Qual alternativa apresenta corretamente uma consequência do El Niño na América do Sul

O El Niño, fenômeno natural categorizado como uma “anomalia climática”, repete-se em intervalos irregulares, que costumam variar entre dois e setes anos. Esse evento climático acontece em razão do aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, mais precisamente das áreas próximas à costa oeste do Peru e países vizinhos.

Qual alternativa apresenta corretamente uma consequência do El Niño na América do Sul

Esquema simplificado da origem do El Niño nas águas do Pacífico

Os efeitos do El Niño são sentidos globalmente. Os Estados Unidos, muito afetados, passam a sofrer com fortíssimas secas em várias de suas regiões; em algumas áreas desertas do território peruano, elevam-se rapidamente os índices pluviométricos; a Índia sente uma elevação acentuada de suas temperaturas e a Austrália sofre com a difusão de tempestades torrenciais.

Esses casos são apenas alguns exemplos das várias consequências oriundas da atividade do El Niño. Os efeitos são tantos que nem todos ainda foram corretamente apontados e estudados pelas ciências atmosféricas e climáticas, fazendo com que ele seja considerado um fenômeno climático global.

Mas quais são os efeitos do El Niño no Brasil?

Os impactos do El Niño no Brasil são bastante variados, haja vista que o território brasileiro possui dimensões continentais e, portanto, uma elevada diversidade climática. Em algumas áreas, o El Niño produz secas extremas; em outras, ele apenas eleva as temperaturas, ao passo em que chuvas torrenciais acometem determinadas regiões.

Para resumirmos essa grande complexidade de acontecimentos, podemos assim sintetizar a influência do El Niño no Brasil:

Região Norte – redução das chuvas nas porções leste e norte da Floresta Amazônica, caracterizando algumas estiagens cíclicas para a região da floresta e aumento de problemas com as queimadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Região Centro-Oeste – aumento das chuvas durante o verão e elevação intensiva das temperaturas na segunda metade do ano, quando já faz muito calor.

Região Nordeste – secas severas nas áreas centrais e norte da região Nordeste, afetando, principalmente, a região conhecida como Polígono das Secas, que passa a viver crises dramáticas relativas à escassez hídrica.

Sudeste – Aumento das temperaturas durante o inverno e intensificação do regime de chuvas.

Sul – Manifestação de chuvas torrenciais, muito acima das médias históricas para a região, além da intensificação das temperaturas.

Mesmo com todas essas alterações climáticas, é errado o pensamento existente entre muitas pessoas de que o El Niño seja algo “ruim” ou “maléfico” ou que ele provocaria uma “bagunça climática”. No caso da seca do Nordeste, por exemplo, a “culpa” não é só do El Niño, mas da ausência de investimentos públicos para abastecer a população local. No Sul, embora as chuvas excessivas causem problemas, a preparação para elas com planejamento adequado evitaria graves catástrofes.

Um exemplo curioso aconteceu no Sudeste do Brasil no ano de 2014. Com a intensificação do calor e o prolongamento de uma seca que, além de outros fatores, contribuiu para a redução das reservas hídricas, sobretudo na cidade de São Paulo, torceu-se muito para que o El Niño voltasse a aparecer. Isso aconteceu porque, caso o fenômeno se manifestasse (o que não se confirmou no referido ano), as chuvas poderiam manifestar-se acima da média no verão seguinte, além de reduzir o período de estiagem para o restante do ano.

Qual alternativa apresenta corretamente uma consequência do El Niño na América do Sul

O El Niño é um fenômeno climático que ocorre na região sul do Oceano Pacífico. Ele é responsável por alterações climáticas que podem ocasionar diversos prejuízos a depender de sua força. Leia o resumo deste tema e em seguida resolva as questões sobre El Niño que separamos. 

