresa, principalmente naquelas de médio e grande porte que precisam de melhor organização. Já com relação ao salário, o bacharel em Administração ainda hoje, costuma ganhar mais do que o tecnólogo em Gestão Financeira.
Por isso é tão importante que o gestor não se acomode apenas com o curso superior e busque uma pós-graduação ou MBA. Assim, ele poderá garantir o seu lugar no mercado de trabalho e melhorar a sua situação financeira.
Agora que você já tem os pontos em comum e as diferenças entre as pessoas que se formam em Administração ou Gestão Financeira, basta analisar a sua situação e o que você quer para a sua vida, se empenhando no curso escolhido para ser feliz na sua vida. Desejamos todo o sucesso para você.

Qual a diferença de Administração Financeira para gestão financeira?

Enquanto a área administrativa tem como funções controlar procedimentos administrativos e organizar processos gerenciais, a financeira busca o controle do caixa, a projeção de custos, o planejamento financeiro, a aplicação dos recursos, entre outras particularidades.

O que é melhor administração ou gestão?

Enquanto a administração é quem controla a organização e decide sobre questões estratégicas de longo prazo, a gestão é que sustenta essas decisões. E, dessa forma, move as engrenagens da empresa, garantindo a eficiência de todos os processos.

Quem trabalha com gestão financeira faz o quê?

É ele quem controla os gastos da organização, acompanha o fluxo de caixa, investiga os melhores investimentos e busca novas estratégias financeiras. No mercado de trabalho, esse profissional é muito valorizado em épocas de instabilidade econômica.

Quem estuda gestão financeira e O Quê?

Eles são responsáveis pelo planejamento financeiro e pela administração do negócio, o que inclui criar relatórios financeiros, preparar orçamentos e prever o desempenho financeiro futuro. Além disso, eles também podem estar envolvidos em decisões de investimento e gerenciamento de risco.