Qual a diferença no processo de formação dos gêmeos univitelinos para os gêmeos bivitelinos?

GRÁVIDA DE GÊMEOS? E AGORA?

Passado o primeiro impacto ao receber a notícia da gestação gemelar, a primeira pergunta que escutamos é: “São univitelinos ou bivitelinos?”

Convidamos o Dr. Gustavo Steibel, Ginecologista Obstetra,  especialista em medicina fetal, para esclarecer essa dúvida que toda gestante gemelar tem.  Assista ao vídeo:

Segundo o médico, existem dois tipos de gestação gemelar baseada na origem delas, porém muitas nomenclaturas:

UNIVITELINOS, MONOZIGÓTICOS OU NÃO FRATERNOS:

Qual a diferença no processo de formação dos gêmeos univitelinos para os gêmeos bivitelinos?

São os gêmeos idênticos. Sua formação inicia como na gestação única, com apenas um óvulo e um espermatozóide. Porém, em seguida, o ovo se divide, resultando dois novos óvulos geneticamente idênticos. Pode, ainda, se dividir mais de uma vez, originando três ou quatro ovos (trigêmeos ou quadrigêmeos idênticos, sendo esses, raríssimos). Se esse óvulo se dividir muito cedo os gêmeos serão dicoriônicos (duas placentas) e diaminióticos (dois sacos gestacionais) , ou seja, é possível que gêmeos univitelinos estejam em placentas separadas, diferente do que muita gente imagina!

Qual a diferença no processo de formação dos gêmeos univitelinos para os gêmeos bivitelinos?

Se a divisão ocorrer um pouco mais tarde, os gêmeos poderão estar na mesma placenta (monocoriônicos) e em sacos gestacionais distintos (diaminióticos).

Qual a diferença no processo de formação dos gêmeos univitelinos para os gêmeos bivitelinos?

Se ocorrer mais tarde ainda, poderão ficar na mesma placenta e no mesmo saco gestacional (monocoriônicos e monoaminióticos).

Qual a diferença no processo de formação dos gêmeos univitelinos para os gêmeos bivitelinos?
E, por fim, se esta divisão ocorrer muito tardiamente, pode resultar em gêmeos siameses (também conhecidos por xipófagos). O que determina essa diferença no número de placentas e de membranas, portanto, é o tempo que demora para ocorrer a divisão. Vale lembrar que os gêmeos univitelinos sempre serão do mesmo sexo, já que compartilham toda a carga genética.

BIVITELINOS, DIZIGÓTICOS OU FRATERNOS:

Qual a diferença no processo de formação dos gêmeos univitelinos para os gêmeos bivitelinos?

São considerados bivitelinos os gêmeos que são formados pela fecundação de dois ou mais óvulos por dois ou mais espermatozóides. Estes gêmeos são sempre geneticamente diferentes e cada um deles terá sua placenta e membrana. Equivale a duas gestações que se desenvolvem ao mesmo tempo e no mesmo ambiente.

Conforme o Dr. Gustavo Steibel, ¨para nós, médicos, o importante é saber a placentação, ou seja, se os gêmeos estão ou não na mesma placenta, pois a conduta do pré natal é diferente, mais rigorosa. As gestações em que os bebês encontram-se em única placenta são sempre de maior risco, e, por isso, devem ter um acompanhamento mais seriado¨.

Nós, mães de gêmeos, ouvimos sempre muitas perguntas desde a gravidez, e o Dr. Gustavo vai nos ajudar a responder várias delas. Aguarde o próximo vídeo!!

Vanessa Rocha

Vanessa Rocha é mãe da Isabela e do Gabriel de 6 anos. Na Me Two, é responsável pela geração de conteúdo. Sempre ligada no que tem de melhor quando o assunto são os gêmeos. Formada em Farmácia, com especialização na área de oncologia, saiu do hospital onde trabalhava para se dedicar à dupla. Aos poucos, retornou para a área e hoje atua eventualmente em algumas clínicas. Sempre criativa nas brincadeiras com seus filhos e segura quando o assunto é cuidar dos gêmeos, traz ideias e inspira muitas mães.

Como acontece a formação dos gêmeos bivitelinos?

Os gêmeos dizigóticos ou bivitelinos são originados a partir da liberação de dois ovócitos no momento da ovulação. Nesse caso, por serem gerados de ovócitos e espermatozoides diferentes, apresentam pouca semelhança genética, apenas aquela que ocorre entre outros irmãos.

Como acontece a formação de gêmeos Não

Os gêmeos fraternos são dizigóticos ou bivitelinos e são resultado de fertilização de dois óvulos e dois espermatazoides. Eles compartilham até 50% de informação genética, podem ou não ser do mesmo sexo e ter ou não o mesmo fator sanguíneo. E não se assemelham mais do que dois irmãos com a mesma idade.

Qual a diferença entre gêmeos fraternos e univitelinos?

Os gêmeos podem ser formados de duas maneiras, pois existem dois tipos de gêmeos: univitelinos, também chamados de gêmeos idênticos, que sempre são do mesmo sexo, e os chamados gêmeos fraternos, que podem ou não ser de sexos diferentes e nem sempre são parecidos.

Qual a diferença entre gêmeos idênticos e não idênticos?

Gêmeos idênticos ocorrem quando um óvulo se divide logo depois de ser fertilizado, resultando em dois embriões com o mesmo DNA. Já os gêmeos fraternos resultam da fertilização de dois óvulos, o que pode ocorrer quando a mulher produz dois ou mais óvulos de uma vez.