Qual a importância de se equilibrar rentabilidade e liquidez em uma empresa?

A liquidez é a capacidade de converter um ativo em dinheiro. No caso do mercado financeiro, a liquidez de investimentos corresponde à facilidade com que os títulos e papéis são transformados em dinheiro.

Na hora de investir, é indispensável tomar cuidado com esse aspecto. Além de estar ligada à segurança, a característica também afeta a rentabilidade e até a manutenção do capital inicial — inclusive e principalmente na renda fixa.

Para considerar tudo corretamente, veja qual é a importância da liquidez de investimento e conheça seus efeitos.

Qual é a indicação mediante a necessidade de uso de recursos?

Ao fazer uma aplicação, há uma imobilização de parte do seu capital. Além de considerar todos os aspectos, como taxas, riscos e rentabilidade, o investidor deve pensar no período de rendimento.

Quando o dinheiro precisa ser usado em um curto prazo, é necessário optar por uma aplicação com liquidez elevada. O mesmo vale para quando os recursos podem ser exigidos a qualquer momento, como em uma emergência.

É por causa dessa característica, inclusive, que muitas pessoas optam pela poupança. Como permite a retirada de valores a qualquer instante, é uma alternativa que traz um nível maior de segurança.

Qual é a relação entre liquidez e rentabilidade?

Contudo, o grau elevado de liquidez de investimento está diretamente ligado ao retorno. Esses fatos são inversamente proporcionais, portanto, uma grande facilidade de conversão em dinheiro normalmente reduz a rentabilidade.

Para verificar isso, imagine um CDB prefixado, com valor de 8% ao ano. Ao final de 36 meses, o rendimento líquido total é de 19,15% e o valor obtido é de R$ 12.599,78.

Já o pós-fixado com liquidez diária oferece 100% do CDI. No caso, o valor acumulado é de R$ 12.384,87. Ao mesmo tempo, um prefixado de 60 dias certamente terá menos rentabilidade do que um de 60 meses.

Como a liquidez de investimento diminui os riscos, é natural que o retorno também seja reduzido em tal quadro. A análise é fundamental para escolher títulos que realmente se encaixam no perfil de investidor, nas expectativas de ganhos e nos interesses quanto à segurança.

O que acontece com a realização de lucro antecipada?

Os títulos prefixados têm baixa liquidez justamente porque determinam um prazo para o resgate e a realização do lucro. Ou seja, os papéis só podem ser convertidos em dinheiro na data especificada. Mesmo assim, há alguns casos em que os investidores optam pela liquidação antecipada.O grande problema é que tal ação pode levar a uma rentabilidade negativa. Imagine um investimento no Tesouro Direto prefixado em que há a decisão de vender o título antes do prazo. Se a taxa básica de juros da economia (a Selic) ou a inflação sobe, há uma desvalorização em relação à marcação do mercado. Ao vender um prefixado de 8% em um cenário de taxas de 10%, por exemplo, há um resgate menor e menos interessante.

Para piorar, a realização antecipada também pode levar a uma alíquota maior do Imposto de Renda. Nesses casos, há uma perda sensível de ganhos e que compromete o valor inicialmente aplicado.

A liquidez de investimento é determinante para a segurança e para a rentabilidade. Para obter efeitos interessantes, busque o equilíbrio entre tais características, de modo a atingir os objetivos.

Já que o tema é tão importante, aproveite e conheça 3 conceitos fundamentais para saber como investir!

Para não perder nenhuma dica ou orientação, curta nossa página no Facebook e fique sempre por dentro!

Qual a importância de se equilibrar rentabilidade e liquidez em uma empresa?

Quem pretende investir em ações de uma empresa precisa entender bem o que é índice de liquidez. A importância desse conhecimento é ter a habilidade de analisar melhor como está a saúde financeira do negócio.

Lembre-se que quanto mais você tiver informações sobre uma empresa, melhor! Quem pretende entrar no mercado de ações precisa estar bem informado.

Por isso, vamos ajudar você a entender tudo sobre índice de liquidez para conseguir escolher com mais facilidade quais empresas quer ter em sua carteira de investimentos. Continue a leitura!

O que é o índice de liquidez de uma empresa

Liquidez é um conceito que determina a velocidade em que os ativos podem ser convertidos em recursos. Em outras palavras, é a agilidade de converter títulos, ações e investimentos em dinheiro vivo.

Quando se trata de empresas, o conceito de liquidez demonstra a capacidade que a companhia tem em honrar compromissos financeiros, inclusive dívidas, em determinado tempo. Logo, o índice de liquidez é um indicador que diz como está a situação financeira de um negócio.

Ele nada mais é que uma análise de crédito que demonstra quanto aquela empresa possui em recursos para saldar suas obrigações financeiras com terceiros.

Quando você adquire ações de uma empresa, você se torna um sócio dela. Seu dinheiro está sendo emprestado para que essa organização possa se desenvolver, crescer e render lucro aos investidores. Por isso, é importante entender se a companhia em que você está investindo tem recursos sólidos para se manter e crescer.

Agora que você já sabe porque o índice de liquidez é importante, entenda quais são os tipos que existem e como devem ser calculados cada um deles.

Quais os tipos diferentes de índice

Toda empresa oferece os dados para que você calcule o índice de liquidez. Esses dados estão disponíveis no chamado balanço patrimonial.

O balanço patrimonial de uma companhia é uma demonstração de informações que tem como propósito apresentar a posição financeira, econômica e contábil do negócio em determinada data.

