Qual a importância da elaboração do DRE?

Com um novo ano iniciando, é sempre importante ter uma visão completa de tudo o que ocorreu em sua empresa e quais os resultados reais de todo o ano.

Levando-se em consideração que 2020 não foi um ano nada fácil, é importantíssimo ter em mãos a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), um verdadeiro raio-x do seu negócio.

A DRE traz o detalhamento de todas as despesas, receitas, assim como impostos. É possível, então, analisar o ano que passou com calma e assertividade, preparando-se para corrigir o que não deu certo e reforçar as atitudes que foram positivas, fazendo assim a manutenção do seu negócio e garantindo a melhor tomada de decisão.

Qual a importância da elaboração do DRE?

É obrigatório fazer a DRE?
Nem toda a empresa é obrigada a realizar a Demonstração do Resultado do Exercício, apesar de ser algo extremamente recomendado, como já falamos, para avaliar a saúde de um negócio.

São obrigadas a elaborar e divulgar a DRE empresas de capital aberto, com ações na bolsa de valores. Essas devem publicar no diário oficial e na imprensa a cada 6 meses uma DRE, o que serve para trazer transparência e manter os investidores informados sobre o desempenho do negócio.

As empresas que são Sociedades Limitadas (LTDA) também precisam elaborar a DRE, sem necessidade de divulgação, devendo apenas arquivar este documento para posterior apresentação em caso de auditoria do Fisco.

Qual a importância da elaboração do DRE?

Quais as principais vantagens da DRE?

A DRE é uma ótima ferramenta para melhorar a gestão do seu negócio. Com esse relatório tão completo ao seu alcance você tem uma visão completa e geral de tudo o que aconteceu com seu negócio durante o ano, quase como uma retrospectiva financeira e tributária da sua empresa.

Dessa forma você poderá:
- Tomar melhores decisões baseadas em dados;
- Ter uma visão mais clara da situação financeira de sua empresa;
- Possuir um documento que traga clareza na hora de negociar crédito com bancos e outras instituições.

A Demonstração do Resultado do Exercício é um relatório valioso e necessário para começar bem o ano, traçando os caminhos certos para sua empresa. Entre em contato com a Provecon e garanta a mais bem elaborada DRE para começar bem em 2021.

Fonte: Conta Azul, Conube

Skip to content

Qual a importância da elaboração do DRE?

O que é DRE?

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é um instrumento da contabilidade que mostra qual a posição financeira, patrimonial e do desempenho de uma empresa em um determinado período. Sendo assim, esta ferramenta é muito importante em decisões financeiras que serão tomada a partir de sua elaboração.

A DRE, por lei, deve ser feita pelo menos uma vez por ano pelas empresas. Entretanto, muitas fazem a DRE com maior frequência, seja mensal, trimestral ou semestral, variando de acordo com a necessidade dos gestores da empresa

Importância da DRE

Funcionando como um relatório financeiro, a DRE mostra o resultado financeiro da empresa. Este valor é obtido a partir da diferença entre receitas e gastos,  chegando ao resultado bruto. Por outro lado, o resultado líquido é obtido após descontar os impostos do valor encontrado.

Além disso, a DRE pode também ser utilizado com um relatório gerencial. Dessa forma, ela indicaria quais gastos poderiam ser reduzidos, possibilitando que o faturamento da empresa aumente. Isso pode ser viabilizado por uma simples Análise das demonstrações financeiras.

Por fim, uma outra importância a ser ressaltada sobre a DRE, é sua relevância para tratar de assuntos com agentes externos a empresa. Dentre estes estão: o pagamento de impostos para o governo, a obtenção de crédito no banco e até a atração de investidores.

Estruturação

A estrutura de uma DRE varia de acordo com cada tipo de empreendimento. Uma estruturação padrão pode ser estabelecida da seguinte forma:

  • (+) Entrada 1
  • (+) Entrada 2
  • (+) Entrada 3
  • (=) Receita bruta
  • (-) Deduções e abatimentos
  • (=) Receita líquida
  • (-) Custos de mercadoria vendida
  • (=) Lucro bruto
  • (-) Despesas (administrativas, financeiras e com vendas)
  • (=) Resultado sem impostos (bruto)
  • (-) Impostos (CSLL e IRPJ)
  • (=) Resultado líquido

Verificação e apresentação

Para apurar o resultado de uma DRE, ou seja, o resultado líquido, é preciso obter os resultados de algumas etapas antes. São elas a Receita bruta, Receita líquida, Lucro bruto e Resultado bruto.