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

  • O que é o El Niño?
  • Como o El Niño ocorre?
  • Quais são os efeitos do El Niño?
  • Quais são os efeitos do El Niño no Brasil?
  • Questões sobre o El Niño
  • Gabarito das questões sobre o El Niño

Quando você de responder às questões66666666666 sobre o que é o El Niño, que tal testar seus conhecimentos no Melhor Simulado Enem do Brasil?

O que é o El Niño?

El Niño é o aquecimento anormal das águas do oceano pacífico sul. Ele ocorre devido ao enfraquecimento dos ventos alísios e causa alterações na distribuição de umidade e calor no hemisfério sul. O intervalo médio entre um evento e outro é de 4 anos.

O nome do El Niño foi dado por pescadores do Peru. Eles perceberam o aquecimento da água do oceano e a redução da quantidade de peixes, no período do Natal. Isso os fez associá-lo ao nascimento do menino Jesus (em espanhol Niño Jesus). 

Não se sabe ainda por que o El Niño acontece. Algumas hipóteses para explicar sua origem são:

  • os ciclos solares;
  • erupções vulcânicas;
  • acúmulo sazonal de águas quentes no Oceano Pacífico;
  • quedas de temperatura na Ásia Central.

Existem registros datados em mais de 500 anos que indicam sua ocorrência, apontando mudanças na força dos ventos, chuvas, secas, pesca etc. No entanto, ele só foi bem descrito no século XX.

O El Niño pode ser classificado em: 

  • fraco, 
  • moderado e 
  • forte.

São mais de 200 resumos gratuitos no Instagram do Beduka. Aproveite!

Como o El Niño ocorre?

Para entender como o El Niño ocorre, vamos entender, primeiro, como é o cenário normal. 

Nos anos normais, os ventos alísios carregam as águas que foram aquecidas pelo sol de leste para oeste. Estes ventos são massas de ar quente e úmido que se deslocam das áreas subtropicais para as áreas da zona equatorial da Terra.

Isso faz com que a água fique acumulada no Pacífico Oriental. Lá, o calor da água é transferido para o ar, fazendo com que este fique mais leve e úmido. Dessa forma, ele sobe e se condensa com mais facilidade, gerando chuvas na região.

Este movimento dos ventos gera também a ressurgência, que é a subida de água de uma região mais profunda do mar para a superfície. Esta água é mais fria e rica em nutrientes, que alimentam o ecossistema marinho.

O El Niño inverte a ordem destes eventos, por causa do enfraquecimento dos ventos alísios

O resultado é que a água quente permanece na região da costa oeste sul-americana e a ressurgência diminui

Quais são os efeitos do El Niño?

O El Niño altera a distribuição de calor e umidade em diversas regiões do globo terrestre. Isso afeta a distribuição de chuvas no planeta.

Exemplo disso é a diminuição das chuvas no verão da Austrália. O mesmo se dá em alguns países do sudeste asiático, como a Índia, e em ilhas no Pacífico.

Em partes da América do Sul, como Peru e Equador, ocorrem enchentes devido ao aumento de chuvas nessas regiões. Isto se vê também em partes da América do Norte, como o meio oeste dos Estados Unidos.

Como a ressurgência diminui, os nutrientes trazidos por ela deixam de chegar à superfície. Isso desequilibra o ecossistema marinho na região. O efeito prático é a diminuição dos peixes.

Devido à diminuição de peixes, a atividade pesqueira diminui intensamente. Isto pode ser catastrófico, a depender da força do fenômeno, para regiões que dependem economicamente desta atividade.

Quais são os efeitos do El Niño no Brasil?

Os efeitos do El Niño no Brasil variam de região para região do país.

  • Na Região Sul: há o aumento de chuvas e da temperatura média.
  • Nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste: as temperaturas médias são elevadas.
  • Nas Regiões Norte e Nordeste: as temperaturas se elevam e a precipitação de chuvas diminui, o que gera seca e queimadas. No nordeste, a seca pode alcançar 80% do período em que deveria ocorrer chuva.

