Qual a importância das metodologias e das tecnologias no processo de aprendizagem?

Qual a importância das metodologias e das tecnologias no processo de aprendizagem?

10 de Abril - 4 min de leitura

A importância da tecnologia na educação hoje é inegável, visto que as novas ferramentas técnicas auxiliam todos os atores envolvidos na cadeia escolar, seja facilitando o trabalho do professor e do coordenador com a otimização de processos, ou contribuindo para a aprendizagem do aluno com a resolução de exercícios.

Hoje vou focar em um dos principais benefícios e falar da importância da tecnologia na educação para melhorar a aprendizagem dos alunos.

A tecnologia na avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho é um processo vital nas empresas. É através dela que a empresa consegue conhecer melhor os pontos fortes e os pontos de melhorias de seus colaboradores.

A verdade é que analisar o desempenho é algo que todos nós deveríamos fazer, seja na vida pessoal ou na vida profissional.

As análises dos dados da avaliação de desempenho fornecem informações que auxiliam no processo decisório e estratégico nas empresas.

Desse modo, a tecnologia tem sido essencial no processo de otimização e aperfeiçoamento das metodologias de avaliação de desempenho. Quando usamos a tecnologia aumentamos o grau de confiabilidade dos dados que estamos gerando.

Além disso, a tecnologia diminui a margem de erro, assim como facilita o processamento de dados para serem transformados em informações relevantes ao processo decisório.

Umas das consequências das métricas de desempenho está relacionada à motivação.

Quando há um entendimento melhor dos pontos fortes e pontos fracos há também uma possibilidade de melhorias na produtividade e, consequentemente, mais motivação.

Importância da tecnologia na educação para avaliação de desempenho

Como comentei anteriormente, avaliar o desempenho é fundamental. Na educação essa avaliação tem um papel ainda mais relevante.

Veja como a tecnologia na educação consegue medir o desempenho do aluno:

2.1) Novas formas de avaliação de aprendizagem

Antigamente, o principal método de avaliação de desempenho eram as provas. O professor explicava os conteúdos, fazia exercícios, tirava as dúvidas e, em seguida, aplicava-se a prova.

Por um bom tempo esse método era quase que padrão. Hoje em dia sabemos que pode até ser um método eficaz, porém, é ineficiente.

Cada vez mais estamos entendendo que os alunos da geração digital precisam ser estimulados e avaliados de formas diferentes.

Quando as escolas implementam os dispositivos tecnológicos que os jovens utilizam para acessar redes sociais, por exemplo, o aumento dos níveis de motivação e engajamento é notado no ambiente escolar.

Assim, o uso da tecnologia é um grande avanço para as instituições que procuram se adaptar às novas realidades e metodologias de ensino. O uso de tecnologias educacionais que possuem uma interação digital e dinâmica com os alunos são formas de trazer a realidade tecnológica para a sala de aula.

Qual a importância das metodologias e das tecnologias no processo de aprendizagem?

2.2) Relatórios de desempenho por aluno

A importância da tecnologia na educação está muito atrelada aos relatórios de desempenho de alunos. Esses relatórios são documentos que visam registrar o processo e a evolução do aluno em um período determinado.

Logo, as novas tecnologias educacionais são muito interessantes neste ponto pois fornecem relatórios de métricas com alto teor de confiabilidade de desempenho de cada aluno.

Dessa forma, é possível melhorar os processos de comunicação escolar entre professores, gestores e pais para desenvolver um ensino personalizado no qual o aluno é desagregado do ensino de massas para o ensino individualizado.

O que espera-se, portanto, é a obtenção de dados para desenvolver metodologias mais eficientes no processo de aprendizagem.

O grande diferencial é entender que as competências, habilidades  e conhecimentos precisam entrar nestes processos de avaliação e de análise de desempenho.

Ter dados com alto nível de precisão para entender o processo de desenvolvimento do aluno com base nos seus conhecimentos, habilidade e competência deve ser um processo contínuo nas instituições de ensino.  

2.3) Identificação dos pontos fortes e pontos fracos

O aluno que é orientado com base no desempenho fornecido pelos relatórios de desempenho consegue identificar e melhorar os seus pontos de dificuldade, aprimorando o seu desempenho e tornando-se mais motivado com os estudos.

Além disso, quando o aluno entende melhor o seu desempenho na escola ele passa por um processo de autoconhecimento no qual as habilidades e as competências ficam mais evidentes para os seus processos decisórios pessoais, por isso a importância da tecnologia na educação.

Conclusão 

A utilização da tecnologia na educação e nas instituições para medir o desempenho dos alunos é primordial.

Por isso as escolas estão cada vez mais optando por tecnológicas educacionais, como a Studos, para desenvolver melhor as competências e habilidades dos alunos, a fim de entender o desempenho para melhor orientá-los.

Qual a importância das metodologias e das tecnologias no processo de aprendizagem?

E os profissionais da sua instituição? Já sabem a importância da tecnologia na educação para entender melhor o desempenho de seus alunos?

Grande abraço!

Leia também:

Avaliação de aprendizagem: otimização para medir o desempenho do aluno

Plano de ação escolar: como traçar objetivos

Leitora de cartão-resposta: tudo o que você precisa saber

Qual a importância do uso das tecnologias no processo de ensino

Segundo Almeida (2000), a utilização das tecnologias no processo educativo proporciona novos ambientes de ensinar e aprender diferentes dos ambientes tradicionais, e as reais contribuições das tecnologias para a educação surgem à medida que são utilizadas como mediadoras para a construção do conhecimento.

Qual a importância de utilizar metodologias diferenciadas no processo de ensino

Com isso, conclui-se que o uso de metodologias diferenciadas em sala de aula contribui para que os alunos tenham um amplo campo de formas de aprendizagem, o que vem a contribuir para uma maior compreensão do que é ministrado em aula, e isso é proporcionado pelo programa PIBID.