Qual a importância do meio ambiente para as espécies?

Meio ambiente é o conjunto de elementos físicos, químicos e biológicos que permitem e garantem o desenvolvimento da vida no planeta Terra. Incorpora todos os elementos vivos e não vivos do planeta. Nós, os seres vivos, somos parte importante do meio ambiente, porque dele necessitamos, e, por meio de nossas ações, promovemos impactos negativos que põem em risco o equilíbrio ambiental. As preocupações em relação ao meio ambiente são denominadas questão ambiental, que é debatida de forma política pela maioria dos países atualmente.

Leia também: Cinco desastres ambientais causados pelo homem no Brasil

Resumo sobre meio ambiente

  • Meio ambiente envolve todos os elementos físicos, químicos e biológicos que estão ligados aos seres vivos.

  • O meio ambiente é constituído por todos os fatores presentes nas quatro camadas da Terra: litosfera, atmosfera, hidrosfera e biosfera.

  • A grande importância do meio ambiente é a possibilidade da existência e manutenção da vida no planeta.

  • Os desequilíbrios gerados pelas relações entre os elementos que formam o meio ambiente são denominados problemas ambientais. O ser humano é o fator que mais promove os problemas ambientais, por meio de suas ações.

  • A preservação do meio ambiente consiste em garantir a total ausência de ações humanas. A conservação ambiental prevê ações humanas de forma sustentável.

  • No Brasil, o meio ambiente é defendido por lei na Constituição Federal e pelo Ministério do Meio Ambiente, além de políticas desenvolvidas pelos governos estaduais e municipais.

  • Sustentabilidade é a prática que garante a existência de recursos naturais para as gerações futuras.

  • Desde a década de 1970, os encontros para a discussão sobre o meio ambiente são desenvolvidos.

  • O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 5 de junho.

Composição do meio ambiente

Se o meio ambiente reúne todos os fatores físicos, químicos e biológicos que permitem o desenvolvimento da vida, é possível considerar que todos os elementos presentes nas camadas da Terra compõem o meio ambiente. Sendo assim, os componentes do meio ambiente são os fatores ligados à:

  1. Litosfera: camada superficial e rochosa da Terra. Rochas e minerais estão presentes nessa esfera e fazem parte do meio ambiente.

  2. Atmosfera: camada de ar que envolve a Terra. Todos os elementos químicos que compõem a atmosfera são elementos do meio ambiente, além de seus fenômenos meteorológicos.

  3. Hidrosfera: esfera de água do planeta. Toda a água doce e salgada da Terra, além do vapor de água e água em estado sólido.

  4. Biosfera: esfera caracterizada pela vida existente no planeta. Todas as formas de vida estão inseridas na composição do meio ambiente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por que o meio ambiente é importante?

A importância do meio ambiente é imensurável, uma vez que é ele que garante o desenvolvimento da vida no planeta Terra. Cada espécie viva depende de sua existência e de suas relações para sobreviver.

Os seres humanos dependem do meio ambiente para o sustento. O ar que respiramos, a água que consumimos, os alimentos de que necessitamos e os demais recursos que garantem nossa sobrevivência são extraídos do meio ambiente.

Leia também: Recursos naturais estratégicos — elementos da natureza vitais para a sociedade

Problemas ambientais

Os problemas ambientais são os desequilíbrios verificados nas relações entre os elementos que compõem as esferas terrestres. Os seres humanos figuram na liderança de promoção desses desequilíbrios. Por meio da utilização e exploração dos recursos naturais que constituem o meio ambiente, o ser humano estabelece uma relação sem harmonia com os demais elementos do meio ambiente, criando os problemas ambientais.

Os problemas ambientais podem ser classificados em:

  • Atmosféricos: envolvem a poluição do ar por ações e atividades econômicas desenvolvidas pelos seres humanos. Destacam-se aqui:

    • aquecimento global;

    • chuvas ácidas;

    • buraco na camada de ozônio;

    • problemas verificados especificamente nas zonas urbanas: ilha de calor e inversão térmica.

  • Hídricos: o uso indiscriminado e a poluição da água por elementos químicos utilizados em atividades econômicas produzem os impactos na água do mundo.

  • Relacionados aos solos: os problemas ambientais relacionados ao solo são causados pelas práticas agrícolas e pecuaristas sem cuidados técnicos necessários para a manutenção desse recurso. Podem ser citados como exemplos os processos de:

    • desertificação;

    • laterização;

    • poluição;

    • lixiviação;

    • erosão;

    • empobrecimento do solo.

  • Relacionados à vegetação: a retirada da vegetação original, prática que acompanha a ocupação dos territórios pelos seres humanos e o desenvolvimento das atividades econômicas, é uma porta aberta para diversos problemas ambientais, que incluem erosão dos solos, mudanças nos ciclos das chuvas e perda de fauna e flora.

Preservação do meio ambiente

A preservação do meio ambiente diz respeito à proteção de forma integral de uma determinada área. Nesse caso, não há atuação humana sobre essa área. A necessidade de preservação se dá por causa do risco de perda de elementos que são fundamentais para uma espécie animal ou vegetal, um ecossistema ou um bioma. Vale ressaltar que preservação e conservação são ações distintas.

