Qual a importância da didática da matemática com a interdisciplinaridade das disciplinas?

Yan Ribeiro de Almeida

 A interdisciplinaridade consiste em um recurso que oportuniza o discente o convívio com uma diversidade de temáticas relevantes que irão contribuir para o conhecimento do aluno e o seu desenvolvimento de maneira integral, promovendo a interação de duas o mais disciplinas com um objetivo comum (DA ROCHA; PEREIRA, 2020).

A interdisciplinaridade é também definida como uma ferramenta metodológica que correlaciona conceitos, teorias e formulas com o objetivo único para que seja possível compreender em integralidade como o objetivo de estudo tornando-o como um fenômeno sistêmico de aprendizado unificado (LOPES; MORO; LISOVISKI, 2020).

A interdisciplinaridade surgiu em 1937 criado por Louis Wirth, um sociólogo Alemão que afirmava a possibilidade de interação entre as disciplinas, de forma dinâmica com o objetivo central de estimular a solução de problemáticas ou até mesmo para surgimento de novas perguntas norteadoras (DUARTE et al., 2019).

A legalização da interdisciplinaridade no Brasil, surge através da das Leis das Diretrizes e Bases (LDB) lei Nº 5.692/71 recentemente atualizada para a lei Nº 9.394/96, assim a interdisciplinaridade foi implantada no país mediante a aplicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, esses fatores influenciam diretamente a área de ensino, para que o processo de ensino-aprendizagem seja visto como uma atividade sistêmica e não de forma isolada (SANTOS; JUNIOR, 2018).

Os métodos de ensino utilizados com o intuito de promoção a interdisciplinaridade se baseiam na utilização da integração de métodos e analises de uma mesma temática por variadas disciplinas, porém sobre diferentes primas de interpretação (DA SILVA; DE SANTANA, 2020).

Os benefícios propiciados com a interdisciplinaridade envolvem fatores como desenvolvimento expressivo do conhecimento, assim são estimuladas a habilidade para solução de problema, da autoconfiança e também pelo o estimulo a aprendizagem de forma prazerosa, além desses fatores, o papel da interdisciplinaridade demonstra a relevância que o educador possui dentro do ambiente educacional, sendo um dos principais estimuladores para consolidação desse processo (SANTOS; JUNIOR, 2018).

O conceito de interdisciplinaridade não é um conceito recente, porém a sua aplicação vem ganhando evidencia com o intuito de inovar o processo de ensino-aprendizagem, deste modo a lógica para aplicação o uso desse recurso metodológico é justificada a partir da dificuldade em propiciar um aprendizado integral, porém de forma fragmentada, deste modo o conhecimento não ocorre de forma totalizada, assim a aplicação da interdisciplinaridade permite a estimulação de características benéficas através da curiosidade, compreensão e a habilidade de trabalhar em grupo (CARABETTA, 2017).

É necessário abordar acerca da diferença entre a multidisciplinaridade e a interdisciplinaridade, sendo que trabalhar com o mesmo conteúdo em variadas disciplinas não se trata de interdisciplinaridade, e sim multidisciplinaridade, a interdisciplinaridade é marcada pela aplicação do ensino de forma transversal estimulando o julgar sobre a mesma temática mediante diferentes articulações (CROVADOR, 2017).

A interdisciplinaridade pode ser garantida mediante a articulação e o planejamento intenso através do corpo educador, assim a sua aplicação é sugerida através do uso de temáticas reais na vivência dos discentes, para que dessa forma ocorra o interesse e assim desenvolvam-se as dinâmicas e maior engajamento dos discentes envolvidos (BOGO; MARTINS; LAURENTI, 2020).

As características que envolvem a interdisciplinaridade consistem em uma atitude de busca associada a inclusão relacionando estes fatores com o conhecimento, deste modo o principal objetivo da interdisciplinaridade envolve a globalização de conhecimento, que ultrapassa o fim entre uma disciplina e outra (TERRADAS, 2011).

