Qual a importância da preservação do patrimônio histórico cultural?

Palestra fala da importância da preservação do patrimônio cultural

Secom/MT

As belezas naturais e culturais do Estado de Mato Grosso foram destaque na palestra “Patrimônio Cultural”, ministrada pelo Chefe da Sub-regional do Iphan de Mato Grosso, Cláudio Quoos Conte. A discussão aconteceu na manhã de hoje (19.09), durante a Literamérica 2006 - Feira Sul-Americana do Livro, no auditório dos Minerais do Centro de Eventos do Pantanal. Durante o debate, pode ser notado que o desejo de preservar a memória e a história do país é uma herança histórica e colonial. Porém este desejo só se tornou fato no século XX, mais precisamente no ano de 1937 com a criação do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No início o tombamento era ligado somente a monumentos, com o passar do tempo a abrangência se estendeu para o ofício da confecção de um determinado objeto, uma manifestação cultural, etc. Já que muito de nossa história foi se perdendo por causa de demolições e outras formas de destruição. O processo de preservação do patrimônio do Iphan é divido nas categorias cultural e natural. São os mais diversos patrimônios tombados ou registrados, dentre eles: centros históricos e culturais, sítios arqueológicos, o modo de confeccionar objetos, manifestações culturais etc. O Estado de Mato Grosso possui uma boa participação nos bens tombados nas áreas de Patrimônio Material e Imaterial e também temos bens reconhecidos pela Unesco.Além de esclarecer muitos questionamentos a palestra também serviu como uma espécie de “prestação de contas”, pois foi possível saber o andamento dos tombamentos no Estado, conhecer os bens já tombados e ainda os que serão estudados para passarem pelo processo de tombamento. Com o constante crescimento econômico é necessário que haja mais estudos e tombamentos para que não se perca a memória mato-grossense com a criação de estradas, surgimento de assentamentos, hidrelétricas etc. Segundo o palestrante, para que a memória de um povo não seja esquecida, é necessário que além das atividades de instituições como o Iphan, iniciativas do Ministério da Cultura, é necessário que municípios e estados criem legislações que permitam e apóiem a salvaguarda de seus bens. Cláudio Quoos encerrou a palestra dizendo que além dos governos, a população também pode colaborar no trabalho do tombamento dos bens. Basta informar a instituição sobre a localização e descrever o mesmo, assim facilita o trabalho e impede até mesmo a perda desse bem. Para apoiar esta iniciativa basta mandar um e-mail para o endereço eletrônico: , ou ainda pelos telefones 33225-9904 e 3624-0399. Para conhecer os outros bens tombados do país basta entrar no site www.iphan.gov.br.


42Shares

O patrimônio histórico arquitetônico pode ser qualquer edificação que represente parte da história local de uma cidade ou município. A primeira coisa que se destaca quando se faz uma visita a algum lugar, são os prédios históricos ou as construções que de alguma forma representem ou trazem em suas características pistas sobre a história da localidade visitada e de seus habitantes.

Esses patrimônios despertam o interesse, instigam a procura por mais informações sobre o lugar, representam a materialização da cultura de uma localidade, além de trazer em suas características e no estilo a história das pessoas que o construíram.

Infelizmente, em geral, a maioria dos patrimônios não são vistos com tão bons olhos pelas autoridades. São conhecidas as histórias e frequentes os casos de descaso, demolições e abandono de prédios que são verdadeiras testemunhas da história local, e que fazem a importante ligação entre a população e sua identidade cultural.

É claro que não podemos ser contra o progresso, ou esperar que tudo continue para sempre como está, pois o desenvolvimento não pode ser parado. É evidente que nossas cidades devem se modernizar, que novas construções devem surgir e a paisagem mudar, mas o que não deve nunca deve ser deixado de lado é a preservação do patrimônio histórico, pois ele representa a materialização da nossa história e da identidade cultural coletiva. A perda do patrimônio representa a perda da história e da identidade, o que pode ser preocupante, pois a história do nosso município e do local onde moramos é única e insubstituível, e a destruição das suas representações materiais representa o esquecimento de parte da nossa identidade cultura, e esquecer nossa cultura é esquecer quem somos.

O que foi destruído está perdido para sempre, restando apenas o eventual registro iconográfico e a memória particular daqueles que viram com seus próprios olhos determinado monumento. O que nos resta fazer é reconhecer a importância do patrimônio remanescente, conscientizar a população de sua importância coletiva, mudando a concepção antiga de que coisa velha não tem importância e cobrar das autoridades responsáveis a correta preservação de tudo aquilo que tiver relevância para a história coletiva e da região.

42Shares

Compartilhar



Qual a importância de preservar o patrimônio histórico cultural?

Por meio do patrimônio histórico cultural podemos conhecer a história e tudo que a envolve. Por exemplo, a arte, as tradições, os saberes de determinado povo. Preservar e valorizar os elementos culturais de um povo é manter viva a sua identidade. Trata-se, portanto, de um ato de construção da cidadania.

Qual a importância da preservação do patrimônio histórico cultural do Brasil?

A valorização do patrimônio histórico cultural é a valorização da identidade que molda as pessoas. Por isso, preservar as paisagens, as obras de arte, as festas populares, a culinária ou qualquer outro elemento cultural de um povo, é manter a identidade desse povo.

Qual a importância de se preservar o patrimônio?

O patrimônio histórico-cultural significa tudo aquilo que é produzido pela cultura de uma sociedade, tanto material quanto imaterialmente. Ele precisa ser preservado devido à sua grande importância científica e cultural, pois representa a riqueza cultural de um povo tanto para a comunidade quanto para a humanidade.

Qual a importância da preservação do patrimônio cultural redação?

A preservação do património histórico e cultural proporcionam inúmeros benefícios para a população. Dentre tantos aspectos importantes, pode-se destacar valorização da identidade da região, bem como ...