  • Quais as diferenças entre preservação do meio ambiente e conservação ambiental?

A preservação ambiental é a proteção integral de um determinado espaço natural. Nesse caso, não há a possibilidade do desenvolvimento de ações humanas. A conservação ambiental é diferente: as ações humanas podem ocorrer, mas de forma sustentável, ou seja, garantindo que o ambiente não sofra danos, sem o comprometimento dos elementos naturais ali existentes e visando às gerações futuras.

Meio ambiente no Brasil

No Brasil, todas as esferas de governo (federal, estadual e municipal) possuem ações no sentido de conhecer, proteger e recuperar o meio ambiente. A legislação federal norteia as demais leis existentes no país em relação ao meio ambiente. A Constituição de 1988 prevê, no artigo 225:

“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”

O Ministério do Meio Ambiente do Brasil incorporou a Política Nacional do Meio Ambiente, estabelecida em agosto de 1981, e é ela que regula as políticas públicas desenvolvidas na questão ambiental. Os governos estaduais e municipais seguem, na maioria das vezes, as diretrizes adotadas pelo Ministério do Meio Ambiente, mas também desenvolvem leis específicas para a proteção ambiental nos territórios que possuem soberania.

Leia também: Ibama — o órgão nacional que atua para garantir o cumprimento das políticas ambientais

Sustentabilidade

Sustentabilidade é a habilidade de utilizar os recursos naturais do planeta de forma racional, a fim de que as necessidades do presente sejam sanadas, mas sem prejuízos às gerações futuras. O conceito de sustentabilidade foi apresentado ao mundo pelo documento intitulado Relatório Brundtland – Nosso Futuro Comum, desenvolvido pelas Nações Unidas durante a década de 1980. Depois da publicação desse documento, todos os encontros ambientais foram pautados nesse conceito, e a discussão ambiental é assentada na necessidade da sustentabilidade para evitar e reduzir os problemas ambientais já existentes.

  • Videoaula sobre desenvolvimento sustentável

Acordos internacionais

A discussão ambiental é praticada no mundo, envolvendo os representantes dos países e demais órgãos da sociedade civil, desde a década de 1970. As preocupações com a questão ambiental permeiam as políticas públicas desenvolvidas, atualmente, na maioria dos Estados nacionais.

Os encontros ambientaisresultam em documentos que selam acordos entre os países para a questão ambiental. Os destaques são:

  • Relatório Brundtland: divulgação em 1987. Estabeleceu o conceito de sustentabilidade.

  • Agenda XXI: resultado da Eco-92 ou Rio-92. Reforçou o conceito de sustentabilidade e estabeleceu metas para os países em relação à questão ambiental.

  • Protocolo de Kyoto: Kyoto, Japão, 1997. Documento assinado pela maioria dos países buscando redução da eliminação de poluentes na atmosfera terrestre.

  • Declaração de Joanesburgo: 2002. Resultado da Rio+10.

  • O futuro que queremos: relatório da Conferência Rio+20, realizada em 2012.

  • Acordo de Paris: 2015. Estabeleceu novas metas de redução de poluentes causadores do aquecimento global aos países participantes. Resultou da COP21 realizada em Paris.

  • Pacto de Glasgow para o clima: documento final da COP26, encontro realizado na cidade de Glasgow, Escócia, em 2021. O documento estabelece metas para os países combaterem os efeitos do aquecimento global.

Conceitos importantes relacionados ao meio ambiente

  • Ecologia: ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si ou com o meio orgânico ou inorgânico no qual vivem.

  • Ecossistema: os seres vivos e o ambiente, com suas características físico-químicas e as inter-relações entre ambos; biogeocenose; biossistema; holocenose.

  • Impacto ambiental: qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica.

  • Desenvolvimento sustentável: utilização dos recursos naturais de forma racional a fim de que as gerações futuras tenham pleno acesso aos recursos naturais.

Dia Mundial do Meio Ambiente

No dia 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi estabelecida na abertura da conferência ambiental realizada pelas Nações Unidas na Suécia em 1972.  

Qual a importância do meio ambiente aos seres vivos?

Preservar o meio ambiente é fundamental, afinal, é nele onde estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar.

O que é o meio ambiente e qual a sua importância?

Meio ambiente é o conceito que expressa as diferentes relações estabelecidas entre os seres vivos. Logo, ele envolve a interação entre os elementos naturais e humanos do espaço, e sua importância está ligada à manutenção da vida no planeta, por isso sua conservação é indispensável.

Por que é importante cuidar dos animais e do meio ambiente?

Os animais de vida livre desempenham um importante papel no equilíbrio da natureza. São eles que dispersam sementes e pólen e, portanto, plantam árvores, também consomem plantas, promovendo a ciclagem de nutrientes e ainda controlam populações de outras espécies.

Qual é o objetivo do meio ambiente?

O meio ambiente é composto pela biosfera, hidrosfera, atmosfera e litosfera. É dele que retiramos os elementos essenciais para a nossa sobrevivência, como água, ar, alimentos e matérias-primas, um dos motivos pelos quais a sua conservação se faz tão importante.