Agora que você já revisou este assunto, responda às questões sobre El Niño.

Questões sobre El Niño

Questão 1- (UEL/2006) Sobre os desdobramentos do fenômeno El Niño no território brasileiro, considere as afirmativas a seguir.

I. No Hemisfério Sul a atuação do fenômeno El Niño eleva a frequência e a intensidade das frentes frias que avançam sobre as regiões Sudeste e Nordeste durante os períodos de primavera e verão.

II. Algumas culturas agrícolas das regiões Sul e Sudeste são beneficiadas com o fenômeno que propicia um inverno com temperaturas acima da média, diminuindo as geadas.

III. Na região Amazônica, a ocorrência do fenômeno El Niño acentua a estação seca e contribui com o aumento do risco de incêndios causados pelo uso das queimadas na agropecuária.

IV. A região brasileira mais afetada pelo fenômeno El Niño é a Centro-Oeste, onde prolongados períodos de seca atingem o Mato Grosso do Sul.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) –  I e II.

b) –  II e III.

c) –  III e IV.

d) –  I, II e IV.

e) –  I, III e IV.

Questão 2- (UNIRIO/2008) Recentemente, a mídia alertou para a possível ocorrência de enchentes no sul do Brasil, associadas à influência do fenômeno EL NIÑO. Marque a opção que explica corretamente essa influência.

a) Ao provocar um maior aquecimento das águas do Pacífico, aumenta a evaporação e a maior presença de umidade, que se desloca pelas correntes atmosféricas em direção ao centro-sul do Brasil.

b) A medida que há um resfriamento anormal das águas do Oceano Atlântico, a massa polar atlântica penetra mais intensamente na região, provocando mais chuvas.

c) EL NIÑO diz respeito a um fenômeno atmosférico relacionado a um superaquecimento da Amazônia, devido às queimadas, o que faz com que a massa equatorial continental migre para o sul, provocando um aumento das precipitações.

d) As nuvens provocadas pelo resfriamento das águas do oceano Pacífico e Atlântico são direcionadas para o sul do Brasil pela corrente marítima denominada EL NIÑO, trazendo bastante chuva.

e) Caracterizando-se por ser uma corrente marítima fria que se forma no litoral sul do Brasil, fortalece-se na chegada do verão provocando um resfriamento da atmosfera e um aumento das precipitações.

Questão 3- (Mack-2005) “A primavera começa hoje às 13h30min no hemisfério sul. É quando ocorre o equinócio, momento astronômico em que o Sol cruza a linha do Equador. A expectativa do meteorologista da empresa Climatempo, Alexandre Nascimento, para a nova estação, é de comportamento climático normal, porque não ocorreu e nem devem ocorrer, neste ano, os efeitos do El Niño e do fenômeno La Niña”.

Adaptado de O Estado de São Paulo — 22.09.2004

Os efeitos dos fenômenos El Niño e La Niña podem ser observados quando ocorrem, respectivamente:

a) o aquecimento e o resfriamento das águas do Atlântico em sua porção equatorial.

b) o resfriamento e o aquecimento das águas do Pacífico em sua porção equatorial.

c) o aquecimento e o resfriamento das águas do Pacífico em sua porção equatorial.

d) o aquecimento e o resfriamento das águas do Índico em sua porção equatorial.

e) o aquecimento, em ambos os casos, das águas do Pacífico em sua porção glacial.

Questão 4- (UFJF-1998) ‘Ninguém sabe com certeza o que causa o fenômeno climático conhecido como El Niño, manifestado principalmente pelo aquecimento da água ao longo da costa oeste sul-americana. (…) Mas se a causa é debatida, os seus efeitos em todo o mundo são conhecidos, assim como o tamanho do fenômeno’. Folha de S. Paulo, 14/7/97

Leia as afirmativas a seguir:

I – Com o aumento da evaporação das águas oceânicas há a formação de mais nuvens do que o normal. O excesso de nuvens altera o sistema global de circulação do ar, levando assim mais chuvas para algumas partes do planeta e mais ar seco para outras.

