Qual a função da artéria elástica?

Mestre em Ecologia e Recursos Naturais (UFSCAR, 2019)
Bacharel em Ciências Biológicas (UNIFESP, 2015)

Ouça este artigo:

As artérias são vasos sanguíneos de calibre variado localizadas por todo o corpo com a função de transportar o sangue que sai do coração para os órgãos e tecidos. A grande maioria das artérias transporta sangue arterial (rico em oxigênio e nutrientes), com exceção das artérias pulmonares e umbilical, que transportam sangue pobre em oxigênio e repleto de gás carbônico.

Diferentemente das veias, as artérias possuem mais tecido muscular em sua composição e se localizam mais profundamente no corpo, distante da pele. Elas são formadas pela túnica interna (ou íntima) que está em contato com o sangue, a túnica média e a externa. A túnica intima se subdivide em endotélio e lâmina elástica interna (formada por uma grande quantidade de elastina e fibras de colágeno) e é recoberta pela túnica média, formada por musculatura lisa e a lâmina elástica externa. Por fim, a túnica externa (ou adventícia) recobre as artérias, sendo formada por colágeno e tecido elástico composto por fibroblastos. As artérias de maior calibre possuem em sua túnica externa uma rede de pequenos vasos sanguíneos chamada vasa vasorum, responsável pela irrigação de sangue das células que compõe as túnicas arteriais.

Qual a função da artéria elástica?

Anatomia de uma artéria. Ilustração: stockshoppe / Shutterstock.com

As artérias são subdivididas de acordo com seu calibre. As menores são denominadas arteríolas, responsável por transportar o sangue das artérias para os capilares, local de troca gasosa entre o sangue e as células. A presença das arteríolas é essencial para evitar danos aos capilares e aos tecidos periféricos, uma vez que as artérias de maior calibre são os vasos do sistema circulatório com maior pressão. Deste modo, ao entrar nas arteríolas o fluxo sanguíneo reduz sua velocidade e pressão. As artérias de médio calibre são de tamanho intermediário, possuindo cinco ou mais camadas de células musculares. Seu lúmen pode variar de 0,1 a 10 mm e o fluxo de sangue em seu interior é rápido com alta pressão. Estas artérias são sistêmicas, ocorrendo nas extremidades do corpo, conectando as grandes artérias com as arteríolas. Finalmente, as artérias de grande calibre (diâmetro superior a 10 mm) são as maiores e transportam um grande volume de sangue, contudo, possuem menos tecido muscular em sua composição e mais tecido elástico. O melhor exemplo de artéria de grande calibre é a aorta, a maior e mais importante artéria do corpo humano. Ela se inicia no ventrículo esquerdo do coração e desce até a cavidade abdominal (aorta torácica descendente). Na altura da cintura pélvica ela se subdivide em artérias ilíacas esquerda e direita, reduzindo seu calibre.

As artérias, em especial as arteríolas, são essenciais na manutenção da pressão sanguínea. Ao se contraírem ou relaxarem, estimuladas por hormônios, elas regulam a pressão arterial. Existem doenças graves, como a hipertensão, que são caracterizadas pelo aumento da pressão no interior das artérias, podendo causar ataques cardíacos e AVC (acidente vascular cerebral). Por isso, existem maneiras de monitorar a pressão arterial constantemente através de aparelhos eletrônicos. Estes informam a pressão sistólica (quando há contração muscular no coração) e a diastólica (quando o coração está em repouso), cujos valores normais devem estar próximos a 120 e 80 mmHg (ou, popularmente, 12 por 8).

Referências:

Brandão, A. A., Rodrigues, C. I. S., Consolim-Colombo, F., Plavnik, F. L., Malachias, M. V. B., & Kohlmann Junior, O. (2010). VI diretrizes brasileiras de hipertensão. Arq Bras Cardiol, 95(1), 1-51.

Fattini, C. A., & Dangelo, J. G. (2007). Anatomia humana sistêmica e segmentar. Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar.

Sobotta, J. (2006). Atlas de anatomia humana (Vol. 2). Ed. Médica Panamericana.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/sistema-circulatorio/arteria/

Qual a função da artéria elástica?

Professora de Biologia e Doutora em Gestão do Conhecimento

As artérias são um tipo de vasos sanguíneos que compõem o sistema cardiovascular. Elas são responsáveis pelo transporte do sangue arterial (com oxigênio e nutrientes) do coração para todos os tecidos do corpo.

As artérias são compostas por três camadas distintas: uma interna (túnica íntima), uma média (túnica média) e uma mais externa (túnica adventícia).

Elas possuem paredes mais elásticas do que as veias e ajudam a controlar a pressão sanguínea, enquanto as veias possuem válvulas para evitar que o sangue retorne.

Principais Artérias do Corpo Humano

Qual a função da artéria elástica?
Anatomia do coração com artérias e outras estruturas

As artérias podem ser divididas em dois grandes grupos: sistema do tronco pulmonar e sistema da artéria aorta.

Conheça a seguir mais detalhes sobre cada um desses sistemas.

Sistema do tronco pulmonar

Qual a função da artéria elástica?
Sistema do tronco pulmonar

O sistema do tronco pulmonar corresponde à bifurcação que ocorre no tronco pulmonar e tem origem no ventrículo direito. Ele se divide em duas artérias pulmonares, uma esquerda e outra direita.

Quando entram no pulmão, as artérias pulmonares formam diversos capilares ao redor dos alvéolos.

