Qual a relação entre as variáveis ambientais e as variáveis organizacional?

Resumo

As organizações mudam suas práticas de gestão, muitas vezes realizando fusão, em razão de fatores externos como mudanças ou problemas sociais, políticos, ambientais e econômicos. Também variáveis internas como saúde financeira, estilos de gestão, diferenças culturais, níveis diferentes de conhecimento, envolvimento e comprometimento reduzido, medo, entre outros, podem influenciar o comportamento nas organizações. A empresa foco desta pesquisa, denominada Alfa, com objetivos estratégicos de expandir seus negócios, e ser mais competitiva no mercado, em dezembro de 2008 vendeu parte de sua composição acionária (49%) para uma empresa caracterizada como Beta. Dentro desse contexto, esta pesquisa foi desenvolvida com funcionários da empresa Alfa, localizada na cidade de Caxias do Sul. O objetivo deste trabalho foi medir aspectos de comportamento organizacional em um ambiente de fusão de empresas. A pesquisa foi classificada como exploratória (estudo de caso), do tipo quantitativo, cujos dados foram processados utilizando-se técnicas tais como: análise fatorial, Anova e regressão linear múltipla. Foram utilizadas escalas pré-validadas para o bloco de comportamento organizacional e foi desenvolvida uma escala para medir e identificar as variáveis qualificadoras num ambiente de fusão. Como resultados foram identificados, entre os respondentes, graus moderados de comportamento organizacional com variabilidade significativa em diferentes subgrupos da população. As variáveis comportamentais significativas, extraídas do instrumento de pesquisa foram: comprometimento organizacional, cidadania organizacional (iniciativa, lealdade e fidelidade) e satisfação no trabalho. Em relação às variáveis qualificadoras da fusão apareceram significativas: trabalho e tarefa, motivação e comunicação. Percebeu-se que o conjunto de variáveis comportamentais identificadas podem ser responsáveis pela definição da cultura organizacional, a qual representa a forma de agir, de liderar, de resolver conflitos, de solucionar os problemas, de obter resultados, isto é, a maneira de administrar a empresa.

Última Atualização 16 de fevereiro de 2022

CEBRASPE (2020):

QUESTÃO CERTA: A abordagem da administração orientada pelo entendimento de que as características ambientais condicionam as características organizacionais é baseada na teoria: da contingência.

abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.

Teoria da contingência ou Teoria contingencial enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende. A abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. As variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional. Na realidade, não existe uma causalidade direta entre essas variáveis independentes e dependentes, pois o ambiente não causa a ocorrência de técnicas administrativas. Em vez de relação de causa e efeito entre as variáveis do ambiente (independentes) e as variáveis administrativas (dependentes), existe uma relação funcional entre elas. Essa relação funcional é do tipo “se então” e pode levar a um alcance eficaz dos obj etivos da organização.

CEBRASPE (2012):

QUESTÃO CERTA: De acordo com a teoria da contingência, o ambiente e suas circunstâncias podem tornar-se ameaças à estrutura interna da organização.

A concepção das estruturas é condicionada por fatores externos à organização, os quais moldam a configuração das estruturas. Mintzberg denomina estas condições externas por fatores contingenciais, que são: a idade e dimensão; o sistema técnico; o ambiente; e a relação de poder.

CEBRASPE (2012):

QUESTÃO CERTA: A abordagem da contingência diferencia-se das demais abordagens por preconizar os imperativos ambientais e tecnológicos que influenciam as organizações.

O grande foco está no ambiente e na tecnologia como forma de ter uma abordagem mais ampla a respeito da estruturação da organização, mas as tarefas, pessoas e estrutura organizacionais não são desprezadas pela Teoria da Contingência!

Referência:  MIRANDA, Juliana Queirós; SANTOS JUNIOR, Carlos Denner; DIAS, Alexandre Teixeira. A influência das variáveis ambientais e organizacionais no desempenho de startups. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v.5, n.1, jan. 2016. Disponível em: <http://www.regepe.org.br/index.php/regepe/article/view/regepe.v5i1.256/pdf>. Acesso em: 13 out. 2016.

Resumo:  Os novos negócios de base inovadora e tecnológica, e as startups têm conferido uma alavancagem para a economia dos países. Apesar disso, as startups estão mais suscetíveis a fracassarem devido à sua vulnerabilidade inicial, considerando que enfrentam mais riscos, possuem menos recursos e têm pouca legitimidade. Dessa forma, identificou-se a relevância em analisar os fatores que influenciam no desempenho das startups através de variáveis ambientais e organizacionais e suas relações entre si e com o desempenho desses negócios inovadores. Desenvolveu-se assim um modelo teórico com base nas duas principais correntes téoricas da literatura de estratégia empresarial, isto é, considerando os fatores internos à organização e externos de seu ambiente. O método utilizado foi o levantamento (survey), enviado para mais de 700 startups em todo o Brasil, obtendo uma amostra válida de 92 respondentes. A análise dos dados foi baseada na modelagem de equações estruturais, realizada por meio do software SmartPLS. Os resultados indicaram ausência de significância estatística nas hipóteses analisadas, indicando que não há relação entre as variáveis ambientais e organizacionais e o desempenho das startups, potencialmente contribuindo para as teorias utilizadas e que, normalmente, foram desenvolvidas através da análise de grandes empreendimentos. Esta pesquisa busca, assim, contribuir para os estudos organizacionais, ao apresentar uma diferença relacionada com o desempenho no contexto das startups. ______________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The new businesses based in innovative and technology and the startups have provided leverage to the economy of countries. Nevertheless, startups are more susceptible to fail due to their liability of newness, facing more risks with fewer resources and little legitimacy. Therefore, it was identified the importance of analyzing the factors that influence the performance of startups through environmental and organizational variables and their relationships with each other and with the performance of these innovative businesses. The theoretical model was structured based on the two main theoretical business strategy literature, that is, considering both internal and external factors to the organization that interact to influence performance. The method used was a survey, which was sent to more than 700 startups around Brazil, obtaining the return of 92 valid respondents. Data analysis was based on structural equation modeling, performed through the software SmartPLS. The results showed no statistical significance in the analyzed cases, indicating that there is no relation between environmental and organizational variables and performance of startups, potentially contributing to the theories used and that normally were developed through the analysis of large enterprises. This research aims to contribute to organizational studies, presenting a related difference with the performance in the context of startups.

Qual a relação entre variáveis ambientais e variáveis organizacionais?

As variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional. Na realidade, não existe uma causalidade direta entre essas variáveis independentes e dependentes, pois o ambiente não causa a ocorrência de técnicas administrativas.

Qual a relação entre as variáveis organizacionais?

Variáveis organizacionais – Aplicam-se a toda a organização. Quando uma configuração da organização é alterada, ela afeta imediatamente todos os usuários e todas as unidades organizacionais da organização. Por exemplo, a configuração d2l.

Quais são as variáveis do ambiente organizacional?

O ambiente organizacional é composto por quatro variáveis responsáveis pela estrutura de determinada empresa, são elas: ambiente, organização, grupo e indivíduo.

O que são variáveis organizacionais?

Variáveis do Comportamento Organizacional Variáveis Independentes São responsáveis por mudanças em uma variável dependente. 1) Nível do sistema organizacionalsão variáveis disponíveis no sistema organizacional como um todo, envolve todo o sistema organizacional.