Qual alternativa em que todos os elementos possuem propriedades semelhantes?

A tabela periódica é um importante instrumento de estudo que reúne informações sobre todos os elementos químicos conhecidos.

Teste seus conhecimentos com essa lista de 17 questões com as diferentes abordagens sobre o tema e tire suas dúvidas com as resoluções comentadas após o gabarito.

Para auxiliar no entendimento das questões, utilize a tabela periódica completa e atualizada.

Organização da Tabela Periódica

Questão 1

(UFU) No início do século XIX, com a descoberta e o isolamento de diversos elementos químicos, tornou-se necessário classificá-los racionalmente, para a realização de estudos sistemáticos. Muitas contribuições foram somadas até se chegar à atual classificação periódica dos elementos químicos. Em relação à classificação periódica atual, responda:

a) Como os elementos são listados, sequencialmente, na tabela periódica?

Ver Resposta

A tabela periódica está organizada em sequências de elementos químicos por ordem crescente de número atômico. Esse número corresponde à quantidade de prótons no núcleo do átomo.

Esse método de organização foi proposto por Henry Moseley ao reconfigurar a tabela proposta por Dmitri Mendeleiev.

Um elemento pode ser localizado na tabela pela família e período em que está inserido. Essa distribuição ocorre da seguinte forma:

Grupos ou famílias18 sequências verticaisGrupos de elementos que apresentam características semelhantes.Períodos7 sequências horizontaisNúmero de camadas eletrônicas que o elemento apresenta.

b) Em quais grupos da tabela periódica podem ser encontrados: um halogênio, um metal alcalino, um metal alcalinoterroso, um calcogênio e um gás nobre?

Ver Resposta

A classificação de elementos em grupos é feita de acordo com as propriedades. Elementos que estão no mesmo grupo tem características semelhantes e para as classificações dadas temos que:

ClassificaçãoGrupoFamíliaElementosHalogênio177AF, Cl, Br, I, At e TsMetal alcalino11ALi, Na, K, Rb, Cs e FrMetal alcalinoterroso22ABe, Mg, Ca, Sr, Ba e RaCalcogênio166AO, S, Se, Te, Po e LvGás nobre188AHe, Ne, Ar, Kr, Xe, Rn e Og

Questão 2

(PUC-SP) Resolva a questão com base na análise das afirmativas abaixo.

I – A tabela periódica moderna atual está disposta em ordem crescente de massa atômica.
II – Todos os elementos que possuem 1 elétron e 2 elétrons na camada de valência são, respectivamente, metais alcalinos e metais alcalinoterrosos, desde que o número quântico principal dessa camada (n

Qual alternativa em que todos os elementos possuem propriedades semelhantes?

Como podemos perceber, a maioria dos elementos são metais.

a) CORRETA. Os metais conduzem eletricidade por causa das nuvens de elétrons formadas por elétrons livres, que são característicos de sua estrutura. São dúcteis porque podem se transformar em fios ou lâminas, dependendo da região em que uma pressão for aplicada. Também são maleáveis, pois com esse tipo de material podem ser produzidas chapas muito finas.

b) CORRETA. Os não metais possuem características opostas ao metais. Ao invés de condutores são bons isolantes térmicos e por serem quebradiços não são moldados em fios ou lâminas por não terem boas ductibilidade e maleabilidade.

c) CORRETA. Os semimetais têm características intermediárias aos metais e não metais. Sendo semicondutores de eletricidade, têm brilho metálico, mas são quebradiços como não metais.

d) ERRADA. A maioria dos elementos são classificados como metais. As classes de metais presentes na tabela periódica são: alcalinos, alcalinoterrosos, de transição interna e externa.

e) CORRETA. Os gases nobres são monoatômicos, por isso são representados apenas pela sua sigla.

Exemplo:

Gás nobreCalcogênioHélio (He)Oxigênio (O2)monoatômico: formado por um átomodiatômico: formado por dois átomos

Devido à estabilidade dos gases nobres, os elementos dessa família têm baixa reatividade e são conhecidos também como inertes.

Questão 5

Sobre a organização da Tabela Periódica atual, responda:

a) O que são as colunas?
b) O que são as linhas?
c) Qual o método utilizado para organizar os elementos químicos?