II – Sobre o sul da América do Sul, o fenômeno cria um jato de ar que ultrapassa os Andes e impede a subida das massas polares.

III – A intensidade do El Niño variou ao longo dos últimos cinquenta anos. Em pelo menos oito anos ocorreu o fenômeno inverso, águas frias, ou La Niña.

IV – Colômbia, norte do Peru e Equador sofrem chuvas torrenciais, com prejuízo à atividade pesqueira.

V – El Niño provocou calor atípico no inverno brasileiro levando a uma queda dos preços das roupas de frio, e, no Sul, afastou as possibilidades de geada, promovendo uma queda nos preços dos alimentos.

Marque a alternativa CORRETA:

a) se somente I, II e IV estão corretas.

b) se somente II, III e V estão corretas.

c) se somente II, IV e V estão corretas.

d) se somente I, III e IV estão corretas.

e) se todas as afirmativas estão corretas.

Questão 5- (URCA 2016/2) Aconteceu em Maio de 2016, a Semana Acadêmica de Geografia na URCA, na ocasião o Professor Rogério Wayne Noronha do Departamento de Geociências ministrou um curso na área de climatologia, onde o mesmo abordou a temática que tratou da Influência do el niño nas chuvas do Ceará.

SLIDE – 1

O fenômeno se faz notar com maior evidência nas costas peruanas, pois as águas frias provenientes do fundo oceânico (ressurgência) e da Corrente Marinha de Humboldt são ali interceptadas por águas quentes provenientes do norte e oeste.

SLIDE – 2

O fenômeno El Niño está relacionado ao aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico, alterando as condições climáticas na América do Sul. No Brasil, o fenômeno provoca seca pronunciada nos três estados da região Sul e chuvas abundantes no Sudeste e no Nordeste.

SLIDE 3

A influência do El Niño sobre as queimadas no Ceará já era esperada por especialistas, dada a enorme correlação entre a seca e o uso do fogo (…) As nuvens de fumaça sobre a Caatinga chegam a milhões de quilômetros quadrados e são sensivelmente maiores do que as nuvens sobre a Amazônia.

Identifique o(s) slide(s) projetado(s) pelo professor que traz informações sobre o EL NIÑO de forma CORRETA:

a) I e II

b) I

c) I e III

d) II e III

Qual alternativa apresenta corretamente uma consequência do El Niño na América do Sul

e)  III

  • Muito bem! Você chegou à metade das questões sobre el niño. Continue fazendo o restante.

Questão 6- (UEG 2002) Sobre os fenômenos conhecidos como El Niño e La Niña, é INCORRETO afirmar:

a) El Niño e La Niña são fenômenos climáticos, responsáveis por grandes alterações no clima do Brasil e de outras regiões do planeta.

b) Tais fenômenos caracterizam-se por mudanças periódicas na temperatura do Oceano Pacífico Equatorial, o que altera o regime dos ventos em grandes extensões da atmosfera.

c) Quando a temperatura do oceano, nas proximidades do Equador, sobe acima da média, ocorre o El Niño, e quando a temperatura do oceano diminui para índices abaixo da média, ocorre o fenômeno La Niña.

d) No Brasil, o fenômeno El Niño provoca o desvio da massa de ar equatorial continental úmida que se forma sobre a Amazônia para o sul do país. Em consequência, ocorrem enchentes no Brasil meridional e seca no sertão nordestino e no extremo norte do país.

e) Tanto o fenômeno El Niño quanto o La Niña não interferem na produção agrícola em pequenas, médias e grandes propriedades brasileiras, porque as estiagens no Nordeste e as enchentes no Sul coincidem com o período da entressafra.