A artéria pulmonar é diferente das outras pois transporta sangue venoso, rico em gás carbônico. O sangue sai do coração (bombeado pelo ventrículo direito) e vai para os pulmões para ser oxigenado.

Sistema da artéria aorta

Qual a função da artéria elástica?
Ilustração da Artéria Aorta

A aorta é a principal artéria do corpo. É uma artéria de grande diâmetro, de paredes elásticas, que contribui para estabilizar o fluxo sanguíneo. Ela recebe o sangue oxigenado dos pulmões, que é bombeado pelo ventrículo esquerdo do coração.

Elas se ramificam em artérias de menor calibre, que ajudam a distribuir o sangue para as diversas partes do corpo. Logo no começo, há a porção ascendente da aorta de onde se originam as artérias coronárias, que fazem a irrigação do coração.

A partir da curva da aorta (arco aórtico) partem três ramos principais. São eles: o tronco braquiocefálico arterial (que origina a carótida comum e subclávia direitas), a artéria carótida comum esquerda e a artéria subclávia esquerda.

Depois a aorta desce originando, na região torácica e abdominal, outros ramos que fazem a irrigação dos órgãos aí localizados. Por fim, há os ramos terminais da aorta que se dividem em artérias ilíacas comuns direita e esquerda.

Algumas das artérias que se originam da aorta são:

  • Artérias Subclávias: ramificam-se em outras artérias que distribuem o sangue para a cabeça, pescoço e membros superiores;
  • Artérias Carótidas Comuns (direita e esquerda): ramificam-se em artérias carótidas externas, que irrigam a cabeça e o pescoço, e artérias carótidas internas, que levam o sangue para o cérebro;
  • Artéria Renal: transporta o sangue para os rins;
  • Artéria Ilíaca: distribui o sangue para os membros inferiores e região pélvica.
  • Artéria Femoral: é a principal artéria da perna.

Tipos de Artérias

Qual a função da artéria elástica?
Estrutura das artérias e veias

As artérias de maior diâmetro possuem paredes elásticas e espessas que se ramificam em outras de menor diâmetro e assim progressivamente até formar as arteríolas. Essas últimas são vasos bem finos que levam o sangue até os capilares.

As artérias podem ser divididas em três tipos de acordo com o seu calibre (diâmetro), são elas: elásticas, musculares e arteríolas.

Conheça cada uma delas a seguir.

Artérias Elásticas (Grande Calibre)

Qual a função da artéria elástica?
Artéria elástica

As artérias elásticas, ou grandes artérias, ajudam a manter a pressão arterial e a velocidade do sangue uniforme, a medida que se distanciam do coração. Com isso, essas artérias ajudam a estabilizar o fluxo do sangue.

Suas paredes internas são mais espessas e têm grande elasticidade, devido à presença de várias lâminas elásticas na camada média.

Artérias Musculares (Calibre Médio)

Qual a função da artéria elástica?
Artéria muscular

As artérias musculares são compostas por muitas camadas de células musculares lisas. Suas paredes internas são mais espessas do que as das arteríolas.

Devido a presença das células musculares lisas, que contraem e relaxam, elas conseguem controlar o fluxo sanguíneo para os diferentes tecidos.

Arteríolas (Pequeno Calibre)

Qual a função da artéria elástica?
Arteríola

As arteríolas são as de menor diâmetro, possuem menos do que 0,5 mm. Suas camadas são bem finas e elas são responsáveis por enviar sangue para os capilares.

Doenças Arteriais

Qual a função da artéria elástica?
Processo que ocorre na aterosclerose

As doenças arteriais estão relacionadas a diferentes fatores que envolvem o estilo de vida das pessoas.

Por esse motivo, destaca-se a aterosclerose que tornou-se um dos problemas que mais mata pessoas nos países desenvolvidos.

Ela representa as artérias entupidas que resultam do acúmulo de placas de gordura (chamadas de ateromas), interferindo na circulação normal do sangue.

A formação dos ateromas leva à inflamação das artérias, que se chama aterosclerose.

Conheça mais sobre alguns temas relacionados:

  • Hipertensão
  • Hipotensão
  • Sistema cardiovascular
  • Sistema circulatório
  • Sistema linfático

Qual a função da artéria elástica?

Licenciada em Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) em 2007. Pós-graduada em Informática na Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2010. Doutora em Gestão do Conhecimento pela UFSC em 2019.

O que é artéria elástica?

É formada por três camadas: a túnica íntima, a túnica média e a túnica adventícia. A túnica intima é constituída pelo endotélio (tecido epitelial pavimentoso simples) que reveste o vaso internamente, e pelo tecido conjuntivo subendotelial (delicada camada de tecido conjuntivo frouxo).

Qual a função da artéria muscular?

Artérias de diâmetro médio ou artérias musculares: apresentam a túnica média formada basicamente por células musculares lisas, com poucas fibras elásticas. Essas artérias controlam o fluxo de sangue para diferentes órgãos por meio da contração e relaxamento das células musculares nelas presentes.

Qual a função da parede elástica presente nas artérias?

A presença de lâminas elásticas permitem que o fluxo sanguíneo seja mais uniforme, reduzindo as variações de pressão durante a sístole e a diástole.

Quais são as artérias elásticas?

Há dois tipos básicos de artérias: elásticas e musculares, estas também chamadas artérias de distribuição. As artérias elásticas se situam próximas ao coração. Um bom exemplo é a artéria aorta. Sua túnica média tem grande quantidade de material elástico sob forma de delgadas lâminas paralelas.