Qual a importância da organização do processo de manufatura para as empresas?

Atualizado: 29 de jan. de 2018

Para empresas que produzem bens para a armazenagem, um bom planejamento de produção é essencial para a integração dos setores que compõem a cadeia produtiva.

Qual a importância da organização do processo de manufatura para as empresas?

Para uma organização que deseja sobreviver no mercado, a redução de desperdícios e a busca por menores custos tornou-se uma obrigação. Porém, as grandes mudanças no cenário econômico, político e social estão levando as empresas a mudarem radicalmente suas estratégias e avaliar o desempenho da sua produção. Além da redução nos custos, o produto ou serviço deve vir acompanhado de qualidade, rapidez e confiabilidade.

Para atender uma demanda crescente de consumidores, que querem cada vez mais produtos inovadores e personalizados, é necessária a flexibilidade do processo. Com o aumento da demanda, cresce também a responsabilidade sobre a administração de um alto fluxo de materiais, gerenciamento que cabe ao departamento de Planejamento e Controle da Produção (PCP).

Para empresas que produzem bens para a armazenagem, um bom planejamento de produção é essencial para a integração dos setores que compõem a cadeia produtiva. Prever o que irá acontecer no dia seguinte não é uma tarefa fácil, mas para as empresas esse risco torna-se necessário. A previsão de demanda é função do departamento de marketing e/ou do departamento de vendas, mas cabe ao administrador da produção juntamente com o departamento de PCP certificar que as variações que poderão ocorrer na mesma serão prontamente acatadas. O gerenciamento da demanda possibilitará um maior percentual de acerto, deste modo será possível estabelecer com mais confiabilidade o que, como, quem e quando produzir, diminuindo os erros e inseguranças quanto à capacidade de produção e, consequentemente, minimizando os estoques.

Todo produto final, gerado por uma cadeia produtiva, passa por um processo transformador, requerendo para isso grandes quantidades de insumos de entrada a serem transformados e recursos transformadores que darão origem aos bens e serviços confeccionados pela organização. Com isso, as enormes cadeias de suprimentos passaram a ser comuns aos sistemas de planejamento e controle da produção e o gerenciamento delas tornou-se fundamental para o sucesso de qualquer organização. A fim de ajudar nesse requisito fundamental, novos sistemas e ferramentas, como o ERP (Sistema de Gestão Empresarial), foram surgindo, aumentando a capacidade produtiva e operacional.

O PCP tem como função básica oferecer suporte, sendo encarregado pelo arranjo e emprego dos meios disponíveis para melhor atender os projetos da organização, divididos entre os níveis estratégico, tático e operacional, nos quais seus objetivos devem estar voltados para a confirmação das estratégias de longo prazo da empresa, pois todas as ações desenvolvidas pelo PCP estão presentes em qualquer sistema produtivo, mas o modo como são realizadas e são obtidos os resultados estão diretamente comprometidos com a doutrina empregada pela empresa e de nada adiantará também o uso de softwares sofisticados (ERP) se não forem solucionados primeiro os problemas estruturais da organização.

O PCP não toma decisões, e sim mantém relações entre as funções e opera com uma série de recursos de dados, transformando esse fluxo de informações em uma sequência de operações dentro da organização e auxiliando os gestores, tornando-o, atualmente, um importante fator pertencente ao processo decisório.

#PCP #Manufatura

Por que os processos são importantes

28/02/2009

Uma das mais importantes aplicações da ideia de processos é a simulação do funcionamento de novas formas operacionais de obtenção dos resultados da empresa.

O futuro vai pertencer às empresas que consigam explorar o potencial da centralização das prioridades, ações e recursos nos seus processos. As empresas do futuro deixarão de enxergar processos apenas na área industrial e serão organizadas em torno de seus processos não fabris essenciais e centrarão seus esforços em seus clientes. Os processos industriais, especialmente os de manufatura, sempre tiveram seu desempenho acompanhado de perto pelas legiões de engenheiros de produção e técnicos da área industrial. Os processos típicos da área não fabril e das empresas que não têm área fabril, no entanto, passaram despercebidos por décadas.

Parte do sucesso que as empresas japonesas tiveram com relação às suas concorrentes americanas nas décadas de 80 e 90 decorreu do fato de terem as empresas japonesas descoberto (ou pelo menos implementado) o gerenciamento de processos muito antes das empresas ocidentais entenderem a que o assunto se referia. O papel de destaque dado ao gerenciamento de processos na cultura corporativa japonesa garantiu que, em diversas ocasiões, muitas empresas daquele país tenham desenvolvido processos rápidos e eficientes em áreas chave como desenvolvimento de produtos, logística, vendas e comercialização.

