Qual a importância da agricultura familiar para a economia da América Latina em especial da América do Sul?

Estudo realizado pelo Instituto Interamericano de Cooperação Agrícola (IICA), em 29 países, aponta que o cenário atual vai repercutir na oferta de alimentos na região.

Agricultor familiar trabalha no lote no assentamento Bela Vista, no interior de São Paulo — Foto: Fabio Rodrigues/G1

Agricultores familiares da América Latina e do Caribe relatam dificuldades para venda de seus produtos por conta da pandemia do novo coronavírus e acreditam que isso irá poderá afetar o fornecimento de alimentos básicos na região. É o que afirma uma pesquisa divulgada pelo Instituto Interamericano de Cooperação Agrícola (IICA) nesta terça-feira (28).

A entidade realizou o levantamento entre maio e junho deste ano e ouviu 118 entidades, entre institutos de pesquisa, ONGs e organizações sindicais representantes da agricultura familiar em 29 países das Américas, incluindo o Brasil. Das Américas, ficaram de fora Bahamas, Barbados, Suriname, Estados Unidos e Canadá.

O trabalho constatou uma crescente preocupação no setor de agricultura familiar em relação às possibilidades de comercialização de alimentos nos mercados locais, devido à redução no fluxo de consumidores por medo de serem infectados.

Produtora rural do México com diversos alimentos produzidos no país — Foto: Divulgação/Secretaria de Agricultura do México

Há cerca de 16 milhões de agricultores familiares na América Latina e Caribe, pelo menos 20% da população rural vive na extrema pobreza e está localizada em pequenas fazendas de baixa produtividade. O tamanho médio das propriedades familiares na região é de 13 hectares.

Apenas 23% das terras agrícolas da América Latina e do Caribe estão nas mãos de agricultores familiares.

Produtos afetados

A opinião dos entrevistados é que, até agora, os produtos mais afetados pela pandemia são grãos, cereais e vegetais, seguidos por frutas, raízes, tubérculos e carnes.

Já para os próximos 6 meses, a maioria dos entrevistados prevê que produções de tomate, cebola, repolho e pescados diminuirão.

Por outro lado, a produção de milho, feijão, cereais andinos, sorgo, batata e mandioca aumentará ou, pelo menos, será mantida.

Qual a importância da agricultura familiar para a economia da América Latina em especial da América do Sul?

Migrantes deixam cidade grande e retornam à terra natal com pandemia do novo coronavírus

“Diante de um cenário pós-pandêmico, surge a necessidade de considerar a agricultura como um setor estratégico para a reativação da economia, sendo essencial fortalecer o desempenho dos agricultores familiares e os circuitos de comercialização de alimentos”, afirma em nota o diretor geral do IICA, Manuel Otero.

Dificuldades

Os entrevistados também afirmam que estão enfrentando falta de equipamentos de proteção e protocolos sanitários em algumas regiões.

Além disso, nem todos os países têm regulamentações definidas e adequadas sobre os protocolos sanitários que protegem os transportadores. O Brasil desde o começo da crise definiu o agronegócio e o setor de transportes como atividades essenciais e não pararam durante a pandemia.

Qual a importância da agricultura familiar para a economia da América Latina em especial da América do Sul?

Colheita do café no Sul de Minas segue cuidados para evitar o coronavírus

A pesquisa identificou três aspectos principais entre as dificuldades enfrentadas pelos agricultores familiares:

  1. Falta de equipamentos de proteção e protocolos sanitários que permitam aos produtores trabalhar com segurança;
  2. Limitações de transporte e para a distribuição da produção, devido a restrições de tráfego e mobilidade, o que dificulta a movimentação comercial de produtos;
  3. Limitações no acesso ao crédito para a produção e reprodução da unidade familiar.

“Juntamente com esse retrato, a pesquisa apresenta opções de políticas públicas diante da pandemia para servir a um setor chave para a criação de emprego agrícola, suprimento de alimentos, segurança alimentar e nutricional e mitigação do êxodo rural. Em outras palavras, um setor estratégico que deve ser prioritário ”, afirmou Mario León, coordenador da pesquisa.

CORONAVÍRUS

Newsletter G1Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Qual a importância da agricultura familiar para a economia do país?

Os agricultores familiares têm importância tanto para o abastecimento do mercado interno quanto para o controle da inflação dos alimentos do Brasil, produzindo cerca de 70% do feijão, 34% do arroz, 87% da mandioca, 60% da produção de leite e 59% do rebanho suíno, 50% das aves e 30% dos bovinos.

Qual a importância da agricultura na América Latina?

A agricultura é muito importante para diversas economias da região, respondendo por entre 5 a 18 por cento do PIB em 20 países da América Latina e do Caribe, e uma parcela ainda maior quando consideradas as contribuições mais amplas dos sistemas alimentares.

O que é e qual a importância da agricultura familiar?

A agricultura familiar corresponde à produção agropecuária realizada por pequenos produtores em que o sistema agropecuário é mantido pelo núcleo familiar e, no máximo, por alguns poucos funcionários assalariados. Essa prática refere-se, portanto, a pequenas propriedades rurais, nunca maiores que quatro módulos fiscais.

Qual a importância da agricultura familiar no abastecimento da população brasileira e Latino

“A agricultura familiar brasileira é a principal responsável pelo abastecimento do mercado interno com alimentos saudáveis e sustentáveis, que busca a preservação dos recursos ambientais, a cultura rural, gera ocupações rurais e promove o desenvolvimento sustentável do país”, afirma a Contag.