Qual a relação entre a Enfermagem moderna e o período Florence Nightingale?

Qual a importância de Florence para a Enfermagem moderna e atual?

Florence foi pioneira no tratamento dos feridos durante a Guerra da Crimeia. Ao longo de sua atuação no manejo dos feridos, ela identificou que a falta de higiene e as doenças infectocontagiosas eram “carro chefe” na involução do tratamento dos soldados, sendo o motivo dos altos índices de óbitos.

Qual a influência de Florence na Enfermagem moderna?

A principal contribuição de Florence Nightingale ocorreu entre 1854 e 1856 no hospital de Scutari, na Turquia, perto do campo de batalha da Guerra da Crimeia. Após o fim da guerra, relatou que das 18 mil mortes, aproximadamente 16 mil morreram de doenças infecciosas contraídas no hospital e não de ferimentos de guerra.

Qual o legado deixado por Florence para a Enfermagem atual?

O exemplo deixado por Florence Nightingale inspirou e continua inspirando inúmeros enfermeiros no mundo todo. Em sua homenagem, foi criada uma medalha em 1912 para reconhecer os enfermeiros e auxiliares de enfermagem que cuidam dos doentes e feridos em guerras ou desastres naturais de maneira extraordinária.

O que é a Enfermagem moderna?

Destaco a enfermagem moderna como uma prática de cuidados que se profissionaliza e constrói um saber próprio que pretende assegurar independência profissional. Descritores: Enfermagem; História da enfermagem; Conhecimento.