Qual choque elétrico e mais danoso ao corpo humano o de 127V ou de 220V?

Letra E

Vamos analisar as alternativas:

a) FALSA – A tensão elétrica não é responsável pelas queimaduras, que são causadas pela corrente elétrica.

b) FALSA – A pele humana apresenta alta resistividade e, portanto, baixa condutividade, já que essas duas propriedades são inversamente proporcionais.

c) FALSA – A potência elétrica não precisa ser necessariamente alta para que o choque cause queimadura. A queimadura é decorrente do alto aquecimento produzido pela passagem da corrente elétrica.

d) FALSA – A conservação da corrente elétrica faz com que toda a carga elétrica que flua através do corpo saia por algum ponto.

e) VERDADEIRA – As queimaduras surgem em virtude do grande aquecimento promovido pela passagem dos elétrons. Ao colidirem com os elétrons, os átomos presentes nos tecidos do corpo humano têm sua agitação térmica aumentada. Esse fenômeno é decorrente do efeito Joule.

Como professor, muitas vezes ouvi alunos perguntarem se sofrer uma descarga elétrica em uma tensão de 127V era mais fraco que em 220V. Minha resposta era sempre uma pergunta: "Já tomou choque em bateria de carro? Sim? Então, tem uma tensão de apenas 12V e mesmo assim o 'tranco é brabo'. A resposta certa para a pergunta título desta publicação é: depende. Mas uma verdade é universal, que tensão não mata ninguém, não importando se é 127, 380 ou 450.000 Volts, o que mata não é a tensão, mas sim a Corrente elétrica.

Tensão elétrica é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos. Tudo no universo tem diferença de potencial, nada tem propriedades iguais por mais parecidos que sejam, sempre haverá diferença de potencial entre as matérias. Tensão elétrica, ou voltagem, é medido em Volts. 

A interação deste potencial elétrico se chama Corrente elétrica, que é o fluxo ordenado de elétrons de um ponto ao outro. Medida em Ampéres, por isso conhecida como amperagem, a corrente elétrica depende sua existência da tensão elétrica. A corrente elétrica é a responsável pelos choques elétricos, pois é ela que circula pelo nosso corpo, uma quantidade muito grande ao mesmo tempo de elétrons.

Nosso corpo oferece uma certa resistência a passagem da corrente elétrica. Quanto maior for este valor, menor será a quantidade de corrente que circulará por ele. Esta resistência aumenta quando se utiliza EPI's como luvas, botas de borracha e também tapetes de borracha isolantes. assim como diminui quando não usamos estes EPI's ou o chão está molhado, nossas mãos estão machucadas ou até se a quantidade de água no nosso corpo é muita. A intensidade do choque elétrico depende não do valor da tensão elétrica mas sim da resistência do nosso corpo.

"110 ou 220, professor?" No fim, só depende de nós qual é o choque mais forte.

*****

Ícaro Hanon

Eletrotécnico, projetista e professor. Faz parte do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo desde 2009. Desenvolveu um modelo com menor impacto visual das Estações Rádio Base da Vivo-Telefônica em 2013. Publicou de forma gratuita "Apostila de Elétrica Básica" em 2015 para auxílio de seus alunos.

Outros artigos, leia aqui.

Obrigado por ler!

Os choques elétricos ocorrem sempre que uma determinada corrente elétrica percorre o corpo humano. Dependendo da situação, um choque pode causar apenas um pequeno formigamento, queimaduras de terceiro grau ou até mesmo levar a pessoa a óbito.

Por que ocorre o choque?

A corrente elétrica, quando percorre o corpo humano, interfere nas correntes internas carregadas pelos nervos, dando-nos a sensação de formigamento.
Para que o choque ocorra, deve haver uma diferença de potencial entre dois pontos distintos do corpo humano, ou seja, quanto maior for a diferença de potencial, maior será a corrente elétrica; como consequência, o choque também será maior. Geralmente, um desses pontos sãos os pés, que estão em contato com o solo, e o outro ponto é o que de fato entra em contato com algum aparelho elétrico ou fio elétrico.
O valor da corrente elétrica, ou melhor, a sua intensidade depende de alguns fatores relevantes, como a voltagem e a resistência elétrica do caminho percorrido pela corrente elétrica no corpo. A resistência do corpo humano sofre variação de uma pessoa para outra e também depende das condições da pele de cada um. Quando o corpo humano está molhado, sua resistência é bem menor que quando está seco. Molhado, a resistência cai, e a corrente que passa pelo corpo humano pode ser bastante alta, mesmo para uma tensão pequena.

Devemos perceber que os danos que são causados pelos choques são mais relacionados com a corrente elétrica do que com a voltagem. Podem ocorrer choques que levam a óbito mesmo com uma voltagem de apenas 20 V.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Danos causados ao corpo humano

Quando uma corrente elétrica passa pelo corpo humano, pode-se sentir os seguintes efeitos: pequeno formigamento, dores, espasmos musculares, contrações musculares, alteração nos batimentos cardíacos, parada respiratória, queimaduras e morte. Os danos são provenientes do fato de o movimento dos músculos e as transmissões de sinais nervosos ocorrerem pela passagem de pequenas correntes elétricas.
Outro fator que pode causar danos ao corpo humano é o trajeto que a corrente faz. O fato de ela passar pelo coração, que é um músculo, causa os espasmos que alteram o ritmo cardíaco, deixando-o irregular. Os choques mais perigosos acontecem quando uma pessoa segura com as duas mãos o fio elétrico, pois o caminho a ser percorrido pela corrente elétrica fica mais próximo do coração.

Valores aproximados de corrente e os danos que causam:

1 mA a 10 mA – apenas formigamento;

10 mA a 20 mA –dor e forte formigamento;

20 mA a 100 mA –convulsões e parada respiratória;

100 mA a 200 mA – fibrilação;

Acima de 200 mA – queimaduras e parada cardíaca.

Por Joab Silas
Graduado em Física

Qual choque e mais perigoso 127 ou 220?

A rede de 220V dá um choque muito mais forte, podendo, até mesmo, matar uma pessoa. Um choque de 127V, por sua vez, pode ser mais perigoso em decorrência do risco de se ficar grudado ao fio, o que não ocorre no choque de 220V.

Qual o choque mais perigoso 110 ou 220?

Resposta Esperada: A 110 volts é menos perigosa. Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.

Qual a corrente elétrica mais perigosa?

As correntes elétricas que chegam a matar são aquelas cuja intensidade está compreendida na faixa entre 100 mA e 200 mA. Com intensidade próxima dos 100 mA, as paredes do coração executam movimentos descontrolados, o que é chamado de fibrilação.

O que acontece se uma pessoa levar um choque de 220 volts?

Para a mesma voltagem de 220 V, a intensidade de corrente elétrica que atravessa o corpo dessa pessoa é de: Nesse caso, a corrente elétrica pode ser fatal para a pessoa, causando parada cardiorrespiratória e queimaduras.