Qual a principal característica motora da criança entre 6 meses a 1 ano?

Desenvolvimento infantil típico

Publicado em 02 de março de 2021 Atualizado em 13 de julho de 2022

10 min.

Escrito por:

Gabriela Bandeira

Esse artigo foi útil para você?

Receba conteúdos geniais!

Junte-se a quem aprende todos os dias sobre autismo. Receba conteúdos voltados para TEA e conceitos clínicos didáticos.

Qual é a sua relação com a criança autista?*

Conheça nossos serviços

Ei, quer conhecer a Genial Care?

Se você mora na cidade de São Paulo ou na grande São Paulo, e tem interesse em nossos serviços, preencha o formulário abaixo!

Quer descomplicar o desenvolvimento de seu filho? Confira no post de hoje a TABELINHA DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL!

A primeira infância é considerada a principal fase para o desenvolvimento do indivíduo. Isso porque é durante ela que ocorrem os principais marcos do desenvolvimento infantil, saltos de desenvolvimento e picos de crescimento. Dentro deste contexto, nota-se o desenvolvimento cerebral, motor, cognitivo e socioemocional da criança.

O desenvolvimento infantil não ocorre de forma linear, é muito importante saber disso, e pode variar de acordo com diversos fatores, como os estímulos que são oferecidos à criança, o ambiente em que ela vive e sua relação com os pais e responsáveis. Apesar disso, os marcos de desenvolvimento servem como um guia para que os pais saibam se seu filho está crescendo e se desenvolvendo corretamente e ajudam a sinalizar quando é preciso buscar ajuda pediátrica.

Vamos lá?

1° MÊS

SONO: Nessa fase o bebê tende a dormir bastante, cerca de 14 a 17 horas de sono diário.

DESENVOLVIMENTO: Ocorre o processo de fortalecimento gradual dos músculos e do sistema nervoso do bebê. No início os movimentos são descoordenados e predominantemente reflexivos. A visão é limitada, consegue enxergar objetos e pessoas com clareza a 30 cm de seu rosto. Reage a sons altos e súbitos.

2 a 4 MESES

SONO: Com 2 ou 3 meses o bebê ainda dorme por muito tempo, cerca de 14 a 17 horas, mas chegando aos 4 meses passa a diminuir para 11 a 15 horas diárias.

DESENVOLVIMENTO: Os 4 meses representam um importante marco no desenvolvimento infantil. O bebê já é capaz de fixar o olhar no rosto da mãe e reconhecê-la, reage melhor aos sons e é capaz de virar a cabeça em direção a ele, consegue controlar melhor as mãos e segurar objetos próximos. Também é capaz de emitir alguns sons e sorri de forma voluntária, quando está deitado de bruços é capaz de esticar as pernas e chutar o ar, descobre a mãozinha e costuma levá-la até a boca.

5 MESES

SONO: Dorme de 11 a 15 horas diárias.

DESENVOLVIMENTO: O bebê já é capaz de reconhecer e diferenciar as pessoas. Já é capaz de gesticular e emitir alguns sons para uma tentativa de comunicação. O bebezinho estranha pessoas que não convive frequentemente e pode chorar ou apresentar incomodo em contato com tais pessoas. É capaz de sentar-se com apoio e manter as costas retas, interage melhor com os objetos e com o próprio corpo, levando as mãos e pés até a boca, deitado de bruços (tummy time) apoia-se nas mãos e é capaz de manter a cabeça erguida.

6° MÊS

SONO: Dorme de 11 a 15 horas diárias.

DESENVOLVIMENTO: A chegada dos 6 meses traz consigo o esperado momento da introdução alimentar. Com 6 meses o sistema digestivo está pronto para começar a receber objetos sólidos. O bebê é capaz de se manter sentado por mais tempo com apoio, emite monossílabas para tentar comunicação com os pais, tenta imitar a voz da mãe, é capaz de rolar para virar de barriga para baixo ou para cima e tenta se sentar sozinho sem apoio por alguns minutos.

7 a 9 MESES

SONO: Dorme de 11 a 15 horas diárias.

DESENVOLVIMENTO: Os sentidos do bebê já estão bem mais aptos, ele é capaz de participar ativamente de brincadeiras e demonstrar suas emoções com expressões e gestos. Também é capaz de sentar-se sem apoio, começa a tentar engatinhar, entende melhor expressões como “pega”, “vem”, assim como “sim” e “não”, reconhece seu nome quando é chamado, tenta chamar “mama” e “papa” e aponta objetos com o indicador.

9 A 12 MESES

SONO: Dorme de 11 a 15 horas diárias, porém este tempo pode variar.