Estão CORRETOS:

a) Somente os itens I, II e V.

b) Somente os itens I, III e IV.

c) Somente os itens II, III, IV e V.

d) Somente os itens I, III, IV e V.

e) Todos estão corretos.

Questão 7- (UEL) Sobre o “El Niño” é correto afirmar que:

a) É um grande causador de Tsunamis, juntamente com os ciclones no continente asiático.

b) É causado pelo resfriamento das águas do Pacífico.

c) É causado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Atlântico norte e sul.

d) É causado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico central e oriental.

e) É causador de Tsunamis e ciclones extratropicais.

Questão 8- (UNIMONTES) O El Niño é um fenômeno natural que ocorre em intervalos de três a cinco anos na região tropical do Oceano Pacífico e envolve processos de interação entre a atmosfera e a hidrosfera, afetando a atuação do clima. Os pesquisadores ainda não sabem exatamente o que desencadeia o fenômeno, porém já identificaram vários impactos do mesmo.

Fonte: ALVES, A. e BOLIGIAN, L. Geografia: Espaço e Vivência: Volume Único. São Paulo: Atual, 2004.

Constituem impactos causados pelo El Niño, exceto

a) Nos períodos de atuação do El Niño, a paisagem é pouco modificada, considerando que sua abrangência é regional.   

b) No Brasil, o fenômeno provoca secas nas regiões Nordeste e Norte, além de acentuar as chuvas no Sudeste e Sul.   

c) Nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil, o El Niño provoca o aumento das temperaturas médias.   

d) No Oceano Pacífico, ocorre o aquecimento das águas na região que compreende a costa do Peru e da Austrália.   

Questão 9- (UFT) El Niño é um fenômeno oceânico caracterizado pelo aquecimento incomum das águas superficiais nas porções centrais e leste do Oceano Pacífico, nas proximidades da América do Sul, mais particularmente na costa do Peru. A corrente de águas quentes que ali circula, em geral, na direção sul no início do verão, somente recebe o nome de El Niño quando a anomalia térmica atinge proporções elevadas (1ºC) ou muito elevadas (de 4 a 6ºC) acima da média térmica, que é de 23ºC. Esse fenômeno se faz notar com maior evidência nas costas peruanas, pois as águas provenientes do fundo oceânico (fenômeno conhecido como ressurgência) e da corrente marinha de Humboldt são interceptadas por águas quentes oriundas do norte e oeste. Essa alteração regional assume dimensões continentais e planetárias à medida que provoca desarranjos de toda a ordem em vários climas da Terra. (Mendonça e Danni-Oliveira, 2007)

Ainda sobre a influência do fenômeno El Niño na dinâmica climática mundial, pode-se afirmar que:

I. Afetando a dinâmica climática em escala global, a ocorrência do fenômeno gera bruscas alterações climáticas no mundo.

II. Influenciando a dinâmica climática em escala global, o fenômeno gera impactos generalizados sobre as atividades humanas, causados por inúmeras catástrofes ligadas a severas secas, inundações e ciclones.

III. Mesmo com maior influência nas costas peruanas, o fenômeno não interfere na dinâmica climática local e regional.

IV. Além de atuar na costa pacífica da América do Sul, o El Niño provoca graves perturbações climáticas (secas anormais ou, ao contrário, ciclones e chuvas com totais pluviométricos extremamente elevados) em regiões isentas de tais eventos.

V. Apesar de atuar na costa pacífica da América do Sul, esse fenômeno não traz mudanças climáticas significativas para a região.

Com base no texto, as assertivas verdadeiras são:

a) I, II, III e IV

b) I, III, IV e V

c) II, IIII, e IV

d) I, II, e IV

e) II, IV e V

Questão 10-  (UFPR) O El Niño é um evento de teleconexão oceano-atmosfera caracterizado por anomalias positivas das águas superficiais e profundas nas porções central e leste do oceano Pacífico equatorial. As áreas mais fortemente influenciadas são as Américas, Ásia e Oceania, regiões essas que margeiam o oceano supracitado, alterando a dinâmica tanto das correntes marítimas quanto da circulação atmosférica regional e global. Essa alteração assume dimensões continentais e planetárias à medida que provoca desarranjos de toda a ordem em vários climas da Terra.

