Qual a importância em se preservar o patrimônio ambiental que é constituído pelas riquezas naturais de um país?

Autores

  • Virgínia Carla Fernandes de Araújo FATERN
  • Ademir Araújo da Costa UFRN

Palavras-chave:

Unidades de Conservação. Serra caiada, Monumento Natural

Resumo

O presente trabalho é um estudo sobre a importância da preservação do patrimônio ambiental do monumento natural Serra Caiada/RN, tendo como base, o valor das unidades de conservação para a eficiência e eficácia dessa preservação. Como a maioria dos países, que buscam o desenvolvimento e o crescimento econômico, o Brasil vem perdendo, de forma gradativa, uma das suas maiores riquezas, suas diversas espécies vegetais e animais, em decorrência de diversos fatores, como: desmatamentos, crescimento populacional, falta de incentivos financeiros, entre outros. Diante dessa realidade, uma alternativa que visa minimizar e extinguir esses impactos é a criação de unidades de conservação, que contam com a colaboração do poder público e da sociedade, além de serem embasadas na ciência e na lei. Serra Caiada é o acidente geográfico mais importante da Região do Trairi, do Estado do Rio Grande do Norte, sendo assim, essencial para a pesquisa científica, pois sua formação geológica faz parte das mais antigas do mundo. Além de ter uma beleza cênica e um potencial turístico singular, a preservação da serra é imprescindível para a continuidade da existência da fauna e da flora local. No entanto, a área vem sendo degradada por causa do mau uso por parte de segmentos da sociedade e por falta de uma política pública que discipline o uso racional e sustentável do referido acidente. Portanto, é de singular importância a criação de uma unidade de conservação natural na referida área, como forma de preservar os biomas nela existentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virgínia Carla Fernandes de Araújo, FATERN

Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Potiguar; Especialista em Gestão Pública Ambiental e Desenvolvimento Regional pela Estácio/FATERN.

Ademir Araújo da Costa, UFRN

Prof. Dr. do Departamento e do Programa de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia/UFRN.

Qual a importância em se preservar o patrimônio ambiental que é constituído pelas riquezas naturais de um país?

Como Citar

ARAÚJO, V. C. F. de; COSTA, A. A. da. A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO AMBIENTAL DE SERRA CAIADA. Sociedade e Território, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 194–212, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/6488. Acesso em: 14 nov. 2022.

Licença

A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.

La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.

Qual a importância em se preservar o patrimônio ambiental que é constituído pelas riquezas naturais de um país?
Parque Nacional do Iguaçu. Foto: cataratasdoiguacu

Os patrimônios ambientais, também chamados de patrimônios naturais, são áreas escolhidas por conta de suas características estéticas ou científicas figurarem como prioritárias em processos de preservação para as gerações futuras.

Órgãos nacionais e internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), escolhem estes locais e, ao destacarem a sua importância, buscam desenvolver medidas para que essas áreas não sofram ações destrutivas.

Considerar uma área ou formação natural como patrimônio equivale dizer que ela é importante e pertence a todos, por isso precisa ser tratada com extremo cuidado para que perdure no tempo. Um processo que em sua essência é muito parecido com a preservação do patrimônio histórico e cultural.

Áreas de grande biodiversidade acabam sendo beneficiadas ao serem consideradas patrimônios naturais, principalmente se estão na lista de Patrimônios Naturais da Unesco, órgão das Nações Unidas para a educação, ciência e cultura.

A visibilidade internacional que se ganha ao entrar nesta lista faz com que autoridades e ambientalistas de todo o mundo passem a exigir a preservação das áreas consideradas patrimônio, uma força a mais na luta em defesa das mesmas.

O Brasil, com a sua enorme diversidade ambiental, conta com sete áreas consideradas pela Unesco como Patrimônios Naturais da Humanidade. São elas:

• Parque Nacional de Iguaçu;

• Mata Atlântica – Reservas do Sudeste;

• Costa do Descobrimento – Reservas da Mata Atlântica;

• Complexo de conservação da Amazônia Central;

• Área de conservação do Pantanal;

Qual a importância em se preservar o patrimônio ambiental que é constituído pelas riquezas naturais de um país?
Fernando de Noronha. Foto: wikipedia

• Áreas protegidas do Cerrado – Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas; e

• Ilhas Atlânticas Brasileiras – Reservas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas.

Sem dúvida, todas estas regiões guardam paisagens de tirar o fôlego. Mas, além do desfrute para o olhar, precisam ser tratadas de forma diferenciada para que sua natureza tão rica e plena de vida continue perpetuando o equilíbrio e a biodiversidade para as gerações que estão por vir.

Qual a importância de se preservar o patrimônio natural?

A preservação do patrimônio natural propicia excelente exercício de integração entre os elementos físicos e biológicos da natureza, os sistemas que estabelecem entre si e com as ações humanas.

Qual a importância da preservação do patrimônio cultural e ambiental?

A valorização do patrimônio histórico cultural é a valorização da identidade que molda as pessoas. Por isso, preservar as paisagens, as obras de arte, as festas populares, a culinária ou qualquer outro elemento cultural de um povo, é manter a identidade desse povo.

Qual a importância de se preservar o meio ambiente?

Preservar o meio ambiente é fundamental, afinal, é nele onde estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar.

Como preservar o patrimônio ambiental?

Reciclar o lixo, evitar o consumo dos produtos de empresas que não possuam certificações ambientais e buscar informações acerca de sustentabilidade e educação ambiental são alguns exemplos de ações pessoais simples que reduzem os nossos impactos sobre o meio ambiente.