A utilização do conceito de processos nos fornece um conveniente nível de análise, menos detalhado que o do estudo do trabalho, mas muito mais descritivo que o modelo da “caixa preta”. Além disto, nos permite ter uma visão melhor do comportamento gerencial, mais integrada e abrangente. É indispensável também para permitir a análise adequada dos processos administrativos e gerenciais, tão importantes para o funcionamento dos processos essenciais da organização.

A definição dos processos básicos é essencial para algumas estratégias de aperfeiçoamento do funcionamento das empresas, já que grupos de recursos serão alocados a eles, tanto para execução como para gestão. Os times horizontais, por exemplo, são criados a partir de unidades que naturalmente se aproximam para completar uma parte do trabalho a ser feito ou um processo dentro da empresa.

Identificar o processo como a maneira típica de realizar o trabalho é importante para definir a forma básica de organização das pessoas e demais recursos da empresa. O processo é um conceito fundamental no projeto dos meios pelos quais uma empresa pretende produzir e entregar seus produtos e serviços aos seus clientes. Além disto, muitos dos processos nas empresas são repetitivos e envolvem, no seu conjunto, a maioria das pessoas da organização. 

Os processos são a fonte das competências “específicas da empresa” que fazem a diferença em termos de concorrência, além da influência que podem ter a estratégia, os produtos, a estrutura e a indústria. Os processos não criam apenas as eficiências de hoje, mas também garantem o futuro por meio de habilidades que se aplicam aos novos produtos. A rápida inovação dos processos pode resultar em capacitações organizacionais melhoradas que permitem, por exemplo, que os novos produtos sejam desenvolvidos mais rapidamente. É conhecido o caso das empresas industriais japonesas, que investiram 70 % dos seus fundos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em inovação de processos ao contrário das americanas, que investiram essa mesma proporção, mas no desenvolvimento de produtos. Os resultados muito superiores da indústria japonesa durante o período considerado, provavelmente, refletem as consequências dessa decisão.

Nas empresas de serviços, por exemplo, o conceito de processo é de fundamental importância, uma vez que a sequência de atividades nem sempre é visível nem pelo cliente, nem por quem realiza essas atividades. Para o pessoal de serviços, os processos são sequências de atividades que são necessárias para realizar as transações e prestar o serviço. A importância dos processos de trabalho aumenta à medida que as empresas ficam com conteúdo cada vez mais intelectual ou nas empresas de conteúdo puramente intelectual, afastando-se do modelo fabril. No caso dos serviços, o tratamento dos processos é indispensável para o aperfeiçoamento significativo da qualidade do que é oferecido e dos resultados obtidos, pois é o que garante uma abordagem objetiva e prática dos serviços prestados.

Uma das mais importantes aplicações da ideia de processos é a simulação do funcionamento de novas formas operacionais de obtenção dos resultados da empresa, sejam eles produtos, sejam conquistas de qualquer outro tipo. Em projetos de redesenho de processos, por exemplo, uma das etapas de trabalho é o teste do protótipo do processo que está sendo redesenhado. Outra aplicação importante ocorre na implementação das mudanças previstas para a operacionalização de um novo processo. O sucesso do novo desenho para o processo depende fundamentalmente da sua operacionalização e o desenho do processo é o “blueprint”, o mapa essencial do caminho a ser percorrido.

Qual a importância da organização do processo de manufatura para as empresas?

Qual a importância dos processos de manufatura?

O sistema de manufatura deixa os processos organizados. Com ele, é possível identificar as falhas nas operações e propor mudanças para extrair o melhor das máquinas e dos funcionários, gerando um aumento na produtividade.

Qual a importância do processo de manufatura para a sociedade?

Qual a importância da Manufatura economicamente? Como o processo de manufatura ocorre fazendo com que a procura pelo produto e produção do mesmo andem juntos, o desperdício é minimizado e a indústria consegue atender a demanda correta de clientes.

O que é organização de manufatura?

Manufatura é um estabelecimento fabril em que a técnica de produção é artesanal, mas o trabalho é desempenhado por grande número de operários, que devem cumprir uma jornada de trabalho com hora para iniciar e terminar, sob a direção de um patrão.

Qual a importância dos produtos manufaturados?

A manufatura permite o ajuste da produção de acordo com a demanda pelo produto. Isto diminui o desperdício e permite ao negócio atender o volume de pedidos dos clientes. Altamente atrelada à tecnologia, ela tem se reinventado e trazido novas oportunidades de modos de produção.