  1. Receita Bruta: A receita bruta é o resultado que se obtém da soma dos valores de entradas, ou seja, todo o valor obtido com venda de todos os produtos e/ou serviços da empresa, sem que nenhum desconto seja feito.
  2. Receita Líquida: A partir da receita bruta, é descontada as devoluções, os abatimentos, os descontos e os impostos de produção (tributos indiretos).
  3. Lucro bruto: Da receita líquida, subtraí o valor do custo de aquisição da mercadoria e/ou da prestação de serviço, obtendo-se o lucro bruto.
  4. Resultado sem impostos: Antes de entrarem os impostos como CSLL e IRPJ, é necessário que seja descontado os valores de toda as outras despesas que a empresa tenha que arcar.
  5. Resultado líquido: Após toda essa operação, finalmente são descontados os impostos restantes, participação social e outros, com isso, obtém-se o resultado líquido, que é o objetivo principal da DRE.

Para apresentar uma DRE, é necessário que alguns critérios sejam atendidos. A partir disso, como foi demonstrado na estrutura apresentada acima, existe uma ordem no que deve ser respeitada. Sendo assim, deve ser exposto, inicialmente, os valores brutos de cada parte e em seguida o valor líquido de cada item. Dessa forma, atendendo as necessidades estabelecidas pela Lei 6.404/1976, artigo 187 e sua modificação 11.638/2007, que detalham como deve ser feita cada parte da DRE.

Como analisar a DRE

Realizar apenas a estruturação e execução da DRE, sem que seja feita a análise dos seus resultados, não traz benefícios para a empresa. Isto porque, ela estaria apenas cumprindo com suas obrigações judiciais, desperdiçando, pois, uma excelente ferramenta de análise financeira.

A DRE permite que sejam feitas análises horizontais e verticais do financeiro da empresa.

  • Horizontal: Na parte horizontal, é feita uma análise temporal da parte financeira, na qual é verificado a evolução das receitas e despesas com o passar do tempo, permitindo ver a proporcionalidade desse aumento. Além disso, é possível entender se as receitas cobrem as despesas da assim como no passado ou se há uma diferença, maior ou menor, na margem de lucro.
  • Vertical: Para a análise vertical, é utilizado a DRE mais atual, na qual separam-se as receitas das despesas, para que seja feita a análise por grupo. Isto posto, é analisado, por exemplo, uma entrada e o quanto essa entrada é responsável pelo total da receita. A partir desses dados, podem ser elaboradas estratégias de como melhorar essa participação ou se é mais viável a exclusão dessa entrada. Para mais, no caso dos gastos, o mesmo se aplica; entretanto, a estratégia seria voltada para a diminuição desse valor.

Além da DRE, existem várias outras ferramentas de controle financeiro que podem fornecer melhores insumos para o gestor. Quanto mais informações financeiras a pessoa que controla as contas da empresa tiver, mais eficaz será o seu serviço, possibilitando uma otimização financeira do empreendimento.

E agora?

A elaboração e analise da DRE é fundamental para qualquer empreendimento que esteja se desenvolvendo, tanto para cumprir com suas obrigações judiciais quanto para sua administração. Deste modo, uma DRE bem feita, pode ser crucial na gestão de contas de uma empresa.

Além do conteúdo apresentado nesse texto, um livro que pode ajudar na compreensão dos detalhes da DRE é o “Análise das demonstrações contábeis”, de José Carlos Marion. A obra fornece detalhes mais profundos sobre o funcionamento de uma DRE.

Por último, vale ressaltar que a PUC Consultoria Júnior (PCJ) possui o espaço do fale conosco, que pode te ajudar a tirar dúvidas que possam ter surgido sobre algum tema ou sobre a empresa em si e seus serviços.

Texto escrito por Victor Henrique, consultor de projetos da PUC Consultoria Jr.

Qual a importância de uma DRE?

Para que serve a DRE? A DRE é uma grande aliada do empreendedor. Por isso, saber usá-la é tão importante para a administração da sua empresa. Esse relatório confronta os dados das receitas e das despesas do negócio, mostrando o resultado líquido do seu desempenho e detalhando a real situação operacional de um negócio.

Por que a demonstração de resultados é importante para sua empresa?

Esse importante relatório admite o controle de lucro e prejuízo, indica o sucesso das medidas adotadas pelos gestores durante determinado espaço de tempo e orienta a gestão financeira empresarial, contribuição ao bom funcionamento e crescimento de seu negócio. Quer saber mais sobre o demonstrativo de resultado?

Qual a importância do balanço patrimonial e DRE?

Enquanto o balanço patrimonial permite o levantamento preciso de ativos e passivos, o DRE apresenta o resultado financeiro do exercício, a partir da relação completa de receitas e despesas do negócio sob o regime de competência.

O que é DRE gerencial e qual sua importância para as empresa?

Mais conhecido como DRE Gerencial, esse documento reúne informações que indicam a real saúde de qualquer tipo negócio empresarial e é a principal ferramenta de gestão financeira em uma loja.