(Mendonça, F.; Danni-Oliveira, I. M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Texto, 2007).

Sobre o El Niño e a dinâmica climática global, é correto afirmar:

a)As anomalias que produzem o El Niño são decorrentes de atividades humanas, principalmente devido às emissões de GEE (gases de efeito estufa) provenientes da queima de combustíveis fósseis industriais e veiculares.

b) É considerado uma variabilidade natural existente há milhares de anos, com relatos históricos de ocorrência nas civilizações pré-colombianas, e que pode ter seus efeitos intensificados devido às mudanças climáticas.

c) Está associado ao aumento de atividade sísmica no oceano Pacífico equatorial, que emite grande quantidade de calor no assoalho oceânico, provocando o aquecimento das águas superficiais.

d) Tem relação direta com o aumento do fluxo de raios cósmicos durante os períodos de baixa atividade solar, permitindo maior entrada desse tipo de radiação em nosso sistema e alterando a dinâmica atmosférica.

e) É o responsável pela existência do clima semiárido no sertão nordestino, principalmente devido ao ramo divergente da célula de Walker que ocorre sobre a região.

  • Parabéns, você fez todas as questões sobre El Niño. Confira agora o Gabarito:

Gabarito das questões sobre El niño

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: letra b) –  II e III. 

Exercício resolvido da questão 2 –

alternativa correta: letra a) Ao provocar um maior aquecimento das águas do Pacífico, aumenta a evaporação e a maior presença de umidade, que se desloca pelas correntes atmosféricas em direção ao centro-sul do Brasil.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: letra c) o aquecimento e o resfriamento das águas do Pacífico em sua porção equatorial.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: letra e) se todas as afirmativas estão corretas.    

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: letra b) I.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: letra e) Todos estão corretos.

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: letra d) É causado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico central e oriental.

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: letra a) Nos períodos de atuação do El Niño, a paisagem é pouco modificada, considerando que sua abrangência é regional.

Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativa correta: letra d) I, II, e IV

Exercício resolvido da questão 10 –

Alternativa correta: letra b) É considerado uma variabilidade natural existente há milhares de anos, com relatos históricos de ocorrência nas civilizações pré-colombianas, e que pode ter seus efeitos intensificados devido às mudanças climáticas.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou das nossas questões sobre El Niño? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender.Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Qual alternativa apresenta corretamente uma consequência do El Niño na América do Sul

Qual alternativa apresenta corretamente uma consequência do El Niño na América do Sul?

Resposta: Letra A)Fortes enchentes nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Explicação: Na América do Sul, o El Niño provoca várias mudanças climáticas em nível regional, como o aumento das temperaturas e das chuvas na porção centro-sul do Brasil, ocasionando enchentes.

Quais são as consequências do fenômeno El Niño?

As principais consequências de El Niño hoje são: a alteração da vida marinha na costa oeste dos EUA e do Canadá e no litoral do Peru; o aumento de chuvas no sul da América do Sul e sudeste dos EUA; secas no Nordeste brasileiro, centro da África, Sudeste Asiático e América Central e tempestades tropicais no centro do ...

Quais são as consequências do El Niño no Brasil?

Influência do El Niño no Brasil Em algumas áreas produz secas extremas, em outras eleva as temperaturas ou pode provocar chuvas intensas em determinadas regiões. Região Norte: Redução das chuvas no leste e norte da Amazônia, aumentando a probabilidade de incêndios florestais.

O que causa o fenômeno El Niño?

O El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico Tropical em decorrência do enfraquecimento dos ventos alísios.