Qual a relação entre a poluição do ar e as mudanças climáticas do mundo?

As mudanças climáticas são todas as alterações do clima causadas pela natureza e pela ação do homem. Elas incluem o aumento da temperatura superficial da Terra e seus efeitos colaterais, como derretimento das geleiras, chuvas e secas intensas e fora de época.

As consequências das mudanças climáticas podem ser sentidas no cotidiano. Elas produzem impactos sobre questões globais, tais como desenvolvimento econômico, gestão de recursos, desigualdade social e desenvolvimento sustentável.

A água é um dos recursos naturais mais afetados pelos efeitos da mudança do clima, considerando as alterações nos padrões de precipitação e na disponibilidade e distribuição da vazão dos rios.

Para que você conheça a relação entre as mudanças climáticas e os recursos hídricos, mostramos aqui as principais alterações e seus impactos. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

As principais alterações climáticas e seus impactos

O avanço nas condições de vida da civilização acelerou o crescimento demográfico mundialmente, provocando ameaça significativa sobre a demanda de recursos naturais e alterando as condições ambientais. Foi identificado, no século passado, que uma dessas ameaças é o aumento do efeito estufa, que altera a temperatura média do planeta.

Nesse contexto, é possível concluir que as mudanças climáticas geralmente são causadas por fatores naturais, como as alterações na incidência da radiação solar ou movimentos da órbita da Terra, mas a influência humana na expansão do efeito estufa é considerada o principal motivo do aquecimento global.

É importante destacar que efeito estufa é um processo natural e necessário para a manutenção da vida na Terra. Todavia, a influência das ações humanas intensifica o impacto, causando um aquecimento global abrupto e que prejudica o ecossistema, bem como o futuro da água.

A tendência de aquecimento atual é um aspecto importante das mudanças climáticas, já que a maior parte é resultante da intervenção humana e vem se ampliando nos últimos anos. Essas alterações resultam em maiores taxas de evaporação e precipitação, que fazem com que algumas regiões se tornem mais úmidas e outras, em contrapartidas, sofram períodos de seca intensos.

Episódios extremos, como incêndios florestais descontrolados — como os ocorridos na Amazônia em 2019 e no Pantanal em 2020 —, tempestades tropicais, inundações, ondas de calor, secas, nevascas, furacões, tornados e tsunamis tendem a se tornar mais frequentes e podem acarretar a extinção de diversas espécies de animais e plantas.

Dentre os impactos das mudanças climáticas estão reflexos na qualidade do solo, a extinção de espécies, a poluição do ar e o regime de chuvas. Todos esses aspectos afetam fortemente a economia do país, pelos seus reflexos na agricultura e na geração de energia elétrica, por exemplo.

A conexão entre mudanças climáticas e recursos hídricos

O ciclo hidrológico da Terra está diretamente associado às mudanças de temperatura da atmosfera e ao balanço da radiação. Ele distribui continuamente a água dos oceanos para a atmosfera e para os rios e lagos.

As alterações nesse ciclo aumentam os níveis de vapor de água na atmosfera e tornam a disponibilidade desse recurso menos previsível. Isso significa que a evaporação aumenta, alterando a umidade do solo, o escoamento, o regime de chuvas e, consequentemente, a disponibilidade de água para o consumo humano. Isso pode causar, entre outros fatores, chuvas torrenciais em algumas regiões, ao passo que outras pode enfrentar condições de seca graves, especialmente durante o verão.

Em decorrência do aquecimento global e do aumento da emissão de gases do efeito estufa, o calor retido na atmosfera acaba sendo armazenado nos oceanos, afetando a temperatura e a circulação da água, além de acelerar o processo de derretimento das calotas polares. Essa situação resulta na entrada de água doce nos oceanos, alterando as correntes marinhas e o ciclo hidrológico e também no aumento do nível do mar em regiões litorâneas.

Além disso, o aumento das temperaturas da água devido às alterações climáticas contribui para a expansão das zonas mortas — regiões pobres em oxigênio e inabitáveis para a vida marinha dentro dos oceanos.

Para a sociedade, os problemas têm impacto direto na disponibilidade hídrica para abastecimento da população. Como consequência, destacam-se as problemáticas da ausência do recurso para saúde e a qualidade de vida das pessoas e no contexto social como um todo, afinal, grande parte das atividades econômicas depende da água.