O conhecimento construído com as práticas de interdisciplinaridade envolvem a construção coletiva de conhecimento sendo o professor um dos principais atores com objetivo de orientar os discentes ao caminho que deve ser seguido, assim para que a prática da interdisciplinaridade seja eficaz se faz necessária a utilização de cinco pilares que consistem na humildade, espera, respeito coerência e desapego (VARGAS; TOMPOROSKI,2020).

REFERÊNCIAS

BOGO, Anne Carolynne; MARTINS, Felipe Boldo; LAURENTI, Carolina. Contribuições da Psicologia a um projeto interdisciplinar de Educação Ambiental. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, v. 11, n. 2, p. 230-245,2020.

 CARABETTA JR, Valter. Metodologia da problematização: possibilidade para a aprendizagem significativa e interdisciplinar na educação médica. FEM: Revista de la Fundación Educación Médica, v. 20, n. 3, p. 103-110, 2017.

CROVADOR, Jocimara. Interdisciplinaridade, escola e o papel do professor. Ensaios Pedagógicos, v. 7, n. 2, p. 59-63, 2017.

DA ROCHA, Jefferson Marçal; PEREIRA, Leonardo Dorneles. Interdisciplinaridade e educação ambiental: uma análise bibliométrica de periódicos publicados entre 2017 a 2019. Revista Monografias Ambientais, v. 19, n. 4, p. 7, 2020.

DA SILVA, Maria de Fátima Gomes; DE SANTANA, Iolanda Mendonça. Interdisciplinaridade nas práticas docentes de professoras da educação básica. Imagens da Educação, v. 10, n. 2, p. 65-79, 2020.

DUARTE, Sarah Gonçalves et al. Experiência interdisciplinar na educação básica e na formação de professores: Artes, Biologia e Geociências. Terræ Didatica, v. 14, n. 3, p. 245-255, 2019.

 LOPES, Lucineia; MORO, Fernanda Teresa; LISOVSKI, Lisandra Almeida. Estágio Curricular Supervisionado no Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: desafios e possibilidades. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 3, n. 4, p. 325-340, 2020.

 SANTOS, Carla Madalena; JUNIOR, Pedro Donizete Colombo. Interdisciplinaridade e educação: desafios e possibilidades frente à produção do conhecimento. Revista Triângulo, v. 11, n. 2, p. 26-44, 2018.

TERRADAS, Rodrigo Donizete. A importância da interdisciplinaridade na educação matemática. Revista da Faculdade de Educação, v. 14, n. 16, p. 95-114, 2011.

VARGAS, Letícia Paludo; TOMPOROSKI, Alexandre Assis. Educação do Campo e interdisciplinaridade: descrição de propostas metodológicas desenvolvidas no município de Canoinhas-SC. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 3, n. 4, p. 448-459, 2020.

Qual a importância da interdisciplinaridade no ensino da matemática?

Paviani (2008) relata que a interdisciplinaridade pode ser considerada, dando ênfase à pesquisa, como uma prática pedagógica importante para que o aluno possa ter um conhecimento real do mundo em que vive. Assim, esta ação facilita a compreensão da disciplina de Matemática.

Qual a importância do desenvolvimento de atividades interdisciplinar Ela estabelece a conexão entre a matemática e outras áreas do conhecimento?

Qual a importância da interdisciplinaridade na educação? Ensinar de maneira interdisciplinar proporciona uma aprendizagem significativa, pois todos os conteúdos interagem entre si e constroem um sentido lógico, crítico e reflexivo, vinculados à realidade dos alunos.

Como trabalhar a interdisciplinaridade com a matemática?

Sugestões para trabalhar a Matemática de forma interdisciplinar.
Encontre planos de aulas para desenvolver as habilidades prioritárias no Ensino Fundamental..
Cursos gratuitos: Leve os jogos para a sala. ... .
Matemática: mais dinamismo para as aulas com o GeoGebra. ... .
Meio ambiente: aprofunde-se no tema transversal da BNCC..

Qual é a relação da matemática com outras disciplinas?

A Matemática como área do conhecimento e disciplina escolar é essencial na resolução de diversas situações oriundas de práticas sociais, de outras áreas do conhecimento e da sua própria estrutura.