Qual chá faz a menstruação descer

Sua menstruação está demorando mais que o normal? Confira quais são as melhores opções de chá para menstruação descer e como fazer cada um deles.

Certas ervas são capazes de aliviar as cólicas menstruais fortes. Aliás, algumas delas ajudam a regular o ciclo menstrual e até a reduzir o fluxo menstrual intenso.

Continua Depois da Publicidade  

Se você sofre de períodos irregulares e gostaria de regular seu ciclo de uma forma natural, talvez um chá te ajude.

Qual chá faz a menstruação descer

Fique sabendo quais são seus melhores amigos na forma de chá para ajudar sua menstruação a descer.

1. Chá de canela

A canela pode ser usada para preparar um ótimo chá para descer a menstruação. Isso se baseia no efeito do óleo essencial de canela que, por ser muito concentrado, pode estimular o fluxo menstrual a descer.

Porém, não existem estudos que comprovem que o chá de canela gera o mesmo efeito. Ainda assim, muita gente acredita que tomar chá de canela ajuda a descer a menstruação atrasada.

Como fazer

Para preparar o chá de canela, o ideal é usar a canela em pau. Para isso, coloque 1 canela em pau em um recipiente com 1 xícara de água e aqueça. 

Continua Depois da Publicidade  

A partir do momento que a água começar a ferver, apague o fogo e conte 5 minutos. Após esse tempo, retire a canela da água, deixe esfriar um pouco e está pronto.

2. Chá de sene

O chá de sene tem um efeito laxante muito poderoso. Devido a essa propriedade, o chá também acaba induzindo a menstruação e acelerando o processo.

Como fazer

O primeiro passo consiste em aquecer a água até fervura. Depois, despeje a água quente sobre o sene e aguarde pelo menos 5 minutos. Após esse tempo você já pode coar e tomar o chá.

3. Chá de gengibre

O gengibre é capaz de induzir a menstruação, pois ele pode causar contrações uterinas. Apesar de não ser comprovado por pesquisas, muita gente usa e afirma que o chá funciona para acelerar a menstruação.

Como fazer

Pegue um pedaço fresco de gengibre sem casca. Fatie tudo e coloque para ferver em um recipiente com água. Após 5 minutos, desligue o fogo, coe e adoce de acordo com a sua preferência.

4. Chá de folhas de framboesa

A folha de framboesa é famosa por induzir contrações uterinas. Como resultado, o chá da folha de framboesa pode facilitar a menstruação e aliviar a tensão pré-menstrual.

Continua Depois da Publicidade  

Uma boa notícia é que apesar de acelerar a menstruação, o chá de framboesa não é prejudicial para mulheres que estão tentando engravidar.

Como fazer

Esse chá é bem simples de preparar. Em primeiro lugar, pegue algumas folhas de framboesa (preferencialmente frescas). Enquanto isso, ferva a água.

Depois disso, é só misturar tudo e esperar cerca de 10 minutinhos. Por fim, coe e aprecie seu chá até 3 vezes ao dia.

5. Chá de boldo

O chá de boldo é considerado um emenagogo, isto é, induz a menstruação. De fato, o boldo tem propriedades que melhoram a circulação do sangue. Por isso, a bebida pode estimular o fluxo menstrual e acabar com a sua menstruação atrasada.

Como fazer

Para preparar o chá de boldo, você pode usar 1 colher de chá de folhas secas ou um punhado de folhas frescas da planta. Basta misturar o boldo com 200 mL de água e levar ao fogo para ferver. 

Logo após a bebida levantar fervura, desligue o fogo e aguarde 10 minutos antes de coar e beber. 

Continua Depois da Publicidade  

6. Chá de salsinha

A salsa é rica em vitamina C e de acordo com o conhecimento popular essa vitamina pode induzir contrações no útero. Como resultado, a menstruação poderá vir mais cedo ou mais rapidamente.

Como fazer

Em primeiro lugar, ferva uma xícara de água. Enquanto isso, coloque 1 ou 2 colheres de sopa de salsa fresca em um recipiente. Assim que a água levantar fervura, despeje tudo sobre a salsa. Por fim, deixe a mistura em infusão por cerca de 5 minutos antes de coar e tomar.

