Qual a importância do projeto político pedagógico no sentido de efetivar uma gestão Democrático

Qual a importância do projeto político pedagógico no sentido de efetivar uma gestão Democrático

Ter um Projeto Político Pedagógico (PPP) pronto é algo essencial para o sucesso e a boa gestão de uma escola. No entanto, muitos profissionais da área de educação ainda não sabem ao certo por que esse documento é relevante e para que exatamente ele serve.

O PPP é uma ferramenta que vai além do currículo escolar, trazendo os valores, a cultura, as crenças e as diretrizes de ação que devem orientar toda a comunidade escolar. Por isso, é fundamental que ele seja bem elaborado e sempre sirva como orientação para o cotidiano da instituição.

Pensando em esclarecer as suas dúvidas sobre a importância e a aplicação do Projeto Político Pedagógico nas escolas, o Poliedro Sistema de Ensino preparou este artigo, que responde aos principais questionamentos sobre o assunto. Confira!

O que é o Projeto Político Pedagógico (PPP)?

O Projeto Político Pedagógico, também conhecido pela sigla PPP, é um documento que contém todo o planejamento da escola, reunindo seus objetivos, valores, metodologia de ensino e ações a serem colocadas em prática, tudo isso com a finalidade de alcançar as metas estabelecidas.

Assim, o PPP é uma ferramenta fundamental para orientar as atividades de uma instituição de ensino e sua gestão, funcionando como um direcionamento para a atuação dos professores e da equipe pedagógica. Além disso, auxilia no trato das questões burocráticas e logísticas do colégio — como, por exemplo, a quantidade de estudantes por sala e os recursos necessários para as atividades escolares.

É também por meio desse instrumento que as escolas definem quais conteúdos serão ensinados e como isso será feito, levando em consideração os contextos sociocultural e econômico em que estão inseridas.

Justamente por ser tão relevante para o dia a dia da instituição, o Projeto Político Pedagógico costuma ser elaborado com a participação de toda a comunidade escolar, envolvendo, além de professores e funcionários, os estudantes e seus familiares. Outro aspecto importante é que esse documento precisa ser acessível a todos os envolvidos.

Qual a importância do Projeto Político Pedagógico?

O PPP é o documento responsável por organizar as atividades pedagógicas que a escola realizará, guiando a administração da instituição e a condução do aprendizado dos estudantes com base nos conteúdos previstos na BNCC.

Para que seja de fato relevante, precisa ser desenvolvido a partir de um diagnóstico interno da escola, levando em conta todas as informações sobre o contexto atual do colégio, além de seus planos e objetivos futuros.

Com base nisso, o Projeto Político Pedagógico passa a atuar como um norteador para as atividades cotidianas da escola, traçando o caminho a ser seguido pela comunidade escolar.

Como a escola é um lugar de formação de cidadãos, é essencial contar com esse planejamento conjunto, que estabelece objetivos, ações e atribuições de maneira bem definida, contribuindo para a melhoria constante da instituição e do seu processo de ensino.

Além disso, o PPP também é importante porque serve como forma de pais e responsáveis de estudantes conhecerem e avaliarem os valores da escola e as práticas utilizadas no processo de ensino.

Quem faz o PPP?

Para garantir sua eficiência e aplicabilidade, o Projeto Político Pedagógico deve ser desenvolvido de forma coletiva, já que o documento afeta todos os setores de uma instituição de ensino.

Em geral, cada escola tem a sua própria maneira de elaborar o projeto e não existe uma fórmula pronta que sirva para todas.

Alguns colégios optam pela criação de um conselho de professores e equipe pedagógica para discutirem a construção do documento, enquanto outros optam pela realização de assembleias, com a participação de toda a comunidade escolar.

Elaborar o PPP pode ser um processo desafiador, especialmente para escolas que ainda não têm muita familiaridade com essa prática ou que não contem com o apoio e a orientação de um sistema de ensino.

Por ser um documento de interesse coletivo, não é raro que a equipe escolar encontre dificuldades para envolver todos os membros da comunidade no desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico.