DESENVOLVIMENTO: O bebê nessa fase começa a demonstrar carinho com os pais dando abraços, por exemplo. É importante que os pais tenham um bom vínculo com os filhos nessa fase da vida pois essa relação tem reflexo direto com as futuras relações da criança. Utiliza sons e tons diferentes para expressar sentimentos e pensamentos. A dieta do bebê já é parecida com a do restante da família, ele gosta de explorar a casa e tenta pegar todos os objetos que estiverem a seu alcance, mantém-se de pé sem ajuda, mas ainda precisa de auxílio para caminhar, repete gestos e é capaz de emitir, ao menos, três palavras diferentes.

1 ANO

SONO: Dorme de 11 a 15 horas diárias, porém este tempo pode variar.

DESENVOLVIMENTO: Em geral, os bebês começam a andar sem ajuda dos pais com 1 ano e 3 meses, aproximadamente. A criança mostra-se mais sociável e apta a ajudar em tarefas simples como escovar os dentes, se vestir ou escolher a brincadeira ou brinquedo que quer. Com um ano a criança também está aprendendo a falar diariamente e adquirindo aos poucos mais vocabulário, porém ainda não consegue se expressar completamente.

2 ANOS

SONO: 11 a 14 horas de sono diário.

DESENVOLVIMENTO: A criança pode apresentar dificuldade em partilhar seus brinquedos pois os enxerga como uma extensão do próprio corpo. Nessa fase desenvolve-se bastante a identidade pessoal da criança, seus gostos e preferências, e se inicia a fase dos “porquês”. Também é com 2 anos que ocorre a “adolescência da criança”, a famosa crise dos 2 anos, e é necessário que os pais tenham paciência nessa fase. Com essa idade, a criança já domina um vocabulário mais extenso e chamar-se pelo próprio nome, e é capaz de identificar a diferença entre as coisas como identificar o gênero masculino e feminino, a diferença entre as cores, distingue tamanhos etc.

3 ANOS

SONO: 10 a 13 horas de sono diário.

DESENVOLVIMENTO: Aos 3 anos a primeira dentição da criança já está completa e o cérebro quase completamente desenvolvido. A criança está consciente de seu papel na família e é capaz de ajudar com tarefas um pouco mais complexas como guardar os brinquedos no lugar, ajudar a arrumar o próprio quarto, ajudar a servir a mesa, colocar a roupa suja no lugar certo e assim por diante. Nessa fase a criança é capaz de aprender coisas por si mesma apenar observando e passa a imitá-las, além de exercer diversas atividades por si mesma como desenhar, regar as plantas da casa, cuidar dos animais, vestir-se sozinho, correr e saltar. É capaz de usar plurais e possui mais coordenação, além de ser mais consistente em suas escolhas.

E aí, ficou com dúvidas?? Deixe nos comentários!!

Aproveite também para baixar o e-book GRATUITO sobre o sono do bebê! São muitas dicas e informações que podem te ajudar, acesse: //bit.ly/3bWoOlZ e garanta já o seu! 

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada!

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: //bit.ly/30iJTkW.

Um bjo,

Dra Kelly Marques Oliveira

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090/ Whatsapp (11) 93014-0007

Quais são os marcos do desenvolvimento motor de um bebê com 6 meses de idade?

Aos 6 meses o bebê é capaz de rolar em ambas as direções e já começa a sentar sem apoio. Quando segurado na posição em pé, consegue apoiar o peso do corpo sobre as pernas e até ensaiar o movimento do salto. Quando de bruços, começa a se movimentar para frente e para trás, ensaiando engatinhar.

Quais são as principais etapas do desenvolvimento motor do bebê até 1 ano de idade?

Neste período, principalmente no primeiro ano de vida, os primeiros marcos motores aparecem com o controle de cabeça, o rolar, o arrastar e mais tarde o sentar, o engatinhar e a marcha no final do primeiro ano.

O que os bebês de 0 a 1 ano e 6 meses aprendem a fazer?

Nessa fase, além de descobrir a própria voz, os dois divertimentos do bebê, até ele engatinhar, são: coçar a gengiva inferior quando está com a mão na boca e produzir bolinhas de saliva.

Quais são as 6 etapas do desenvolvimento motor infantil?

As fases do desenvolvimento motor infantil.
Fase motora reflexiva — 0 a 1 ano. ... .
Fase motora rudimentar — 1 a 2 anos. ... .
Fase motora fundamental — 2 a 7 anos. ... .
Estágio inicial — 2 a 3 anos. ... .
Estágio elementar — 4 a 5 anos. ... .
Estágio maduro— 6 a 7 anos. ... .
Fase motora especializada — 7 a 14 anos ou mais. ... .
Estágio de transição — 7 a 10 anos..

Toplist

Última postagem

Tag