Qual a importância de se realizar o cariótipo e quando precisa ser solicitado?

O exame dos cariótipos aponta uma possível alteração genética que possa afetar a fertilidade do casal

O Cariótipo é o conjunto de cromossomos das células somáticas de um indivíduo. A palavra vem do grego: karion, que significa ?nó? e tipos, que significa forma. Chamamos de cariograma a imagem dos cromossomos. Já a ordenação destes pelo tamanho, como se fosse uma fotografia, chamamos de ideograma.

Aos casais que sofrem problemas de infertilidade, e que vão se submeter a tratamentos de fertilização assistida, é solicitado o exame do cariótipo de ambos, pois muitas das dificuldades para engravidar têm como origem problemas genéticos.

O exame dos cariótipos, além de apontar uma possível alteração genética que possa afetar a fertilidade do casal, pode também garantir uma gravidez saudável.

Para avaliar o cariótipo, é preciso uma simples amostra de células, que pode ser obtida a partir do sangue ou do líquido amniótico. Então faz-se uma cultura celular que é interrompida numa determinada fase de duplicação das células (metáfase). É nesta fase que os cromossomos se condensam e se apresentam para serem coloridos e analisados quanto à sua quantidade e estrutura.

A média de alterações de cariótipo chega a 10% dos casais, o que é uma probabilidade bastante alta. No entanto, o cariótipo analisa somente os cromossomos quanto ao seu número e formato ? o que pode dar um diagnóstico imediato de algumas síndromes cromossômicas, como as trissomias: ao invés de um par de cromossomos, o cariótipo apresenta três unidades deles. Se isto ocorrer no cromossomo 21, o diagnóstico é de síndrome de Down. Se ocorrer no cromossomo 13, os diagnósticos são de Síndrome de Patau.

Já as doenças que estão localizadas nos genes (que ficam dentro dos cromossomos), suas alterações, rearranjos e deleções, estas não podem ser detectadas pelo exame do cariótipo. Será necessário fazer testes genéticos que usam tecnologia mais sofisticada para rastrear os genes que podem apresentar alterações e daí doenças genéticas.

Quando o casal apresenta alterações no cariótipo, a imediata suspeita é de que os espermatozoides ou os óvulos possam apresentar problemas, o que explicaria a dificuldade de engravidar e/ou os abortos de repetição. Ou, ainda, o risco de gerar bebês com certas doenças genéticas.

Se o cariótipo for positivo para alterações cromossômicas, o casal é encaminhado para uma sessão de aconselhamento genético na qual o médico geneticista avaliará os riscos que o casal pode apresentar, não só para engravidar como também o de gerar filhos com determinadas alterações genéticas.

Em casos que há alteração do cariótipo em um dos genitores, atualmente através da fertilização in vitro com análise genética do embrião (PGD), o casal consegue engravidar com segurança, eliminando os riscos de aborto ou até mesmo de filhos com deficiência física ou mental.

O que é o cariótipo?

O cariótipo é uma técnica de citogenética tradicional que estuda os cromossomos humanos. O DNA humano está presente em todas as células que compõem o organismo na forma compactada que chamamos de cromossomo (Figura 1). 

Qual a importância de se realizar o cariótipo e quando precisa ser solicitado?

Figura 1: Imagem ilustrativa representando as etapas de compactação do DNA.

Todos os humanos possuem 23 pares de cromossomos, totalizando 46 cromossomos, que são herdados dos genitores, uma cópia materna e outra cópia paterna. Estruturalmente, os cromossomos são formados por duas porções, denominadas de braço curto e braço longo, que são separadas por uma estrutura chamada de centrômero (Figura 2).

Qual a importância de se realizar o cariótipo e quando precisa ser solicitado?

Figura 2: Ilustração de um cromossomo em metáfase e suas estruturas.

Os cromossomos 1 ao 22, chamados de autossomos, são iguais em ambos os sexos. Além dos autossomos, temos também um par de cromossomos sexuais: X e Y. Mulheres têm dois cromossomos X e os homens têm um cromossomo  X e um cromossomo Y.  

Para que serve o exame de cariótipo? 