Se o acesso a essa informação for difícil, ou se os dados estiverem desatualizados, este já pode ser um prenúncio de que a empresa não é uma das melhores opções para investimento. Pense nisso!

Partindo das informações do balanço patrimonial da empresa são calculados os diferentes índices de liquidez. Eles são divididos em quatro tipos, como você verá a seguir.

1. Liquidez corrente

Este índice avalia se a empresa terá dinheiro suficiente para pagar suas dívidas de curto prazo, como empréstimos, fornecedores, impostos e financiamentos.

No cálculo desse índice são considerados apenas ativos e passivos circulantes, que são os recursos e bens da empresa disponíveis. De modo geral, o cálculo é feito pela divisão dos ativos circulantes pelos passivos circulantes.

2. Liquidez seca

Esse índice não é aplicado a todo tipo de empresa. Normalmente, ele é usado para as companhias que oferecem produtos, pois na liquidez seca (similar a corrente) são excluídos os estoques do ativo circulante.

Como os estoques precisam ser vendidos para que possam ser convertidos em dinheiro, neste índice eles são ignorados. Dessa forma, a liquidez seca considera apenas os recursos monetários da empresa para avaliar sua capacidade de quitar dívidas e obrigações de curto prazo.

Ele é mais rigoroso que a liquidez corrente e, por isso, o resultado numérico é menor.  Neste caso, o cálculo é feito da seguinte forma:

Liquidez seca = (Ativo circulante – Estoque)/Passivo circulante

3. Liquidez imediata

Neste terceiro índice, ainda mais conservador que os dois primeiros, são considerados apenas recursos que podem ser convertidos imediatamente em dinheiro, como saldos bancários, aplicações financeiras e dinheiro em caixa.

Nesse índice é excluído, além do estoque, os valores e contas a receber. O resultado deste índice é obtido por meio da seguinte fórmula:

Liquidez Imediata = Disponível/Passivo Circulante

4. Liquidez geral

Enquanto os outros índices calculam a situação da empresa a curto prazo, este olha para a situação financeira a longo prazo.

Para chegar ao resultado deste índice são considerados os ativos circulantes, os ativos não circulantes —​ que são recursos a serem recebidos a longo prazo —​ em comparação aos passivos circulantes e os passivos não circulantes —​ que são pagamentos a serem realizados a longo prazo.

A fórmula da liquidez geral é:

Liquidez Geral = (Ativo Circulante + Ativo Não Circulante) / (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante)

Todos os dados que apontamos estão discriminados no balanço patrimonial da empresa com os termos que empregamos. Dessa forma é bem fácil fazer o cálculo de cada índice. Mas, então, o que fazer com os resultados?

Como avaliar o índice de liquidez

Após calcular o índice de liquidez, qualquer um dos quatro, é hora de analisar o que o resultado quer dizer.

Se o resultado obtido for maior que 1, isso demonstra que a empresa tem folga para quitar suas obrigações de curto prazo sem problemas. Se for igual a 1 isso mostra que ela consegue quitar suas obrigações a curto prazo, sem folga. O que pode impactar no futuro da empresa.

Já se o resultado for menor que 1 isto é sinal de que ela não conseguirá quitar as obrigações de curto prazo, caso seja necessário.

Quanto maior for o resultado do índice, melhor é a saúde financeira dela. Entretanto, para uma análise assertiva e completa é bom avaliar todos os índices de forma comparativa. Claro, isto vai variar de acordo com a empresa e o ramo em que ela atua.

Para ter análises melhores, compare os resultados da empresa à média do mercado no setor em que atua. Para obter esses dados você pode recorrer a uma pesquisa na internet ou a sua corretora de investimentos.

Índice versus Investimento

O índice de liquidez é uma grande ferramenta de análise para que você tenha embasamento na sua tomada de decisão. Muitas vezes amigos e parentes chegam com uma super dica de investimento em uma empresa sem ter feito a lição de casa antes.

Além de avaliar a importância de uma companhia e sua posição no mercado, é preciso avaliar se ela é saudável.

Como investidor, você deve ficar atento e dedicar tempo para analisar as empresas nas quais pensa em investir antes de comprar qualquer ação. Encare o cálculo desses índices como um investimento de tempo para obter melhores resultados no futuro.

Agora que você já sabe como calcular o índice de liquidez de uma empresa e qual a sua importância nos investimentos, aproveite para assinar nossa newsletter e receber mais informações valiosas como essa diretamente no seu e-mail.

Qual a importância da liquidez para a empresa?

Quando se trata de empresas, o conceito de liquidez demonstra a capacidade que a companhia tem em honrar compromissos financeiros, inclusive dívidas, em determinado tempo. Logo, o índice de liquidez é um indicador que diz como está a situação financeira de um negócio.

Qual a relação existente entre liquidez e rentabilidade?

O fato é que existe uma grande diferença entre liquidez e rentabilidade. A primeira está relacionada à facilidade de se transformar em capital, como já explicamos, enquanto a segunda se refere ao percentual de remuneração que o investidor receberá no final de uma aplicação.

Qual é o impacto da liquidez e na rentabilidade de uma empresa quando se mantêm investimentos elevados em ativos circulantes?

Assim como a relação liquidez-rentabilidade nas empresas, tradicionalmente, na literatura, esta relação se apresenta de forma negativa, ou seja, a liquidez diminuindo com o aumento da rentabilidade.

Qual a melhor estratégia para a gestão de risco rentabilidade e liquidez?

A diversificação da carteira é uma estratégia essencial para a gestão de riscos em investimentos. A ideia é contar com uma variedade de títulos e ativos, com características variadas sobre rentabilidade, riscos e liquidez.