Porém, é importante que isso seja feito, dando voz a todos os envolvidos no cotidiano da gestão da instituição de ensino e fazendo com que o PPP seja relevante.

Depois que as informações e tópicos incluídos no Projeto Político Pedagógico forem discutidos em reuniões ou plenárias, a produção final e a redação do PPP serão feitas por uma equipe dedicada de educadores experientes, além do(a) diretor(a) escolar.

O que deve constar no Projeto Político Pedagógico (PPP)?

A partir do próprio nome do PPP, podemos entender melhor o que deve ser tratado nesse documento. Por Projeto, entendemos que ele deve trazer um planejamento de ações concretas que a escola se propõe a executar.

Por Político, entendemos que a escola tem o papel social de formar os cidadãos do futuro como indivíduos conscientes, responsáveis e capazes de pensamento crítico, de forma que consigam atuar positivamente na sociedade.

Já por Pedagógico, entendemos que o PPP deve trazer os projetos e atividades educacionais que serão parte dos processos de ensino e aprendizagem da instituição.

Sendo assim, podemos dizer que os principais temas que devem estar presentes no Projeto Político Pedagógico de uma escola são:

  • Missão, visão e valores da instituição;
  • Projeto pedagógico para o ano letivo;
  • Currículo escolar elaborado com base na BNCC;
  • Formas de avaliação;
  • Composição do corpo docente e administrativo da escola;
  • Planos de ação para cada objetivo estabelecido e prazos de cumprimento;
  • Panorama do público atendido (perfil dos estudantes);
  • Método de ensino a ser utilizado em sala de aula;
  • Composição do conselho de pais e responsáveis, se houver;
  • Dados atualizados sobre o contexto da instituição (número de estudantes, índices de evasão e abandono, média de notas dos estudantes, taxa de reprovação, desempenho em avaliações internas e externas etc.);
  • Modelo pedagógico da escola.

Vale lembrar que o Projeto Político Pedagógico será utilizado pela sua escola como forma de guiar todas as suas atividades. Por essa razão, ele não pode ser um documento-padrão. É importante que o PPP seja adaptável e desenvolvido de acordo com as necessidades de cada instituição.

Agora que você já sabe qual a importância de ter um Projeto Político Pedagógico na sua escola, que tal conhecer mais sobre o Poliedro Sistema de Ensino?

Com mais de 470 escolas associadas em todo o Brasil, o Poliedro tem a expertise e as ferramentas necessárias para combinar a essência da sua escola com o que há de mais avançado no mercado educacional. Acesse o site e descubra como escrever mais um capítulo de sucesso!

Qual a importância do projeto político pedagógico em uma gestão democrática da escola?

Ou seja, o PPP é responsável tanto por fazer uma avaliação geral da educação como por direcionar as etapas a serem seguidas durante o ano. É importante lembrar que o Projeto Político-Pedagógico da escola é um guia para a execução das atividades, mas deve manter a flexibilidade necessária para lidar com imprevistos.

Qual a importância do PPP no sentido de efetivar uma gestão democrática?

O PPP deve ajudar os professores e os gestores a melhorarem a qualidade do ensino na instituição. Para que os objetivos sejam alcançados, é necessário que haja uma gestão democrática, consciente e envolvida em todas as dimensões da escola, visando assim, afastar a ideia de hierarquia.

Qual a relação entre gestão democrática e projeto político pedagógico?

A gestão participativa tem como objetivo principal assegurar a gestão democrática, promovendo a participação de todos os membros da instituição na tomada de decisões. Sendo assim, o projeto político-pedagógico pode assegurar a gestão democrática, pois se sabe que ele é um documento elaborado coletivamente.

Qual a importância do projeto político pedagógico para a educação e qual sua relação com o processo de ensino e aprendizagem?

Sua importância está no desenvolvimento de uma instituição de ensino que almeja uma educação eficiente e de qualidade. Ele é completo o suficiente, tornando-se uma rota flexível o bastante para se adaptar às necessidades dos alunos.