Qual a região do Brasil que tem forte influência das culturas indígenas?

Tomar um açaí com farinha e peixe assado e depois deitar em uma rede, qual o paraense que nunca fez isso? Algo tão comum e enraizado nos costumes de quem vive na parte de cima do Brasil, é uma herança dos povos indígenas. A cultura indígena está presente no nosso cotidiano, seja no nosso vocabulário, hábitos, músicas, danças e também no conhecimento do poder medicinal das plantas.

Abril é um mês de visibilidade para os Povos Indígenas, mas que não fique apenas em um mês do ano. E não, os Povos Indígenas não estão em um mundo paralelo ou parados no tempo, em séculos passados. Estão nas cidades, nas aldeias, nas universidades, nas escolas, conquistando espaços e compartilhando vivências. A luta por valorização, reconhecimento, direitos e principalmente respeito pelas tradições, cultura e vida indígena precisa ser vista como prioridade em debates acerca da origem da história do país. Suas práticas culturais estão em nosso dia a dia.

“A nossa comida tradicional, que é açaí, que é a farinha e tantos outros alimentos que estão no Pará, são comidas tradicionais dos povos indígenas, então se eu tomo açaí eu não posso negar a origem daquilo”. O povo precisa reconhecer que nós estamos permanentes e vigilantes em nosso território para proteger. Se uma pessoa toma um açaí é porque tem uma defesa territorial, tem floresta” - Maial Kayapó, ativista e bacharel em direito.

Na arte, dança e música a influência indígena é muito forte. O carimbó é uma grande mistura, mas a forma de dançar, a roda que se faz, o chocalho e até mesmo o curimbó são instrumentos de referências originárias indígenas. Na arte destacam-se as pinturas corporais, normalmente suas tintas são extraídas de frutas como o jenipapo e o urucum, e também os enfeites feitos de sementes, como colares, e brincos de pena.

Conhecemos algumas frutas pelo nome dado pelos indígenas, como bacuri, pupunha, cupuaçu, cacau, goiaba e graviola. Animais como arara, capivara, jacaré, jabuti, tucano, tamanduá e jibóia, também tem nome de origem indígena. Utensílios e objetos de uso diário como o paneiro, a cuia e o tipiti, por exemplo, são de origem indígena. Que nos fazem lembrar o quanto são importantes, principalmente no método usado para fazer a farinha de mandioca, o beiju, a tapioca, o tucupi. O tacacá é um importante item na culinária típica nortista e que tem como base a mandioca.

Quanto às palavras de origem indígena, nomes de frutas, de animais, comidas, instrumentos musicais, utensílios básicos, nomes próprios, de cidades, bairros e ruas no Pará são muito frequentes e presentes. O bairro do Jurunas em Belém tem muitas ruas com nomes de povos indígenas, como Mundurucus, Timbiras, Tamoios, Apinajés e Tupinambás. Nomes de cidades como Capanema, Tracuateua, Marabá, Cametá, Xingu, Oriximiná, Tucuruí entre outras.

Algumas ruas e bairro de Belém inspirados em Povos Indígenas:

Jurunas: Inspirado no povo indígena “Juruna”, do baixo rio Xingu no Pará.

Mundurucus: Inspirada no povo indígena “Munduruku”, espalhados pelo Brasil, o povo Munduruku no Pará está às margens do Rio Tapajós.

Apinagés: Inspirada no povo indígena “Apinajé”, espalhados pela região norte do Brasil, no Pará estão às margens dos rios Tocantins e Araguaia.

Timbiras: Timbira é o nome que designa um conjunto de povos. Alguns destes povos estão no território do Pará, Maranhão e Tocantins.

Tupinambás: Inspirada no povo indígena “Tupinambás”, baixo Tapajós.

Tamoios: São os indígenas que falam a língua Tupi. Nesta língua a palavra "ta'mõi" significa "avós".

Algumas Cidades no Pará com nomes indígenas:

Capanema: origem Tupi “Cáa” (Mato/floresta) e panema (infeliz ou azarado). Mato infeliz, devido a ausência de caças grandes que pudessem alimentar todos os indígenas da aldeia.