Ver Resposta

Respostas:

a) as colunas são os grupos da Tabela Periódica, anteriormente chamados de famílias, que reúnem os elementos químicos com propriedades semelhantes.

b) As linhas são os períodos da Tabela Periódica e indicam o número de camadas eletrônicas de um átomo no estado fundamental.

c) Os elementos químicos na Tabela Periódica atual estão organizados por ordem crescente de número atômico, que indica o número de prótons no núcleo do átomo.

Famílias da Tabela Periódica

Questão 1

(CESGRANRIO) Fazendo a associação entre as colunas abaixo, que correspondem às famílias de elementos segundo a tabela periódica, a sequência numérica será:

1. Gases nobres• Grupo 1A2. Metais alcalinos• Grupo 2A3. Metais alcalinoterrosos• Grupo 6A4. Calcogênios• Grupo 7A5. Halogênios• Grupo 0

a) 1, 2, 3, 4, 5.
b) 2, 3, 4, 5, 1.
c) 3, 2, 5, 4, 1.
d) 3, 2, 4, 5, 1.
e) 5, 2, 4, 3, 1.

Ver Resposta

Alternativa correta: b) 2, 3, 4, 5, 1.

GruposConfiguração eletrônica• Grupo 1A: 2. Metais alcalinosns1
(com n
Qual alternativa em que todos os elementos possuem propriedades semelhantes?

a) II e V
b) II e III
c) I e V
d) II e IV
e) III e IV

Ver Resposta

Alternativa correta: d) II e IV.

I. ERRADA. A variação do tamanho do átomo é medida pela distância média do núcleo ao elétron mais externo. Os maiores átomos estão localizados na parte inferior da tabela, por isso, o aumento ocorre conforme o número atômico e a representação correta é:

Qual alternativa em que todos os elementos possuem propriedades semelhantes?

II. CORRETA. A energia necessária para arrancar um elétron por um átomo isolado no estado gasoso é chamada de potencial de ionização. Ela aumenta conforme demonstrado no diagrama do enunciado.

III. ERRADA. A afinidade eletrônica expressa a energia liberada quando um átomo neutro no estado gasoso recebe um elétron, sendo uma propriedade muito importante dos não metais. As maiores afinidades eletrônicas são observadas nos halogênios e oxigênio.

Qual alternativa em que todos os elementos possuem propriedades semelhantes?

IV. CORRETA. A eletronegatividade está relacionada com o potencial de ionização e com a afinidade eletrônica. Sendo assim, os halogênios são os elementos mais eletronegativos da tabela periódica.

V. ERRADA. A eletropositividade ocorre no sentido oposto à eletronegatividade. Ela representa a capacidade do átomo em ceder elétrons.

Qual alternativa em que todos os elementos possuem propriedades semelhantes?

Sendo assim, os metais alcalinos possuem a maior eletropositividade.

Continue testando seus conhecimentos com as listas:

  • Exercícios sobre organização da tabela periódica
  • Exercícios sobre ligações químicas
  • Exercícios sobre distribuição eletrônica
  • Exercícios sobre modelos atômicos
  • Exercícios sobre termoquímica

Entenda a Tabela Periódica em 10 minutos

Qual alternativa em que todos os elementos possuem propriedades semelhantes?

Carolina Batista

Bacharela em Química Tecnológica e Industrial pela Universidade Federal de Alagoas (2018) e Técnica em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (2011).

Quais são os elementos que possuem propriedades semelhantes?

Os elementos do mesmo grupo possuem propriedades físicas e químicas parecidas e abrigam a mesma quantidade de elétrons na camada de valência. De acordo com as regras da União Internacional da Química Pura e Aplicada (IUPAC), as famílias da tabela periódica devem ser ordenadas de 1 a 18.

Como saber se os elementos são semelhantes?

As semelhanças entre os elementos de uma mesma família ocorrem porque o número de elétrons de valência do átomo no estado fundamental é o mesmo para os membros de determinado grupo. Os átomos do grupo 1 tem seus elétrons distribuídos por mais de um nível de energia, mas todos tem um elétron de valência.

Qual o elemento químico que possui propriedades semelhantes às do oxigênio?

Todos da família dos calcogênios, que é a 16 (ou 6A), na Tabela Periódica tem propriedades semelhantes às do Oxigênio. Os elementos químicos desta família são: Oxigênio (O), Enxofre (S), Selênio (Se), Telúrio (Te) e Polônio (Po).

Qual o par que reúne elementos com propriedades químicas mais semelhantes?

A resposta é a letra "a" Na e K (Sódio e Potássio) estes elementos possuem propriedades químicas semelhantes.