O cariótipo identifica alterações no número total de cromossomos (aneuploidias), grandes deleções e duplicações, e rearranjos equilibrados, sendo importante para o diagnóstico de síndromes ou para esclarecer alguns quadros clínicos de causa desconhecida.  

Pacientes clinicamente normais, mas com histórico de abortamento de repetição ou infertilidade também podem solicitar o exame.  

Aneuploidias: As aneuploidias são caracterizadas pela presença (trissomia) ou ausência (monossomia) de um cromossomo inteiro.  

Deleções e duplicações: as grandes deleções e duplicações causam, respectivamente,  perdas e ganhos de segmentos cromossômicos. Elas podem incluir braços inteiros de cromossomos ou abranger segmentos menores. Nesse último caso, as alterações só serão detectadas pelo cariótipo se puderem ser visualizadas em um microscópio óptico. Caso contrário, somente técnicas de maior resolução, como o Microarray, podem detectá-las.  

Rearranjos equilibrados: nos rearranjos equilibrados há troca de posição de segmentos cromossômicos, sem perda ou ganhos (Exemplo: translocações e inversões). A maioria das pessoas com rearranjos equilibrados não apresentam sinais ou sintomas clínicos. Porém, elas têm risco aumentado de abortos espontâneos e maior chance de ter filhos com quadros clínicos devido à presença de grandes deleções ou duplicações.

Como o exame de cariótipo é feito?

A primeira etapa do cariótipo é estimular o crescimento das células coletadas do paciente. Em seguida, as células são mantidas em uma etapa do ciclo celular, chamada metáfase ou prometafase. Durante essa etapa o DNA apresenta-se altamente condensado, possibilitando a visualização dos cromossomos em um microscópico óptico.  

Após essa etapa, a preparação de células é aplicada em uma lâmina onde os cromossomos são fixados com o auxílio de substâncias químicas. Apesar de terem tamanhos diferentes, diferenciar os cromossomos apenas pelo tamanho e pela posição do centrômero é desafiador. Os cromossomos precisam passar por tratamentos de coloração para terem um padrão de bandeamento. 

Após esse tratamento, cada cromossomo apresenta um padrão de bandas claras e escuras específicos, totalmente reprodutível, que permite diferenciar cada um dos 23 pares de cromossomos. O protocolo mais usado no Brasil para cariótipo é o bandamento G que utiliza a coloração Giemsa. 

Os citogeneticistas utilizam o tamanho e o padrão de bandeamento dos 23 cromossomos para guiar as análises e identificar possíveis alterações.  

Diagnóstico genético e a Mendelics

A missão da Mendelics é oferecer exames genéticos complexos a preços acessíveis, democratizar o acesso ao diagnóstico genético e divulgar a importância dos exames genéticos entre os médicos, operadoras de saúde e pacientes.

Quer saber mais sobre os exames de diagnóstico genético da Mendelics? Leia nossos artigos sobre MLPA, NGS, microarray e Sanger, outras importantes técnicas.

Deixe sua pergunta nos comentários abaixo ou entre em contato com a nossa equipe pelo telefone (11) 5096-6001 ou através do nosso site.

Qual a importância do exame cariótipo?

Cariótipo com banda G é um exame genético extremamente importante para analisar todos os cromossomos presentes no DNA através de uma fotografia. O exame fornece diversas informações importantes que podem indicar alterações cromossômicas e abortos por repetição.

Quando fazer o exame cariótipo?

O medico irá solicitar o exame de cariótipo:.
Durante o pré-natal se houver indicativo de malformações ou síndrome no feto; normalmente se outro exame bioquímico ou de imagem apareceu alterado;.
Após o nascimento, na suspeita de alguma síndrome ou para a exclusão de alguma suspeita;.

Por que fazer cariótipo?

O cariótipo é um exame que permite identificar, por meio do pareamento dos cromossomos, alterações numéricas e/ou estruturais. As aberrações cromossômicas afetam aproximadamente 0,5% dos recém-nascidos, contribuindo para malformações congênitas, morbidade e mortalidade.

Como solicitar exame de cariótipo?

Orientações necessárias. - Critério de realização - Este exame é realizado somente com solicitação médica. - Exame realizado em sangue periférico. - Pode ser coletado de segunda a domingo, inclusive feriados.