Qual a função de cada um dos componentes do sistema cardiovascular?

O sistema cardiovascular é formado pelos órgãos que fazem a circulação sanguínea no corpo humano. O sangue transportado leva oxigênio e nutrientes a todo corpo.

Por sua função de promover a circulação sanguínea, também é chamado de sistema circulatório.

Função do sistema cardiovascular

O sistema circulatório é responsável por garantir a circulação sanguínea no corpo. Ela acontece de duas formas:

  1. O sangue é enviado para o corpo todo depois de passar pelos pulmões, que diminuem os níveis de gás carbônico e elevam a quantidade de oxigênio no sangue.
  2. O sangue do corpo, que após a circulação fica com baixo índice de oxigênio e alto índice de gás carbônico, é levado aos pulmões para que seja novamente oxigenado.

Qual a função de cada um dos componentes do sistema cardiovascular?

Anatomia do sistema cardiovascular.

O sistema cardiovascular é formado pelo coração e pelo conjunto de vasos sanguíneos.

Coração

O coração é o órgão principal do sistema circulatório. É um órgão formado por tecido muscular, que fica localizado no centro da caixa torácica e tem a função de enviar sangue para o corpo.

O bombeamento do sangue pelo coração acontece graças a dois movimentos cardíacos: sistole (contração do coração) e diástole (relaxamento do coração).

Os lados do coração têm funções diferentes no bombeamento sanguíneo. Através do lado esquerdo, é encaminhado sangue oxigenado, que vai ser distribuído ao corpo. Já no lado direito, é enviado o sangue com pouco oxigênio, enviado diretamente para os pulmões.

Cavidades do coração

O coração é dividido em quatro cavidades: dois ventrículos (esquerdo e direito) e dois átrios (esquerdo e direito).

Os ventrículos são duas cavidades que fazem o bombeamento do sangue do coração para o corpo. Já os átrios, recebem o sangue que chega ao coração.

Camadas do coração

O coração possui também três camadas: epicárdio, miocárdio e endocárdio. O epicárdio é a camada mais externa, na qual fica o tecido gorduroso (adiposo) que reveste o órgão e o endocárdio é a camada mais interna do coração.

O miocárdio, camada mediana do coração, garante o correto bombeamento do sangue, de acordo com contrações musculares.

Qual a função de cada um dos componentes do sistema cardiovascular?
Anatomia do coração.

Vasos sanguíneos

Os vasos sanguíneos são os caminhos por onde o sangue circula no corpo, isto é, são responsáveis por fazer o transporte do sangue. Existem diferentes tipos de vasos, com diferentes funções. Eles são de três tipos: artérias, veias e vasos capilares.

Um dado curioso é que o conjunto de vasos sanguíneos possui cerca de 100 mil quilômetros de extensão.

Artérias

Sua função é encaminhar o sangue do coração até os demais órgãos do corpo humano. São vasos mais consistentes, que se contraem e relaxam, de acordo com a frequência cardíaca.

A artéria aorta, por exemplo, tem a importante função de transportar o sangue oxigenado do coração até os tecidos do corpo. Já as artérias pulmonares levam o sangue rico em gás carbônico aos pulmões para que ele seja oxigenado.

Veias

Veias são os vasos sanguíneos que asseguram que o sangue que circulou pelo corpo retorne ao coração. Isto é, elas transportam o sangue dos tecidos até o coração.

Em comparação com as artérias, as veias possuem paredes menos densas, o que faz com que a circulação sanguínea seja mais devagar.

Vasos capilares

Estes são os vasos mais finos, responsáveis pelo intercâmbio de substância nutrientes entre o sangue e os outros órgãos.

Outra função dos vasos capilares é fazer a conexão com as veias que levam o sangue de volta ao coração.

Tipos de circulação sanguínea: pulmonar e sistêmica

Estes são os dois tipos de circulação que existem no corpo humano. A circulação pulmonar também é chamada de pequena circulação, já a sistêmica também é chamada de grande circulação.

A circulação pulmonar transporta o sangue com pouco oxigênio até os pulmões. Quando chega nesse órgão, o sangue gás carbônico e recebe oxigênio, tornando-se oxigenado. Depois disso, o sangue volta ao coração - ao lado esquerdo - e é bombeado para todo corpo.

A circulação sistêmica é a responsável pelo bombeamento de sangue a partir do coração para o corpo todo. Ela possui duas funções: levar oxigênio e nutrientes para as células e recolher o gás carbônico presente nas células. A circulação sistema acontece através da aorta - a maior e mais importante artéria do corpo.

O sistema cardiovascular ou sistema circulatório humano é responsável pela circulação do sangue, de modo a transportar os nutrientes e o oxigênio por todo o corpo. O Sistema Cardiovascular é formado pelos vasos sanguíneos e o coração.

Qual a função de cada um dos componentes do sistema cardiovascular?

Veja mais detalhes sobre o sistema circulatório humano e de outros animais.

Vasos Sanguíneos

Os vasos sanguíneos constituem uma ampla rede de tubos por onde circula o sangue, distribuídos por todo o corpo. Existem três tipos de vasos sanguíneos: as artérias, as veias e os vasos capilares.

