Qual a importância do Mar Mediterrâneo para o comércio de povos antigos?

Qual a importância do Mar Mediterrâneo para o comércio de povos antigos?

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes da 5ª série da Educação de Jovens e Adultos-EJA

O Mediterrâneo banha as terras de três continentes. Fica entre a Europa, a Ásia e a África. É um lugar muito importante para a história. Essa região assistiu ao desenvolvimento de impérios como o assírio, o persa e o romano; o florescimento da civilização grega; a expansão árabe; a ação de fenícios, cretenses e macedônios. Na passagem da Idade Média para a Moderna, tornou-se palco das grandes rotas comerciais.

Questão 1

Qual a importância do Mar Mediterrâneo para o comércio de povos antigos?
Fonte: FRANCO JR, ANDRADE FILHO; 1995. p. 27.

A partir da observação do mapa que mostra o comércio no Ocidente, no século XIII, quais as cidades que dominavam o comércio no mar Mediterrâneo?

Questão 2

Considerando o que disse o historiador francês Fernand Braudel, qual a razão dos sobrelucros no comércio de longa distância?

Questão 3

Desde a Antiguidade, pelo Mediterrâneo passaram muitos povos e civilizações. As rotas comerciais foram mais um momento de intenso contato entre diferentes idiomas, costumes, modos de vida e produtos. Escreva um parágrafo sobre isso.

Saiba mais

O Mediterrâneo

Canal Anísio Filho. O mediterrâneo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=60T_PIPQBjQ> acesso em 02, set. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-5a-serie/

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento (EAJAHI0546) Conhecer as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo.
(EAJAHI0547) Relacionar a mobilidade de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo às diferentes formas de inserção e marginalização de povos.
Referencial teórico BRAUDEL, Fernand. A economia em face dos mercados; O capitalismo em casa. In: ______ Civilização material, economia e capitalismo: séculos XV-XVIII: os jogos das trocas. Tradução Telma Costa. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.
FRANCO JR, Hilário. ANDRADE FILHO, Ruy de Oliveira. Atlas de história geral. São Paulo: Editora Scipione, 1995.

Qual foi a importância do Mar Mediterrâneo para os antigos romanos?

para os romanos, pois este se tornou o eixo de integração de todas as regiões integrantes do Império Romano. Nas suas margens desenvolveu-se a civilização romana caracterizada por haver promovido uma amálgama das diversas culturas dos inúmeros povos submetidos ao governo romano durante o processo expansionista.

O que foi comercializado de importante no Mar Mediterrâneo?

Embora a energia seja o item mais comercializado na região do Mediterrâneo, a estrutura do setor está mudando. As exportações de gás e petróleo estão perdendo importância em favor dos produtos refinados. Grécia e Malta aumentaram suas exportações do Leste Mediterrâneo, como a Turquia e o Egito.

Como o Mar Mediterrâneo contribuiu para a formação da Antiguidade Clássica?

De que maneira o Mar Mediterrâneo contribuiu para a formação da Antiguidade Clássica? RESPOSTA: O Mar Mediterrâneo foi o principal meio pelo qual os povos da Antiguidade Clássica realizaram trocas comerciais, intercambiando não apenas mercadorias, mas também conhecimentos, crenças e ideias.

Qual foi o fator mais marcante da história do Mar Mediterrâneo para o comércio?

Em 1869, com a abertura do canal de Suez, obra construída por um consórcio franco-britânico, o Mediterrâneo Oriental passou a integrar as grandes rotas do comércio internacional, passando a ter um papel relevante nas relações políticas e comerciais das potências da Europa.