7. Chá de dong quai

Dong quai ou angélica chinesa é uma erva de origem chinesa usada para vários fins medicinais. Um deles inclui a indução à menstruação. Isso porque a medicina tradicional chinesa acredita que a erva é capaz de melhorar o fluxo de sangue para a pelve.

Além disso, ela pode estimular os músculos uterinos e aumentar as contrações, fazendo com que a menstruação desça.

Como fazer

Em uma xícara de água previamente fervida, adicione cerca de 10 g de dong quai. Depois disso, deixe a bebida em infusão por até 30 minutos. Após esse tempo, coe e beba.

8. Chá de hibisco

Esse chá é muito bom para ajudar a regular a menstruação. De fato, o hibisco é capaz de interferir nos níveis de estrogênio e induzir a menstruação bem como aliviar sintomas da tensão pré-menstrual.

No entanto, é bem importante que você não tome chá de hibisco se você quiser engravidar no futuro próximo ou se você estiver amamentando um bebê.

Como fazer

Você pode preparar o chá de hibisco por meio de uma infusão. Ou seja, basta colocar 1 colher de chá de flores secas de hibisco em uma xícara com água quente e deixar a mistura descansando por até 10 minutos.

Depois disso, é só coar e tomar até 2 xícaras por dia.

Dicas sobre chá para descer menstruação

Às vezes, apenas relaxar um pouco já ajuda a descer a menstruação. O estresse tem um papel importante na regulação hormonal. Assim, é preciso saber lidar com ele para evitar danos à nossa saúde.

Apesar dos chás ajudarem a relaxar e a descer a menstruação, nenhum chá ou alimento garante que sua menstruação virá.

De fato, muitos dos chás acima aumentam as contrações uterinas e, por isso, podem descer a menstruação mais rápido.

Mas fique atenta, pois a menstruação atrasada pode ser um sinal de gravidez. Além disso, o atraso constante pode indicar algum problema de saúde que precisa ser investigado por um ginecologista.

Sendo assim, se sua menstruação atrasar muito ou com frequência alta, procure um médico.

Por fim, não deixe de assistir os vídeos a seguir em que a nossa nutricionista mostra em detalhes quais são os benefícios de alguns desses chás que ajudam com o fluxo menstrual:

Fontes e Referências Adicionais

  • Journal of Pharmacopuncture – Do chamomile effect on duration, amount of bleeding, and interval of menstrual cycles?
  • Journal of Integrative Medicine – Use of ginger versus stretching exercises for the treatment of primary dysmenorrhea: a randomized controlled trial
  • International Journal of Novel Research and Development – Women’s health issue: a brief overview on irregularities in menstruation
  • Mayo Clinic – Amenorrhea
  • NHS – Periods

Você já testou algum método para acelerar a menstruação? Qual foi? Comente aqui!

Qual chá faz a menstruação descer
Qual chá faz a menstruação descer
Qual chá faz a menstruação descer
Qual chá faz a menstruação descer
(29 votos, média 4,41)
Loading...

Que tipo de chá faz a menstruação descer mais rápido?

Assim como o chá de canela, o chá de boldo faz a menstruação descer porque também possui propriedades que beneficiam a circulação sanguínea e, consequentemente, estimulam o fluxo menstrual.
Relaxe. O estresse pode atrasar a menstruação por isso, se você quer fazer a menstruação descer, procure relaxar reduzindo a carga de trabalho, fazendo algo que você goste, tomando um banho quente relaxante a luz de velas e com aroma de óleos essenciais ou praticando meditação.

Quanto tempo depois de tomar o chá de canela vem a menstruação?

Para a Victoria, Educadora Menstrual da Herself, a maioria dos casos em que o período menstrual chega 1 ou 2 dias após uma pessoa tomar chá de canela, trata-se apenas de uma coincidência.

Como fazer a menstruação descer em 30 minutos com canela?

Modo de preparo Coloque a canela em uma panela com água e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos. Tampe e deixe repousar por um período de 10 a 15 minutos. Prefira tomar quente ou morno.