Qual a fase que ocorre antes da duplicação do DNA o que acontece na célula durante esta fase?

A interfase é o período entre 2 divisões celulares consecutivas. Ela é a fase mais longa do ciclo celular e está subdividida em 3 fases: G1, S e G2.

#1407 AutorRepresentação de uma pessoa Bruna Gomes de Barros DataRepresentação de um calendário 29/03/2018 TempoRepresentação de um relógio 4min  de leitura

Se você quer entender tudo sobre Interfase, está no lugar certo! No mundo celular, dividir é sinônimo de multiplicar (não leve isso em consideração na prova de matemática, hein?!): quando nossas células se dividem, elas se multiplicam!

Vamos começar pelo ciclo celular: é o período que se inicia com a origem da célula, a partir de outra célula, e termina quando ela se divide e forma as células-filhas. O ciclo celular possui duas etapas principais: a divisão celular e a interfase. Como a célula permanece 90% do tempo em interfase, é sobre ela que falaremos hoje!

Qual a fase que ocorre antes da duplicação do DNA o que acontece na célula durante esta fase?
Observação de célula em interfase, através de microscopia de luz.

O que é interfase?

A interfase é o período entre duas divisões celulares, ou seja, é o período em que a célula não está se dividindo. É nesse período que o DNA cromossômico está ativo e a célula está em produção constante de proteínas, além de estar se preparando para a próxima divisão celular.

Quer saber mais sobre mitose? Então confira o nosso post sobre o assunto!

A interfase é subdividida em 3 fases:

Qual a fase que ocorre antes da duplicação do DNA o que acontece na célula durante esta fase?

Quer saber mais sobre esse assunto e dar aquela cotovelada na cara do ENEM e dos Vestibulares Tradicionais? Então não perde tempo e vem fazer parte do Biologia Total, uma Plataforma completa de Ciências da Natureza e Matemática com tudo o que você precisa para ser aprovado. Clique no botão aqui embaixo para saber mais:

G1 (Gap 1)

Gap significa intervalo. Nessa etapa a célula produz proteínas, RNA, organelas citoplasmáticas e aumenta o seu volume. Aqui também inicia a duplicação dos centrossomos.

No fim dessa etapa tem o ponto de checagem (ou de verificação), quando a célula confere se tudo foi produzido da forma correta. Erros no ponto de checagem podem levar ao câncer, por exemplo.

S (Síntese)

É a fase mais importante e longa da Interfase, porque é quando ocorre o processo de replicação do material genético.

G2 (Gap 2)

Nessa fase são produzidas mais moléculas que serão utilizadas na divisão celular, a célula ganha mais volume e duplica os centrossomos. No fim tem mais um ponto de checagem, como na fase G1.

Pra vocês terem a noção do quão grande é a interfase, algumas células, por exemplo, possuem um ciclo celular com duração de 36 horas, sendo que 35 delas são de interfase e somente 1 para a mitose. Ou seja, se considerarmos um ciclo celular que dura 24 horas, normalmente de 9 a 11 horas são na fase G1, 8 a 11 horas na fase S e de 4 a 5 horas na fase G2. No tempo restante a mitose faz o seu trabalho em um tempo relativamente curto.

É importante lembrar que a duração do ciclo celular varia muito dependendo do organismo e do tipo de célula que estamos falando.

Qual a fase que ocorre antes da duplicação do DNA o que acontece na célula durante esta fase?
A quantidade de DNA de uma célula durante o ciclo celular está relacionada com os períodos da interfase.

Em conclusão, agora que já passamos pela maior parte do ciclo celular, é hora de dividir! Mas isso é assunto para um outro dia…

Enquanto isso, que tal conferir esse resumão sobre interfase que o Prof. Jubilut preparou? Bora?!

Que fase do ciclo celular antecede a fase de duplicação do DNA?

A fase G1 antecede a fase S, logo, antecede a duplicação do DNA. Nesse período as células são metabolicamente ativas, e continuam seu processo de crescimento e aumento de volume, reiniciando a produção de RNA e síntese proteínas e organelas citoplasmáticas, que estavam pausadas durante a fase de divisão celular.

O que acontece na fase S?

Fase S. Na fase S, a célula sintetiza uma cópia completa do DNA em seu núcleo. Ela também duplica uma estrutura organizadora de microtúbulos chamada de centrossomo. Os centrossomos ajudam a separar o DNA durante a fase M.

Quais as fase S do DNA?

Basicamente, é dividida em quatro fases: Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase.

O que ocorre durante a fase G1?

G1 (primeiro intervalo): ocorre logo após a mitose. Nesse período, observa-se a síntese de RNA, proteínas e organelas celulares, sendo considerada uma etapa de grande atividade. A célula recupera seu volume nesse momento, sendo observado um grande aumento de tamanho celular.