Artérias

As artérias são vasos do sistema cardiovascular, por onde passa o sangue que sai do coração, sendo transportado para as outras partes do corpo.

A musculatura das artérias é espessa, formada de tecido muscular bastante elástico. Permite, dessa maneira, que as paredes se contraiam e relaxem a cada batimento cardíaco.

As artérias se ramificam pelo corpo e vão se tornando mais finas, constituindo as arteríolas, que por sua vez se ramificam ainda mais formando os capilares.

Veias

As veias são vasos do sistema cardiovascular que transportam o sangue das diversas partes do corpo de volta para o coração. Sua parede é mais fina que a das artérias e, portanto, o transporte do sangue é mais lento. Assim, a pressão do sangue no interior das veias é baixa, o que dificulta o seu retorno ao coração. A existência de válvulas nesses vasos, faz com que o sangue se desloque sempre em direção ao coração.

Importante destacar que a maior parte das veias (jugular, safena, cerebral e diversas outras) transporta o sangue venoso, ou seja, rico em gás carbônico. As veias pulmonares transportam o sangue arterial, oxigenado, dos pulmões para o coração.

Saiba mais sobre o Corpo Humano e os Sistemas do Corpo Humano.

Vasos Capilares

Os vasos capilares são ramificações microscópicas de artérias e veias, que integram o sistema cardiovascular, formando uma rede de comunicação entre as artérias e as veias.

Suas paredes são constituídas por uma camada finíssima de células, que permite a troca de substâncias (nutrientes, oxigênio, gás carbônico) do sangue para as células e vice-versa.

Veja também: Nutrientes

Coração

O coração é um órgão do sistema cardiovascular que se localiza na caixa torácica, entre os pulmões. Possui a função de bombear o sangue através dos vasos sanguíneos para todo o corpo.

É oco e musculoso, envolvido por uma membrana denominada pericárdio, e internamente as cavidades cardíacas são revestidas pela membrana chamada endocárdio. Suas paredes são constituídas por um músculo, o miocárdio, sendo o responsável pelas contrações do coração.

O miocárdio apresenta internamente quatro cavidades: duas superiores denominadas átrios (direito e esquerdo) e duas inferiores denominadas ventrículos (direito e esquerdo). Os ventrículos possuem paredes mais grossas que os átrios.

O átrio direito comunica-se com o ventrículo direito e o mesmo acontece do lado esquerdo. No entanto, não há comunicação entre os dois átrios, nem entre os dois ventrículos.

Qual a função de cada um dos componentes do sistema cardiovascular?

Para impedir o refluxo do sangue dos ventrículos para os átrios existem válvulas. Entre o átrio direito e o ventrículo direito é a válvula tricúspide, já entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo é a mitral ou bicúspide.

O coração possui dois tipos de movimentos: sístole e diástole. A sístole é o movimento de contração em que o sangue é bombeado para o corpo. A diástole é o movimento de relaxamento, quando o coração se enche de sangue.

Pulsação

A pulsação do sistema cardiovascular é observada a cada vez que os ventrículos se contraem, impulsionando o sangue para as artérias, ou a cada batida do coração.

Por esse movimento de pulsação, também chamado de pulso arterial, é possível verificar a frequência dos batimentos cardíacos.

Importante destacar que o coração é um órgão que funciona em ritmo constante. As irregularidades no seu ritmo, indicam o mau funcionamento do coração, caracterizadas pelas arritmias cardíacas.

As arritmias podem se manifestar com palpitações, dificuldades respiratórias, dor no peito, tonturas e desmaios.

Para saber mais, leia:

  • Hipertensão
  • Hipotensão
  • Pressão arterial

Sistema Cardiovascular - Toda Matéria

Teste seus conhecimentos em exercícios sobre o sistema cardiovascular.

Qual a função de cada um dos componentes do sistema cardiovascular?

Lana Magalhães

Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.

Qual a função de cada componente do sistema cardiovascular?

O sistema cardiovascular é formado pelo coração e os vasos sanguíneos. O coração funciona como uma bomba, permitindo que o sangue seja impulsionado. As artérias são vasos sanguíneos que levam sangue do coração para o corpo. Veias são vasos sanguíneos que garantem o retorno do sangue ao coração.

Quais os 3 componentes principais do sistema cardiovascular?

Ele é constituído de três tipos básicos: as artérias, as veias e os vasos capilares. O sangue é transportado do coração para os órgãos e tecidos através das artérias, retornando ao coração pelas veias. Já os vasos capilares são responsáveis por conectar as extremidades das artérias às extremidades das veias.

Quais são as funções básicas do sistema cardiovascular?

Função do sistema cardiovascular O sistema circulatório é responsável por garantir a circulação sanguínea no corpo. Ela acontece de duas formas: O sangue é enviado para o corpo todo depois de passar pelos pulmões, que diminuem os níveis de gás carbônico e elevam a quantidade de oxigênio no sangue.

Qual a função do coração no sistema cardiovascular e quais os componentes do sistema cardiovascular?

Coração é um importante órgão muscular, formado principalmente por músculo cardíaco, que faz parte do sistema cardiovascular. É esse sistema que garante que o sangue seja transportado para todo o organismo, e o coração exerce importante papel nele, uma vez que atua bombeando o sangue.