Os hábitos necessários para diminuir o impacto humano nas mudanças climáticas

O combate às alterações climáticas tem ganhado cada vez mais força diante das principais organizações sociais, econômicas e políticas do mundo. Algumas medidas de adaptação têm como objetivo a gestão eficiente dos recursos hídricos em determinados setores de utilização intensiva, como a agricultura.

A Organização das Nações Unidas (ONU), por exemplo, estabeleceu uma meta de desenvolvimento sustentável na Agenda 2030, a fim de buscar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos, que reforça a necessidade de criar intervenções mundiais.

As iniciativas de conscientização e de mudanças de hábitos para economizar a água, preservar os recursos naturais e reduzir as mudanças climáticas que contam com o apoio da população são de grande importância e geram efeitos significativos.

Confira, a seguir, algumas atitudes que podem ajudar a reduzir as mudanças climáticas.

Fechar a torneira para economizar água

Adotar hábitos de consumo responsáveis é uma das principais medidas para conter as alterações. O ato de fechar a torneira ao escovar os dentes, ao lavar o carro e ao se ensaboar tomar banho, por exemplo, faz com que você economize água consideravelmente, incentivando o consumo consciente.

Reduzir o consumo e a produção de lixo

O consumo desenfreado é uma das características da sociedade moderna. Esse problema contribui para o aumento do efeito estufa, por meio da emissão de gás carbônico e metano da decomposição do lixo

Evitar o consumo de produtos com embalagens descartáveis, incentivar e promover a reciclagem sempre que possível, deixar o consumo excessivo de lado e evitar o desperdício são ações que reduzem a produção de resíduos e as mudanças climáticas.

Produzir energia limpa e renovável

Buscar formas alternativas aos combustíveis fósseis é uma dos maiores desafios atualmente, afinal, os próprios governos investem no petróleo e no carvão como matérias-primas para a fabricação de combustíveis. 

Devido aos grandes impactos provocados por essas fontes, é necessário aumentar a produção de energia limpa e renovável.

Utilizar transporte público

A queima de combustíveis fósseis pelos meios de transporte é a principal fonte de emissão de gases do efeito estufa nas cidades. Dessa forma, usar o transporte coletivo ou apostar em meios sustentáveis, como bicicletas e patinetes, contribui para amenizar a emissão de poluentes, além de reduzir os congestionamentos e otimizar o tempo no trânsito.

Investir em saneamento básico

A intensidade e a frequência de eventos climáticos como enchentes e secas decorrentes da mudança do clima afetam os sistemas de abastecimento de água, de coleta e tratamento de esgoto e de drenagem . Os impactos vão desde alterações na qualidade da água tratada até transtornos como a interrupção do abastecimento ou o racionamento de água.

Diante disso, é necessário que, junto com a prática do consumo consciente pela população, os municípios invistam na expansão e na modernização dos serviços de saneamento básico para amenizar os efeitos das mudanças climáticas no setor.

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, que tal entender como perdas de água podem ser evitadas? Leia o post e saiba mais sobre o grande desafio do abastecimento de água no Brasil.

Qual é a relação entre a poluição atmosférica e as mudanças climáticas?

Embora pareçam ser problemas muito diferentes, as mudanças climáticas e a poluição do ar estão intimamente interligadas, de modo que, ao reduzir a poluição do ar, também protegemos o clima. Os poluentes do ar incluem mais do que apenas gases do efeito estufa como o dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e outros.

Qual é a relação entre a poluição do ar eo aquecimento global?

A poluição atmosférica se dá pelo aumento da quantidade de gás carbônico (CO2) que acentua o efeito estufa e contribui para o aquecimento global, pelas partículas em suspensão no ar provenientes de diversas fontes como grãos de poeira, restos orgânicos de queimadas e de incinerações, fuligem de combustíveis fósseis, ...

Como a poluição afeta as mudanças climáticas?

De forma técnica, a acumulação de muitos gases na atmosfera bloqueia a dispersão dos raios solares de volta para o espaço e preserva muito mais calor do que o necessário. O resultado disso é um aumento na temperatura média global e, consequentemente, as mudanças climáticas.

Qual é a relação entre poluição do ar e desenvolvimento?

De acordo com a agência internacional vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), pesquisas revelaram que a poluição do ar, das águas, do solo, a exposição a substâncias químicas, a radiação ultravioleta e as mudanças climáticas contribuem para o desenvolvimento de mais de cem doenças.