Cametá: origem Tupi e deriva de “Cáa” (Mato/floresta) ou “Mutã”, uma espécie de degrau instalado em galhos de árvores feitos pelos indígenas para esperar a caça ou para morar.

Marabá: origem Tupi, significa filho do prisioneiro ou estrangeiro. Também pode ser filho de uma indígena com um branco.

Oriximiná: de procedência tupi, significando "o macho da abelha", o zangão.

Tracuateua: origem na palavra indígena tracuá (uma espécie de formiga) e Teua (terra). Terra das formigas.

Tucuruí: derivado da língua tupi antiga: significa "gafanhotos verdes", através da junção de tukura (gafanhoto) e oby (verde).

Xingu: do tupi, significa água boa e limpa. O parque indígena do Xingu está localizada às suas margens e é uma região preservada e povoada por povos indígenas.

Alguns nomes próprios de origem indígena:

Anahi: Origem indígena tupi-guarani, significa “aquela que tem voz doce”

Iara: Origem indígena Tupi-Guaraní, significa “senhora das águas” ou “mãe d’água”

Iracema: Origem indígena Guarani, significa “lábios de mel”

Jaciara: Origem indígena Tupi-Guarani, significa “nascida da lua” ou “senhora

Tainá: Origem indígena Tupi-Guarani, significa "astros celestes", "estrela" ou "estrela da manhã"

Caíque: Origem Tupi, significa “ave aquática” ou "aquele que desliza sobre as águas".

Cauã: Origem Tupi. significa "gavião"

Jurandir: Origem Tupi, significa “o que fala palavras doces”

Moacir: Origem Tupi, significa "dolorido, magoado", "o que vem da dor"

Rudá: Origem Tupi, significa “divindade do amor”

Os povos indígenas com seus costumes, cultura, tradições e saberes influenciam diariamente na cultura do país. Os conhecimentos indígenas das ervas, sobre a fauna e flora são essenciais. Andiroba, fruto amazônico, óleo extraído do fruto, tem ação cicatrizante e anti-inflamatória, bom para pele e cabelos também. A Copaíba, óleo extraído do caule da árvore, tem ação expectorante, antisséptico e anti-tetânico, combate infecções também. Normalmente no mercado do Ver o Peso já são vendidas garrafas com a mistura desses dois óleos. A planta Sálvia reforça a imunidade, muito usada nos povos indígenas.

2 de 2 Falas da Terra - Semana dos Povos Indígenas - TV Liberal — Foto: Jaqueline Costa

Falas da Terra - Semana dos Povos Indígenas - TV Liberal — Foto: Jaqueline Costa

O Pará é um estado que tem fortes referências indígenas que se sobressaem, mesmo tendo em sua história uma vasta fusão cultural. No mês da visibilidade dos povos indígenas, orgulho e resistência são palavras que definem bem o valor cultural que está presente no universo nortista

Em que regiões do Brasil se tem a maior influência cultural do povo indígena?

É evidente que algumas regiões receberam maior contribuição desses povos: os estados do Norte têm forte influência das culturas indígenas, enquanto algumas regiões do Nordeste têm uma cultura bastante africanizada, sendo que, em outras, principalmente no sertão, há uma intensa e antiga mescla de caracteres lusitanos e ...

Em que região do Brasil há mais presença de povos indígenas?

Os Povos Indígenas estão presentes nas cinco regiões do Brasil, sendo que a região Norte é aquela que concentra o maior número de indivíduos, 342,8 mil, e o menor no Sul, 78,8 mil. Do total de indígenas no País, 502.783 vivem na zona rural e 315.180 habitam as zonas urbanas brasileiras.

Qual é o estado que tem influência indígena?

Pará – vem da palavra tupi 'pa'ra', que significa 'mar'.

Qual a região do Brasil que ainda possui fortes tradições culturais indígenas e povos que ainda vivem isolados em seu território?

A Amazônia brasileira é lar de um grande número de povos indígenas isolados, mais do que qualquer outro lugar do mundo. Segundo a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), acredita-se que existam pelo menos 100 grupos de indígenas isolados na parte brasileira da floresta amazônica.